Arquivos Sem categoria — Página 136 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 136 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Quatro homens são presos com 11kg de maconha e 300g de cocaína em Conquista

6 janeiro 2022 | 0:16

Foto: Divulgação / SSP

Um grupo de quatro homens foi preso com 11 quilos de maconha e 300 gramas de cocaína em Vitória da Conquista, na terça-feira (4). Um dos capturados utilizava uma tornozeleira eletrônica.

A ação iniciou após um dos suspeitos ter sido flagrado com porções de maconha, no bairro de Felícia e apontar quem vendeu a droga. Policiais da 77ª Companhia Independente da Polícia Militar logo encontraram o segundo rapaz, que usava uma tornozeleira eletrônica. 

Após capturados, a dupla indicou outros dois suspeitos no bairro de Nova Cidade. Os homens tentaram fugir das equipes, mas sem sucesso. 

Na operação, outras 29 porções de maconha, nove petecas de cocaína, seis balanças e quatro máquinas de cartão foram apreendidos. Todo o material e os suspeitos foram encaminhados ao Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP) da cidade.

Rui diz que 300 baianos com Covid-19 estão na UTI: ‘Só a vacina é capaz de barrar’

5 janeiro 2022 | 17:40

De acordo com o governador, mais de 2 milhões não tomaram a segunda ou a terceira dose da vacina. Foto: Mattheus Miranda/bahia.ba

Uma nova explosão de casos de Covid-19 tem assolado o mundo todo e com a Bahia não está sendo diferente. Nesta terça-feira (05), o governador da Bahia, Rui Costa, afirmou que 300 baianos estão internados em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) por causa da doença. O gestor também criticou as pessoas que estão com a segunda ou terceira dose da vacina contra a doença em atraso.

“A Covid19 explodiu de novo no mundo inteiro! Temos 300 baianos na UTI e mais de 2 milhões não tomaram a segunda ou a terceira dose da vacina. Só a vacina é capaz de barrar o #coronavírus e impedir uma nova tragédia. Nos ajude a proteger a vida humana”, escreveu Rui em suas redes sociais.

De acordo com o último boletim da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), foram registrados 712 novos casos da Covid-19 e 19 óbitos nas últimas 24h.

PRF registra 14 mortes nas rodovias durante a Operação Ano Novo

3 janeiro 2022 | 21:37

Em quatro dias de operação, foram registrados 36 acidentes, sendo 15 graves. Divulgação

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, entre a última quinta-feira (30) e este domingo (02), 14 mortes nas rodovias baianas. Os dados integram o balanço da Operação Ano Novo, realizada pela PRF e apresentados nesta segunda-feira (03). Durante os quatro dias, 3.251 condutores foram autuados por diversas infrações.

No período foram registrados 36 acidentes. Destes, 15 foram graves, resultando em, pelo menos, um óbito ou ferido gravemente. Ao todo, 86 pessoas ficaram feridas. Dos 14 óbitos, sete ocorreram em dois acidentes que aconteceram no dia 31, nas cidades de Correntina, BR-349, e Cruz das Almas, BR 101.

Entre as irregularidades mais cometidas, a ultrapassagem proibida resultou em 764 autuações. Foram realizados 2.938 testes com etilômetro, o teste do bafômetro, e 34 motoristas foram flagrados conduzindo depois de consumir bebida alcoólica. Os policiais inspecionaram 5.452 veículos e 6.699 pessoas nos quatro dias da operação, nos cerca de dez mil quilômetros de rodovias federais na Bahia.

Ainda de acordo com o boletim, 29 animais de grande porte foram retirados das rodovias e foram prestados 74 auxílios a motoristas, que tiveram panes nos veículos ou outras dificuldades.

Durante a operação, foram recuperados cinco veículos e 12 pessoas foram detidas por diversos crimes. Segundo a PRF, a mobilização continuará até o fim do Carnaval com reforço na fiscalização.

Enem será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro

3 janeiro 2022 | 20:46

Reaplicação é permitida para casos específicos. Foto: Divulgação

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será reaplicado nos dias 9 e 16 de janeiro para os candidatos que fizeram a solicitação ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pela prova. Os casos nos quais a reaplicação é permitida são específicos e não valem para todos os candidatos.

Entre as situações, a modalidade é destinada aos candidatos que não fizeram as provas em novembro de 2021 por estarem com sintomas de doenças contagiosas, como a Covid-19, que tiveram problemas logísticos ou de infraestrutura, além de outras ocorrências que impossibilitaram a realização do exame na data que foi destinada a todos os candidatos.

Para saber se o pedido de reaplicação foi aceito pelo Inep, o candidato deve acessar a página do Participante e conferir se o cartão de confirmação está disponível. Basta entrar com o login único da plataforma. Em 9 e 16 de janeiro, o exame também será aplicado para presos, menores que cumprem medida socioeducativa e candidatos isentos que faltaram ao Enem 2020.

Brumado: Prefeito faz mudanças administrativas em seu governo com perspectiva de retrocesso

3 janeiro 2022 | 10:41

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdada

O prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos, prova mais uma vez que não tem criatividade em seu governo que anda desgastado. fazendo algumas mudanças em seu secretariado no final de 2021. De volta ao passado, vamos caminhando estilo caranguejo desorientado.

Foram exonerados os secretários: Wagner Moreira de Oliveira – Esportes, Cultura e Lazer; Ednéia Ataíde – Desenvolvimento Social e Cidadania; e Márcio Aguiar – Agricultura e meio ambiente. As mudanças foram publicadas no Diário Oficial do município no último dia 31 de dezembro.

A Agricultura passa a ser incorporada à Secretaria de Planejamento, comandada por André Barros; De volta ao passado, a secretaria de Esporte, Cultura e Lazer, é desativada e volta à Educação, que tem o comando de João Nolasco, amigo do prefeito. Enquanto a Sesoc passa ser agregada pela primeira vez à Secretaria de Administração, que tem como secretário Carlos Magno. O que já não prestava, ficou pior.

Com essas mudanças o gestor passa o chapéu em seu líder na câmara Tiago Amorim, exonerando seu indicado para o esporte e cultura Wagner Moreira, e rompe de vez os laços com a presidente da Câmara Verimar do Sindicato, destituindo da pasta da Agricultura o presidente do PT, Márcio Aguiar.

Brasil registra mais 135 mil casos em 24 horas

2 janeiro 2022 | 23:03


Total de óbitos chegou a 296 no mesmo período. Foto: Reprodução / Freepik

Em 24 horas, o Brasil registrou mais 135.080 casos de covid-19. Desde o início da pandemia, o país tem 24.044.255 casos de covid-19 acumulados. Ainda há 1.571.613 casos em acompanhamento, de pessoas que tiveram o quadro de covid-19 confirmado.

Os dados compilados pelas secretarias e pelo Ministério da Saúde apontam 623.097 mortes em decorrência de complicações da covid-19. Em 24 horas, foram confirmados 296 óbitos.

No total, foram 21.849.545 pessoas recuperadas, o que representa 90,9% dos casos. Os dados estão no balanço divulgado neste domingo (23) pelo Ministério da Saúde. A atualização reúne informações sobre casos e mortes enviadas pelas secretarias estaduais de Saúde.

Segundo o balanço, o estado com maior número de mortes por covid-19 é São Paulo (156.493), seguido por Rio de Janeiro (69.677), Minas Gerais (56.962), Paraná (40.988) e Rio Grande do Sul (36.640). Os estados com menos óbitos resultantes da pandemia de covid-19 são Acre (1.857), Amapá (2.036), Roraima (2.086), Tocantins (3.983) e Sergipe (6.074).

Daniela Borges toma posse e se torna primeira mulher presidente da OAB-BA

2 janeiro 2022 | 14:02

Foto: Reprodução / Redes Sociais

A advogada Daniela Borges tomou posse neste sábado (1) como a primeira presidente da OAB-BA (Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Bahia). Ela foi eleita em 24 de novembro. A vice-presidente é a advogada Christianne Gurgel.

“Nós vamos trabalhar incansavelmente, juntamente com todo o conselho, para melhorar as condições de trabalho da advocacia, defender as nossas prerrogativas e sobretudo, melhorar o atendimento do Judiciário baiano”,  declarou em sua página do Instagram. 

O ex-presidente da entidade, Fabrício Castro, comemorou a posse de Daniela. “Uma expectativa muito positiva. A primeira mulher na presidência da OAB-BA. Uma mulher muito experiente, com muitos serviços prestados à OAB-BA”, compartilhou o advogado.

Formada pela Universidade Federal de Minas Gerais, Borges advoga há mais de 20 anos na área de Direito Tributário e também é professora da Universidade Federal da Bahia e da Faculdade Baiana de Direito.

Daniela foi responsável pela aprovação das súmulas que impedem a inscrição de bacharéis na Ordem que tenham cometido violência contra a mulher. Em 2019, representou a OAB no STF, realizando uma sustentação oral que apontava a inconstitucionalidade da tributação sobre o auxílio-maternidade.

Prêmio recorde da Mega da Virada sorteia dezenas 46, 32, 15, 12, 23 e 33

1 janeiro 2022 | 9:31

Foto: Divulgação

A tão aguardada Mega-Sena da Virada 2021-2022 saiu. Em evento feito na noite desta sexta-feira (31), as dezenas sorteadas foram 46, 32, 15, 12, 23 e 33.

A 13ª edição do prêmio chegou ao valor recorde de R$ 370 milhões, soma atualizada pela Caixa Econômica Federal (CEF) nesta sexta. Antes, o prêmio estava previsto em R$ 350 milhões.

O segundo maior valor foi pago no ano passado, um prêmio de R$ 325 milhões.  Antes, o prêmio estava previsto em R$ 350 milhões. O segundo maior valor foi pago no ano passado, um prêmio de R$ 325 milhões.

Desde que foi iniciada, em 2009, a Mega da Virada nunca saiu para apenas um ganhador. Na primeira edição, duas pessoas dividiram o o prêmio de R$ 144,9 milhões.

INSS começa 2022 com fila de 1,86 milhão de pedidos de benefícios, diz coluna

1 janeiro 2022 | 9:04


No início da pandemia, em abril de 2020, eram 1,75 milhão de pedidos. Foto: Divulgação

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa 2022 com pelo menos 1,86 milhão de pedidos de benefícios na fila para autorização. No início de novembro, o novo presidente do INSS, José Carlos Oliveira, planejou zerar a fila em oito meses. A lentidão afeta principalmente as pessoas mais pobres.

Segundo a coluna de Guilherme Amado, do portal Metrópoles, a fila atual tem 1.865.209 requerimentos em espera. O número vem aumentando desde 2020. No início da pandemia, em abril daquele ano, eram 1,75 milhão de pedidos aguardando por uma decisão do governo. Em boa parte de 2021, o estoque ficou acima de 1,8 milhão.

Procurado pela publicação, o INSS afirmou que recebe cerca de 800 mil novos pedidos por mês, e só consegue analisar 700 mil no mesmo período. O instituto afirmou também que há cerca de 458 mil pedidos de benefício aguardando a perícia médica, outro motivo para o atraso nas análises.

TCM recomenda que prefeitos tenham cautela no pagamento de benefícios a professores

30 dezembro 2021 | 20:30

Gestores municipais devem atingir o mínimo de 70% de gastos das verbas do Fundeb com pagamento de professores. Foto: Divulgação/TCE

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia recomendou, nesta quinta-feira (30), cautela aos prefeitos baianos em relação ao pagamento aos professores de bonificação, abono, aumento de salário, atualização ou correção salarial para atingir o mínimo de 70% de gastos das verbas provenientes do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) com remuneração destes profissionais. O alerta foi feito em função de notícias que dão conta das pressões dos órgãos da categoria sobre os prefeitos de alguns municípios.

O TCM esclarece que, de fato, a Lei nº14.223/2020, publicada do Diário Oficial da União no dia 28 de dezembro, além de alterar a conceituação dos profissionais da educação básica, prevê, em seu parágrafo segundo do artigo 26, a possibilidade de concessão de reajuste salarial para atingir o mínimo de 70% dos recursos anuais totais do Fundeb com o pagamento de remuneração aos professores da educação básica em efetivo exercício da função. No entanto, para isso, é indispensável que sejam atendidas algumas condições.

Isto porque a Lei Complementar nº 173/2020, que estabelece o Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus SARS-CoV-2 (Covid-19), proibiu, até 31 de dezembro de 2021, a concessão, criação ou majoração de vantagens, aumentos, reajustes, bônus, abonos ou benefícios de qualquer natureza a servidores, salvo quando derivado de sentença judicial transitada em julgado ou de determinação legal anterior à calamidade pública.