Arquivos Sem categoria — Página 137 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 137 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quinta, 25 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Bancos alteram funcionamento neste fim de ano

29 dezembro 2021 | 19:41


Agências bancárias não funcionam em feriados oficiais. Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

As agências bancárias abrem em horário especial na véspera do Réveillon (30). No dia 31, as instituições financeiras ficam fechadas, segundo informações da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

A Febraban lembra que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não abrem nos dias de Natal e de ano-novo.

Portanto, o último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias, será 30 de dezembro (quinta-feira).

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

Os carnês e contas de consumo, como água, energia e telefone, vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do Débito Direto Autorizado.

Encerram-se nesta quarta-feira as inscrições para quem quer trabalhar no Censo

29 dezembro 2021 | 10:45

Foto: Divulgação/IBGE

Encerra-se nesta quarta-feira (29) o prazo de inscrições na seleção de dois editais para a contratação temporária pelo IBGE visando o Censo de 2022. São, no total, 206.891 vagas em todo o Brasil. Há vagas para recenseador (remunerado por produção), agente censitário supervisor (com salário de R$ 1,7 mil) e agente censitário municipal (R$ 2.100).

Na Bahia, foram abertas 14.290 vagas – 1.805 agentes censitários e 12.485 recenseadores. Haverá recenseadores em todos os 5.570 municípios brasileiros.

Segundo o IBGE, as inscrições nos processos seletivos de 2020 e 2021 não são válidas para o Censo 2022. Os interessados deverão fazer novo cadastro e pagar a taxa para participar desse novo processo seletivo.

O IBGE lançou ainda outros dois editais para contratação temporária para o Censo Demográfico 2022, com o total de 1.812 vagas. São 1.781 vagas para agente censitário de Administração e Informática e 31 para coordenador censitário de área, ambos de nível médio de escolaridade.  Com informações do G1

Governo baiano cria conta bancária para receber doações destinas a vítimas das chuvas

28 dezembro 2021 | 17:08

Foto: Reprodução / Governo do Estado

O Governo da Bahia disponibilizou uma conta bancária para recebimento de doações em dinheiro para ajudar as vítimas das enchentes no estado. De acordo com a secretaria de comunicação, os recursos serão utilizados para compra de itens básicos, como geladeiras e fogões, e beneficiarão famílias de todas as regiões que foram impactadas pelas fortes chuvas deste mês de dezembro.

A conta bancária do Banco do Brasil tem como número de agência 3832-6 (setor público) e conta número 993.602-5, identificada como BA Estado Solidário. Para depósitos via PIX, os doadores devem usar o CNPJ da Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec): 13.420.302/0001-60.

Governo do Estado monitora situação de 37 rodovias atingidas por chuvas

28 dezembro 2021 | 12:07

Seis ocorrências novas foram registradas na segunda-feira (27). Foto: Divulgação/Empresa CTA

Chega a 37 o número de trechos de rodovias baianas afetadas pelas fortes chuvas deste mês de dezembro. A ação de monitoramento sobre a situação dos pontos atingidos continua sendo realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra).

Seis ocorrências novas foram registradas nas regiões do Baixo Sul, na BA-542, do Vale do Jiquiriça, na BA-545, no Litoral Sul, no acesso à Floresta Azul e na BA-001, no oeste, na BA-172, e na Sudoeste, na BA-634, na tarde da última segunda-feira (27).

A equipe técnica da Secretaria de Infraestrutura no Baixo Sul acompanha a situação no KM 10 da BA-542, entre Valença e a BR-101. O grande volume de água invadiu a pista no último fim de semana. O tráfego de veículos na rodovia encontra-se normal.

No sudoeste baiano, o trânsito da BA-634, que liga Itambé a Ribeirão do Largo, foi interditado na região da ponte sobre o Rio Pardo por conta do alto nível de água e a previsão de abertura das comportas da barragem do Machado, em Minas Gerais. A circulação de veículos está proibida na BA-632, do distrito de Inhobim, em Vitória da Conquista, até Encruzilhada devido a um deslizamento de terra ocorrido ontem (27).

Na BA-549, o trânsito entre o distrito de Itaibó, em Jequié, e Baixa Alegre foi interrompido no domingo (26) por conta de rompimento de aterro de um dos encontros da ponte. Uma alternativa para o motorista que deseja chegar à localidade é utilizar da BA-548, que liga os entroncamentos da BR-330, próximo à Jitaúna, e da BA-549.

Leia mais »

Itapetinga: Abastecimento de água começa a ser retomado nesta terça-feira (28)

28 dezembro 2021 | 11:54

Foto: Helder Gomes

por Francis Juliano

O abastecimento de água foi retomado em Itapetinga, no Médio Sudoeste, na madrugada desta terça-feira (28). A previsão da prefeitura é que a água chegue até a manhã desta terça em 80% do município, um dos mais atingidos pelas últimas chuvas na Bahia.

Devido à cheia do Rio Catolé, a estação de água também foi afetada e teve equipamentos danificados. Em Itapetinga, o abastecimento é feito pela autarquia municipal Serviço de Abastecimento de Água e Esgoto (Saae).

Além do Rio Catolé, o município abriga ainda os rios Pardo e Catolezinho que também receberam um volume significativo de água nos últimos dias, sobretudo entre a noite da sexta-feira (24) e a madrugada do sábado (25). Segundo o site Climatempo, a previsão é que chova nesta terça cerca de 40 milímetros em Itapetinga. A partir desta quarta-feira (29), segundo o mesmo site, a tendência é de sol na cidade.

Todos os deputados da AL-BA doarão R$ 12,6 mi para desabrigados das enchentes

27 dezembro 2021 | 14:44

Foto: Divulgação / AL-BA

O presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), Adolfo Menezes (PSD), confirmou, nesta segunda-feira (27), que a Casa vai destinar R$ 12, 6 milhões em emendas impositivas dos 63 deputados para os desabrigados pelas enchentes nas regiões Sul e Sudeste da Bahia.

Além disso, a AL-BA vai votar rapidamente os Projetos de Lei que serão encaminhados pelo governador Rui Costa para destinar recursos para as famílias atingidas pelas chuvas na região, que atingiram 72 municípios baianos, com estimativas de 16 mil desabrigados.

“Vamos destinar R$ 12,6 milhões dos recursos das nossas emendas para os cerca de 16 mil desabrigados pelas cheias, em cerca de 72 municípios da Bahia. É um gesto de solidariedade em um momento difícil para milhares de famílias. Os deputados estaduais estão repetindo o gesto que fizeram no início da pandemia, em março de 2020”, ressalta o chefe do Legislativo estadual.

Para Adolfo, a hora é de total união de todos em torno da solidariedade. “É gravíssima a situação de milhares de famílias, principalmente as mais pobres, afetadas por esta terrível catástrofe, há muito tempo não vista na história da Bahia. Além das perdas materiais, tem ainda o risco de doenças e de fome”, alerta o presidente da ALBA.

O número de mortos por causa das fortes chuvas subiu para 20 nesta segunda. Cidades do sudoeste, sul e extremo sul têm sido castigadas com o volume de água. Cerca de 430 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas em todo o estado, segundo dados atualizados pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado da Bahia (Sudec).

Regras da aposentadoria do INSS vão mudar em 2022; veja as alterações

27 dezembro 2021 | 9:47

Não fazer a Prova de Vida é um dos principais motivos que causam a perda do benefício. Foto: Divulgação

As regras da aposentadoria do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vão mudar a partir do dia 1º de janeiro de 2022. O gatilho nas condições mínimas para ter o benefício ocorre ano a ano desde que a emenda constitucional 103, que instituiu a reforma da Previdência, começou a valer, em novembro de 2019. 

As alterações são em três das regras de transição aplicadas a quem já estava no mercado de trabalho: por pontos, por idade mínima e na idade da mulher para ter a aposentadoria por idade. As regras que exigem pedágio de 50% ou 100% do tempo que faltava para ter o benefício na data de publicação da reforma não sofrem alteração. 

As medidas também não afetam os profissionais que passaram a integrar o mercado de trabalho a partir de novembro de 2019, sejam eles celetistas ou autônomos que contribuem com a Previdência. Nesses casos, eles só se aposentam com idade mínima de 65 anos, para os homens, e 62 anos, para as mulheres. O tempo mínimo de contribuição é de 15 anos. 

Para o trabalhador com carteira assinada, que pede a aposentadoria diretamente ao instituto por meio do aplicativo ou site Meu INSS, um dos principais impactos é na idade mínima das mulheres para ter o benefício por idade. A exigência, a partir de 1º de janeiro é de 61 anos e seis meses. Até 31 de dezembro deste ano, consegue a aposentadoria a segurada que tiver 61 anos. 

Antes da reforma, no entanto, as mulheres se aposentavam com 60 anos. No caso dos homens, a idade mínima não mudou. Eles já se aposentavam aos 65 anos e essa continua sendo a exigência para ter o benefício. 

Leia mais »

PRF-BA apreende mais de 2 toneladas de maconha e recupera veículo roubado

26 dezembro 2021 | 18:10

Foto: Divulgação / PRF-BA

Um homem foi preso pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na tarde deste sábado (25), em Feira de Santana, pelos crimes de tráfico de drogas e receptação de veículo roubado.

Os policiais faziam fiscalização no km 429 da BR 116 quando abordaram o automóvel Ford/Cargo e encontraram em seu interior 2073,30 kg de maconha, dispostas em 421 barras prensadas de peso médio de 700g e mais 88 fardos de barras embaladas que pesam em torno de 20kg, cada um. Além disso, ao consultarem os sinais identificadores do veículo, os PRFs constataram que o caminhão ostentava placa falsa e possuía registro de roubo/furto.

O envolvido, o veículo e a droga foram encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil em Feira de Santana.

MPF pede suspensão dos direitos políticos de Luciano Hang

24 dezembro 2021 | 9:20

Acusação é de que o comerciante cometeu abuso de poder econômico nas eleições municipais de Santa Rosa-RS. Foto: Reprodução/Facebook

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) a suspensão dos direitos políticos do empresário Luciano Hang, sob acusação de que o comerciante cometeu abuso de poder econômico nas eleições municipais de Santa Rosa-RS.

De acordo com o portal IG, em 11 de dezembro de 2020, Hang sugeriu aos moradores da cidade a construção de uma loja da sua rede varejista caso Anderson Mantei (PP) fosse eleito prefeito da cidade.

Ainda conforme a publicação, na oportunidade, os procuradores do caso, José Osmar Pumes e Fábio Nesi Venzon, afirmam que “se encontra bem demonstrada a ocorrência de abuso de poder econômico nas Eleições de 2020, no município de Santa Rosa-RS, praticado pelo investigado Luciano Hang (…) em benefício da chapa à eleição majoritária”.

Ambos recomendam uma “sanção de inelegibilidade para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos subsequentes à eleição em que verificado o abuso de poder econômico”.

Empresário americano assina pré-contrato para compra da SAF do Botafogo

24 dezembro 2021 | 0:33

John Textor já é sócio do Crystal Palace, que disputa a Premier League. Foto: Reprodução/arquivo pessoal

Depois do Cruzeiro se tornar uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF) e ser adquirido pelo ex-jogador Ronaldo Fenômeno, outro tradicional clube brasileiro se tornou uma SAF e tem pré-contrato de compra assinado com um empresário: O Botafogo, do Rio de Janeiro.

O empresário americano John Textor e o Botafogo assinaram nesta sexta-feira um pré-contrato que dá ao empresário inglês a prioridade na compra da SAF do clube alvinegro. O americano já é dono de 18% das ações do Crystal Palace, que disputa a Premier League.

Na negociação, John Textor deve fazer um empréstimo-ponte para viabilizar a operação do Botafogo no primeiro semestre de 2022. A expectativa dos executivos que tocam a negociação é que o processo de compra possa ser concluído até metade de janeiro. A previsão é que o empresário invista aproximadamente R$ 400 milhões no Botafogo.

Quem é John Textor?
Textor é um empresário americano com negócios ligados à mídia. Foi executivo da Digital Domain, empresa de efeitos especiais que trabalhou em diversos filmes. Ele comprou a participação no Crystal Palace em agosto por 103 milhões de euros. Sua oferta de 50 milhões de euros por 25% do Benfica acabou não prosperando.

O empresário começou sua carreira como programador. Depois da Digital Domain, ele fundou e foi executivo principal da fuboTV, empresa de streaming baseada nos EUA com foco em distribuição esportiva e entretenimento em geral. O IPO (lançamento de ações) da fuboTV na Bolsa de Nova York gerou uma avaliação de US$ 8 bilhões (cerca de R$ 45 bilhões) em outubro de 2020.

O empresário americano está montando um portfólio de clubes ao redor do mundo. Além de ter 18% das ações do Crystal Palace, Textor tentou negociar também a compra da SAD (Sociedade Anônima de Desportos) do Benfica, mas o negócio acabou não saindo. O americano está perto de adquirir participação no RWD Molenbeek, da segunda divisão belga.