Arquivos Sem categoria — Página 141 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 141 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Lei federal que institui ‘Auxílio Gás’ é sancionada; não há data para pagamento

22 novembro 2021 | 17:55

Foto: Reprodução / Marcello Casal – Agência Brasil

A lei que cria o Programa Gás dos Brasileiros, o chamado auxílio gás, foi sancionada nesta segunda-feira (22). De acordo com o governo federal, o auxílio, que ainda não tem data para começar a ser pago, vai subsidiar o preço do gás de cozinha para famílias de baixa renda. A medida deve vigorar por cinco anos, contados a partir da abertura dos créditos orçamentários necessários.

Conforme divulgou a Agência Brasil, a família beneficiada vai receber, a cada dois meses, o equivalente a 50% da média do preço nacional do botijão de 13 quilos. Esse valor será estabelecido pelo Sistema de Levantamento de Preços (SLP) da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), nos seis meses anteriores, conforme regras que ainda serão definidas em decreto.

Apenas famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário mínimo, ou que morem na mesma casa de quem recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC), devem receber o auxílio. 

Ele será concedido, preferencialmente, às famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência. A preferência de pagamento também será para a mulher responsável pela família.

Ainda de acordo com o governo federal, o  programa será financiado com recursos dos royalties pertencentes à União na produção de petróleo e gás natural sob o regime de partilha de produção, de parte da venda do excedente em óleo da União e bônus de assinatura nas licitações de áreas para a exploração de petróleo e de gás natural. Além disso, serão utilizados outros recursos que venham a ser previstos no Orçamento Geral da União e dividendos da Petrobras pagos ao Tesouro Nacional.

Janssen envia solicitação à Anvisa sinalizado necessidade de dose de reforço

21 novembro 2021 | 8:50

Foto: Reprodução / Agência Brasil

A Janssen enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) um pedido para incluir a recomendação de uma dose de forço da vacina contra Covid-19 produzida pelo laboratório. Agora, o órgão regulador tem 30 dias  para analisar o pleito e decidir se autoriza ou não a alteração da bula.

Conforme divulgou o Jornal O GLOBO, a empresa apresentou estudos que reforçam a necessidade da aplicação de mais uma dose em pessoas que tomaram a própria Janssen ou Pfizer.

“As possíveis condições de uso, indicações e intervalos serão definidos pela Agência a partir das informações e evidências científicas disponíveis. Os dados são de responsabilidade da empresa e devem demonstrar o benefício da dose de reforço em relação a sua segurança e eficácia”, informa a Anvisa em comunicado divulgado à imprensa.

Até agora, a Janssen era aplicada em dose única. Na terça-feira passada, entretanto, antes mesmo de o pedido chegar à agência reguladora, o  Ministério da Saúde anunciou que passaria a adotar mais uma dose para quem havia tomado o imunizante.

Bahia, Sergipe e Pernambuco registram passagem de meteoro

20 novembro 2021 | 21:45

No estado, fenômeno foi visto em Iguaí, Irecê, Curaçá, Seabra, Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana. Feira de Santana (Foto: reprodução Clima ao Vivo)

Ao menos 11 municípios da Bahia, de Sergipe e de Pernambuco registraram a passagem de meteoro na noite desta quinta-feira (18). Os registros foram feitos nos municípios baianos de Iguaí, Irecê, Curaçá, Seabra, Salvador, Paulo Afonso e Feira de Santana. Câmeras também flagraram o fenômeno em três cidades de Sergipe: Aracaju, São Crisóvão e Monte Alegre de Sergipe, além de Santa Maria da Boa Vista, no estado de Pernambuco. As imagens podem ser vistas no site do Clima ao Vivo.

Segundo o astrônomo e diretor da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon, na sigla em inglês), Marcelo Zurita, asteroides, meteoros e cometas orbitam o Sol em uma velocidade altíssima, entre 40 mil e 266 mil quilômetros por hora.

“Quando atingem a atmosfera da Terra nessa velocidade, mesmo fragmentos tão pequenos quanto um grão de areia são capazes de aquecer instantaneamente os gases atmosféricos, gerando um fenômeno luminoso chamado de meteoro. Então, o meteoro é apenas o fenômeno luminoso, nada mais. Meteoro não é sólido, não é líquido e nem gasoso, é apenas luz. Popularmente, o meteoro é também chamado de estrela cadente”, explica o astrônomo.

De maneira geral, segundo astrônomos, quanto maior o objeto, mais luminoso será o meteoro. E quando sua luminosidade supera o brilho de Vênus, o meteoro é comumente chamado de fireball ou bola de fogo. Algumas vezes, dependendo também da velocidade e do ângulo de entrada, o meteoroide ou asteroide é grande o suficiente para atingir as camadas mais densas da atmosfera.

Nesses casos, além de formar uma bola de fogo mais espetacular, o meteoro geralmente termina com um evento explosivo. Esse tipo de meteoro também é chamado de bólido. Especialistas da Clima ao Vivo, Climatempo e Bramon analisam as principais imagens capturadas por câmeras de monitoramento climático e astronômico.

MP-BA deflagra ‘Operação Basura’ contra agentes públicos do sudoeste baiano

19 novembro 2021 | 8:39

Foto: Divulgação

O Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Polícia Civil realizam na manhã desta sexta-feira (19) a Operação Basura. A operação tem como foco agentes públicos dos municípios de Anagé, Encruzilhada, Ilhéus, Jequié, Mirante, Ribeirão do Largo e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado.

Na operação, encabeçada pelo órgão do Ministério Público da Bahia (MP-BA), são cumpridos 11 mandados de busca, prisão e afastamento do exercício das funções públicas, por suspeitas de desvios de recursos públicos. Investigações descobriram captação ilícita de R$ 21,5 milhões 

A operação apura possível esquema de desvio de recursos públicos no município de Encruzilhada em licitação e execução superfaturada de contrato de serviços de resíduos sólidos.  Durante as investigações, o MP descobriu que uma empresa pequena local captou ilicitamente cerca de R$ 21,5 milhões para suposta prestação, ao longo dos últimos sete anos, de serviços de locação de máquinas e execução de obras de engenharia civil, com a prestação de mão-de-obra, a diversos municípios da região sudoeste do Estado da Bahia. 

A Vara Única da Comarca de Encruzilhada deferiu os pedidos de prisão temporária e afastamento das funções de agente público, além de autorização para buscas e apreensões em endereços residenciais e empresariais. 

Urologista destaca importância da reposição hormonal para homens

19 novembro 2021 | 0:04

No mês em que é comemorado o Dia Internacional do Homem (19), se reforça a atenção à saúde masculina. Foto: Reprodução

No dia a dia, muitos homens dificilmente se queixam de problemas de saúde. Em alguns casos, isso não ocorre mesmo quando o vigor físico e o desejo sexual diminuem com o tempo. Com a chegada do Dia Internacional do Homem, celebrado em 19 de novembro, o alerta para os cuidados com a saúde masculina é ainda mais forte.

Um dos pontos discutidos é a reposição hormonal neste grupo, como forma de compensar a deficiência de produção de testosterona por conta do avanço da idade. De acordo com Dr. Gabriel Atta, urologista da Clínica Elsimar Coutinho, com atuação em reprodução humana, terapia hormonal e disfunções sexuais, os homens devem começar a acompanhar a função hormonal desde o início da puberdade.

“É importante realizar o acompanhamento desde cedo. A proposta é não esperar os sintomas chegarem, porque quando isso ocorre, por volta dos 30, 40 anos, os efeitos já se consolidaram”, explicou o especialista.

Segundo Dr. Atta, a quantidade de testosterona no corpo pode variar de indivíduo para indivíduo, mas a estimativa é que o número de partida da testosterona varie entre 600 e 800 nanogramas por decilitro.

Leia mais »

Instagram insere opção para colocar música em fotos do feed

18 novembro 2021 | 16:03

Usuários vão poder adicionar ‘trilha sonora’ às imagens, assim como já acontece no Reels e Stories. Foto: Divulgação

O Instagram anunciou nesta quinta-feira (18) um teste no Brasil que vai permitir adicionar uma “trilha sonora” às fotos publicadas no feed. O recurso vai ser parecido com o que já está disponível para os Stories e Reels (vídeos curtos da plataforma). Será possível escolher trechos de até 90 segundos para adicionar nas publicações. Saiba como fazer:

– Selecione uma foto para publicar no feed e, na última etapa, clique em “adicionar música”;
– Pesquise músicas específicas no campo “pesquisar” ou navegue pelas músicas nas seções “tendências” ou “para você”;
– Selecione a música que deseja adicionar à sua foto;
– Você poderá selecionar o trecho e até 90 segundos da música para incluir na publicação;
– Toque em “concluído” e depois em “compartilhar”.

As atualizações de aplicativos costumam ser liberadas aos poucos, então é possível que a novidade demore alguns dias para aparecer para todos.

A plataforma disse ainda que o recurso não vai funcionar em posts no estilo carrossel (que tem várias fotos ou vídeos). Esse tipo de publicação, inclusive, ganhou uma novidade na última quarta-feira (17): A possibilidade de excluir um único conteúdo de dentro dele. Segundo o chefe do Instagram, Adam Mosseri, essa opção era pedido de muitos usuários.

Brasil tem 21 mi de atrasados na 2ª dose e lança campanha ‘Proteção pela metade não é proteção’

18 novembro 2021 | 11:18

Foto: Myke Sena / MS

Mais de 21 milhões de pessoas precisam voltar aos postos de vacinação para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 no Brasil. Diante do grande número de “atrasados”, o Ministério da Saúde lançou uma campanha com o slogan “Proteção pela metade não é proteção”, nesta terça-feira (16). A campanha Mega Vacinação, que tem como público-alvo toda a população acima de 18 anos. 

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que o cenário epidemiológico do país está equilibrado. A leitura do gestor é de que há melhora nos índices de casos e óbitos de Covid-19. “A melhora se deve a eficiência das políticas públicas lideradas pelo Ministério da Saúde e executadas na ponta pelos estados e municípios”, afirmou.

O ministro falou sobre importância dos brasileiros completarem seus ciclos vacinais. “Temos que trabalhar para ampliar a cobertura da segunda dose […] É nosso objetivo com a campanha de Mega Vacinação contra a Covid-19. E isso ocorre graças a força do SUS, é para ampliar ainda mais o acesso, para convencer as pessoas a procurarem uma Unidade Básica de Saúde”, reforçou.

Vai fazer o Enem? Veja como lidar com o nervosismo durante a prova

18 novembro 2021 | 8:20

Confira dicas para a reta final de preparação. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Primeiro, pare tudo que estiver fazendo. Depois, sente-se em um local silencioso. Preste atenção na respiração. Inspire em quatro segundos, segure o ar por dois segundos e solte o ar em quatro segundos. Repita essa respiração algumas vezes. Preste atenção em cada parte do corpo, começando pelo dedo do pé, e, devagar, vá subindo até o topo da cabeça. Pense que cada parte está relaxando. Por fim, imagine uma luz dourada envolvendo todo o corpo. 

Quem ensina o exercício, que pode durar 5 minutos, é a diretora da escola Teia Multicultural, Georgya Correa. O objetivo é acalmar e compensar as emoções. Algo essencial na reta final para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que começa a ser aplicado no próximo domingo (21).

“Tem momentos que os estudantes estão mais descompensados, com ansiedade e nervosismo. É sabido que quando a pessoa está nervosa e mais agitada, a parte intelectual dela está menos conectada. Ela está mais no lugar das emoções fortes. Consegue pensar e raciocinar menos. Trazer esse estado de calma [é importante] para conseguir conectar com o que precisa, que é o racional, no momento do exame”, diz Georgya.

Aulas de yoga, meditação e mindfulness – prática que, de forma simplificada, visa despertar um estado de atenção e consciência plena do momento presente – fazem parte do currículo da Teia Multicultural desde a infância. “Para aprender a se autorregular e se equilibrar precisa ter ferramentas e estratégias”, explica a diretora.

Leia mais »

Brumado: Dia A Dia Atacarejo todo dia tem preço baixo

18 novembro 2021 | 7:11

Se você ainda não conhece, venha nos fazer uma visita e comprovar os nossos preços. Fone: (77) 99802-2151 Foto: Divulgação. Foto: Divulgação

Bahia registra 282 novos casos e mais quatro óbitos

16 novembro 2021 | 21:08

Segundo a Sesab, a Bahia já vacinou 85,56% da população com 12 anos ou mais, com a primeira dose ou dose única. Foto: Divulgação/Sesab

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 282 casos de Covid-19, segundo o boletim epidemiológico desta terça-feira (16) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), que também registra 4 óbitos.

De acordo com a pasta, dos 1.252.627 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.222.843 já são considerados recuperados, 2.603 encontram-se ativos e 27.181 tiveram óbito confirmado. Os dados ainda podem sofrer alterações devido à instabilidade do sistema do Ministério da Saúde. A base ministerial tem, eventualmente, disponibilizado informações inconsistentes ou incompletas.

O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.602.285 casos descartados e 248.023 em investigação. Estes dados representam notificações oficiais compiladas pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica em Saúde da Bahia (Divep-BA), em conjunto com as vigilâncias municipais e as bases de dados do Ministério da Saúde até as 17 horas desta terça-feira. Na Bahia, 52.428 profissionais da saúde foram confirmados para Covid-19.

Vacinação

Com 10.894.092 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose ou dose única, a Bahia já vacinou 85,56% da população com 12 anos ou mais, estimada em 12.732.254. A Sesab realiza o contato diário com as equipes de cada município a fim de aferir o quantitativo de doses aplicadas e disponibiliza as informações detalhadas.