Arquivos Sem categoria — Página 146 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 146 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Brasil anuncia meta de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes até 2030

1 novembro 2021 | 17:30

Foto: Reprodução / Gov.br

por Mariana Zylberkan

O ministro do Meio Ambiente, Joaquim Leite, anunciou durante a COP26, na manhã desta segunda-feira (1), a meta climática de reduzir em 50% a emissão de gases poluentes até 2030 e neutralizar a emissão de carbono até 2050. 

A meta foi anunciada pelo ministro durante evento paralelo dedicado ao Brasil, após a apresentação de um discurso gravado em vídeo do presidente Jair Bolsonaro. 

De fora da lista dos líderes mundiais que discursaram na cerimônia de abertura da Convenção do Clima, o presidente Jair Bolsonaro está em Pádua, na Itália, e não foi à Conferência do Clima. 

“Apresentamos hoje uma nova meta climática, mais ambiciosa, passando de 43% para 50% até 2030 e de neutralidade de carbono até 2050”, disse Leite. 

A meta anunciada, portanto, é diferente do anunciado anteriormente pelo governo brasileiro, que previa reduzir a emissão de gases em 43% até 2030.

Pianista Nelson Freire morre aos 77 anos no Rio de Janeiro

1 novembro 2021 | 12:10

Foto: Divulgação

O pianista mineiro Nelson Freire morreu na madrugada desta segunda-feira (1º), aos 77 anos, em sua residência, no Rio de Janeiro. A informação foi confirmada ao Estadão pela empresária do músico, considerado um dos maiores pianistas brasileiros. A causa do óbito, entretanto, ainda não foi divulgada.

Ainda segundo o jornal, Nelson Freire se acidentou durante uma caminhada, em 2019, no Rio. Após o incidente ele precisou fazer cirurgias no ombro. O retorno aos palcos estava previsto para acontecer em 2020, mas acabou não ocorrendo em virtude da pandemia. Dois meses atrás o músico cancelou a participação como jurado no Concurso Chopin de Varsóvia, na Polônia.

Nascido no município de Boa Esperança, no interior de Minas Gerais, em 18 de outubro de 1944, Freire foi iniciado no piano aos três anos de idade, tendo sido aluno de Nise Obino e Lúcia Branco. Seu primeiro recital ocorreu ainda criança, aos 5 anos, no Cine-Teatro Brasil. 

Em 1957, aos 12 anos, ele foi um dos vencedores do Concurso Internacional de Piano do Rio de Janeiro. Ele chegou a ganhar do presidente Juscelino Kubitschek uma bolsa de estudos para ir a Viena aprender com Bruno Seidlhofer. Em 1964, ele levou o primeiro lugar no Concurso Vianna da Motta, em Lisboa.

Com a consolidação da carreira, ele passou a figurar como um dos maiores pianistas de sua geração, realizando recitais e se apresentando com as maiores orquestras do mundo.

Marcada para esta segunda, greve dos caminhoneiros vive ‘guerra de liminares’

1 novembro 2021 | 7:34

Movimento foi marcado para esta segunda; ministério conseguiu liminar para evitar bloqueio de rodovias, mas deputado tenta derrubar medida.
Foto: arquivo/ Marcelo Camargo/Agência Brasil

Marcada para esta segunda-feira (1º), a greve dos caminhoneiros vive uma “guerra de liminares”. O Ministério de Infraestrutura,  por meio da Advocacia-Geral da União, conseguiu liminares em 20 estados impedindo que a manifestação – uma resposta aos aumentos do óleo diesel este ano – promova bloqueios de estrada. Se no campo jurídico a medida representa uma proteção, as relações do governo com a categoria tiveram um distanciamento.

Negociador com o segmento desde o começo do governo, em 2019, o titular do Minfra, Tarcísio Gomes de Freitas, afirmou em uma palestra na sexta-feira (29) que a paralisação foi convocada por “meia dúzia de lideranças”. Segundo o ministro, “eles tentam aproveitar o que aconteceu em 2018 [uma grande greve de caminhoneiros que realmente parou o país], mas o que aconteceu em 2018 não vai acontecer tão cedo. A turma que financiou 2018 tá fora. Nosso único desafio é não deixar bloquear rodovia”, disse.

Na sexta, o presidente da Central dos Sindicatos do Brasil (CSB), Antonio Neto, previu que a paralisação terá grandes proporções. Ele disse que se reuniu com lideranças de caminhoneiros e de sindicatos de transporte e logística para conversar sobre detalhes do protesto. “O Brasil vai começar a parar. Estamos apoiando esta greve. Esses excessos de preços causam revolta em todos os trabalhadores brasileiros”, ressaltou.

No campo jurídico, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Caminhoneiros Autônomos e Celetistas, deputado federal Nereu Crispim (PSL-RS), encaminhou ofício ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir o bloqueio de estradas e, consequentemente, a derrubada das liminares obtidas pelo governo. Para o parlamentar, a proibição impostas À greve constrange o “livre exercício de manifestação em locais públicos”. Fonte: Metrópoles

Polícia mata 25 criminosos que se preparavam para assaltos a bancos em Minas Gerais

1 novembro 2021 | 0:07

Foto: Divulgação PM

A Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal realizaram uma operação conjunta e desmantelaram uma quadrilha de assalto a bancos de alta periculosidade, conhecida como “novo cangaço”, em Varginha, no Sul de Minas Gerais, neste domingo (31). Vinte e cinco criminosos morreram em confronto com as polícias durante a operação, e vários ficaram feridos. 

O confronto ocorreu em duas chácaras da cidade. Na primeira, 18 criminosos, foram mortos quando atacaram os policiais. Na segunda chácara, foram sete mortos. O grupo estava armado com um arsenal de guerra, explosivos e coletes a prova de balas.

 “Posso adiantar que esta é a maior operação referente ao ‘novo cangaço’ no país. Muitos infratores fariam um roubo a banco, provavelmente na data de amanhã ou hoje” informou a capitão Layla Brunela, porta-voz da PMMG. 

A PRF informou, por meio de nota, que “a quadrilha possuía um verdadeiro arsenal de guerra sendo apreendidos fuzis, metralhadoras ponto 50, explosivos e coletes à prova de balas, além de vários veículos roubados. Foram arrecadados ainda diversos “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais).

Leia mais »

Tags:

Brasil será sede do encontro do G20 de 2024

1 novembro 2021 | 0:03

Foto: Divulgação / G20 Italy

O Brasil vai sediar o encontro anual entre as 20 nações mais ricas do mundo (G20) em 2024. O anúncio foi feito neste domingo (31), durante a edição de 2021 que aconteceu em Roma, na Itália. As informações são do G1.

Indonésia deve sediar a edição de 2022 do encontro, enquanto Índia será sede em 2023. O acordo foi firmado pelos 20 líderes presentes na cúpula, que representam os seguintes países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia.

Brasil e os demais países que integram o G20 são responsáveis por 80% das emissões em todo o planeta de gases de efeito estufa.

Tags:

Outubro encerra com o menor número mensal de mortes por covid no Brasil neste ano

31 outubro 2021 | 22:34

Neste mês, foram reportados 11.075 óbitos pela doença no país. Foto: Breno Esaki/Agência Saúde

No mês de outubro, o Brasil registrou o menor número de mortes por Covid-19 mensais de 2021. Foram reportados 11.075 óbitos pela doença no país. Os dados são do Conselho Nacional de Secretários de Saúde divulgados neste domingo (31).

O país registrou 130 mortes e 6.761 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. Com a atualização, o Brasil tem um total de 607.824 vítimas e 21.810.855 infecções confirmadas desde o início da pandemia, em março de 2020.

Salario mínimo pode subir para R$ 1.200 em 2022

31 outubro 2021 | 15:12

Foto: Agência Brasil

O salário mínimo em 2022 pode subir além do valor já divulgado pelo governo. A proposta anunciada em agosto, previa o mínimo em R$ 1.169, porém um alteração na projeção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) pode elevar o valor. As informações são do G1.

O secretário especial do Tesouro e Orçamento do Ministério da Economia, Esteves Colnago, informou nesta semana que a projeção para o INPC deste ano subiu de 8,4% para 9,1%. Com isso, se esse aumento previsto se confirmar e não houver mudança no cálculo, o valor subiria para R$ 1.200,1 no ano que vem. Atualmente, o salário mínimo está em R$ 1.100.

Na proposta de orçamento de 2022 enviada pelo governo ao Congresso, está prevista a correção do salário mínimo apenas pela inflação, com base na estimativa do INPC. Se isso for cumprido, não haverá “ganho real”, ou seja, o poder de compra de quem recebe salário mínimo permanecerá inalterado.

Mega-Sena acumula e pode pagar R$ 65 milhões no próximo sorteio

31 outubro 2021 | 10:28


O sorteio teve ainda 101 apostas vencedoras na faixa da quina. Foto: Tânia Rego/Agência Brasil

O prêmio do concurso 2424 da Mega-Sena ficou acumulado. De acordo com a Caixa, em sorteio realizado na noite de ontem (30), ninguém acertou os seis números (03-16-17-37-38-53). Sendo assim, o próximo sorteio terá uma premiação estimada em R$ 65 milhões. 

O sorteio teve ainda 101 apostas vencedoras na faixa da quina. Cada uma delas vai ganhar a quantia de R$ 41.070,64. Outros 6.968 bilhetes acertaram a quadra e embolsarão R$ 850,44.

O concurso 2424 está marcado para acontecer na próxima quarta-feira (3), a partir das 20h, com transmissão ao vivo pela internet.

Carlos Drummond de Andrade volta a ter obra editada em 2022

31 outubro 2021 | 8:59

Foto: Reprodução / Fazendeiro do Ar

Após a Companhia das Letras ter anunciado o fim da publicação da obra de Carlos Drummond de Andrade em agosto, os herdeiros e titulares dos direitos autorais do poeta, o artista plástico Pedro Augusto Graña Drummond e o matemático Luis Maurício, levarão os trabalhos do avô de volta para a editora Record. 

O anúncio oficial dessa migração será anunciado oficialmente neste domingo (31), quando o poeta comemoraria 119 anos, na programação do 1º Festival Literário Internacional de Itabira –mas foi antecipada pelo jornal O Globo neste sábado (30). 

Conforme o neto Pedro Augusto contou à reportagem, a Record apresentou uma proposta objetiva oferecendo percentuais maiores sobre o preço de capa dos livros a partir de determinado número de exemplares vendidos. 

A casa carioca já havia trabalhado por décadas com o autor, de 1984 –quando deixou a José Olympio, do amigo homônimo–, até 2011, quando passou a ter grande parte da sua obra republicada pela Companhia das Letras. A editora Cosac Naify, na época, também havia publicado alguns de seus títulos, como as coletâneas em prosa “Confissões de Minas”, “Passeios na Ilha”, além de um compilado anotado de sua poesia até 1962.

Tags: