Arquivos Sem categoria — Página 74 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 74 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Instabilidade no Pix causa pico de 272 reclamações por minuto em todo o país

21 outubro 2025 | 0:31

Instabilidades atingiram tanto bancos digitais quanto instituições tradicionais. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Usuários de diferentes regiões do Brasil enfrentaram dificuldades para realizar transferências e pagamentos via Pix nesta segunda-feira (20). A falha, que afetou instituições financeiras de grande porte e fintechs, gerou uma onda de reclamações nas redes sociais e plataformas de monitoramento.

De acordo com o site DownDetector, que registra alertas sobre o funcionamento de serviços online, os primeiros relatos começaram por volta das 4h da madrugada, mas o número de notificações disparou ao longo da manhã, atingindo 272 queixas por minuto às 14h17. Os maiores volumes de reclamações foram registrados em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Curitiba, Fortaleza e Recife.

As instabilidades atingiram tanto bancos digitais quanto instituições tradicionais, como Bradesco, Itaú e Caixa Econômica Federal. O Banco do Brasil também registrou aumento de relatos durante a manhã, mas informou que o serviço foi restabelecido no início da tarde.

Leia mais »

Tags:

Correntina terá sete cursos de graduação na Universidade Aberta do Brasil

21 outubro 2025 | 0:22

O projeto será implantado a partir de 2026. Foto: Divulgação / Prefeitura de Correntina

O município de Correntina, no Oeste da Bahia, terá um polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB), com a oferta de cursos de graduação públicos e gratuitos. O projeto será implantado a partir de 2026 e vai disponibilizar vagas em cursos na modalidade semipresencial, voltados para estudantes da cidade e da região Oeste do Estado.

O polo integrará a rede nacional da UAB, programa do Ministério da Educação, e é resultado da articulação entre o município de Correntina e o Governo Federal. Os cursos serão ministrados por universidades públicas credenciadas no programa, conforme definição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), fundação do próprio MEC responsável por coordenar a UAB. Os diplomas serão expedidos pelas instituições designadas em cada oferta.

Na primeira fase do projeto, serão ofertadas graduações nas áreas de Direito, Filosofia, História, Pedagogia, Geografia, Letras e Matemática. Esses cursos compõem o núcleo prioritário do programa, com foco especialmente voltado à formação de professores e profissionais com atuação estratégica no setor público e educacional. A proposta dialoga diretamente com a demanda regional e com os desafios históricos de acesso à universidade enfrentados por estudantes do interior baiano.

Leia mais »

Tags:

Lula nomeia Guilherme Boulos para comandar a Secretaria-Geral da Presidência

21 outubro 2025 | 0:16

Pasta é considerada uma das mais estratégicas do Palácio do Planalto. Foto: Leandro Paiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou, nesta segunda-feira (20), a nomeação do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP) como novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta, que atua na articulação do governo com movimentos sociais e organizações civis, é considerada uma das mais estratégicas do Palácio do Planalto, especialmente em um ano que antecede as eleições municipais.

Boulos assume o cargo no lugar de Márcio Macêdo (PT-SE), que estava à frente da secretaria desde o início do terceiro mandato de Lula, em janeiro de 2023.

Com 42 anos, Boulos é uma das principais lideranças da esquerda brasileira e um dos nomes de maior projeção dentro do PSOL. Formado em Filosofia e com mestrado em Psiquiatria, ele também é professor e psicanalista. Sua trajetória política inclui candidaturas à Presidência da República em 2018 e à Prefeitura de São Paulo em 2020 e 2024, além de ter sido o deputado federal mais votado do estado nas eleições de 2022.

‘Quebramos três tabus’, diz Jair Ventura após vitória do Leão sobre o Santos

21 outubro 2025 | 0:08

Vitória venceu o Peixe pela primeira vez na Vila Belmiro e segue vivo na briga pela permanência. Foto: Leandro Aragão

por Leandro Aragão

O técnico Jair Ventura celebrou o resultado positivo do Vitória conquistado na noite desta segunda-feira (20), no encerramento da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Leão bateu o Santos por 1 a 0, pela primeira vez na Vila Belmiro.

“Fico feliz que esse grupo conseguiu esse feito de vencer a primeira na Vila Belmiro. Primeira vitória aqui, primeira vitória nossa no ano consecutiva e a primeira vitória fora. Estávamos precisando. Conseguimos quebrar três tabus importantíssimos hoje contra um adversário direto que é muito forte jogando em casa”, afirmou na entrevista coletiva.

O Rubro-Negro segue abrindo a zona de rebaixamento em 17º lugar na tabela de classificação, mas agora com 31 pontos, mesma pontuação do Santos, que aparece na 16ª posição, por ter vencido duas partidas a mais.

“Eu aceitei o desafio. Falavam que estava longe. Quando as coisas começam a acontecer mostra que eu estava certo. Não sei o que vai acontecer, mas a gente está vivo pela permanência”, disse o treinador. “Não olho [a tabela]. Se olhar para a tabela da Série A é loucura. Já é difícil de dormir. A gente tem que sair da zona. Quem vai entrar eu não sei. Agora é pensar no Corinthians”, completou.

O Vitória encara o Corinthians no próximo sábado (25), às 16h, no Barradão, pela 30ª rodada. O Timão ocupa a 11ª posição com 36 pontos.

Tags:

Flávio Bolsonaro faz grave acusação contra Janja e Lula: “responsáveis”

20 outubro 2025 | 12:40

Flávio Bolsonaro, Janja e Lula – Foto: Governo Federal

O senador Flávio Bolsonaro (PL) usou as redes sociais neste último final de semana para fazer uma grave acusação contra Janja, primeira dama do Brasil, e Luiz Inácio Lula da Silva (PT), atual presidente! A fala do filho de Jair Bolsonaro surgiu após a esposa do petista anunciar uma ajuda humanitária a Gaza.

Através do X, (antigo Twitter), Flávio Bolsonaro compartilhou uma manchete da Jovem Pan que citava a ajuda do Brasil a Gaza, liderada por Janja e Lula. “Belo gesto de patriotismo, não é?! Por exemplo, milhares de brasileiros ainda desabrigados por causa de fortes chuvas no Rio Grande do Sul em 2024, mas Lula e Esbanja continuam ignorando. Mas estão mais preocupados com Gaza… E ainda acusam os gaúchos de serem os responsáveis pelo déficit fiscal no Brasil!“, escreveu ele, acusando ambos de ‘negarem’ ajuda aos gaúchos em um momento de calamidade.

Nos comentários da publicação, milhares de brasileiros destacaram: “Se tivesse sido enviada uma ajuda humanitária para o Sul certeza que os vários agricultores que tiraram a própria vida ainda estariam entre nós“, apontou uma. “Enquanto no Agro do RS já temos 25 vidas ceifadas por não conseguirem cumprir contratos com bancos além de juros absurdos em momento que tudo foi engolido pelas águas e nada poderiam salvar para garantir um recomeço. Governo não se manifesta e ajuda o MST!“, escreveu outro.

Brumado: Chuvas volta acontecer depois de vários meses de estiagem

20 outubro 2025 | 0:34

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

A Tão esperada chuva do umbu que ainda não tinha acontecido no agreste do nosso sertão finalmente aconteceu. Ultimamente tem sido de intenso calor na sede do município e na zona rural.

Nesta semana foi registrada a maior temperatura do ano, chegando a 37°C de sensação térmica. Já era de se esperar que esta onda de calor pudesse ser prenúncio de chuva no sertão baiano. Aconteceu apagão em vários municípios da região como: Livramento, Vitória da Conquista, Aracatu e Brumado e zona rural, inclusive Pedra Preta que amargou escuridão à noite inteira.

No fim da tarde deste domingo (19) o sol perdeu força e grandes nuvens surgiram no céu anunciando a eminência de chuvas. A noite chegou e trouxe no seu bojo, a tão esperada chuva, que veio alegrar e refrescar a vida do sertanejo brumadense. Os serviços de meteorologia apontam que deve chover também nesta segunda-feira (20), durante o resto do dia.

Prefeitura baiana abre 235 vagas temporárias com salários de até R$ 2,4 mil

20 outubro 2025 | 0:16

Salários variam de R$ 1.518 a R$ 2.433,89, com carga horária de 20 a 40 horas semanais. Foto: Divulgação/Prefeitura de Amargosa

A Prefeitura de Amargosa, no interior da Bahia, abriu inscrições para dois editais de processo seletivo que oferecem 235 vagas temporárias e formação de cadastro reserva em cargos de níveis médio e superior. Os salários variam de R$ 1.518 a R$ 2.433,89, com carga horária de 20 a 40 horas semanais.

As inscrições começaram no dia 9 de outubro e seguem até 6 de novembro, exclusivamente pelo site oficial da seleção. As taxas de participação custam entre R$ 85 e R$ 100, de acordo com o cargo.

A seleção será composta por prova escrita, marcada para 23 de novembro, e avaliação de títulos para funções de nível superior. O processo terá validade de dois anos e poderá ser prorrogado por igual período.

Leia mais »

Tags:

Polícia conclui identificação de vítimas de acidente com 17 mortos em rodovia de Pernambuco

20 outubro 2025 | 0:05

Segundo a SDS, 15 corpos já foram liberados para as famílias, enquanto os outros dois seguem no Instituto de Medicina Legal (IML). Foto: Divulgação/PRF

A Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS) informou neste domingo (19) que os corpos das 17 vítimas do acidente com um ônibus na BR-423, no Agreste, foram identificados pela Polícia Civil. A confirmação ocorreu por meio de perícia papiloscópica, com uso de impressões digitais.

Segundo a SDS, 15 corpos já foram liberados para as famílias, enquanto os outros dois seguem no Instituto de Medicina Legal (IML) do Recife, no bairro de Santo Amaro. O acidente aconteceu na noite de sexta-feira (17) em um trecho sinuoso conhecido como Serra dos Ventos, entre Paranatama e Saloá. Além dos mortos, 17 pessoas ficaram feridas.

O ônibus havia sido fretado por uma empresa de Brumado (BA) para levar um grupo a Santa Cruz do Capibaribe, onde fariam compras em um centro atacadista. O veículo seguia de volta para a Bahia quando tombou. Havia cerca de 40 passageiros a bordo — número superior ao informado no termo de fretamento.

Leia mais »

Tags:

Inmet alerta para chuvas intensas em 27 municípios da Bahia inclusive Brumado

19 outubro 2025 | 13:22

Precipitações podem atingir 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm em 24 horas, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Foto: André Souza

por Otávio Queiroz

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou neste domingo (19) um alerta de perigo potencial para chuvas intensas em diversas regiões do Brasil, incluindo a Bahia. O aviso, iniciado às 10h, segue válido até as 10h da segunda-feira (20).

Segundo o Inmet, as precipitações podem atingir 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm em 24 horas, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h. Apesar da classificação como perigo potencial, o órgão alerta para baixo risco de corte de energia, quedas de galhos, alagamentos e descargas elétricas.

Na Bahia, a atenção é voltada especialmente para o sul e o extremo oeste do estado, incluindo cidades como Barreiras, Brumado, Luís Eduardo Magalhães, Teixeira de Freitas, Itamaraju, Mucuri, Caravelas, Nova Viçosa, Prado e Correntina.

Leia mais »

Tags:

Ciro Gomes deixa o PDT e tem filiação ao PSDB confirmada: “eu estou aqui”

19 outubro 2025 | 0:49

Ciro Gomes (Foto – TV Globo)

O mundo político segue agitado e nesta última sexta-feira, 17 de outubro, milhares de apoiadores de Ciro Gomes foram pegos de surpresa com um anúncio para lá de surpreendente! Isso porque, o presidente estadual do PSDB no Ceará, Ozires Pontes, que também é prefeito do município de Massapê, anunciou por meio das redes sociais a filiação do ex-governador e ex-ministro ao partido.

Ciro Gomes solicitou na sexta-feira (17) sua desfiliação do PDT, legenda a qual era filiado desde 2015. “O PSDB está em festa porque eu estou aqui anunciando oficialmente a filiação do ex-prefeito de Fortaleza, do ex-governador do estado do Ceará, do ex-ministro Ciro Ferreira Gomes ao PSDB“, afirmou Ozires em vídeo publicado em seu Instagram.

De acordo com o prefeito, Ciro será recebido no partido em um evento na próxima quarta-feira (22). “Na próxima quarta-feira, às 9h40 da manhã, no hotel Mareiro, da Beira Mar, vamos lá receber com uma salva de palmas, um abraço bem caloroso, o nosso ex-governador e futuro governador do Ceará, Ciro Ferreira Gomes“, detalhou.

Na gravação, Ozires ainda conta que o ex-senador Tasso Jereissati foi o ‘principal responsável’ por convencer Ciro a escolher o PSDB. Ciro, como divulgado na imprensa há poucos dias, estava avaliando convites feitos por legendas como PSDB, PP e União Brasil.

Tags: