Arquivos Sem categoria — Página 75 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 75 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Lula lamenta acidente com ônibus em Pernambuco que deixou 17 mortos e presta solidariedade às famílias

19 outubro 2025 | 0:29

Foto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou, neste sábado (18), sobre o grave acidente com um ônibus de turismo na BR-423, no agreste de Pernambuco, que resultou em pelo menos 17 mortos na sexta-feira (17). Em uma publicação na rede social X, o Chefe do Executivo federal expressou seu pesar pelas vítimas da tragédia.

Lula afirmou que recebeu a notícia “com muita tristeza” e direcionou palavras de apoio aos entes das vítimas. “Com muita tristeza, tomei conhecimento do grave acidente envolvendo um ônibus de turismo na BR-423 no agreste de Pernambuco, “que tirou a vida de ao menos 17 pessoas e deixou outras feridas”, disse o presidente”, disse o presidente.

Tags:

Número de mortos em acidente de ônibus em Pernambuco sobe para 16

18 outubro 2025 | 16:19

Ônibus de turismo tombou na BR-423, entre Paranatama e Saloá. Foto: Reprodução/ Redes sociais

O número de mortos em um grave acidente envolvendo um ônibus de turismo na BR-423, entre os municípios de Paranatama e Saloá, no Agreste de Pernambuco, subiu para 16. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo transportava mais de 30 passageiros e acessou a contramão, atingindo rochas às margens da rodovia.

Em seguida, o condutor conseguiu retornar ao sentido correto, mas colidiu novamente contra um barranco de areia antes de tombar. O trecho onde ocorreu o acidente é conhecido como Serra dos Ventos, e o caso aconteceu na noite de sexta-feira (17/10).

De acordo com a Secretaria de Defesa Social (SDS), dos 16 mortos, 10 corpos foram levados para o Instituto de Medicina Legal (IML) de Caruaru e seis para o IML de Recife. Entre as vítimas, são 11 mulheres, quatro homens e uma pessoa cujo gênero não foi divulgado.

A PRF informou que alguns passageiros foram arremessados para fora do veículo, o que indica que parte deles pode não ter usado cinto de segurança. O número exato de feridos ainda não foi confirmado.

Leia mais »

Tags:

ex-vereador acusado de matar grávida em Barra da Estiva é condenado a 34 anos de prisão

18 outubro 2025 | 15:19

Foto: Divulgação

O ex-vereador Valdnei da Silva Caires, também conhecido como Bô, de 56 anos, acabou condenado a 34 anos e 24 dias de prisão após julgamento realizado na quinta-feira (16), em Barra da Estiva, no sudoeste da Bahia. Ele é acusado pelo desaparecimento e morte de Beatriz Pires da Silva, de 25 anos, que estava grávida de seis meses em 2023, e cujo corpo nunca encontrado. Acredita-se que o político era o pai do bebê e a jovem, mãe de outra criança de dois anos, teria desaparecido em 11 de janeiro do ano passado, após entrar em um carro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, veículo que costumava ser usado pelo político.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou Valdnei por feminicídio, apontando que a motivação do crime seria a não aceitação de que a vítima divulgasse a paternidade da criança, já que o vereador “gozava de grande prestígio”. Segundo a mãe de Beatriz, a jovem teria comentado que o homem queria que ela interrompesse a gestação. Valdnei acabou preso, sob mandado de prisão preventiva por homicídio qualificado. Dias depois, teve o mandato cassado por unanimidade pela Câmara de Vereadores. O político, que é agricultor e casado, elegeu-se vereador pela primeira pelo Partido Comunista do Brasil e conquistou seu último mandato em 2020 (Progressistas – PP).  O parlamentar renunciou à presidência da Câmara durante as investigações, mas manteve o cargo de vereador até a prisão.

Em último ato, Luís Roberto Barroso vota a favor do aborto

18 outubro 2025 | 0:32

Em último ato, Luís Roberto Barroso vota a favor do aborto. Foto: Rômulo Serpa/Ag. CNJ

por Heber Araújo

Em último ato como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso votou para descriminalizar o aborto no Brasil. O voto ocorreu em plenário virtual da Suprema Corte, na sexta-feira (17), marcando a despedida do ministro, que vai iniciar sua aposentadoria precoce neste sábado (18).  

Com o voto de Barroso, o placar a favor da descriminalização do aborto no Brasil agora tem 2×0. Antes do magistrado, a ministra Rosa Weber também votou a favor do projeto antes de deixar o cargo para sua aposentadoria, em 2023.  

De acordo com o ministro, “a interrupção da gestação deve ser tratada como uma questão de saúde pública, não de direito penal. Ninguém é a favor do aborto em si. O papel do Estado e da sociedade é o de evitar que ele aconteça, dando educação sexual, distribuindo contraceptivos e amparando a mulher que deseje ter o filho esteja em circunstâncias adversas”.  

O voto de Barroso ocorreu após, o agora ex-ministro do Supremo, pedir uma sessão extra do julgamento ao presidente do STF, Edson Fachin, para que pudesse se manifestar. Interlocutores do magistrado já tinham afirmado, em declaração à CNN, que Barroso já via a manifestação sobre o caso como um “ato final”.  

Bahia recebe R$ 310 milhões do Novo PAC Seleções para área da saúde

18 outubro 2025 | 0:27

A assinatura do ato será incluída na pauta do evento da União dos Municípios da Bahia (UPB). Foto: Assessoria/Sesab

por Neison Cerqueira

A Bahia foi contemplada com mais de R$ 310,5 milhões do Novo PAC Seleções, que serão destinados a investimentos na área da saúde. O aporte financeiro foi aprovado pelo Ministério da Saúde.

O investimento marca um avanço significativo para o fortalecimento da rede de saúde baiana. A assinatura do ato será incluída na pauta do evento da União dos Municípios da Bahia (UPB). 

Nos municípios de Feira de Santana, Ipirá, Ibotimama e Seabra serão construídas quatro Policlínicas, já empenhadas, com valor total de R$ 16,9 milhões. Salvador também foi contemplada com a construção de umaUnidade Básica de Saúde (UBS). O valor destinado à capital baiana é no total de R$ 3 milhões.

Além disso, foram formalizadas 113 propostas para novas UBSs e 11 propostas para Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) em diversas cidades do estado. Confira abaixo a lista completa dos municípios beneficiados pelo Novo PAC: Brumado será contemplado com um CAPS.

Leia mais »

Tags:

Brasil fecha acordo com a Índia para ampliar produção nacional de vacinas

18 outubro 2025 | 0:05

Foto: Parceria faz parte da estratégia brasileira de reforçar a produção interna de vacinas de alto impacto

O Brasil firmou nesta sexta-feira (17) um acordo estratégico com a empresa indiana Biological E Limited para impulsionar a pesquisa e a produção de vacinas no país. A parceria foi assinada em Nova Délhi, durante missão oficial liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin, e tem como foco o desenvolvimento tecnológico e a inovação em imunobiológicos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no âmbito da cooperação entre países do Sul Global.

Segundo o governo brasileiro, o acordo representa um passo importante para fortalecer a autonomia nacional na fabricação de imunizantes, reduzindo a dependência de importações e ampliando a capacidade de resposta do país a emergências sanitárias.

A cooperação entre a Bio-Manguinhos/Fiocruz e a Biological E Limited estabelece as bases para o desenvolvimento conjunto de vacinas virais e bacterianas, com destaque para a vacina pneumocócica 24 valente, de nova geração. O acordo também prevê a transferência de tecnologia da versão 14 valente, considerada essencial para ampliar o fornecimento nacional de imunizantes ao Sistema Único de Saúde (SUS).

A parceria faz parte da estratégia brasileira de reforçar a produção interna de vacinas de alto impacto, especialmente aquelas utilizadas em larga escala na rede pública.

Tags:

Tabu mantido! Vitória bate o Bahia no Barradão pela Série A do Brasileiro

17 outubro 2025 | 0:58

Colossal vence o Tricolor por 2 a 1 e chegou ao 6º jogo de invencibilidade em casa na elite do futebol do país. Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

 por Leandro Aragão

O Vitória manteve o tabu de nunca ter perdido pelo Bahia no Barradão em jogos da Série A do Campeonato Brasileiro. Na noite desta quinta-feira (16), o Colossal bateu o rival Tricolor por 2 a 1, no clássico Ba-Vi 504, pela 28ª rodada da competição nacional. O Leão estufou as redes com Renato Kayzer e Raúl Cáceres, enquanto Tiago descontou para o Esquadrão de Aço.

Com o resultado positivo, o Leão segue abrindo a zona de rebaixamento ocupando o 17º lugar na tabela de classificação com 28 pontos, três a menos do que o Santos, que está fora da degola em 16º. Estacionado nos 43, o Esquadrão de Aço segue na sexta colocação, atrás do Botafogo, que é o quinto com a mesma pontuação.

O Vitória encara o Santos na próxima segunda (20), às 21h30, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada. Enquanto o Bahia volta ao gramado na véspera, domingo (19), às 20h30, para medir forças com o Grêmio, na Arena Fonte Nova.

Leia mais »

Tags:

suspeito do atropelamento e matou professora foge do Hospital Geral de Vitória da Conquista

17 outubro 2025 | 0:14

Foto: Divulgação

Fugiu do Hospital Geral de Vitória da Conquista o motociclista suspeito de atropelar e matar a professora Maria Elza Silva Teixeira, de 67 anos, no último final de semana. Dona Elza, que era irmã do saudoso radialista Miguel Silva Cortes Filho, teria saído para caminhar quando a tragédia aconteceu. O condutor, assim como Elza, recebeu socorro pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência.

Até a manhã desta sexta-feira (17), o paradeiro do paciente é desconhecido, no entanto, o programa Brasil Notícias, da Rádio Brasil, informou que ele estaria envolvido em outras modalidades criminosas, com ficha policial extensa. O radialista questionou veementemente a fuga do suspeito e apontou falhas na coordenação das forças de segurança, revelando que a Polícia Militar não chegou a ser acionada para fazer a custódia, mesmo sendo um caso de acidente com morte, o que impede o registro de flagrante.

O âncora, Daniel Silva, afirmou que a segurança em hospitais é frágil e criticou a impunidade, reforçando que “a impunidade em Vitória da Conquista anda de moto sem capacete e com farol apagado e abusando da velocidade”. Ele convocou a comunidade a reagir, alertando que a negligência das autoridades expõe a todos: “Nós, enquanto comunidade, precisamos fazer justiça por Elsa. Sabe por quê? Porque amanhã…”

Tags:

MPE recomenda cassação do prefeito e vice de Piatã por abuso de poder político e econômico

16 outubro 2025 | 0:59

Manifestação ocorre em uma ação que apura o suposto uso indevido da máquina pública durante o período de campanha. Foto: Reprodução/TRE

por Otávio Queiroz

O Ministério Público Eleitoral (MPE) emitiu parecer favorável à cassação do prefeito de Piatã, Marcos Paulo Santos Azevedo, e do vice-prefeito, Ronaldo de Souza, no âmbito do Processo nº 0600184-93.2024.6.05.0105. A manifestação ocorre em uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) que apura o suposto uso indevido da máquina pública durante o período de campanha.

De acordo com o parecer, o MPE concluiu que há provas suficientes de abuso de poder político e econômico por parte dos investigados. O órgão solicitou à Justiça Eleitoral a cassação dos diplomas de ambos e a declaração de inelegibilidade pelo período de oito anos.

“O conjunto probatório demonstra que a atuação dos investigados configurou inequívoco abuso de poder político e econômico, nos termos do artigo 22 da Lei Complementar nº 64/90, porquanto se valeu da estrutura da máquina pública para promoção pessoal e desequilíbrio da disputa eleitoral, comprometendo a paridade de armas entre os candidatos e ofendendo diretamente os princípios constitucionais da legalidade, moralidade e impessoalidade”, afirmou o representante do Ministério Público no documento.

Leia mais »

Tags:

Brumado: Prefeitura realiza capacitação integrada para o Conselho Tutelar e Rede Socioassistencial

16 outubro 2025 | 0:28

Foto: Divulgação

Na última terça-feira (14), a Prefeitura Municipal de Brumado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (SESOC), deu início à capacitação voltada para o Conselho Tutelar e a Rede Socioassistencial, reunindo profissionais que atuam na proteção e garantia dos direitos de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade.

O encontro, que segue até sexta-feira (17), acontece no auditório da Prefeitura Municipal, em dois turnos, das 8h às 11h45 e das 14h às 17h45, e tem como objetivo fortalecer o trabalho da rede de assistência social, como CRAS, CREAS, COMDICA e Conselho Tutelar.

A programação contempla temas essenciais para o aprimoramento da atuação dos conselheiros e técnicos, como ato infracional, medidas socioeducativas, ética e sigilo profissional, proteção social, atribuições dos conselhos e atendimento humanizado. As palestras e oficinas estão sendo ministradas por profissionais de referência na área, a exemplo de Dr. Antônio Carlos, Cris­tiane Nascimento, Denilson Mendes e Geane Reis, que abordarão também legislações específicas como a Lei Henry Borel, Lei do Bullying, Lei da Escuta Especializada e Depoimento Especial e o funcionamento do Sistema SIPIA.

A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com a formação continuada dos profissionais da rede de proteção, garantindo um atendimento mais qualificado às famílias brumadenses.