Arquivos Sem categoria — Página 78 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 78 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

‘Golpe da voz’: chamadas silenciosas podem servir para clonagem de voz com IA

10 outubro 2025 | 0:11

Golpistas usam gravações curtas para validar números e criar fraudes sofisticadas. Foto: Ilustrativa/Shutterstock

por Edgar Luz

Chamadas telefônicas que terminam em silêncio podem parecer inofensivas, mas especialistas alertam que elas fazem parte de um esquema conhecido como “golpe da voz”, uma tática usada por cibercriminosos para identificar números ativos, coletar amostras de voz e aplicar fraudes com inteligência artificial.

Segundo a Polícia Civil de São Paulo, o golpe começa com uma ligação de número desconhecido. Ao atender e dizer algo como “alô?”, o som é gravado para confirmar que a linha está ativa e pertence a uma pessoa real. Essas informações são vendidas em bancos de dados clandestinos e podem servir de base para golpes mais elaborados, como phishing, roubo de identidade e até clonagem de voz por IA.

Com apenas alguns segundos de áudio, criminosos conseguem treinar sistemas de inteligência artificial para recriar a voz da vítima, imitando tom, ritmo e até expressões emocionais. Assim, passam a ligar para familiares ou bancos, simulando pedidos de ajuda ou autorizações financeiras falsas.

Leia mais »

Tags:

Prefeito na Bahia devolve lixo descartado irregularmente na porta do responsável

9 outubro 2025 | 13:07

Tarcísio Pedreira (União Brasil), prefeito de São Gonçalo dos Campos, disse que ‘falta de aviso não foi’. Foto: Reprodução/Redes sociais

O prefeito de São Gonçalo dos Campos, Tarcísio Pedreira (União Brasil), mandou recolher lixo descartado irregularmente em um terreno do município e despejar na frente da casa do suposto responsável. A cidade fica na Região Metropolitana de Feira de Santana (RMFS). Em vídeo divulgado por Pedreira nas redes sociais, ele escreveu que “falta de aviso não foi”. 

“Tem poucos dias que a prefeitura limpou isso aqui tudo, olha como é que já tá.” Segundo ele, a decisão foi tomada após um morador enviar um vídeo denunciando o descarte ilegal. O prefeito filmou a ação e escreveu na publicação que medidas administrativas também serão tomadas. “Vá jogar lixo na casa da desgraça, não aqui em São Gonçalo”, disse Pedreira após despejar o entulho.

No dia 8 de março, ele publicou um vídeo afirmando que tomaria a medida caso ficasse sabendo de despejo ilegal. “Além de multar, se eu descobrir quem tá jogando o lixo, seja na estrada, na rua, fazendo pontos de lixão na cidade, eu vou pegar o lixo com a retroescavadeira e a caçamba e vou jogar na porta da casa de quem estiver jogando. Se eu conseguir jogar pra cima, eu vou jogar por dentro, dê no que der”, disse Pedreira.

ticket-alimentação para vereadores gera polêmica em Vitória da Conquista

8 outubro 2025 | 13:59

Foto: Divulgação

repercute nesta quarta-feira (8) uma reportagem do BATV, via TV Sudoeste, que detalha um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, propondo o aumento do ticket-alimentação para vereadores e servidores, passando de R$ 1.600 para R$ 1.800 mensais. A proposta, apresentada pela mesa diretora do Parlamento Conquistense, tem gerado forte reação negativa na comunidade. Os cidadãos entrevistados consideram a proposta um “absurdo”, já que os vereadores recebem um salário de R$ 18.742 e os beneficiários do projeto possuem benefícios.

Apesar da polêmica, o Poder Legislativo afirma que o Projeto é legal e visa valorizar os servidores efetivos. O presidente do Parlamento Conquistense, Ivan Cordeiro da Silva Filho, do Partido Liberal,  explica que o projeto, que será pago com recursos do próprio orçamento, está em análise nas comissões e ainda não tem data para ser votado.

Por outro lado, o vereador Alexandre Garcia Araujo, o Xandó, do Partido dos Trabalhadores, mesmo reconhecendo a legalidade da proposta, afirma que votará contra, pois considera o aumento inoportuno, principalmente após um reajuste de professores ter sido negado e outros cargos políticos terem tido aumento salarial.

PM lança concurso público com salário de R$ 11,5 mil

5 outubro 2025 | 0:09

Foto: Divulgação

A Polícia Militar de Minas Gerais (PM-MG) divulgou neste sábado, 4, o edital do novo concurso público para o Quadro de Oficiais de Saúde (QOS-PM/2026). São 60 vagas destinadas a candidatos de ambos os sexos, com remuneração inicial de R$ 11.547,07 para o cargo de 2º Tenente.

O processo seletivo tem como objetivo formar novos oficiais para o Curso Complementar de Oficiais de Saúde (CCOS), etapa obrigatória para o exercício da função. A seleção inclui provas objetivas, avaliação de títulos, exames psicológicos e de saúde, teste físico e o Estágio de Adaptação de Oficiais (EAdO), que é a fase final do concurso.

Cronograma
Inscrições: de 9 de dezembro de 2025 a 7 de janeiro de 2026, pelo site oficial da PM-MG
Taxa: R$ 230
Prova objetiva: 8 de fevereiro de 2026, das 8h30 às 11h30
Locais de prova: municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte
Divulgação dos gabaritos: 8 de fevereiro de 2026

Leia mais »

Tags:

Nova rodoviária de Salvador tem 95% de obras concluídas, revela secretário

4 outubro 2025 | 10:24

Segundo Florence, concessionária reafirma o prazo de até novembro para entrega da obra. Foto: Divulgação / GOVBA

por Fredie Ribeiro / Raquel Franco

O secretário da Casa Civil da Bahia, Afonso Florence, atualizou nesta sexta-feira (3) o andamento do projeto da Nova Rodoviária de Salvador, localizada no bairro de Águas Claras, que, segundo ele, já estão com “em torno de 95%” das obras concluídas. “Ontem tive um ponto de monitoramento com a concessionaria [responsável pelo projeto], eles reafirmam a data de novembro. A obra será concluída neste ano”, afirmou Florence.

“Nós então temos uma previsão de conclusão de obras, e depois a transição para o deslocamento operacional da atual, no Iguatemi, para a Nova Rodoviária, lá em Águas Claras”, completou o secretário.

No fim de agosto, o governador Jerônimo Rodrigues (PT), já havia comentado sobre os detalhes restantes para que as obras sejam concluídas. Na ocasião, o gestor estadual afirmou que a entrega depende do “acabamento das obras.”

As declarações foram feitas pelo secretário em entrevista coletiva durante o evento de entrega de novos veículos para Policlínicas Regionais de Saúde, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Bahia abre 4.728 vagas no novo edital do programa Partiu Estágio

1 outubro 2025 | 14:20

Inscrições começam nesta quinta-feira (2) e seguem até 31 de outubro, com oportunidades em Salvador e outros 384 municípios baianos.

A Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb) lançou um novo edital do programa Partiu Estágio, que oferece a universitários a oportunidade de adquirir experiência profissional nas unidades do Poder Executivo Estadual. Publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (1º), o Edital de Abertura de Inscrições nº 002/2025 prevê a criação de 4.728 vagas para alunos de 100 cursos de graduação, que irão atuar em unidades vinculadas a 54 órgãos estaduais, presentes em 385 municípios baianos.

As inscrições estarão abertas das 9h desta quinta-feira (2) até as 23h59 do dia 31 de outubro, exclusivamente por meio do site BA.GOV.BR. O edital completo também pode ser consultado no site da Saeb.

Do total de vagas, 1.347 serão destinadas a Salvador e 3.381 ao interior e à região metropolitana. Feira de Santana e Vitória da Conquista concentram o maior número de oportunidades fora da capital, com 132 e 80 vagas, respectivamente. Os cursos de Letras (767), Matemática (638) e Administração (508) lideram a oferta de vagas. Entre os órgãos mais contemplados estão a Secretaria da Educação (3.456 vagas), a Secretaria da Saúde (277) e a Procuradoria Geral do Estado (106).

O programa concede bolsa de R$ 607,00, além de auxílio-transporte. O estágio tem duração máxima de um ano, sem possibilidade de prorrogação, exceto para pessoas com deficiência. A carga horária é de quatro horas diárias, totalizando 20 horas semanais.

 

Pré-requisitos

Podem se candidatar estudantes que residam na Bahia, tenham matrícula regular em curso de graduação com sede ou polo no estado e idade mínima de 16 anos. É necessário já ter concluído 50% da carga horária do curso. São aceitos alunos de cursos presenciais, semipresenciais ou na modalidade de Ensino a Distância (EAD).

O programa dá prioridade a candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), além de universitários que tenham cursado integralmente o ensino médio em escola pública ou com bolsa integral na rede privada. Também estão previstas reservas de 10% das vagas para pessoas com deficiência, conforme a Lei Federal nº 11.788/2008.

Inscrições

O passo a passo completo está disponível no Edital nº 002/2025. Quem ainda não possui cadastro no site www.ba.gov.br deve fazê-lo antes da inscrição. Os estudantes selecionados serão comunicados via WhatsApp e deverão verificar os prazos e a forma de entrega da documentação na plataforma. A lista final também será publicada no site da Saeb (www.saeb.ba.gov.br).

Brasil conquista quatro ouros e três pratas no Mundial de Natação Paralímpica

24 setembro 2025 | 0:13

Entre os destaques do terceiro dia de competição estão a estreante Beatriz Flausino, campeã nos 100 metros peito da classe SB14. Foto: Wander Roberto/CPB

O Brasil segue se destacando no Mundial de natação paralímpica em Singapura. Nesta terça-feira (19), a equipe garantiu mais quatro medalhas de ouro e três de prata, chegando a um total de 19 pódios e assumindo a quarta posição no quadro geral de medalhas.

Entre os destaques do terceiro dia de competição estão a estreante Beatriz Flausino, campeã nos 100 metros peito da classe SB14 (deficiência intelectual), a pernambucana Carol Santiago, tetracampeã nos 50 metros livre da classe S12 (baixa visão), o mineiro Gabriel Araújo, tricampeão nos 100 metros costas da classe S2 (comprometimento físico-motor), e a equipe brasileira no revezamento 4×50 metros medley 20 pontos.

Beatriz, que disputa seu primeiro mundial aos 21 anos, completou a prova dos 100 metros peito SB14 em 1min12s61, conquistando o ouro. A prata ficou com a paranaense Débora Carneiro, que terminou em 1min15s08. “Que emoção. Faz muito tempo que queria nadar para este tempo e mostrar que realmente consigo. Estou muito feliz”, disse a jovem atleta.

No revezamento 4×50 metros medley 20 pontos, a equipe formada pelos paulistas Samuel Oliveira, Tiago Oliveira e Alessandra Oliveira, e pela catarinense Mayara Petzold, completou a prova em 2min30s94, garantindo o ouro para o Brasil.

Acidente com morte no trecho entre Caraíbas e Vitória da Conquista

23 setembro 2025 | 13:38

Foto: Divulgação

Um homem de 44 anos morreu em um acidente na BA-262 envolvendo uma carreta e uma motocicleta, no trecho entre Caraíbas e Vitória da Conquista, no Centro Sul Baiano.

Natural de Caraíbas, Migue Miguel Ferreira da Silva morava em São Paulo e estava de férias em sua terra natal. O corpo passa por necropsia no Instituto Médico Legal. O funeral acontece em Caraíbas.

Tags:

ALBA aprova pagamento de precatórios a professores da rede estadual

18 setembro 2025 | 0:31

Tiago Correia defendeu uma emenda que propunha o aumento de 20% para 30% nos recursos destinados à valorização dos profissionais. Foto: Carlos Amilton/Agência Alba

por Luana Neiva

A Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) aprovou nesta quarta-feira (17), por unanimidade, o projeto de lei 25.945, que prevê o pagamento de um abono extraordinário aos profissionais do Magistério da Educação Básica da rede pública estadual.

Durante sessão na Assembleia Legislativa da Bahia, o líder da minoria, deputado Tiago Correia (PSDB), defendeu uma emenda que propunha o aumento de 20% para 30% nos recursos destinados à valorização dos profissionais da educação no estado em 2025.

A proposta, segundo o parlamentar, buscava manter o mesmo patamar aplicado nos anos de 2023 e 2024, como forma de reconhecer o trabalho e a dedicação dos docentes baianos.

“No estado ordinário, em 2025, esse investimento reflete o compromisso do governo da Bahia com a educação e com os profissionais que diariamente se dedicam à formação dos estudantes. A nossa emenda nada mais propõe que manter os 30% aplicados nos anos anteriores”, afirmou Correia.

Tags:

Bruno afirma que chapa majoritária de ACM Neto para 2026 depende de ‘nome nacional’

15 setembro 2025 | 11:36

Anúncio só será feito após o União Brasil ter definido quem representará o partido nas eleições presidenciais Foto: Jorge Jesus

por Fredie Ribeiro / Gabriela Araújo

O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), afirmou nesta segunda-feira (15), que o anúncio detalhado da chapa majoritária para a candidatura do ex-prefeito ACM Neto ao Governo do Estado em 2026 só ocorrerá após a definição do “nome nacional” que representará o partido nas eleições presidenciais.

“A medida que esse nome nacional for definido, que o conjunto de partidos que vão fazer parte dessa aliança, a gente, em seguida, vai definir os nossos nomes para senadores e vice-governador”, afirmou.

Bruno ainda reforçou a posição de ACM Neto como candidato “definitivo” do partido para a disputa no estado em 2026, e voltou a defender a pauta de uma candidatura única da oposição no pleito nacional.

“Um nome único que nós queremos para representar todos os sentimentos que eu já citei, mas, em especial, o sentimento e desejo de pacificação do país, para a gente sair dessa crise permanente”, disse o gestor municipal.

Leia mais »