MENU

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), afirmou nesta sexta-feira (12) que o Brasil deve reconhecimento ao Supremo Tribunal Federal (STF) pela condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na ação do plano de golpe de Estado.
“Entendo que o Brasil deve um reconhecimento justo e necessário à Polícia Federal, à PGR e ao STF pelo cumprimento exemplar de sua missão de defender a democracia”, disse Alckmin.
Já sobre possíveis sanções econômicas pelo resultado do julgamento, o vice-presidente frisou a separação entre os Poderes.“Não há relação entre a decisão do Judiciário e políticas regulatórias, como impostos de importação e exportação”, finalizou o vice-presidente.
Leia mais »

A possibilidade de uma anistia que livrasse o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) da condenação por tentativa de golpe de Estado, determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) na última quinta-feira (11), é rejeitada por 54% dos brasileiros, é o que aponta uma nova edição da pesquisa Datafolha, divulgada no sábado (13).
Segundo matéria do Estadão, o levantamento aponta ainda que 39% apoiam o perdão ao ex-presidente, 2% se dizem indiferentes ao tema e 4% não responderam. Condenado a 27 anos e três meses de pena privativa de liberdade, Bolsonaro foi considerado culpado de todos os cinco crimes de que foi acusado na Corte.
Além dele, os outros sete réus que compunham o chamado “núcleo crucial” da trama golpista também foram declarados culpados e, em sua maioria, foram condenados com penas altas. -Walter Braga Netto (ex-ministro da Casa Civil), 26 anos em regime inicial fechado;
Leia mais »

Em formato virtual, o Ministério da Cultura (MinC) realizou, nesta quinta-feira (11), a 361ª reunião ordinária da Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (CNIC). Durante o encontro do colegiado, foram aprovados 173 projetos culturais submetidos à Lei Rouanet e autorizada a captação de R$ 364,9 milhões em incentivos fiscais.
Os recursos, provenientes de renúncia fiscal, beneficiam empresas e pessoas físicas que investem em iniciativas culturais, além de impulsionar o desenvolvimento social e econômico do setor produtivo.
Dentre as propostas aprovadas, estão iniciativas como as obras de restauro do Theatro Municipal de São Paulo, que prevê intervenções no telhado de cobre e adequações de acessibilidade no espaço, e o projeto Encontro com Palmares, que promoverá atividades em cinco comunidades quilombolas, incluindo rodas de conversa, capacitação e encontros de saberes entre quilombos da Serra da Barriga (AL). A turnê nacional do musical Vital – O Musical dos Paralamas, que leva a história da banda de rock fluminense para oito capitais brasileiras, também foi autorizada para captação.
Leia mais »

A partir de janeiro de 2026, o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) incidente sobre gasolina, diesel e gás de cozinha será reajustado em todo o país.
A decisão foi publicada nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União, após deliberação do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), que reúne representantes da União e dos estados.
O aumento será de R$ 0,10 por litro na gasolina, que passará a ter alíquota de R$ 1,57; R$ 0,05 por litro no diesel, chegando a R$ 1,17; e R$ 1,05 por botijão de gás. Essa será a segunda elevação consecutiva do imposto sobre combustíveis.
Segundo o Comitê Nacional de Secretários de Fazenda (Comsefaz), o cálculo do reajuste levou em conta os preços médios mensais divulgados pela Agência Nacional do Petróleo (ANP) entre fevereiro e agosto de 2025, comparados ao mesmo período de 2024.

por Neison Cerqueira
Usuários do banco digital Nubank enfrentaram instabilidades no aplicativo no final da manhã e início de tarde desta sexta-feira (5). As dificuldades de verificar saldo e realizar transações, como pagamentos e transferências, foram reportadas por clientes correntistas por meio da rede social X, antigo Twitter.
O aplicativo apresentou instabilidade por volta das 12h, impedindo o acesso e a conclusão de transações. A falha operacional ocorreu justamente no quinto dia útil do mês, quando há aumento no volume de operações financeiras no banco digital. O nome da instituição chegou a ficar entre os assuntos mais comentados de hoje na plataforma. “Eu transferi meu pagamento INTEIRO pra minha conta da Nubank, agora a Nubank tá FORA KKKKkk”, disse um internauta.
“Não tem nada mais humilhante do que você ir comprar algo chegar pra pagar e a P*** DA NUBANK CAIR NÃO DEIXANDO FAZER PIX”, criticou outro. “@nubank todo dia 05 é essa merda !!!! aumente esses servidores”, comentou mais um. Através de nota, o Nubank informou que já está ciente da instabilidade e que trabalha para restabelecer os serviços “o quanto antes”.

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) abriu um inquérito civil para apurar possíveis falhas da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) na fiscalização da Viação Novo Horizonte. A investigação foi instaurada pela 5ª Promotoria de Justiça do Consumidor de Salvador e publicada em portaria na sexta-feira (5).
A ação tem como base uma representação apresentada em fevereiro de 2024 à Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista. No documento, a empresa é acusada de acumular denúncias de atrasos constantes, excesso de velocidade, problemas de manutenção e higiene, ausência de cintos de segurança e acidentes envolvendo passageiros.
Segundo o MP, a concessionária já foi alvo de 36 autos de infração aplicados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e também descumpre normas de segurança atestadas pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA).
Leia mais »

por Rodrigo Fernandes
A grande decisão da Copa do Nordeste chega ao seu último capítulo neste sábado (6). O Bahia recebe o Confiança, às 17h30 (de Brasília), na Arena Fonte Nova, para o jogo que vai definir o campeão da Lampions League de 2025.
O Tricolor chega com larga vantagem após a vitória por 4×1 na partida de ida, na Arena Batistão, resultado que deixou o time de Rogério Ceni a um passo do pentacampeonato. Com a vantagem construída em Aracaju, o Esquadrão pode até perder por dois gols de diferença que, ainda assim, garante o troféu.
Já o Confiança, em situação complicada, precisa vencer por três gols para levar a disputa para os pênaltis ou por quatro para conquistar a taça no tempo normal. A partida tem casa cheia confirmada: mais de 48 mil ingressos foram vendidos antecipadamente, e a Fonte Nova deve receber o maior público do Bahia em 2025.
Leia mais »
No último fim de semana a cidade de Brumado foi representada no campeonato nacional “Bahia Open” de Pickleball, que aconteceu em Porto Seguro. Com a participação de 17 estados, organização da Confederação Brasileira de Pickleball e Federação Bahiana de Pickleball, Brumado trouxe duas medalhas de ouro, duas medalhas de prata e três medalhas de bronze, tendo como destaque o atleta Lúcio Estrela que ficou em primeiro lugar nas categorias duplas masculinas iniciantes e single iniciante (1X1).
O Pickleball, esporte de raquete em quadra rápida, chegou ao município em 2022 e vem ganhando adeptos rapidamente, pois é inclusivo e praticado por pessoas de todas as idades. “Este evento foi muito importante para fazermos um intercâmbio esportivo com atletas de todo o país e iremos investir ainda mais no esporte aqui em nossa cidade”, disse Paulo Esdras, um dos atletas medalhistas e fundador do esporte na cidade.
Dinâmico, acessível e praticado com raquetes próprias, bola perfurada e quadra reduzida, em Brumado, o Pickleball pode ser praticado gratuitamente nas quadras da FADESB, CETIB e Clube Social, com materiais disponibilizados para iniciantes. Há categorias para juvenis, adultos e adultos 50+, promovendo inclusão esportiva para todas as idades. Contato para conhecer gratuitamente o esporte: 77 9 99992-2367
por Gabriela Araújo
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou na manhã desta terça-feira, 2, na abertura do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros setes réus por tentativa de golpe de Estado que “não aceitará coação” no curso do processo judicial. No início da leitura do seu relatório, o magistrado mencionou o papel da Corte perante a sociedade.
“Esse é o papel do Supremo Tribunal Federal, julgar com imparcialidade e aplicar a Justiça a cada um dos casos concretos. Independentemente de ameaças ou coações. Ignorando pressões internas ou externas”, afirmou Moraes.
As declarações do ministro faz uma referência indireta a tentativa de interferência do presidente americano Donald Trump no caso, que aumentou a sobretaxa de exportação dos produtos brasileiros, sob justificativa de “caça às bruxas” do magistrado contra o ex-presidente.
Após o rito tradicional feito pelo presidente da Primeira Turma da Corte, ministro Cristiano Zanin, Moraes iniciou a leitura do seu parecer final sobre a trama golpista após as eleições de 2022, tendo o seu ápice na invasão do prédio dos Três Poderes, no dia 8 de janeiro de 2023.
Leia mais »
por Gabriela Araújo
O governo Lula (PT) dará os primeiros passos para a distribuição de gás de cozinha gratuito para as famílias de baixa renda na próxima quinta-feira, 4, quando lançará o programa “Gás para Todos”. A informação foi confirmada pelo ministro da Casa Civil, Rui Costa, na manhã desta segunda, 1º, durante entrevista às rádios antes de iniciar o ato de autorização para o início das obras do programa Minha Casa, Minha Vida, em Feira de Santana.
“Toda a população que está no Cadúnico, que tem pelo menos duas pessoas da família cadastradas, ela vai ter acesso ao gás de cozinha”, disse Rui. O titular da Casa Civil ainda explicou o passo a passo para o cadastro das famílias no novo programa. A iniciativa vai beneficiar 15 milhões de lares até março do ano que vem, segundo afirmou o gestor. Inicialmente, a expectativa era de que esse número fosse de 17 milhões.
“As pessoas que estão cadastradas no CadÚnico vão ter uma espécie de um QRCode no celular ou cartão. Ela vai na revenda normal. A Caixa Econômica vai cadastrar todas as revendas de gás [de cozinha] do país”, contou o ministro. A novidade, por sua vez, acontecerá de forma progressiva, mas sim, em etapas graduais, que serão divididas em duas. “Vai ser progressivo, o primeiro mês será para cadastrar as revendas, no terceiro mês começa a cadastrar as pessoas e chegará a 15 milhões de pessoas em março de 2026”, afirmou Rui.
E complementou: “Quem tem revenda vai poder junto a Caixa Econômica se cadastrar e ela vai receber a lista por meio magnético das pessoas que têm direito a comprar”. O valor referente ao botijão de gás será debitado pelo cartão da Caixa Econômica de cada beneficiário.