MENU

Os irmãos Caetano Veloso e Maria Bethânia retornam a Salvador neste sábado, 8 de fevereiro, às 19h, na Arena Fonte Nova, para marcar o encerramento da turnê na cidade, cujo primeiro show aconteceu em novembro de 2024.
A nova data foi agendada após solicitações dos fãs, especialmente os de Santo Amaro. Os ingressos já estão à venda na plataforma Ticket Master, com preços a partir de R$125.
Entre as novidades deste último show na Arena Fonte Nova, destaca-se a opção de um camarote especial, com ingressos ao valor de R$1.460. Quem adquirir essa opção terá direito a acesso exclusivo à entrada, banheiros, segurança e limpeza, além de serviço all inclusive, recepção VIP e uma ambientação personalizada com sinalização própria. No buffet, os visitantes poderão desfrutar de champanhe, vinhos, cerveja, pães artesanais, queijos, acarajé, coxinha de moqueca e camarão na tapioca.
Leia mais »

Com um investimento total de R$ 1,34 bilhão, que engloba entregas, novos anúncios e assinaturas de atos, os governos federal e estadual entregaram, nesta sexta-feira (07), em Paramirim, novas obras para ampliar o acesso à água, melhorar o saneamento e fortalecer a infraestrutura no estado.
Entre elas, estão o Sistema Integrado de Abastecimento de Água (Siaa) do Zabumbão, o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) de Paramirim e a 1ª etapa da Adutora da Fé. A cerimônia contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do governador Jerônimo Rodrigues e dos ministros Rui Costa (Casa Civil), Waldez Góes (Integração e Desenvolvimento Regional), Jader Filho (Cidades) e Sidônio Palmeira (Comunicação Social).
Durante o evento, Lula afirmou que levar água para quem mais precisa é uma prioridade do governo: “Nenhuma família deveria sofrer com a falta de água. Esses investimentos mostram que estamos cuidando do povo e garantindo dignidade”.
Leia mais »

O estado da Bahia obteve 22 autorizações de funcionamento de rádios comunitárias nos últimos dois anos – o que representa um aumento de 175% no número de concessões feitas em 2019 e 2020 (dois primeiros anos da gestão anterior), quando foram emitidas oito outorgas.
Em 2023 e 2024 foram autorizadas emissoras em Alcobaça, Aporá, Barrocas, Casa Nova, Euclides da Cunha, Gentio do Ouro, Inhambupe, Irajuba, Itapicuru, Itaquara, Itiúba, João Dourado, Lagoa Real, Livramento de Nossa Senhora (2), Mucuri, Mutuípe, Nazaré, Sento Sé, Serra Preta, Serrinha e Teixeira de Freitas.
Os dados nacionais também são extremamente positivos. Em todo o país, o Ministério autorizou o funcionamento de 206 rádios comunitárias nos últimos dois anos. O número é 275% maior que as 55 emissoras autorizadas em 2019/2020.
Leia mais »

Desde o início do mandato do prefeito Fabrício Abrantes, em 02 de janeiro a empresa que foi contratada pelo prefeito, a Lig-Lixo, vem deixando de recolher as sacolas de lixo deixada pelos moradores no final da tarde, na Rua Amâncio Leite. Já fora feita várias reclamações e o problema continua.
Para o lixo não ficar emporcalhando a rua, vários residentes vem depositando os resíduos na esquina da rua Artur Revenster, acontece que os moradores da rua citada vem reclamando do mal cheiro de chorume que fica no local onde o lixo fica acondicionado, já que não tem nenhum container no local para depósito dos resíduos.

No último dia 20 de janeiro, as prefeituras do Brasil receberam o segundo decêndio mensal do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). O aumento foi de 17,99%. Esse valor já considera a retenção obrigatória para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O município de Brumado recebeu neste mês o montante de R$ 6.870,995,68 (seis milhões, oitocestos e setenta mil, novecestos e noventa e cinco reais e sessenta e oito centavos). Quando comparado com o valor do repassado no segundo decêndio de janeiro de 2024, o aumento foi de quase R$ 1 milhão. O acréscimo, em valores brutos, foi de cerca de R$ 893,488,73 no repasse comparado ao mesmo período de janeiro passado.
Leia mais »

O jornalista e apresentador do “Bom Dia São Paulo”, Rodrigo Bocardi, foi demitido da Globo. O anúncio foi feito pela emissora carioca na noite desta quinta-feira (30).
De acordo com o comunicado, a demissão ocorreu por descumprimento de normas éticas da emissora. Em seu lugar, assume interinamente a jornalista Sabina Simonato, a partir desta sexta-feira (31).
A paulistana já havia sido anunciada como ancora do “Bom dia Sábado”, ao lado de Marcelo Pereira, a partir de 1° fevereiro. A Globo não comentou sobre a razão oficial da demissão.

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) pretende elaborar um Projeto de Lei (PL) que visa impedir o uso de recursos públicos em shows de artistas que façam “apologia ao crime organizado”. A ideia é motivada pelo recente confronto entre o rapper Oruam e a vereadora de São Paulo, Amanda Vettorazzo (União Brasil).
O projeto, que será intitulado “Anti-Oruam”, ainda está sendo redigido pela equipe do parlamentar, mas ele já adiantou que será apresentado em breve na Câmara Federal. A proposta foi anunciada por Kataguiri em suas redes sociais, nesta segunda-feira (27).
“Chega de vagabundos e apologistas do crime organizado tirando dinheiro do pagador de imposto. Seu projeto de normalização está chegando ao fim, Oruam. Não tenho medo da sua turma!”, escreveu o deputado.
Leia mais »

Enquanto algumas cidades as praças públicas e ruas são tratadas com responsabilidade e carinho pela administração, por ser um equipamento público coletivo de grande relevância para a população, pelo menos é o que se espera de uma gestão.
Em Brumado, uma cidade com mais de 70 mil habitantes, vive na idade da pedra, onde animais convivem com a população disputando o mesmo espaço público sem que o gestor municipal tome nenhuma providência. Centenas de caninos habitam as ruas da cidade do município pondo em risco a saúde pública dos moradores, que clamam por uma solução urgente.

Dezenas de cavalos circulam pelas ruas e avenidas pondo em risco a vida dos condutores de veículos e emporcalhando as ruas mal cuidadas cheias de buracos. O caos foi instalado na gestão do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos que tinha abandonado o município e continua até hoje. Esperamos que a nova gestão de Fabrício venha tomar providência urgentemente, pois o povo já está cansado de tanto esperar.

Enquanto bolsonaristas comemoram e petistas tentam justificar a postura do governo Lula ao revogar as novas regras para o Pix, o deputado federal Luiz Carlos Hauly (Podemos-PR) fala em “impeachment” devido à decisão. De acordo com Hauly, revogar o decreto que aprimora o monitoramento do Pix pode ser entendido como “prevaricação” por parte de Lula, o que configuraria crime de responsabilidade do presidente da República. A informação é da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.
“O que está sendo feito é um aperfeiçoamento, utilizando a fiscalização eletrônica. Muito cuidado com essa medida, que pode ensejar o impeachment de seu mandato. Esse ato de covardia, se for praticado, será o pior ato de sua vida política”, afirma o parlamentar.
O Metrópoles aponta que nesta quarta-feira (151), após a repercussão negativa, com direito a um vídeo do deputado Nikolas Ferreira que superou 100 milhões de visualizações, o governo decidiu revogar as mudanças nas regras de monitoramento do Pix.
Conforme mostrou a coluna de Gadelha, ministros palacianos afirmam que a decisão foi tomada após o entendimento dentro do Palácio do Planalto de que seria difícil contra-atacar as críticas da oposição. Segundo um dos ministros envolvidos nos debates sobre a revogação da medida, ele explicou à coluna que a decisão foi “necessária para retirar o combustível da oposição”.
Havia, ainda, um receio, de acordo com ministros, de que a campanha estimulasse golpes contra a população, que estaria mais vulnerável devido à desinformação sobre as novas regras da Receita Federal, acrescenta o Metrópoles.

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Rubens Araújo (PP), promulgou o Orçamento Público de 2025, nesta sexta-feira (03), conforme publicado no Diário Oficial do Legislativo. A medida foi necessária após o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (Sem Partido)encerrar o mandato sem sancionar ou vetar a Lei Orçamentária Anual (LOA), desrespeitando o prazo legal.
O orçamento aprovado estima uma receita total de R$ 400,5 milhões, sendo R$ 256 milhões destinados ao Orçamento Fiscal e R$ 144,5 milhões ao Orçamento da Seguridade Social. O ato assegura a continuidade dos serviços públicos, que estavam ameaçados devido à omissão do ex-gestor.
O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Econômico, Weliton Lopes, classificou a atitude do ex-prefeito como “maldosa” e apontou que ela pode configurar improbidade administrativa.
A promulgação pela Câmara foi essencial para evitar prejuízos à população e garantir a execução das políticas públicas no município.