MENU
Foto: Pablo Valadares / Câmara dos Deputados
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) voltou a defender, nesta quarta-feira (14), que autoridades americanas ampliem sanções contra lideranças políticas brasileiras, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Segundo ele, ambos “já estão no radar” dos Estados Unidos.
Em entrevista à BBC News Brasil, o parlamentar afirmou que Motta poderia evitar punições caso paute o processo de anistia, enquanto, no caso de Alcolumbre, citou a tramitação de um pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que já conta, segundo ele, com 41 assinaturas no Senado.
“Se no futuro nada for feito, talvez aí a gente tenha também o Alcolumbre e o Hugo Motta figurando nessa posição (de sofrer sanções). O que eu sei é o seguinte: eles já estão no radar, e as autoridades americanas têm uma clara visão do que está acontecendo no Brasil e sabem que, por exemplo, o processo de anistia depende de ser iniciado pela mesa do presidente Hugo Motta”, disse Eduardo.
Eduardo também reiterou que defende sanções contra familiares de Moraes, citando a esposa do ministro como seu “braço financeiro” e sugerindo que ela seja alvo da Lei Magnitsky, legislação americana que permite punir estrangeiros acusados de violações de direitos humanos.
Foto: Reprodução / Seap
Uma mulher foi presa ao tentar entrar com drogas, nas partes íntimas, no Conjunto Penal de Juazeiro, no Sertão do São Francisco. O caso ocorreu na manhã desta quarta-feira (13) e foi descoberto durante inspeção com o Bodyscan, equipamento de scanner corporal utilizado para reforçar a segurança nos presídios baianos.
Segundo a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), a mulher, que não teve o nome informado, tentava entrar na unidade com cerca de 140 gramas de maconha. No entanto, o aparelho identificou um invólucro estranho ao corpo e, ao ser questionada, a mulher confessou que levava a droga, que seria entregue a um interno.
Após a apreensão, a acusada foi levada por policiais penais à sala de segurança para os procedimentos iniciais e, em seguida, encaminhada ao Departamento de Polícia, onde foi autuada em flagrante.
Foto: Vinicius Loures / Câmara dos Deputados
Presa na Itália desde 29 de julho, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) desmaiou e bateu a cabeça nesta quarta-feira (14) antes do início de uma audiência no Tribunal de Apelação de Roma. A informação foi confirmada por seu advogado, Fábio Pagnozzi, nesta quinta-feira (14).
De acordo com o Globo, a defesa de Zambelli afirmou que a parlamentar vem realizando greve de fome e apresenta um quadro de saúde debilitado, com diagnóstico de fibromialgia — que provoca dores generalizadas — e depressão. Ao chegar ao tribunal, disse sentir-se mal e precisou de atendimento médico.
A sessão, conduzida pelo juiz Algo Morgigni, foi suspensa e remarcada para 27 de agosto, informou a Embaixada do Brasil na Itália. A defesa pretende apresentar laudos médicos para pedir a conversão da prisão preventiva em domiciliar.
Zambelli foi detida a pedido do governo brasileiro, que solicita sua extradição. Condenada no Brasil a dez anos de prisão por financiar uma tentativa de invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em 2022, ela declarou, na primeira audiência em 1º de agosto, ser vítima de perseguição política e manifestou interesse em ser julgada novamente na Itália, onde possui dupla cidadania.
A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, defendeu a criação de um “mutirão” de mobilização nacional para promover a preservação ambiental e combater a devastação e as mudanças climáticas. A proposta foi apresentada durante um evento nesta quinta-feira (14) e prevê a articulação de diferentes setores da sociedade em torno de um mesmo objetivo: frear a degradação dos ecossistemas e estimular práticas sustentáveis.
Segundo Marina, esse movimento precisa reunir representantes de diversas culturas e posições políticas, incluindo lideranças religiosas, que, na visão da ministra, podem contribuir para sensibilizar comunidades sobre a importância da proteção ambiental. Ela ressaltou que a fé e a ciência não devem ser vistas como áreas opostas, mas como campos “suplementares” e capazes de diálogo.
Leia mais »
O Governo Federal confirmou, nesta terça-feira (12), o acordo com a VLI Logística [antiga Vale] para a renovação antecipada da concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). O novo contrato permite à empresa a administração da malha por mais 30 anos, o que incluirá a manutenção da operação no trecho que liga Corinto (MG) a Campo Formoso, no Piemonte Norte do Itapicuru.
O abandono do trecho em solo baiano passou a ser alvo de especulações, o que motivou reações do setor industrial do estado, que temia consequências negativas. O acordo encerra negociações iniciadas em 2015 em um contrato que venceria em agosto de 2026. Informações obtidas pelo Bahia Notícias apontam que o investimento oficial é de R$ 4 bilhões de reais.
O BN conversou com o secretário especial do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI), o baiano Marcus Cavalcanti, que já atuou como ex-titular da Secretaria Estadual de Infraestrutura da Bahia. O engenheiro destacou que a renovação é fruto de uma negociação que teve início em setembro do ano passado.
Em entrevista, o secretário confirmou que o Ministério dos Transportes enviou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) o ofício com o aceite da proposta. Após aprovação técnica da agência, o plano seguirá para análise do Ministério e, posteriormente, do Tribunal de Contas da União (TCU), em até 120 dias.
Leia mais »
A cidade de Seabra está de luto oficial após a morte do ex-prefeito José Luiz Maciel Rocha, conhecido como Rochinha, aos 57 anos. O falecimento ocorreu na madrugada desta quarta-feira (13) e causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da região. Em reconhecimento à sua trajetória, o município decretou luto oficial por três dias e cancelou atividade programada.
O ex-prefeito Rochinha marcou a história política de Seabra ao governar a cidade por dois mandatos consecutivos, de 2008 a 2016, deixando sua contribuição para o desenvolvimento local. Ele era irmão do atual presidente da Câmara de Vereadores, Marquinhos Rocha (PSD).
Um ônibus da empresa Novo Horizonte foi totalmente destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira (13) na BR-030, no trecho que liga Guanambi a Caetité, no sudoeste da Bahia. O incidente causou grande apreensão entre motoristas que passavam pela rodovia, mas não há registro de feridos.
Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e agiram rapidamente para controlar as chamas. O fogo consumiu completamente a estrutura do veículo, e as imagens registradas por testemunhas impressionam pela intensidade das chamas.
A Escola Municipal Arnaldo de Santana, em Ipupiara na Chapada Diamantina, está no centro de uma polêmica após a denúncia de uma mãe, que relatou em redes sociais que seu filho foi agredido dentro da unidade. A mãe compartilhou uma foto que mostrava marcas no braço da criança, gerando grande repercussão.
Em nota, a Secretaria Municipal de Educação informou que está ciente do caso e apurando os fatos. O órgão reforçou que preza pelo bem-estar e pela integridade de todos os alunos e que “todas as medidas necessárias” serão tomadas para esclarecer a situação.
Moradores da cidade expressaram preocupação com questão e solicitaram que a investigação seja conduzida de forma rápida e responsável.

Até esta segunda-feira (11), um total de 151.614 aposentados e pensionistas da Bahia que foram vítimas de descontos indevidos em benefícios do INSS já receberam o ressarcimento por parte do Governo Federal. No estado, o valor repassado pelo Governo Federal supera R$ 93 milhões. Em todo o país, mais de R$ 1 bilhão já foram liberados a mais de 1,6 milhão de aposentados e pensionistas.
Os valores são pagos de forma integral, com correção pela inflação (IPCA), diretamente na conta onde o segurado recebe o benefício. No cenário nacional, a Bahia é o terceiro estado com maior valor de descontos ressarcidos.
Os aposentados e pensionistas que receberam a reparação correspondem a 66,80% do total de 226,9 mil pessoas vítimas de descontos indevidos que estão aptas a receber os valores de volta no estado. O total estimado para ressarcir todos os prejudicados é de R$ 136,1 milhões.
“O governo que investigou a fraude ao INSS está devolvendo devidamente o dinheiro que foi roubado dos aposentados e pensionistas e não vai deixar ninguém no prejuízo”, ressaltou o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz.
Vitor Silva
Irmã Dulce, nascida Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, em Salvador, no dia 26 de maio de 1914, ficou conhecida como o “Anjo Bom da Bahia”. Desde a infância, demonstrava um forte desejo de seguir a vida religiosa e, já na adolescência, começou a cuidar de pobres, doentes e pessoas em situação de rua.
Mesmo tendo sido recusada em um convento por ser muito jovem, ela persistiu em sua vocação e, em 1933, ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus. Um ano depois, fez seus votos e passou a ser chamada de Irmã Dulce, em homenagem à sua mãe.
Obra que salva vidas
Ao longo de mais de 50 anos de missão, Irmã Dulce fundou e desenvolveu importantes projetos sociais. Em 1936, criou a União Operária São Francisco e, logo depois, o Colégio Santo Antônio, voltado para filhos de operários.
Seu maior legado foi o albergue para doentes instalado nos fundos do convento de Santo Antônio, que, com o tempo, se transformou no Hospital Santo Antônio – hoje parte das Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), um dos maiores complexos filantrópicos do Brasil. A instituição atende gratuitamente milhares de pessoas diariamente e é referência nacional em saúde e inclusão social.
Leia mais »