MENU
A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) divulgou quatro editais para um novo processo seletivo simplificado, que oferece 180 vagas em Regime Especial de Direito Administrativo (REDA). Os salários chegam a R$ 3.373,21, além de benefícios como auxílio-refeição e transporte.
As vagas são para níveis médio, técnico e superior, com 50 contratações imediatas e 130 para cadastro de reserva. Os contratos terão duração inicial de até 36 meses, podendo ser prorrogados uma única vez, pelo mesmo período.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pela internet, entre os dias 6 e 12 de agosto de 2025. A seleção será feita por análise curricular, que considerará experiência profissional, cursos, formação e conhecimentos em informática. A entrega dos documentos vai de 15 a 22 de setembro.
Leia mais »
Vitor Silva
Na tarde desta terça-feira (29) a música brasileira sofreu uma grande perda. Um trágico acidente ocorrido na BR-324, próximo ao município de Amélia Rodrigues, na Bahia, resultou no falecimento de Dayana Nataly Bezerra Lima, mais conhecida como Day. Ela era responsável pelo departamento de marketing digital do cantor Pablo e, além de ser uma profissional altamente dedicada, era uma amiga leal e essencial para a equipe do artista.
Day, que atuava com paixão e comprometimento, acompanhava Pablo em sua jornada musical, sendo parte fundamental nos bastidores e também uma presença constante nos momentos de estrada.
Em uma nota oficial, a equipe de Pablo expressou seu profundo pesar, destacando que, além da perda profissional, a morte de Day representa a perda de uma amiga querida, que sempre esteve ao lado de todos, contribuindo para o crescimento e sucesso do artista.
“Estamos com o coração dilacerado e nos solidarizamos com todos os familiares, amigos e colegas de trabalho. Pedimos compreensão neste momento de dor e estamos em oração”, disse a equipe em comunicado. A perda irreparável de Dayana também comoveu os fãs de Pablo, que manifestaram apoio nas redes sociais e prestaram homenagens à profissional e amiga, que foi tão importante para a trajetória do cantor.
Rodrigo Fernandes
A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) foi presa nesta terça-feira (29) na cidade de Roma, na Itália. A parlamentar, que estava foragida desde junho, foi localizada em um apartamento após o deputado italiano Angelo Bonelli informar às autoridades o endereço onde ela estaria hospedada.
“Carla Zambelli está em um apartamento em Roma. Forneci o endereço à polícia. Neste momento, a polícia está identificando Zambelli”, escreveu Bonelli nas redes sociais. A prisão foi confirmada pelo Ministério da Justiça italiano. Zambelli teve a prisão preventiva decretada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), por envolvimento na invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Condenada a dez anos de prisão e à perda do mandato, ela deixou o Brasil e passou a figurar na lista de procurados internacionais da Interpol, com alerta válido em quase 200 países. A captura, no entanto, não encerra o caso. O Brasil já solicitou a extradição da deputada, e agora cabe ao governo italiano decidir se irá atender ao pedido. A expectativa é de um posicionamento oficial nos próximos dias.
Leia mais »
O Ministério dos Transportes estuda um projeto que pode reduzir em até 80% o custo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para as categorias A e B, referentes a motocicletas e carros de passeio. Atualmente, o valor médio para obtenção do documento gira em torno de R$ 3,2 mil.
A proposta em elaboração prevê o fim da obrigatoriedade das aulas em autoescolas, que hoje exigem no mínimo 20 horas de prática. Segundo o ministro Renan Filho, as autoescolas continuarão podendo oferecer os cursos, mas sua contratação passaria a ser facultativa.
A medida, de acordo com o ministério, tem como principal objetivo ampliar o acesso à CNH e facilitar a entrada no mercado de trabalho, especialmente para quem busca o primeiro emprego. O projeto, no entanto, não altera a exigência das provas teórica e prática realizadas pelos Detrans estaduais, que continuarão sendo etapas obrigatórias no processo de habilitação.
Justiça mantém suspensão de linha São Paulo–Brumado operada pela Novo Horizonte A Justiça Federal negou recurso da Viação Novo Horizonte e manteve suspensa a linha São Paulo/SP – Brumado/BA, operada por 15 anos sem autorização legal. A decisão, proferida na terça-feira (25) pela desembargadora Daniele Maranhão, do TRF1, destacou o caráter clandestino do serviço e citou 116 multas aplicadas à empresa.
Segundo o Ministério Público Federal (MPF), a empresa violou normas da ANTT ao realizar transporte interestadual irregular, com embarques e desembarques não autorizados. A ANTT confirmou que a linha não possui cadastro ativo, reforçando a ilegalidade da operação. A empresa alegou prestar serviço regular, mas não apresentou documentação que comprovasse autorização legal.
Para a relatora, a ausência de permissão compromete a segurança dos passageiros e impede a devida fiscalização. A decisão considera legítima a atuação da ANTT e reforça o dever do poder público de coibir atividades fora das normas legais. Ainda cabe recurso da empresa em instâncias superiores.
Diante da iminente entrada em vigor do tarifaço anunciado por Donald Trump, que impõe alíquota de 50% sobre produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, parlamentares da comitiva brasileira em missão nos Estados Unidos passaram a defender uma intervenção direta do presidente Lula. Para eles, uma ligação ao presidente norte-americano pode ser decisiva para reabrir o diálogo e tentar evitar perdas ao agronegócio e à indústria nacional.
A senadora Tereza Cristina (PP-MS) afirmou nas redes sociais que Lula deveria buscar contato direto com Trump. “O Brasil não pode ser refém do populismo e da vaidade de quem governa”, disse a parlamentar, que integra o grupo de senadores em Washington. A mesma linha foi seguida pelo senador Esperidião Amin (Progressistas-SC), que avaliou que uma iniciativa de Lula não traria prejuízo político. “Até uma reação hostil ou de indiferença de Trump à iniciativa de Lula será benéfica para ele. O Lula não tem nada a perder. Só a ganhar”, defendeu.
Trump justificou a nova política tarifária como retaliação ao que considera perseguição judicial ao ex-presidente Jair Bolsonaro, investigado no Supremo Tribunal Federal por tentativa de golpe em 2022. O republicano chamou o processo de “caça às bruxas” e foi criticado por parlamentares democratas por tentar interferir na Justiça brasileira.
Em resposta ao anúncio, o presidente Lula declarou que o Brasil “não aceitará ser tutelado por ninguém” e sinalizou que o governo estuda medidas com base na Lei da Reciprocidade Econômica. Nos bastidores, no entanto, cresce a pressão para que o Palácio do Planalto reaja com articulação diplomática mais direta, diante do risco de prejuízos bilionários ao setor exportador.
Mercadorias entre smartphone, tablet, smartwatch e outros serão leiloados na próxima quinta-feira (31) pela Receita Federal, em Salvador. O leilão será realizado de forma eletrônica e o período de recebimento das propostas vai até às 18h desta quarta-feira (30). Clique aqui e confira os produtos.
Os produtos, que incluem ainda acessório e peça para celular, caminhão, moto, skate elétrico, entre outros itens, foram apreendidos ou abandonadas. De acordo com a Receita, pessoas físicas e jurídicas, a depender dos produtos, poderão dar um lance.
O órgão ressalta que também há lotes exclusivos para pessoas jurídicas contêm diversos produtos. Mercadorias do tipo “celular/acessório” não poderão ser comercializadas, ainda que arrematadas por pessoa jurídica. Conforme a Receita, o não pagamento do lote arrematado implicará multa de 20% sobre o valor de avaliação do lote.
Um homem, que não teve o nome identificado, foi preso por não pagar pensão alimentícia. O caso aconteceu na BA-026, próximo ao município de Tanhaçu.
A prisão aconteceu durante uma abordagem realizada por policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária (CIPRv), que constataram que o homem tinha um mandado de prisão em aberto.
Segundo a corporação, o motorista apresentou nervosismo ao ser parado, o que levou os agentes a consultarem os dados e identificarem o mandado de prisão pelo não pagamento de pensão alimentícia.
O suspeito foi conduzido à Delegacia Territorial de Tanhaçu, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis.
André Souza
O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) criticou nesta sexta-feira (25) a postura da primeira-dama Janja da Silva durante o velório da cantora Preta Gil, realizado no Rio de Janeiro. Em uma publicação nas redes sociais, o parlamentar compartilhou uma foto em que Janja aparece sorrindo em frente ao caixão da artista.
“Pô, não tô querendo pegar no pé… mas quem chega na frente de um caixão e dá um sorriso desses?”, escreveu Nikolas no X (antigo Twitter), ao comentar o registro feito durante a cerimônia.
Preta Gil morreu no último domingo (20), aos 50 anos, em decorrência de um câncer colorretal. O velório, realizado nesta manhã Theatro Municipal do Rio de Janeiro, foi aberto ao público e contou com a presença de artistas, familiares, fãs e figuras públicas, incluindo Janja, que representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na cerimônia.
A imagem repercutida por Nikolas circulou nas redes sociais e mostra a primeira-dama ao lado de outras pessoas, com uma expressão sorridente. O gesto foi alvo de críticas por parte de alguns internautas nas redes sociais.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) desembarcou em Miami, nos Estados Unidos, na noite do último sábado (26). Acompanhado de seu filho caçula, o parlamentar concedeu uma entrevista à colunista Thais Bilenky, do UOL, onde fez uma declaração contundente: não pretende retornar ao Brasil com receio de ser preso.
Apesar de ter encerrado recentemente sua licença para atuar nos EUA, Eduardo Bolsonaro justificou sua presença em Miami pela participação em um evento com brasileiros, sem fornecer detalhes adicionais.
Questionado sobre suas aspirações políticas e atuação fora do país, o deputado expressou um desejo controverso: seu “sonho” é “botar o ministro Alexandre de Moraes na cadeia”, referindo-se a um dos mais proeminentes membros do Supremo Tribunal Federal (STF).