MENU
A Legião da Boa Vontade (LBV) estará nos dias 25, 26 e 27 de julho em Juazeiro, Sobradinho, Uauá e também outros municípios da região do Vale do São Francisco que atualmente sofrem com a seca. Nos locais, a LBV pretende entregar mais de 1,3 mil cestas de alimentos para famílias que residem na zona rural. A iniciativa faz parte da campanha “Diga Sim!”, que arrecada toneladas de alimentos não perecíveis para ajudar famílias em situações de vunerabilidade social. Para saber como está ocorrendo a entrega das doações, basta acessar as redes sociais do órgão,como Facebook, Youtube e o Instagram da LBV Brasil. Serão beneficiadas as seguintes comunidades:
Leia mais »
Em reunião nesta segunda-feira (23), em Brasília, o Ministério do Trabalho e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) anunciaram a assinatura de um acordo de cooperação técnica para a emissão de Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS). O projeto piloto deverá ser implantado nos próximos 30 dias no estado de São Paulo. De acordo com o secretário-executivo substituto do Ministério do Trabalho, Admilson Moreira, a iniciativa tem como objetivo descentralizar a emissão de carteira de trabalho manual e informatizada do Ministério e levar o serviço para mais perto da população. “O propósito da parceria é oferecer um serviço mais ágil e acessível ao trabalhador”, destacou. Entre janeiro e maio de 2018 foram emitidas mais de 2,3 milhões de carteiras de trabalho em todo país, das quais 580 mil no estado de São Paulo. O serviço de emissão de carteiras está disponível nas unidades do Ministério do Trabalho e em unidades descentralizadas em todo o país, por meio de parcerias com estados e municípios. A rede conta com mais de 2,1 mil postos de atendimento.
Um elemento morreu e outros três foram presos nesta segunda-feira (23) em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), os quatro estão envolvidos no latrocínio [roubo seguido de morte] do diretor de uma escola do município, ocorrido em março passado. O professor Zemário Luiz Caires foi atingido por tiros e teve a motocicleta levada. O veículo foi recuperado depois por policiais. Na ação desta segunda, policiais civis e militares foram até uma casa usada pelos criminosos. Em uma troca de tiros, um homem, identificado como Pirulito, reagiu à abordagem e foi morto. Ainda segundo a SSP-BA, os comparsas identificados como Ítalo Silva Nascimento, Pedro Vitoriano e Jovani Silva Santos tentaram escapar, mas acabaram capturados. Além da morte do professor, a Polícia informou que o quarteto assassinou também Dionei de Oliveira Santos, em junho, e Cristiano Pereira Santos, no mês seguinte. O trabalho de captura foi feito por equipes da 20ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin/Brumado), da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Sudoeste e da Delegacia Territorial de Barra da Estiva. Também foram apreendidas munições dos calibres 40 e 45.
A represa de uma hidrelétrica em construção no sul de Laos se rompeu e inundou vilarejos da região. De acordo com informações divulgadas nesta terça-feira (24) pelas autoridades do país asiático, ainda não se sabe o número de mortes. Centenas de pessoas estão desaparecidas. A represa Xepian-Xe Nam Noy se rompeu na noite de segunda. Sua capacidade era de 5 bilhões de metros cúbicos de água. Segundo o G1, seis aldeias na região foram atingidas, e 6,6 mil pessoas tiveram que deixar as casas. Ainda não há informações sobre o que causou o colapso da represa.
Um policial militar reformado e um ex-bombeiro milicianos foram presos na manhã desta terça-feira (24), acusados de participação na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em 14 de março. Eles também são acusados da morte de duas pessoas em fevereiro de 2017, em Guapimirim, na Baixada Fluminense. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o policial reformado Alan de Morais Nogueira, conhecido como Cachorro Louco, e o ex-bombeiro Luiz Cláudio Ferreira Barbosa serão ouvidos pelos dois casos. O crime de 2017 teria sido cometido a mando do líder miliciano e ex-PM Orlando Oliveira de Araujo, o Orlando Curicica, como um acerto de contas. De acordo com o delegado responsável, Willians Batista, a testemunha que forneceu detalhes sobre o crime de Guapimirim é a mesma que tem ajudado na investigação do assassinato de Marielle. “Não posso dizer se estavam no [dos assassinos da vereadora] porque não tive acesso ao depoimento de testemunhas no caso Marielle”, afirmou.
Uma operação da Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União foi deflagrada nesta terça-feira (24) para combater desvio de recursos públicos destinados à área da infraestrutura em Maiquinique, no sudoeste, nos anos de 2012 a 2017. São cumpridos 20 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de intimação nos municípios Maiquinique, Macarani, Itapetinga, Itamaraju, Teixeira de Freitas, Jequié, Mirante e Vitória da Conquista. Cerca de 60 Policiais Federais e 9 auditores da Controladoria Geral da União participam da ação intitulada Ciranda de Pedra. Aperação decorre de uma investigação iniciada em 2017, sobre obras inacabadas na pavimentação com bloquete sextavado que deveriam ter sido executadas nas ruas do município de Maiquinique, oriundo de seis licitações no quadriênio 2013-2016, em convênio com o Ministério das Cidades.
A prefeitura de Salvador vai realizar sete novos concursos públicos para disponibilizar 286 vagas nas áreas de Gestão, Administrativa, Infraestrutura, Educação, Segurança, Saúde e Trânsito. Informações como datas e prazos devem ser divulgadas até a próxima semana pelo prefeito ACM Neto. A remuneração vai de R$ 1,3 mil, para técnico em Segurança do Trabalho, até R$ 6,6 mil, para técnico em Políticas Públicas. Entre as 286 vagas disponíveis, 150 são para a área de educação e outras 40 são para a saúde. Guarda Civil Municipal contratará mais 30 integrantes, mesmo número de vagas disponibilizadas para agentes de trânsito (30). As demais oportunidades são para o setor administrativo (25) e gestão (11).

Instituição vai oferecer 5% de vagas adicionais para o público, além das que já são ofertadas normalmente; decisão valerá para os processos de graduação e de pós-graduação. Foto: Divulgação
A Universidade Estadual da Bahia (Uneb) mudará o sistema de cotas para o ano de 2019 e irá integrar no sistema transexuais, travestis, transgêneros, quilombolas, ciganos e portadores de deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades. De acordo com as informações divulgadas pela instituição nesta segunda-feira (23), a decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consu) e valerá em todos os processos de graduação e de pós-graduação da universidade. Serão oferecidos 5% de vagas adicionais para cada um dos grupos, além das que já são ofertadas para os demais. Dessa forma, as novas cotas não devem alterar o percentual ofertado aos não cotistas. Atualmente, a instituição oferece 40% das oportunidades para negros e 5% para indígenas, além das vagas de ampla concorrência, para quem não integra o sistema de cotas, que, segundo a instituição, corresponde a 60%. Ainda conforme a Uneb, para concorrer às cotas, assim como nos demais grupos, os candidatos do novo sistema devem ter cursado todo o segundo ciclo do ensino fundamental e o ensino médio exclusivamente em escola pública, além de terem renda familiar mensal de até quatro salários mínimos.
Festa dos pais na AABB de Brumado com a Banda Vira e Mexe, a pedido do povo Brumadense! Será no Sábado dia 04 de Agosto. Primeiro lote R$ 30 reais em Tiazinha Distribuidora e na AABB Brumado. Reserva de mesas pelos fones: 34415013/999724339. Mesa pra não sócio R$ 120 reais pra 4 pessoas. Pra sócio apenas R$ 80 reais (sem ingressos). Corra e garante logo a sua.
Um homem foi preso no município de Nova Viçosa, localizado a cerca de 990 km de Salvador, suspeito de abusar sexualmente da filha e do enteado. De acordo com a Polícia Civil, Alexsandro de Souza Rossoni teve a prisão preventiva cumprida na tarde de domingo (22), no distrito de Posto da Mata, mas os crimes ocorreram na cidade de Aracruz, no Espírito Santo. Ainda segundo a polícia, a filha dele, atualmente com 11 anos, relatou ter sido abusada por um longo tempo e que a prática criminosa acontecia na casa da avó paterna, Idarcy Gil de Souza Carvalho, onde o pai, que era separado da mãe da vítima, morava. Na época, a vítima chegou a falar com a avó sobre os abusos, mas teria sido orientada por Idarcy, que também foi presa, a não contar para ninguém. Após a garota denunciar o crime à polícia, o enteado de Alexsandro, irmão da menina, resolveu falar sobre o ocorrido. O jovem, hoje com 19 anos, foi abusado dos seis aos dez anos. O suspeito será transferido para o Espírito Santo, onde responderá por estupro de vulnerável.