MENU
O Diário Oficial da União desta segunda-feira (30) traz a publicação do Decreto 9.357, que prorroga por mais quatro anos o programa Luz para Todos. O programa foi lançado em 2003 e iria vigorar até 2018. Com o decreto, agora foi estendido até 2022. Com o objetivo de propiciar o atendimento em energia elétrica à parcela da população do meio rural que não possua acesso a esse serviço, o Luz para Todos atendeu 500 mil pessoas nos últimos dois anos, em 15 Estados, segundo informações do Palácio do Planalto. Segundo o decreto, terão prioridade no atendimento do programa as famílias de baixa renda, residentes na área rural que ainda não tenham acesso ao serviço público de energia elétrica, inscritas no Cadastro Único de Programas Sociais do governo federal; famílias beneficiárias de programas de governo que tenham por objeto o desenvolvimento social e econômico; assentamentos rurais, comunidades indígenas, quilombolas e outras comunidades localizadas em reservas extrativistas ou impactadas diretamente por empreendimentos de geração ou de transmissão de energia elétrica, cuja responsabilidade não seja do próprio concessionário; e escolas, postos de saúde e poços de água comunitários.
Uma fazenda de gado de corte pertencente ao ex-ministro Geddel Vieira Lima no município de Maiquinique, no Médio Sudoeste baiano, foi ocupada por integrantes do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra. Conforme a Polícia Militar, cerca de 40 pessoas entraram na propriedade Acaraí, entre a noite de sábado (28) e madrugada deste domingo (29). Os ocupantes reivindicam a desapropriação da área para efeitos de reforma agrária. Ainda segundo a Polícia, não há registro de depredação de patrimônio. A fazenda, especializada na criação de gado Nelore, fica a oito quilômetros da sede do município. Homens do 5° Pelotão da 8ª CIPM [Companhia Independente de Polícia Militar] monitoram a área. O ex-ministro Geddel Vieira Lima segue preso no Presídio da Papuda em Brasília. Ele foi detido em setembro do ano passado, durante a Operação Tesouro perdido, no caso do bunker em que foi descoberto cerca de R$ 51 milhões em um apartamento de um amigo do político baiano.
Após cerca de 30 minutos de atraso, Ivete Sangalo deu início ao show no circuito Ondina-Barra, neste domingo (29). A cantora abriu o repertório com “No Groove”, parceria com Márcio Victor, que está no trio. Pouco antes de Ivete começar a apresentação, o público vaiou o atraso diante do amontoado de pessoas que estavam na concentração, em frente ao Clube Espanhol. A situação provocou empurra-empurra e pessoas foram furtadas, dentre elas o repórter e o fotógrafo do Bahia Notícias. O trio, que segue até o Farol da Barra, marca o retorno da cantora aos palcos e também uma comemoração aos 469 anos de Salvador, completos há um mês.
Membros do Partido dos Trabalhadores podem não ter muito que comemorar neste próximo Dia do Trabalho. Nesta segunda-feira (30), a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) mais uma denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a presidente nacional da legenda, senadora Gleise Hoffmann, o marido dela, o ex-ministro Paulo Bernardo, e o também ex-ministro Antonio Palocci. Além deles, o chefe de gabinete de Gleisi, Leones Dall Adnol, e Marcelo Odebrecht foram denunciados. Segundo informações do blog Radar, da Veja, eles são acusados de corrupção passiva e lavagem dinheiro, com base na delação da Odebrecht. De acordo com a publicação, a PGR argumenta que a construção confirmou o pagamento de R$ 40 milhões com o PT em troca de vantagens durante o período em que partido estivesse no Palácio do Planalto.
O Paris Saint-Germain (PSG) publicou neste domingo (29) um comunicado em seu site oficial para informar sobre a lesão de Neymar. O clube reproduziu as informações dos médicos Eric Rolland e Rodrigo Lasmar, que acompanham a evolução do jogador no Brasil. Segundo a nota, Neymar retirou a proteção na perna direita e tudo transcorre conforme o planejado. “Este balanço confirmou uma evolução bastante satisfatória das lesões no tornozelo e no pé direito do jogador, autorizando o final de toda a imobilização. O restante da programação de recuperação acontecerá nos próximos dias no Brasil e no Centro de Treinamento Ooredoo (em Paris)”, informou o clube francês. Em entrevista recente, Neymar disse que deve voltar aos treinos no Paris Saint-Germain por volta do dia 17 de maio. Caso essa previsão se confirme, a liberação dele ocorreria exatamente um mês antes da estreia da seleção brasileira na Copa do Mundo, contra a Suíça, em Rostov. O retorno de Neymar seria a tempo de participar da última rodada do Campeonato Francês. O craque se recupera no Brasil de uma cirurgia no quinto metatarso do pé direito. A lesão aconteceu no fim de fevereiro, durante jogo contra o Olympique de Marselha. A operação foi feita em 3 de março, em Belo Horizonte, e desde então o jogador se recupera com o auxílio do seu estafe particular em Mangaratiba (RJ), onde tem casa.
O período estabelecido para a entrega do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPR) chega ao fim às 23h59 desta segunda-feira (30). Pessoas que receberam acima de R$ 28.559,70 no ano de 2017 são obrigadas a declarar. No caso da atividade rural, a obrigatoriedade é imposta àqueles que tiveram receita bruta acima de R$ 142.798,50. Quem fizer o procedimento depois do prazo, iniciado em 1º de março, terá que pagar multa de 1% por mês de atraso. A taxa pode ser de R$ 164, 74 até 20% sobre o imposto devido.
As 75 toneladas de sementes de feijão e milho, compradas pela Prefeitura de Feira de Santana para serem distribuídas entre os pequenos agricultores, beneficiarão 15.158 famílias. O produto já está nas associações comunitárias e deverá ser entregue até a próxima semana. Neste ano foram compradas 60 toneladas de sementes feijão e 25 toneladas de sementes de milho. O distrito de Maria Quitéria, com 3.532 famílias, será o maior beneficiado (leia lista completa no final do texto). As chuvas que caíram na região nas últimas semanas animam os plantadores, em termos de resultados nas colheitas. Todos os beneficiados foram previamente cadastrados pelas associações comunitárias. O período agrícola é iniciado em abril e se estende até meados de julho. E as expectativas são as melhores. Inclusive de que a safra deste ano seja melhor do que a do ano passado. Neste ano, cada uma das famílias receberão quatro litros de feijão e dois de milho, quantidade suficiente para plantar os terrenos das suas propriedades – média de uma tarefa.
Da mesma família dos feijões, o amendoim é fonte de fibras e um verdadeiro aliado da boa forma. Rico em gorduras boas como o ômega-3, essa leguminosa ajuda a diminuir a inflamação no corpo, a proteger o coração contra doenças cardíacas e auxilia no funcionamento regular do intestino. De acordo com a nutricionista Cyntia Maureen, esse alimento popular é composto por vitaminas e minerais, incluindo vitamina E e vitaminas do complexo B, e pode ser consumido de diversas formas. Para auxiliar quem deseja se alimentar de forma mais saudável, a especialista detalha os principais benefícios do amendoim. Confira:
Por Lhays Feliciano
O último dia de Expedição Nissan foi muito além de um longo test drive para conhecer os atributos de uma picape que percorreu centenas de quilômetros, em trechos com terrenos de difícil acesso, onde só se consegue chegar com a força da tração 4×4. A Expedição Nissan foi uma grande experiência que contribuiu para entender um pouco da história do nosso país e como viviam os habitantes antes da colonização. A Chapada Diamantina não foi o local escolhido para a etapa Bahia da expedição de forma aleatória. A arte rupestre no local é reconhecida como memorial de mitos, rituais, assinaturas pessoais, marcas étnicas ou simples representações de atividades lúdicas. O tipo de desenho, as técnicas de aplicação e a composição do pigmento apontam para a passagem de diferentes grupos humanos que viveram na região da Chapada Diamantina em períodos distintos.
Já está sob custódia da Polícia Civil da Bahia o assaltante de bancos, carros-fortes e sequestrador Júlio Carlos Pereira Rocha. O criminoso foi capturado ontem em São Paulo numa operação conjunta das policiais civis da Bahia, Minas Gerais e São Paulo. No momento da prisão, Júlio Carlos resistiu e foi ferido na perna. Socorrido, foi encaminhado ao DEIC e na tarde de hoje foi apresentado no Disep por Policiais Civis do Draco e da Delegacia de Homicídios de Vitória da Conquista. A operação que culminou com a prisão de Júlio Carlos é um esforço conjunto das Polícias Civis dos três estados e contou com um grande aparato de apoio em logística e inteligência, em integração das três forças policiais estaduais. Júlio Carlos também é suspeito de ter participado da morte do Delegado Marco Torres, no último dia 12, sendo investigado pela Força Tarefa criada pela Secretaria de Segurança Pública da Bahia. O criminoso tem dois irmãos presos em Itabuna por sequestros de bancários. O local de custódia de Júlio Carlos não será divulgado pela Polícia Civil por questões de segurança. Durante a operação, ontem em São Paulo, o criminoso Thales Deivisson Souza Lelis, reagiu à prisão e acabou morto durante o confronto.