MENU
O governo federal liberou R$ 1 bilhão com o objetivo de o financiamento das ações e serviços públicos de saúde para todos os municípios brasileiros e o Distrito Federal. A portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28). De acordo com nota do Ministério da Saúde, “a medida é uma resposta às dificuldades financeiras emergenciais que as cidades estão tendo para garantir o acesso à saúde pública a população”. O recurso, repassado via Fundo Nacional da Saúde, deve custear ações na atenção básica, média e alta complexidade, assistência farmacêutica, vigilância em saúde e gestão do Sistema Único de Saúde (SUS). Na Bahia, o montante repassado para cada município varia de R$ 89,9 mil a R$ 7,75 milhões. “Esse recurso é destinado aos municípios para investirem na assistência. Os gestores terão autonomia para definir onde será aplicado. Estamos flexibilizando todas as regras para que os municípios tenham o poder de decisão, formulando uma política que dialoga com o município. Nós liberamos o recurso, mas cabe ao gestor definir a aplicação de acordo com sua necessidade local. A questão da simplificação da desburocratização do custeio que está funcionando muito bem. Então a simplificação e empoderamento dos municípios é fundamental”, explicou o ministro da Saúde, Ricardo Barros. Cada município deve prestar contas sobre a aplicação dos recursos relativos ao apoio financeiro por meio do Relatório Anual de Gestão (RAG).
Continua preso na 8ª Delegacia Metropolitana, localizada no bairro Capucho, em Aracaju, o oftalmologista Vinicius Cunha Góes. Vinicius foi preso na manhã de ontem, 28, em seu apartamento, na Mansão Buena Vista, bairro Jardins, na capital sergipana. Foi preso na Operação Lanzarote, que identificou fraudes na Bahia e em Sergipe (Aracaju e Itabaiana) no Projeto Glaucoma, desenvolvido pelo Ministério da Saúde. Vinicius é proprietário do IOSE, Instituto Oftalmológico de Sergipe. NE Notícias apurou que, se o oftalmologista fizer delação premiada, poderá comprometer prefeitos, ex-prefeitos, secretários e ex-secretários de municípios sergipanos e da Bahia. Por causa das fraudes, desde o último dia 15 de janeiro o Ministerio da Saúde não tem feito repasses para municípios tratarem pacientes com glaucoma. Há algumas semanas, portanto antes da prisão, o oftalmoogista foi entrevistado por Gilmar Carvalho, na MIX FM, quando tomou a iniciativa de denunciar a falta de recursos pelo Ministério da Saúde. Veja.
Os campeonatos estaduais vão a campo nesta quarta e vários jogos decisivos agitam a noite. No Rio de Janeiro, o Flamengo enfrenta o Botafogo no Maracanã. O Rubro-negro tem a vantagem do empate sobre o Alvinegro. No Rio Grande do Sul, Grêmio e Avenida, pelo segundo jogo da semi. O Tricolor leva vantagem de 3 a 0 do primeiro jogo. Em São Paulo, o segundo jogo da semi do Paulista coloca frente a frente Corinthians e São Paulo. No Morumbi, domingo, o Tricolor venceu o Timão por 1 a 0. O clássico está envolto em polêmica nos bancos de reservas. Carille, técnico do Corinthians, criticou Diego Aguirre após a derrota de domingo, após não ter sido cumprimentado pelo uruguaio. Já no Campeonato Goiano, o Goiás decidirá com o Anapolina uma vaga na final. O time do Serra Dourada perdeu por 2 a 1 a ida. Os três confrontos destacados estão marcados para 21h45.
O Sindicato dos trabalhadores de Brumado (STR) realizou sua eleição para o quadriênio 2018 a 2022 no ultimo domingo (25) na sede do STR. O presidente eleito segue em seu segundo mandato. Foi uma escolha democrática dos associados da entidade, que votaram com toda liberdade. O que indica que os associados reconhecem o trabalho desenvolvido ao longo desses 4 anos.” A nova diretoria eleita reforça o compromisso, o respeito e reafirma o compromisso de defender os direitos dos trabalhadores rurais com dedicação e responsabilidade. Nosso muito obrigado aos companheiros e companheiras que confiram em nosso trabalho. Tenho certeza de que iremos em busca de novas conquistas. Nosso agradecimento também aos meios de comunicação, aos sindicatos e demais entidades da cidade e região. Estamos cintes que é enorme nossa responsabilidade de darmos prosseguimentos aos trabalhos que já vem sendo desenvolvido, e fazendo com que o STR de Brumado se tornasse um dos mais importantes e respeitados da região. Garanto a todos que nossa gestão continuara fortalecida e renovada para esse novo mandato. faremos um trabalho em conjunto para lutarmos por mais conquistas para nossos trabalhadores rurais”. Afirma o presidente do STR de Brumado, Aroldo Meira.
A sede da prefeitura de Água Fria, município do Portal do Sertão, está sem energia elétrica após a gestão municipal atrasar o pagamento das contas de luz em 6 meses. A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) cortou a energia da sede da prefeitura nesta segunda-feira (26). O débito da administração com a empresa de distribuição somatiza, nas seis faturas, o montante de R$ 2,5 mil. Procurado pela reportagem para prestar esclarecimentos, o prefeito Manoel Potinha (DEM) não retornou as ligações feitas para o seu celular. O gabinete da prefeitura está incomunicável pelo telefone, devido o corte da luz.
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) publicou no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira, 27, o edital de convocação de mais 20 candidatos aprovados no concurso público. Confira aqui a lista de candidatos (arquivo em PDF). Foram convocados candidatos aos cargos de agente administrativo, operador de processo de água e esgoto, técnico operacional, edificações e analista de tecnologia da informação. O concurso público da Embasa visa ao preenchimento de 600 vagas para 11 funções dos níveis médio, técnico e superior. Ao todo, já foram convocados 583 aprovados.
A Superintendência Regional de Polícia Rodoviária Federal na Bahia inicia à 0h da próxima quinta-feira (29) a Operação Semana Santa, que se estenderá até às 23h59 do domingo (01). A estratégia do órgão é oferecer reforço concentrado no policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes e de criminalidade. Policiais rodoviários federais reforçarão trechos estratégicos nas BRs e haverá um remanejamento de servidores, de maneira que os trechos com menor demanda cederão policiais para os locais mais críticos. O planejamento da operação levou em consideração análises de dados estatísticos desse feriado prolongado, com foco no comportamento dos motoristas e nas características dos acidentes considerados graves, ou seja, acidentes fatais ou com vítimas feridas gravemente.
Após a derrota de 7 a 1 na semifinal da Copa do Mundo de 2014, no Brasil, a Seleção Brasileira voltou a encarar os alemães nesta terça-feira (27), no estádio Olímpico de Berlim, em amistoso preparatório para o Mundial da Rússia, em Junho. O Brasil venceu os alemães por 1 a 0. Gabriel Jesus marcou o gol do triunfo verde e amarelo.
por Ulisses Gama
O Bahia anunciou nesta terça-feira (27) que ingressos promocionais vão estar à disposição do seu torcedor para o clássico diante do Vitória no próximo domingo (1º), na Arena Fonte Nova, pela primeira partida da final do Campeonato Baiano. Os setores Norte Superior e Leste Superior vão custar R$ 10 reais. A venda dos bilhetes vai se iniciar nesta quarta-feira (28), de forma exclusiva para sócios no site oficial da Arena Fonte Nova (clique aqui). Vale lembrar que, por orientação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), a partida só poderá ter torcedores do Esquadrão de Aço.
Uma professora de uma escola municipal de Teixeira de Freitas, no extremo sul baiano, foi agredida por uma estudante, de 13 anos. A docente, que segue sob atestado até esta quarta-feira (28), foi agredida com tapas, socos e pontapés. Segundo o G1, a agressão ocorreu depois que a docente, que não teve o nome divulgado, pediu para a aluna não se sentar no braço da cadeira escolar. Com a recusa, a aluna atacou a professora com um tapa no rosto. Ao cair no chão, a professora ainda foi agredida com socos e pontapés. Sensibilizados com o ocorrido, a comunidade escolar fez um ato simbólico nesta segunda-feira (26) pedindo paz. A adolescente foi expulsa da escola. Em nota, a secretaria de educação do município lamentou o ocorrido e disse que presta solidariedade à professora que “violentamente agredida por uma estudante em sala de aula”.