MENU
Uma baleia morta enrolada em uma rede de pesca foi avistada por um pescador na manhã deste sábado (18) no mar de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. De acordo com o pescador Jares Luiz, a baleia foi encontrada nas proximidades do bairro Monte Alto por volta das 9h. Um outro pescador, que não quis se identificar, denunciou que a baleia está morta há pelo menos dois dias, depois que ficou enrolada em uma rede de espera, colocada na Praia Grande para capturar peixes. “Como tem as pedras e o gancho, o peixe não tem como voltar, a baleia entrou, não tinha nenhum vigia e a baleia ficou lá um tempão sem poder subir pra respirar. Se tivessem visto antes podiam evitar a morte, era só a abrir a rede”, contou o pescador, que pede mais fiscalização nas atividades de pesca do município. O Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos informaram que não haviam sido notificados e que estão apurando o caso. O G1 entrou em contato com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), que atua na fiscalização de pesca em Arraial do Cabo, e também com o Ibama e aguarda posicionamento.
Procurando cada vez mais o bem estar de seus clientes, o Sacola Cheia Hort´s Frut´s estará atendendo seus clientes e amigos em um novo espaço, bem mais amplo e arejado. O novo ambiente fica ao lado da antiga loja no mesmo endereço, e terá a mesma qualidade nos alimentos. Na nova loja além de Açougue e Hort´s Frut´s a partir de agora você terá serviço de mercado varejista em geral, sempre com os melhores preços da praça. Confira o novo espaço na Rua Aureliano de Carvalho, 496 Fone: 3441 7650/999638622 – Bairro do Tanque em Brumado-Bahia.
Edinho Silva, ex-ministro da Comunicação Social do governo Dilma Rousseff (PT), acredita que as eleições municipais de 2016 serão as piores da história do PT. “Vivemos uma crise geral do modelo político-partidário e de financiamento partidário, por isso tenho certeza que todas as grandes siglas serão afetadas. A que mais sofrerá é o PT, por ser governo e estar no quarto mandato”, opinou em entrevista ao jornal Folha de São Paulo. Silva, que é acusado na Operação Lava Jato de pressionar empreiteiros por doações para a campanha petista de 2014, disse que se sente “injustiçado” e que se arrependeu de ter atuado como coordenador financeiro na ocasião. “Estou pagando um desgaste que não mereço, porque não cometi irregularidades. Assumi essa tarefa por ter certeza que poderia fazer diferente, como fiz. Sabia que era um momento difícil”, disse. O candidato à Prefeitura de Araraquara, interior de São Paulo, ainda avaliou que o partido errou em não romper com ao modelo público de financiamento de campanha. “Havia uma expectativa de que o PT poderia ser o diferente, o novo. E um partido, para ser competitivo, crescer, cada vez mais se move pela lógica eleitoral. Esse foi o nosso grande erro”, lamentou.
Olha, isso aqui tá muito bom, isso aqui tá bom demais! E vai ficar ainda melhor se você vier participar do nosso aulão especial de forró no Arraiá Power Gym! Vai ter quadrilha maluca, comidas típicas, sorteio e muita animação, tudo isso pra preparar a galera pras festas de São João.
Em comunicado oficial divulgado na madrugada deste domingo (19), o Esporte Clube Bahia anunciou que Doriva não é mais o treinador do Tricolor de Aço. A informação foi divulgada no próprio site do clube, onde não foram explicados detalhes da ruptura entre o Tricolor de Aço e o técnico. Pelo Esquadrão, Doriva realizou 36 jogos oficiais, com 23 triunfos, 06 empates e 07 derrotas. Além do treinador, os auxiliares Eduardo Souza e Anselmo Sbragia também foram desligados da equipe.
Um acidente envolvendo um carro e um caminhão no Km 27 da BR-407, zona rural de Juazeiro, Sertão do São Francisco, deixou uma pessoa ferida neste sábado (18). Segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), o veículo de passeio invadiu a contramão e colidiu na lateral do caminhão. De acordo com o portal G1 Bahia, o motorista do carro sofreu lesões leves e foi encaminhado por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) para um hospital da região. Não há detalhes sobre o estado de saúde dele. O condutor do caminhão não se feriu.
Por Nete Freitas
A academia Power Gym já percebeu que a responsabilidade social não é apenas uma questão de Marketing, mas sim um compromisso para com a sociedade. E como parceiros da unidade, a Power Gym, na pessoa de Perilson Souza, alunos, atletas e esportistas compareceram nesta sexta-feira (17), para fazer doação de sangue ao Hemoba de Brumado. Quando você doa sangue, acaba queimando algumas calorias do corpo. Portanto, quem busca uma vida saudável, além de malhar, correr ou fazer outra atividade física qualquer, também pode ver a doação de sangue como prática para emagrecer. Enfim, doar sangue é um ato de amor, solidariedade e responsabilidade social. Que mais empresas venham a aderir a essa causa. Doar sangue é doar vida!
O promotor de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia, Ruano Fernando da Silva Leite, que atua em Brumado, estabeleceu normas tendo em vista a época do período de eleições por intermédio da Recomendação 01/2016. Informações que contém no documento público, configura prática de propaganda extemporânea (antecipada), ou abuso de poder econômico a divulgação de propaganda antecipada e ou irregular, bem como a contratação de shows ou verificada a presença de candidatos na realização de inaugurações, fazer referências ou menções aos candidatos e partidos, além de exposição de números ou símbolos que os identifique nas festividades ou shows artísticos nos municípios. De acordo com a recomendação do MP, o Procurador Regional Eleitoral (PRE) fica responsável em apurar a prática de propaganda eleitoral antecipada e irregular. Mediante essas determinações todos aqueles que ocupem cargo público nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras que se abstenha de realizar qualquer ação que venha a configurar propaganda eleitoral antecipada e ou irregular, sob pena imediata e adoção de medidas extrajudiciais e judiciais cabíveis.

Deputado Federal Cláudio Cajado, autor da emenda parlamentar da Praça do Jurema. Foto: Reprodução/Brumado Verdade
Muita polêmica em torno da Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema), conhecida como a praça da paquera nos idos dos anos 80, e na era da divulgadora de Zé Maria. O tempo foi passando e a cidade foi crescendo e o progresso chegando, e a praça ficou abandonada pelos últimos gestores, Geraldo Azevedo, Edmundo Pereira e Eduardo Vasconcelos. Após décadas de abandono, através da atual gestão, em 2014 se conseguiu uma emenda parlamentar de nº 31660010, de autoria do Deputado Federal Cláudio Cajado (DEM-BA), foi disponibilizado em uma conta na Caixa Econômica Federal, convênio 808291/2014, conforme decreto 6170/07 do Ministério do Turismo, o repasse no valor de R$ 243.750,00. Tendo como contrapartida da prefeitura o valor de R$ 14.586,87 para e execução da tão sonhada obra. Depois de tudo concretizado há dois anos atrás, aparecem espertalhões em véspera de eleição dizendo ser o grande benfeitor da obra. Vamos ficar de olho, em época de eleição muitos espertinhos cara de pau irão aparecer dando uma de salvador da pátria. A referida praça foi inaugurada no dia 10 de junho de 2016, dentro da programação do aniversário do município.
Domingão, dia de feijoada. “Só que não!”, como se diz na gíria. O feijão, que junto com o arroz integra o prato mais popular do país, passou a ser visto como artigo de luxo. Comercializado em Salvador por até R$ 15 (o quilo), o grão ganhou as redes sociais em memes (vídeos e áudios de humor que circulam na internet) que agora também já tomam conta das conversas entre amigos. As piadinhas estão presentes inclusive nos mercados onde o produto é vendido, sempre em meio a trocadilhos que o associam a jóias, fortunas e prêmios milionários de loteria. Não é para menos: só nos primeiros cinco meses do ano, o preço do feijão subiu 43,13% em Salvador, segundo pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Do jeito que está, feijoada agora só mesmo para quem está pagando promessa para Ogum, ainda assim reduzindo a quantidade”, diz o feirante Valter Mendes, que vende o produto em boxe no mercado das Sete Portas, em Salvador. Na capital baiana, o quilo do feijão já chega a R$ 15 nos mercados de bairro, alimentando cada vez mais apenas os memes da internet e as piadinhas na feira, onde o produto é vendido cru ou cozido nas barraquinhas de comida “popular”. Elas são as preferidas de boa parte dos baianos que já se acostumou a “bater o feijão” no domingo: ou seja, deliciar-se com uma boa feijoada para recarregar as energias.