MENU

Representante do prefeito e vereadores que ficaram até o final da sessão. Foto Nildo Freitas/Brumado Verdade
Na noite desta segunda-feira (14), foi realizada a última sessão ordinária na Câmara de Vereadores de Brumado. A bancada de oposição praticamente não compareceram. Foi registrada a ausência da vereadora Liu Vasconcelos, Catoze, José Carlos de Jonas e Zé Ribeiro. Também não esteve presente do presidente do legislativo Alessandro Lobo (PSL). Diante de tanta falta, não ouve coro, e os projetos de lei de autoria do poder executivo e do próprio legislativo saíram da pauta de votação, mas retornarão na próxima quinta-feira (17), às 09h, quando ocorrerá uma sessão extraordinária. Durante a sessão solene os parlamentares que fizeram uso da palavra apresentaram um retrospecto de suas atividades durante o ano, e desejando felicitações de Natal e Ano Novo a comunidade brumadense. Querendo fazer palanque para uma pequena plateia de feirantes, o vereador Santinho em seu pronunciamento, fez duras críticas ao comando da Polícia Militar. “Os policiais temem fazer patrulhamento nos bairros periféricos e que preferem passear nas viaturas pelos bairros nobres do município”, falou o parlamentar. O Prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), não pode comparecer a sessão devido a compromissos assumidos, mas enviou o secretário de meio ambiente e agricultura Fred Neves para representa-lo. Ao final foi servido um coquetel aos presentes.
Os municípios de Vitória da Conquista e Brumado recebem esta semana as Agências Móveis da Coelba, veículos especialmente montados para levar até os consumidores os serviços da concessionária. As unidades de atendimento ficarão estacionadas hoje (14), na Avenida Olivia Flores, 1420, no centro de Vitória da Conquista, atendendo das 8h ás 14h30. Já nos dias 15 a 17/12, os consumidores de Brumado poderão ser atendidos na Avenida Doutor Guilherme Dias, 442, no Ginásio Industrial. O atendimento na unidade móvel será realizado de 8h as 16h. No local, os clientes poderão realizar o cadastramento na Tarifa Social de Energia e benefício do Governo Federal que concede descontos de até 65% na conta de luz. Para isso, os interessados devem se apresentar munidos de CPF, identidade, última fatura de energia e Número de Identificação Social (NIS) ou cartão do Bolsa Família ou número do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Além do cadastramento na Tarifa Social, estarão disponíveis na unidade móvel serviços como pedidos de novas ligações, parcelamento de débitos, segunda via de conta de energia, religações, entre outros. As Agências Móveis têm o objetivo de facilitar a vida dos consumidores, além de aproximar a concessionária da comunidade.
Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizada pelo Ibope e divulgada nesta terça-feira (15), mostra que 70% da população considera o governo Dilma Rousseff ruim ou péssimo. Segundo informações do jornal O Globo, a consulta indica também que 82% da população não aprovam a maneira de governar da presidente. Os percentuais referem-se ao quarto trimestre de 2015 e se mantém próximos aos índices da última pesquisa Ibope/CNI, divulgada no dia 30 de setembro – nesta pesquisa, 69% consideravam o governo ruim ou péssimo e 82% desaprovaram o jeito de governar. Os entrevistados que consideram o governo Dilma ótimo ou bom são 9%, enquanto os que avaliam como regular são 20%. Na última pesquisa, eram, respectivamente, 10% e 21%. Na comparação entre os dois mandatos da presidente, 81% afirmaram que o segundo mandato está pior do que o primeiro; 15% consideram igual ao anterior; e 2% percebem uma melhora. A confiança na presidente reduziu de 20%, em 30 de setembro, para 18%. Já a quantidade de pessoas que não confiam na presidente foi de 77% para 78%. As áreas que tem maior insatisfação dos entrevistados foram impostos (91%), taxas de juros (91%) e combate ao desemprego (87%). Os temas mais citados ao se perguntar sobre o governo de Dilma foram: impeachment (50%), Operação Lava Jato (13%) e corrupção (7%). A pesquisa foi realizada entre os dias 4 e 7 deste mês, com 2.002 pessoas em 143 municípios brasileiros. A margem de erro é de 2% e o grau de confiança é de 95%. A margem de erro da consulta é de dois pontos percentuais.
O voo JJ8065 da TAM, que saiu de Madrid com destino a São Paulo, precisou retornar à capital espanhola por conta de uma ameaça de bomba nesta segunda-feira (14). O avião decolou às 18h37 no horário de Brasília e recebeu uma notificação quando sobrevoava o Marrocos. A previsão era de que a aeronave chegasse a São Paulo às 5h25 desta terça-feira (15), no horário local. A companhia aérea “foi notificada pelas autoridades espanholas de uma ameaça de bomba no voo JJ8065. O avião retornou ao aeroporto, aterrissando em segurança”, escreveu a TAM em sua conta no Twitter. Houve revistas no avião com cães farejadores e alguns passageiros foram interrogados, mas nenhum explosivo foi encontrado. Um novo voo de Madrid para São Paulo está previsto para decolar às 15h de hoje.
A Polícia Federal cumpre um mandado de busca e apreensão nesta terça-feira (15), na residência oficial do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, e de dois ministros, além de outros políticos, em uma operação para obter provas sobre o esquema de corrupção na Petrobras. Além da casa de Cunha, foram revistadas as casas dos ministros de Ciência e Tecnologia, Celso Pancera; e de Turismo, Henrique Eduardo Alves, e as do senador Edison Lobão e do deputado Aníbal Gomes, todos do PMDB. As operações foram ordenadas pelo ministro do STF Teori Zavascki a pedido da Procuradoria, que investiga há meses denúncias sobre a participação de políticos na rede de corrupção na Petrobras, que, segundo a própria empresa, causou prejuízos de US$ 2 bilhões entre 2004 e 2014.

Ao vivo, a apresentadora revelou ter largado o vício do cigarro após descobrir câncer do pulmão. (Foto: Reprodução/TV Globo)
A apresentadora Ana Maria Braga revelou durante o programa ‘Mais Você’ dessa segunda-feira (14) que descobriu um novo câncer em setembro deste ano. Em desabafo ao vivo, Ana Maria revelou que largou o cigarro após anos de uso por conta do câncer do pulmão, descoberto durante exames de rotina. Tive um anjo na minha vida. Eu poderia estar até hoje sem saber que estava com um problema no pulmão. Bill, meu companheiro hoje, me cobra muito e comecei a fazer ginástica. Ele dizia para eu parar de fumar e que eu precisava fazer alguns exames. Ele tanto insistiu que marquei uma consulta. Fiz uma tomografia e quando eu saí disseram que acharam uma coisa pequena, um início de um tumor cancerígeno. Vocês acompanharam a minha luta e eu sei o que se passa quando se faz uma radioterapia, quimioterapia. Fique estatizada. É um risco que toda pessoa que fuma tem. Fui para a internação e me operei em uma manhã de sexta-feira”, contou a apresentadora. Este é o terceiro câncer que a apresentadora enfrenta. Emocionada, Ana também destacou que preferiu esperar para revelar o diagnóstico. “Em setembro, fiquei na dúvida se falava, porque estava muito debilitada. Preferi estar mais forte, estar bem para falar como um alerta para todo mundo que quer viver mais e com mais saúde”, explicou. O oncologista da apresentadora, Antonio Carlos Buzaid, também participou do quadro, focado em alertar sobre os problemas de saúde causados pelo vício no cigarro. Ana Maria Braga ainda disse ter tido muita sorte em ter descoberta a doença nos estágios iniciais: “Eu precisei de ajuda, não sou de ferro, tenho problemas como qualquer um. Tomei remédio para parar de fumar, uso adesivos. Me maltratei muito. É um preço que eu pago”, lamentou a global.
A inauguração de novas instalações, ampliações e reformas do campus Sosígenes Costa, da Universidade Federal do Sul da Bahia, na manhã festa segunda-feira (14), em Porto Seguro, representa melhoria e novos investimentos no ensino superior público do estado. A cerimônia de entrega das obras foi realizada no auditório da UFSB com a presença do governador Rui Costa, do ministro da Educação (MEC), Aloizio Mercadante, acompanhados pelo reitor da instituição, Naomar de Almeida Filho. No evento o governador ainda assinou o protocolo para a continuação das obras do Centro Cultural e Eventos de Descobrimento, além da ordem de serviço para construção do Núcleo Pedagógico do município de Itabuna, um projeto comprometido com a sustentabilidade e com instalações modernas.
Com apenas dezesseis anos, o jovem cantor brumadense, Bruno Leone, acaba de se transformar em um dos mais importantes artistas contemporâneos do Sudoeste Baiano. Após intensos dias de disputas, ele venceu a 11ª edição do “Por isso é que eu canto”, festival de música promovido pela Prefeitura de Vitória da Conquista. O “Por isso é que eu canto” tem como objetivo fomentar a participação de novos talentos locais e regionais, como forma de democratizar a arte e a cultura. Além disso, a competição visa proporcionar possibilidades de inserção de novos artistas no cenário conquistense e regional. Além de Bruno Leone, Gabriela Maya e Chico Ramalho, segundo e terceiros colocados respectivamente, irão integrar a grade de atrações do palco principal do Natal da Cidade.