Brumado Verdade — Página 64 de 2465 — O mundo gira e revela a verdadeBrumado Verdade » O mundo gira e revela a verdade Brumado Verdade — Página 64 de 2465 — O mundo gira e revela a verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
DESTAQUES
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Renovação automática da CNH: confira quem tem direito e como funciona

11 janeiro 2026 | 0:03

Foto: Divulgação

Foi oficializada, nesta sexta-feira (09), a renovação automática da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bons motoristas. A facilidade será concedida ao motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores, isto é, que não tenham cometido infrações nos últimos 12 meses. Para este grupo, não serão necessários exames presenciais, deslocamento aos Departamentos Estaduais de Trânsito (Detrans) ou pagamento de taxas adicionais.

Segundo comunicado do Ministério dos Transportes, todo o processo é realizado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). Quando o documento vence, a renovação é feita diretamente na base nacional e disponibilizada no aplicativo da CNH do Brasil. Os condutores beneficiados ainda recebem o selo de Bom Condutor, que fica visível no aplicativo.

A medida entrou em vigor em 10 de dezembro de 2025, mas passou a operar de forma contínua nesta sexta-feira (9). Os condutores que tiveram a CNH vencida a partir da primeira data foram incluídos. Mais de 371 000 pessoas foram beneficiados pela medida. Motoristas com 70 anos ou mais não têm direito ao benefício. E, para os condutores a partir dos 50 anos, a renovação automática pode ser usada apenas uma vez. 

Também ficam fora da medida os motoristas com prazo de validade da CNH reduzido por recomendação médica, em casos de doenças progressivas ou condições que exigem acompanhamento de saúde, assim como os motoristas com a CNH vencida há mais de 30 dias.

Tags:

Após queda na prisão, Michelle diz que Bolsonaro apresenta perda de equilíbrio

10 janeiro 2026 | 7:40

A ex-primeira-dama demonstrou preocupação com as condições de segurança da cela onde Bolsonaro cumpre pena, na Superintendência da PF, em Brasília. Foto: Alan Santos/PR

por Daniel Serrano

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro afirmou, nesta sexta-feira (09), que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresenta perda de equilíbrio ao se levantar em razão do uso de medicamentos. A informação foi divulgada por meio das redes sociais, após, segundo ela, ter sido repassada pelos advogados do ex-chefe do Executivo.

Na publicação, Michelle demonstrou preocupação com as condições de segurança da cela onde Bolsonaro cumpre pena, na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, e ressaltou que a integridade física do ex-presidente é responsabilidade do Estado. Ela alertou para o risco de novas quedas, diante dos efeitos colaterais dos remédios e do fato de Bolsonaro permanecer trancado no quarto durante todo o dia.

“Estamos avisando: as autoridades estão cientes dos riscos reais de morte que meu marido corre ao permanecer 24 horas trancado em um quarto, apresentando tontura em decorrência dos efeitos das medicações”, escreveu.

Leia mais »

Tags:

Brumado: Prefeitura emite nota informando o novo secretário da Fazenda

10 janeiro 2026 | 0:58

Foto: Divulgação

NOTA OFICIAL

A Prefeitura Municipal de Brumado informa que Guilherme Henrique Santos assume, a partir desta data (08/01), o comando da Secretaria Municipal da Fazenda, conforme atos administrativos publicados no Diário Oficial do Município.

A mudança ocorre dentro da normalidade da gestão e não compromete a continuidade dos serviços da pasta, que seguem sendo executados normalmente.

A gestão municipal registra agradecimento ao secretário que deixa o cargo, Fabiano Bonfim, pela contribuição prestada à administração pública e deseja sucesso em seus projetos futuros.

Tags:

Pé de Cerrado abre turnê nacional de 25 anos no Vale do Capão

10 janeiro 2026 | 0:28

Turnê tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura. Foto: Davi Mello | Divulgação

O grupo brasiliense Pé de Cerrado inicia nos dias 24 e 25 de janeiro, no Vale do Capão, na Chapada Diamantina (BA), a circulação nacional comemorativa de seus 25 anos de trajetória. A turnê tem patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e do Ministério da Cultura, e marca a estreia do projeto em um dos territórios mais simbólicos da cultura popular no interior da Bahia.

A abertura da circulação coincide com os festejos de São Sebastião, padroeiro da vila do Capão. Ao longo da semana, a programação religiosa é marcada por novenas e celebrações. No fim de semana, a agenda incorpora apresentações artísticas e atividades culturais, transformando a localidade em um espaço de encontro entre devoção e manifestações populares.

No sábado (24), a programação será voltada ao público infantil e às famílias, com uma aula-espetáculo no Circo do Capão, realizada em parceria com o grupo baiano Família Vagamundi, responsável pelo espetáculo “Desencaixados”. No domingo (25), o Pé de Cerrado se apresenta no palco principal da Festa de São Sebastião com o espetáculo “Os Brincantes”, que reúne ritmos tradicionais como bumba meu boi, maracatu, carimbó e ciranda, em uma proposta que integra música, circo e poesia.

Leia mais »

Coronel da PMBA morre após acidente na BA-263 entre Itapetinga e Vitória da Conquista

9 janeiro 2026 | 8:31

Foto: Divulgação

O coronel reformado da Polícia Militar da Bahia (PMBA) Inácio Paz Lira Júnior, de 64 anos, morreu na noite de quinta-feira (8) em decorrência de um acidente automobilístico na rodovia BA-263, no trecho entre os municípios de Itapetinga e Vitória da Conquista, no sudoeste do estado. O oficial chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital São Sebastião, em Itambé, porém não resistiu à gravidade dos ferimentos.

O óbito foi confirmado pela equipe médica da unidade. Natural de Guanambi, onde residia, o coronel Lira Júnior construiu uma trajetória de 38 anos na Polícia Militar da Bahia. Ao longo da carreira, integrou diversas unidades e exerceu funções de comando em cidades estratégicas, a exemplo de Itabuna, Ipiaú, Macaúbas, Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras e Luís Eduardo Magalhães. Entre os marcos de sua atuação, destaca-se o fato de ter sido o primeiro comandante do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPR-SO), com sede em Vitória da Conquista.

Leia mais »

Tags:

Não precisaram me convencer. Aceitei quando soube que era o Botafogo

9 janeiro 2026 | 7:14

Foto: Divulgação

O Botafogo apresentou, nesta quinta-feira (08), o atacante Villalba, jogador que mostrou saber onde está pisando. Afinal, a combinação entre o preto e branco cabe perfeitamente para um uruguaio de primeira viagem no Mais Tradicional. Assim, logo de cara, no Estádio Nilton Santos, os nomes de Loco Abreu e Lodeiro, dois campeões que passaram pelo clube, foram lembrados. Mas o Glorioso ainda tem o meia-atacante Santi e o lateral-direito Ponte, fundamentais na “charla” antes de o jogador charrúa aceitar a proposta do Alvinegro.

“Quando soube que o Botafogo era uma das opções, escolhi de primeira. Eles (Santi e Ponte) me mandaram mensagens, mas não precisaram me convencer. Loco é ídolo aqui. Com Lodeiro compartilhei um ano de Nacional. Quando falam de Botafogo, penso logo neles por ser uruguaio. Feliz também por ser mais um uruguaio que vai jogar aqui.”, pontuou o novo reforço do Glorioso, no Colosso do Subúrbio.

Leia mais »

Tags:

Três pessoas passam mal e morrem após comer calabresa em almoço; saiba mais

9 janeiro 2026 | 0:55

Quarta vítima está internada no hospital em quadro estável; Polícia Civil investiga causas da morte. Foto: Reprodução/redes sociais

Três pessoas de uma mesma família morreram, no dia 1º deste mês, após um almoço na zona rural de Canarana, região centro-norte da Bahia. A Polícia Civil, que investiga o caso, só oficializou o caso na última terça-feira (06). As vítimas foram identificadas como sendo Adelaide Maria de Souza, de 74 anos, e sua irmã mais nova, Margarete Souza, de 42. A terceira vítima foi reconhecida como  Leonardo Sousa dos Anjos, 31, sobrinho de Adelaide. 

Além dos três óbitos, uma criança de sete anos também está internada em Irecê, mas com quadro de saúde estável. Segundo testemunhas, os quatro passaram mal assim que ingeriram a comida, chegando a vomitar e sentir fortes dores de barriga. Conforme os relatos, o mal estar começou após comerem calabresa.

A prefeitura de Salvador afirmou, em nota divulgada que vem acompanhando o caso e está prestando o suporte necessário à família das vítimas. “No momento, aguardamos a conclusão da apuração técnica realizada pelos órgãos competentes, em conjunto com a secretaria da saúde do estado”.

“Até que essa investigação seja finalizada, não há confirmação oficial sobre a causa do ocorrido. Qualquer nova informação será divulgada pelos canais institucionais da prefeitura, com responsabilidade e base técnica”, conclui a nota.

Tags:

Maurício Bacelar destaca investimentos no Carnaval e elogia diálogo de Jerônimo com prefeitos

9 janeiro 2026 | 0:27

Secretario diz que colaboração republicana é fundamental para o sucesso da festa. Foto: André Souza

por Otávio Queiroz / André Souza

O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, celebrou nesta quinta-feira (08) o robusto planejamento do Governo do Estado para o Carnaval 2026, enfatizando a importância do diálogo institucional entre o governador Jerônimo Rodrigues (PT) e as prefeituras, inclusive a de Salvador.

Durante o lançamento oficial do novo voo direto entre a capital baiana e a Cidade do Panamá, realizado no Farol da Barra, Bacelar destacou que a colaboração republicana é fundamental para o sucesso da festa.

“A Bahia faz o maior e melhor Carnaval do mundo. Atualmente, a folia é distribuída em 13 zonas turísticas do Estado. Cada região tem a sua tradição que fazem com que essa festa seja participativa e original de cada região. Este ano, nós devemos apoiar os festejos em mais de 100 municípios com ações nas áreas da segurança, saúde, comunicação e infraestrutura”, afirmou o secretário. 

Leia mais »

Tags:

Boletim aponta queda nos casos de Síndrome Respiratória Grave

9 janeiro 2026 | 0:03

Atualmente, a quase totalidade dos estados e capitais não registra incidência em patamares de alerta ou risco. Foto: Ascom/Sesab

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou, nesta quinta-feira (08), o primeiro boletim InfoGripe do ano, trazendo um cenário de otimismo para a saúde pública brasileira. Os dados indicam que o número de notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) apresenta uma tendência de queda tanto no curto quanto no longo prazo em nível nacional.

Atualmente, a quase totalidade dos estados e capitais não registra incidência em patamares de alerta ou risco, o que sinaliza um momento de baixa circulação dos principais agentes infecciosos após o encerramento do ciclo de 2025.

Apesar da redução geral, o monitoramento das últimas oito semanas revela que o impacto da SRAG continua concentrado nos extremos das faixas etárias. Enquanto as crianças pequenas sofrem com a maior incidência de casos, os idosos representam a maioria das fatalidades. Neste público infantil, a circulação atual é impulsionada principalmente pelo rinovírus e pelo metapneumovírus, vírus que demandam atenção contínua das redes de pediatria mesmo em períodos de queda geral das internações.

Leia mais »

Tags:

Intermix: renove sua internet com quem entende do assunto

8 janeiro 2026 | 0:45

Foto: Divulgação

Tags: