O projeto Escolas Culturais foi implantado pelo Estado da Bahia nesta sexta-feira (10), em Brumado, no Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) em Gestão e Meio Ambiente. O lançamento do projeto no município, que fica a 337 km de Salvador, mobilizou a comunidade e contou com apresentações de música, dança, poesia, capoeira, cordel, balé e outras manifestações culturais. A iniciativa vem sendo desenvolvida em 85 escolas em todo o estado. A Sra. Maria José Ramalho Meireles, conhecida carinhosamente como “Tia Zé”, foi escolhida a madrinha do projeto e muito emocionada falou sobre a importância da valorização da cultura no município.
O secretário explica que o CEEP não será a única unidade escolar em Brumado a participar da iniciativa, “mas ele tem a tarefa, inclusive, de interligar as nossas escolas, de se relacionar com as escolas do município e, principalmente, com as entidades como a Academia de Artes e Letras de Brumado, e diversos artistas da cidade”. A abertura da solenidade foi realizada com uma apresentação do Grupo de Capoeira Topázio e da Filarmônica Lira Ceciliana. No foyer da unidade escolar, os visitantes puderam apreciar as obras de arte do estudante Mateus Roseno e dos artistas Dill Rocha e Robson Trindade. No palco, os estudantes foram protagonistas e comandaram a festa com o que há de mais expressivo em suas artes, chamando a atenção de todos pela diversidade de talento revelada no ambiente escolar e através dos projetos de arte e cultura.
O projeto Escolas Culturais é resultado de parceria entre as Secretarias da Educação (SEC), de Cultura (SECULT), de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e Casa Civil. O evento também contou com as presenças do superintendente de Cultura, Elissandro Magalhães, representando a secretária de Cultura do Estado, Arany Santana e autoridades locais.