Saúde: Bipolaridade é uma doença séria e vai muito além da mudança de humor; entenda — Brumado VerdadeBrumado Verdade Saúde: Bipolaridade é uma doença séria e vai muito além da mudança de humor; entenda — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 22 de Maio de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Saúde: Bipolaridade é uma doença séria e vai muito além da mudança de humor; entenda

8 outubro 2015 | 1:20

Cerca de 4% da população brasileira sofre com o transtorno psiquiátrico. Foto: Divulgação

Cerca de 4% da população brasileira sofre com o transtorno psiquiátrico. Foto: Divulgação

O termo ‘bipolar’ é comumente usado para caracterizar pessoas que, em um momento, estão super calmas ou felizes e que rapidamente mudam de humor. Mas o que muita gente não sabe é que bipolaridade é uma doença séria e, como tal, tem uma definição mais ampla do que essa simples variação. Irritabilidade extrema e sem motivo aparente, energia excessiva e perda da noção da realidade são alguns dos sintomas comuns para identificar esse transtorno psiquiátrico. A novela ‘A Regra do Jogo’, que estreou em agosto na TV Globo, trata do tema bipolaridade através da personagem Nelita, interpretada por Bárbara Paes. Para ‘mergulhar no universo’ da doença, a atriz fez um laboratório caseiro com a própria terapeuta. “Minha psicanálise está toda voltada para a personagem.

Hoje o termo bipolaridade se banalizou, e todo mundo acha que tem a doença, mas a personagem toma remédio e sofre com isso”, revelou Bárbara em uma entrevista recente à revista Época. Se a trama pretende abordar o assunto de maneira mais aprofundada ainda é um mistério. O fato é que o Brasileiro precisa tratar o transtorno com mais cuidado e respeito. Vale ressaltar que cerca de 4% da população sofre de Bipolaridade, de acordo com dados da associação Brasileira de Transtorno Bipolar (ABTB) divulgados em 2013. Embora pareça simples de ser diagnosticado, o transtorno bipolar necessita de uma investigação minuciosa. O profissional estuda o histórico familiar e observa o comportamento do paciente, além de utilizar de outros meios mais complexos.