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Trecho duplicado da BR-101 inaugurado na Bahia tem apenas 9 km

30 abril 2021 | 9:45

Na quarta-feira (28), a equipe do Folha do Estado foi acompanhar as obras recém-inauguradas entre os municípios, porém foi constatado que apenas nove quilômetros desse trecho havia sido duplicado com pavimentação em cimento e aberto ao trânsito. Crédito: Mário Sepúlveda/FE

Na última segunda-feira (26), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) veio à Bahia para inaugurar 22 quilômetros de pista na BR-101, no trecho entre Feira de Santana e Teodoro Sampaio. Na quarta-feira (28), a equipe do Folha do Estado foi acompanhar as obras recém-inauguradas entre os municípios, porém foi constatado que apenas nove quilômetros desse trecho havia sido duplicado com pavimentação em cimento e aberto ao trânsito. É possível que tenha sido incluído outros trechos para completar o anunciado em obras, desde o ano passado, nas imediações da cidade de Esplanada-Bahia.

As obras iniciam a 300m após o viaduto da BR-324. A extensão da duplicação vai do km 164 até o km 158, o que compreende nove quilômetros. Na via duplicada, que ocorre apenas de um lado da pista de mão dupla, não é possível visualizar sinalização vertical ou horizontal para motoristas e pedestres, além de não ter acostamento ou canteiro.

Depois da duplicação, há 18 quilômetros de obras em andamento, o percurso do km 158 até 128, ainda está em obras exclusivamente de movimentação de material (remoção e terraplanagem). Porém, depois do município de Teodoro Sampaio, não há qualquer vestígio de obras. Esse trecho diz respeito ao km 128 até viaduto de Alagoinhas. É possível notar que não há nenhum tipo de obra, e a estrada de mão única completamente esburacada.

O percurso a ser revitalizado na BR-101 que compreende do viaduto da BR-324 até o viaduto do município de Alagoinhas, uma distância de 56 quilômetros.


INVESTIMENTOS

O site Lupa News realizou apuração de diversas notícias sobre possíveis obras realizadas pelo governo do presidente Jair Bolsonaro na Bahia. Porém, foi comprovado por ele, que as obras dizem respeito a outros mandatos.

A duplicação do trecho de 165 quilômetros da BR-101, sentido Aracaju – Bahia, começou a ser executada em 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). As obras tiveram continuidade como o ex-presidente Michel Temer (MDB). Dois dos quatro trechos foram paralisados em dezembro de 2018, e um deles continua parado no governo Bolsonaro.

Dados do sistema de acompanhamento do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit) mostram que a execução desse trabalho recebeu menos recursos atualmente do que no governo Temer que investiu R$291,2 milhões em pouca mais de dois anos e o governo Bolsonaro, em período equivalente, investiu o valor de R$111,8 milhões na rodovia.

De acordo com o monitoramento feito pelo Dnit, à conclusão dos quatro trechos está atrasada, tendo os dois seguimentos mais avançados são os próximos à divisa com Sergipe, e as duas outras partes mais atrasadas são: os kms 83,6 e 124,8, que passa por Alagoinhas onde teve apenas 28,22% da terraplanagem feita; e o segmento localizado entre os kms 124,6 e 165,4, que teve 91,30% da terraplanagem finalizada.

A BR-101 começa na cidade de Touros – RN e desce até a cidade de São José do Norte – RS, em um percurso de 4.658 quilômetros e na Bahia a extensão é de 1.085 quilômetros. A obra inaugurada, juntando os trechos inaugurados e concluídos esse ano e ano passado, representam apenas 0,50% da extensão da rodovia e 2% da extensão dela no Estado. 

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