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Volkswagen investirá R$ 16 bilhões no Brasil

4 fevereiro 2024 | 15:43

‘Os investimentos serão feitos nas quatro fábricas da empresa no Brasil’, diz Possobom. Foto: divulgação/Volkswagen

A Volkswagen dobrou a aposta no Brasil e ampliou de R$ 7 bilhões para R$ 16 bilhões o investimento em novos produtos e novos projetos para suas quatro fábricas. CEO da Volkswagen do Brasil, Ciro Possobom, anunciou na noite desta quinta-feira (1) que a Volkswagen lançará 4 carros inéditos até 2028, totalizando 16 lançamentos, de acordo com o portal Terra.

O ciclo de investimentos atual era de R$ 7 bilhões de 2022 a 2026. Agora, com mais R$ 9 bilhões, ganha mais dois anos e vai até 2028. Nesse período, segundo Possobom, a Volkswagen vai introduzir a plataforma modular MQB Hybrid e vai produzir carros híbridos a partir de 2025.

A empresa pretende investir os R$ 16 bilhões em carros flex (a combustão), híbridos e elétricos. Segundo Possobom, a plataforma MQB Hybrid virá da Alemanha e vai aumentar a qualidade construtiva dos carros produzidos no Brasil. A plataforma terá uma nova arquitetura eletrônica e contará com um sistema eletrificado de alta voltagem.

Da fábrica da Anchieta, em São Bernardo do Campo, SP, sairão dois modelos inéditos. De Taubaté sairá um novo carro “e não é o Gol”, disse o presidente da Volkswagen. Tudo indica que será o inédito crossover de entrada Yeh, feito na plataforma do Polo Track, com cerca de 4 metros (ou um pouco menos), para competir diretamente com o Renault Kardian, que chegará em março.

Na fábrica de São José dos Pinhais, PR, a Volkswagen vai produzir uma picape inédita, para ampliar sua oferta de caminhonetes, pois hoje a marca tem apenas a Saveiro e a Amarok. Não será exatamente o projeto Tarok, mas sim uma evolução dele, pois a ideia é ter uma picape para competir diretamente com o Fiat Toro.

Na fábrica de motores da VW em São Carlos, SP, será feito um novo motor da família TSI (turbo com injeção direta). Deve ser um motor 1.5, inovador e eficiente, para equipar os futuros carros híbridos da marca. A potência não foi revelada.

A Volkswagen do Brasil faz parte do plano global da empresa de ser neutra em carbono em 2050. Num primeiro momento, vai apostar mais forte nos carros flex, explorando as vantagens ambientais do etanol em relação a gasolina, depois passará para os híbridos (podem ser leves ou completos) e numa terceira fase fará também carros híbridos plug-in.

Os elétricos, por enquanto, serão apenas importados. “Não posso pegar a estratégia da Europa ou da China e colar aqui. Não podemos fazer uma mudança radical. O total flex é um ativo do Brasil, combinado com solução de eletrificados”, disse Possobom.

A escolha da Volkswagen pelos carros híbridos neste momento ocorre em função do próprio mercado, que tem 95,5% de veículos a combustão e 4,5% de eletrificados, sendo que 83% do total são veículos flex (mas apenas 25% abastecem com etanol). “Temos potencial para produzir um carro elétrico mais para o final da década”, ressaltou Possobom.

Em 2023, a Volkswagen vendeu 345.039 carros no Brasil. Cresceu 2,1 pontos percentuais e conquistou 15,8% do mercado. Desse total, 200 mil vendas foram corporativas e 145 mil foram privadas. A Volkswagen foi a marca líder no segmento de automóveis de passeio com 16,9%, líder na venda de SUVs com 141 mil unidades e também teve o SUV mais vendido (T-Cross com 72 mil registros).

Agora a montadora alemã quer utilizar os R$ 9 bilhões extras para tentar buscar a liderança no segmento de comerciais leves, no qual ficou em 3º lugar com 11,9% de participação. Para isso, uma picape inédita, uma nova geração da Saveiro e uma reformulação da Amarok são ações necessárias. Tudo isso será mostrado ao presidente Lula nesta sexta-feira, (2), durante sua visita à fábrica da Anchieta, concluiu o portal da Terra.