MENU

Estão prorrogadas até o próximo domingo (26), as inscrições do processo seletivo para Agentes Locais de Inovação, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Os interessados devem se inscrever pela internet, no site da Fundação Cefet Bahia, organizadora da seleção.
O processo seletivo disponibiliza 90 vagas de bolsistas, sendo 53 delas para o início após o curso de capacitação, que dura um mês, e 37 para cadastro reserva. Os selecionados receberão bolsa mensal de R$ 4 mil após a capacitação. Durante o curso, a bolsa é de R$ 2 mil.
Entre os pré-requisitos estão graduação em qualquer área, a partir de 2012, com diploma reconhecido pelo Ministério da Educação. Além disso, devem ter experiência comprovada de, no mínimo, seis meses como profissional de nível superior, atuando em atividades relacionadas à pequenos negócios e/ou gestão de empresas, tecnologia e inovação.
As provas presenciais serão realizadas em Salvador, Feira de Santana, Juazeiro, Ilhéus e Teixeira de Freitas.

O decreto do governo da Bahia que permite até cinco mil pessoas em eventos no estado foi prorrogado pelo governador Rui Costa (PT), em edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (21).
O decreto permite a presença de público em cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e afins.
De acordo com o governo, espaços culturais como cinemas e teatros, funcionarão com o devido controle dos fluxos de entrada e saída nas dependências dos locais, de modo a evitar aglomerações.

O governador Rui Costa (PT) encaminhou nesta sexta-feira (17) à Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um projeto de lei que define o reajuste geral de 4% para o funcionalismo público estadual para 2022, com efeito já a partir do mês de janeiro.
A proposta é de reajuste linear para todo o funcionalismo público, incluindo servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo estadual, além de reestruturações (com incrementos reais aos vencimentos/soldos) para servidores da Educação, Saúde, Segurança Pública e do grupo técnico administrativo.
De acordo com o governo, os servidores estaduais terão ganhos salariais de até 22% em seus vencimentos. Além do reajuste linear de 4% destinado a todo o funcionalismo, a lei concederá um incremento de R$ 300 ao vencimento básico de servidores da Educação, Saúde e Segurança Pública a partir de abril do ano que vem. E de R$ 200 para aqueles que estão com vencimento básico abaixo do mínimo.
“Trabalhamos com a premissa de assegurar ganhos maiores aos servidores com menores remunerações. Empreendemos esforços para melhorar os salários de forma responsável, mas sempre com atenção aos limites da capacidade financeira do estado”, afirmou Rui.

A folia em modelo indoor já está mais que confirmada em 2022. O Centro de Convenções da capital baiana será palco do “Salvador Folia” durante quatro dias de festas, entre os dias 24 e 27 de fevereiro de 2022.
As vendas dos ingressos da festa começam nesta terça-feira (21) com lote promocional. A programação do festival, no entanto, ainda não foi divulgada.
A cantora Ivete Sangalo também confirmou a realização da festa momesca no Centro de Convenções. A festa contará com mais de 10 atrações do Axé e do Pop. Em agosto foram especulados shows de Claudia Leitte, Alinne, Babado Novo, Banda Eva e Luisa Sonza.
Ao Bahia Notícias, a assessoria do grupo San informou que ainda não há uma previsão para o início das vendas, por não ter fechado todos os contratos para a festa.

Duas sucuris, de cerca de quatro a cinco metros, foram encontradas em praias de Itacaré durante o último fim de semana.
A primeira sucuri foi encontrada na Praia da Tiririca, no sábado (11). A cobra é estimada em cinco metros de comprimento. O segundo animal foi encontrado no domingo (12), na Praia da Ribeira. Banhistas e moradores da região banharam a cobra com água doce, pois ela estava desidratada.
Segundo a Prefeitura de Itacaré, a cobra foi colocada em um tanque com água doce e depois foi levada para um serpentário na região de Serra Grande. A probabilidade é de que os animais tenham sido levados pelo grande volume de água do Rio de Contas, que deságua no município.

O presidente Jair Bolsonaro e os ministros do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e da Cidadania, João Roma, sobrevoam, na manhã deste domingo (12), as áreas afetadas pelas fortes chuvas na Bahia.
Após o sobrevoo de helicóptero, previsto para 10h, será concedida coletiva de imprensa, que ocorrerá no Aeroporto de Porto Seguro. O governador Rui Costa confirmou que também fará, na manhã deste domingo, uma visita ao Extremo Sul. Ele desembarca em Porto Seguro e, se as condições meteorológicas permitirem, fará um sobrevoo na região.
O Governo Federal já decretou estado de emergência em 17 municípios após o desastre causado pelas fortes chuvas. As cidades que tiveram o reconhecimento da situação de emergência foram: Anagé, Camacan, Canavieiras, Guaratinga, Ibicuí, Itabela, Itacaré, Itamaraju, Itapetinga, Jiquiriçá, Jucuruçu, Marcionílio Souza, Mascote, Medeiros Neto, Santanópolis, Teixeira de Freitas e Vereda.

Vejam quanta generosidade dessa prefeita Braulina Lima Silva, partido (Republicanos) da cidade de Aracatu. São R$ 3.700,04, é isso mesmo! Três mil setecentos reais e quatro centavos. Este é o salário mensal dos garis e coletores de lixo na cidade de Aracatu. É praticamente igual ao vencimento líquido de um secretário municipal de governo da prefeita bondosa.
São mais de R$141.572,80, gastos mensalmente com o serviço de limpeza pública no município da pequena cidade de Aracatu, com 12.960 habitantes. Segundo pesquisa realizada pela nossa equipe, é o maior salário pago por uma administração pública na Bahia, para um profissional dessa área. Parabéns prefeita por valorizar um profissional tão importante em nossa sociedade.

por Francis Juliano
O governador Rui Costa usou as redes sociais para pedir a moradores que se desloquem da área próxima à Barragem da Pedra em Jequié, no Sudoeste. Segundo o governador, o nível de água do manancial tem subido, o que aumenta o risco de transbordamento e consequente perigo às comunidades ribeirinhas.
A orientação é que as pessoas se dirijam a locais altos, fora do alcance de um possível rompimento de barragem ou área de risco. Rui estendeu a advertência para moradores do Extremo Sul onde as consequências das chuvas têm sido mais impactantes. Na região, o abastecimento de água e a energia elétrica ficaram interrompidos.
O governador disse ainda que o estado tem dado suporte, seja como envios de carros-pipa, assim como máquinas, barcos e botes. Rui declarou ainda que a Defesa Civil do Estado [Sudec] e o Corpo de Bombeiros estão mobilizados nas ações de apoio às cidades atingidas.

por Jamile Amine
O governo da Bahia estendeu o prazo do decreto nº 20.907, que liberou a realização de eventos no estado com público de até 5 mil pessoas. Com a mudança, a autorização que encerrava nesta sexta-feira (10) passa a valer até o dia 21 de dezembro.
De acordo com o decreto publicado nesta sexta (10) no Diário Oficial do Estado, entre os eventos permitidos estão “cerimônias de casamento, eventos urbanos e rurais em logradouros públicos ou privados, circos, parques de exposições, solenidades de formatura, feiras, passeatas e afins, funcionamento de zoológicos, parque de diversões, museus e afins”.
Em todos os casos, o acesso do público fica condicionado à comprovação de vacinação, mediante apresentação de certificado.

O governador Rui Costa (PT) determinou o envio de equipes do 18º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, e da Superintendência de Defesa Civil do Estado (Sudec) aos municípios do extremo sul do estado atingidos pelos temporais.
De acordo com o governo, o objetivo é auxiliar no resgate às vítimas e fazer uma avaliação dos estragos provocados pelas chuvas que caíram na região. Duas aeronaves do Grupamento Aéreo da Polícia Militar (Graer) também foram acionadas.
Em agenda em Rio do Pires e Caturama neste sábado (8), o governador garantiu que o estado prestará a assistência necessária às cidades.
“Assim que soube das tragédias provocadas pelos temporais, determinei que os órgãos do estado façam os levantamentos necessários e deem todo o apoio possível aos municípios atingidos. Me solidarizo com familiares e amigos das vítimas”, declarou Rui.