Arquivos Bahia — Página 34 de 114 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Página 34 de 114 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Funcionamento de postos SAC na capital e interior do estado é suspenso nesta quarta-feira (08)

7 dezembro 2021 | 19:12

Atendimento volta ao normal na quinta-feira (09)

Nesta quarta-feira (08), os postos da Rede SAC situados em Salvador não irão funcionar em virtude do feriado municipal em homenagem à padroeira da Bahia, Nossa Senhora da Conceição da Praia. No interior, estarão fechados os postos de Simões Filho e Jacobina.

Também não funcionarão seis Pontos SAC, unidades compactas da Rede, localizadas nas cidades de Euclides da Cunha, Olindina, Xique-Xique, Riachão do Jacuípe, Inhambupe e Capim Grosso. Na quinta-feira (9), o atendimento será retomado normalmente.

LBV realiza entrega das cestas da Campanha de Natal no sertão da Bahia

7 dezembro 2021 | 11:30

Foto: Divulgação

A entrega das cestas da Campanha de Natal no sertão.
Solidariedade proporciona um Natal sem fome à famílias do semiárido baiano 28 toneladas e meia de alimentos foram arrecadados para beneficiar famílias de Uauá, Juazeiro, Sobradinho e Curaçá.

A Legião da Boa Vontade (LBV) iniciou a entrega de cestas de alimentos não perecíveis a milhares de famílias em situação de vulnerabilidade social e em risco alimentar em todo o país, por meio da edição 2021 da tradicional campanha Natal Permanente da LBV — Jesus, o Pão Nosso de cada dia!

A mobilização social chega no Sertão São Francisco entre os dias 6 e 10 de dezembro para beneficiar famílias dos municípios de Uauá, Juazeiro, Sobradinho e Curaçá com 28 toneladas e meia de alimentos. A iniciativa, que tem o objetivo de proporcionar às famílias um Natal melhor e sem fome, continua arrecadando doações de alimentos e conta com o apoio de doadores, colaboradores, voluntários e parceiros e a sociedade em geral.

A Caravana da Boa Vontade chegou no dia 6 de dezembro no município de Juazeiro/BA para beneficiar 320 famílias de comunidades vulneráveis. No dia 7, em Sobradinho/BA, impactando 300 famílias, e no dia 8, chega no município de Curaçá, beneficiando 300 famílias em situação de risco alimentar. Nos dias 9 e 10 de dezembro, as cestas de alimento chegam no município de Uauá, ajudando 500 famílias da região a terem um Natal sem fome.

Como a pandemia ainda continua, a entrega das doações será de forma organizada e seguirá todas as recomendações das autoridades de saúde, como manter o distanciamento físico, o uso de máscara e de álcool em gel 70%.

Vale ressaltar que serão entregues mais de 50 mil cestas de alimentos em mais de 226 localidades nas cinco regiões do país. Quem puder ajudar, ainda dá tempo. Entre no site www.lbv.org.br ou faça uma transferência bancária via PIX pelo e-mail pix@lbv.org.br. Se preferir ligue para o telefone 0800 055 50 99 para participar dessa iniciativa. Para saber como está ocorrendo a entrega das doações em todo o Brasil.

Tags:

Daniela Mercury anuncia que não participará de festas de rua no Carnaval de 2022

3 dezembro 2021 | 13:58

Foto: Reprodução / Celia Santos

Daniela Mercury anunciou nesta sexta-feira (3) que não fará participação em festas de rua abertas ao público durante o período do Carnaval em 2022. “Sinto muito em anunciar isso, mas avaliamos bem a situação e chegamos à conclusão que o cenário é muito incerto. Já estou considerando que, na Bahia, o governo e a prefeitura não vão realizar o carnaval 2022, mesmo ainda não havendo anúncio oficial”, declarou a cantora. 

A decisão da artista se estende as festas de rua que possam acontecer em São Paulo, já que a folia momesca na cidade está mantida. “Apesar de estar mantido o carnaval de São Paulo, e o Pipoca da Rainha ser tão tradicional na folia paulistana, infelizmente não desfilarei em 2022”. 

Daniela foi duramente criticada no final de semana por ter se apresentado para um grande público no Obelisco do Parque do Ibiraquera, em São Paulo. A condição da artista para subir no palco no período que compreende a festa é que todas as exigências das autoridades sejam cumpridas, como limitação de público e duas doses da vacina.

“Se for mantida a  liberação das autoridades sanitárias, tentaremos, na medida do possível, realizar shows e eventos durante todo o verão, sempre com limitação de público e com a exigência das duas doses da vacina”. 

Tags:

Bahia: 86,6% dos baianos são contra a realização do Carnaval em 2022

3 dezembro 2021 | 7:46

Foto: Valter Pontes / Secom PMS

A maioria absoluta dos moradores de Salvador são contrários à realização do Carnaval em 2022 na Bahia e consideram que, caso a festa aconteça, os números relativos à pandemia de Covid-19 devem aumentar. É o que diz o levantamento publicado nesta sexta-feira (3) pelo instituto Paraná Pesquisas, em parceria com o Bahia Notícias.

Um total de 86,6% dos entrevistados responderam que são contra a realização do Carnaval, enquanto 10,4% se disseram a favor de que a folia momesca ocorra. Não souberam responder ou não opinaram, 2,9%.

Perguntados sobre a relação da festa de rua com a pandemia da Covid-19, 87,1% dizem acreditar que, caso o Carnaval aconteça, a contaminação pelo coronavírus deve aumentar. Outros 9,8% creem que a folia momesca não possui potencial para mudar o quadro da doença. Não responderam ou não opinaram, 3,1% dos entrevistados.

O Paraná Pesquisas ouviu 2.002 pessoas entre os dias 24 e 28 de novembro, em 200 municípios baianos. As entrevistas foram realizadas pelo telefone. A margem de erro é de 2%, para mais ou para menos.

‘Não tomarei decisão precipitada’, diz Rui sobre realização do carnaval

30 novembro 2021 | 9:39

Reprodução

O governador Rui Costa (PT) informou que não vai se precipitar em relação a qualquer anúncio sobre o Carnaval. Em entrevista para a Rádio Sociedade na manhã desta terça-feira (30), o chefe do Executivo da Bahia, manteve a cautela em relação a realização da festa.

“Não decidirei sob pressão. Estamos avaliando a situação no mundo e na Bahia. Muita gente tem comparado o público nos estádios com o Carnaval. Uma coisa é ter 20 ou 30 mil pessoas, por mais que se aglomerem em algum momento, outra é ter 3 milhões de pessoas. Decidir nesse ambiente seria de extrema irresponsabilidade.

Seria jogar todo o esforço fora. Os comerciantes, trabalhadores, a economia sofreram muito durante a pandemia. Seria jogar tudo fora por conta do evento festivo, por mais importante que seja, eu acho precipitado e eu não tomarei decisão precipitada. A vida em primeiro lugar”, disse o petista.

O governador também classificou como preocupante o fato de que cerca de 2 milhões de pessoas que já estão aptas a tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19 ainda não terem ido aos postos de saúda para completar a imunização.

Para Rui, com a nova variante do vírus, a Ômicron, as festas de final de ano também são fatores a mais para manter a precaução. “Essa nova variante já chegou ao Brasil e na África, já se tornou dominante. Vários países já fecharam as fronteiras, enquanto aqui, muitos querem fazer de conta que nada vai acontecer. Nós não queremos viver aquele drama social e econômico que vivemos em um passado recente, muito menos o drama de perder vidas humanas”.

FISCALIZAÇÃO EM FESTAS

Durante a entrevista o governador fez um apelo para que as gestões municipais reforcem as fiscalizações nos eventos privados. Segundo ele, muitas festas acontecem sem o devido respeito as normas sanitárias.

“O setor de eventos pediu muito que a gente liberasse os eventos. Tenho recebido depoimentos que boa parte dos eventos não está exigindo sequer a vacinação para entrar. Se posso pedir alguma coisas aos prefeitos e prefeitas é que fiscalizem a entrada do público, que coloquem a vigilância sanitária para exigir o atestado de vacinação”, pontuou.

Feira: Servidores públicos precisarão apresentar cartão de vacina contra Covid-19

29 novembro 2021 | 17:36

Foto: Divulgação

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, decretou no sábado (27) que, a partir desta segunda-feira (29), todos os servidores públicos municipais deverão apresentar cartão de vacina contra Covid-19.

De acordo com o Diário Oficial Eletrônico, o servidor municipal que não apresentar a comprovação da vacina, em primeira, segunda, dose única, ou terceira dose, será impedido de trabalhar, por medida de segurança, e ainda terá o salário cortado. Fica permitida a não vacinação apenas nos casos em que haja comorbidade que desaconselhe a prática, desde que apresente laudo médico que deverá ser avaliado pelo Grupo Técnico da Secretaria Municipal de Saúde. 

A medida é válida para todos os servidores públicos municipais de Feira de Santana, concursados, nomeados, contratados, inclusive os que exercem funções públicas vinculadas ao Poder Executivo.

No documento ainda consta que a produção, utilização ou comercialização de documentação comprobatória falsificada de vacinação contra a COVID-19, bem como a adulteração ou comercialização, sujeitarão o infrator à responsabilização administrativa, sem prejuízo das sanções nas esferas civil e penal, na forma da Lei.

Itacaré: Prefeitura suspende aulas após fortes chuvas

29 novembro 2021 | 7:44

Foto: Reprodução

A prefeitura de Itacaré, no Sul baiano, suspendeu as aulas na rede municipal neste segunda-feira (29). A decisão ocorre após as fortes chuvas que caíram no final de semana, sobretudo na noite do sábado (27). Segundo a pasta, a medida também leva em consideração os moradores afetados pelo temporal.

A prefeitura também informou que segue em alerta e declarou que montou uma equipe especial de atendimento à população. Em caso de emergência, os moradores podem ligar para o telefone (73) 9 8151-2242 da Defesa Civil local.

Durante as chuvas do sábado em Itacaré, um barranco cedeu e a lama atingiu diversas casas na localidade da Pituba. Moradores acusaram um empreendimento imobiliário que cujas obras são realizadas no local, o que teria suprimido a vegetação da área e influenciado na adversidade.

A Defesa Civil do Estado [Sudec] comunicou que outras cidades já se manifestaram sobre estragos sofridos pelas chuvas, casos de Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu; e Eunápolis, na Costa do Descobrimento.

Prefeitura de Guanambi anuncia criação de guarda municipal armada e concurso com 100 vagas

26 novembro 2021 | 12:31

Foto: Divulgação

A Prefeitura de Guanambi vai enviar para Câmara de Vereadores um projeto de Lei que cria uma guarda municipal armada para proteger o patrimônio público e reforçar das forças de segurança atuantes no município.

De acordo com apuração da Agência Sertão, no primeiro momento, a previsão é para a abertura de concurso público com 80 vagas para formar a guarda, além demais 20 vagas já anunciadas para Agentes de trânsito. O edital deve sair entre janeiro e fevereiro, a depender do tempo de tramitação até a aprovação pelos vereadores.

A proposta de criação da guarda municipal prevê que a corporação pode chegar a cerca 250 integrantes, pois estipula que o efetivo seja de até 0,03% da população, que hoje é 85.353 habitantes. Além disso, está prevista a criação de um centro de formação de guardas e agentes para preparar os aprovados nos concursos para as funções.

De acordo com o secretárioo municipal de Planejamento, Inácio Paes de Lira Junior, o certame unificado da Guarda Municipal e de Agentes de Trânsito deve ser feito possivelmente com a Fundação Luís Eduardo Magalhães, que cuidará da parte das questões das provas e dos exames psicológicos.

Entre os requisitos parra os cargos devem constar o ensino médio completo, idade de até 35 anos, altura de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria A/B. Na manhã desta sexta-feira (26),

Houve uma reunião na Prefeitura para apresentar e alinhar o texto com vereadores da base governista antes da apresentação à Câmara Municipal. Na próxima segunda-feira (26), o secretário vai apresentar a proposta para todos os vereadores. Ele disse que tem visitado municípios onde há guarda armada implantada para buscar experiências na implantação.

O prefeito Nilo Coelho e o vice-prefeito Nal Azevedo estão concedendo entrevistas a emissoras de rádio para falar sobre o projeto.

Recusa ao Carnaval em 2022 é unanimidade entre secretários estaduais de Saúde

25 novembro 2021 | 7:09

Chefe da Saúde na Bahia, a secretária Tereza Paim tem reforçado constantemente o pedido de cautela e defendido que é preciso “pensar na saúde”. Foto: Reprodução/ Quero Abadá

Entre as secretárias e os secretários estaduais de Saúde é unanimidade a recusa sobre a realização do Carnaval em 2022. Segundo informou o presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), Carlos Lula, no órgão “ninguém concorda” com a possibilidade de realizar a folia.

Chefe da Saúde na Bahia, a secretária Tereza Paim tem reforçado constantemente o pedido de cautela e defendido que é “preciso pensar na saúde” e não afrouxar todas as restrições para evitar uma possível nova onda.

Segundo informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo, ainda que o cenário da pandemia da Covid-19 esteja melhor que o de meses anteriores, há o temor de que as aglomerações gerem uma nova onda de contaminações.

À coluna, Carlos Lula ressaltou, por outro lado, que os secretários que existem outras razões para que os eventos sejam realizados, como, por exemplo, a pressão de profissionais da cultura. Até o momento, ao menos 58 cidades paulistas já anunciaram o cancelamento dos festejos, entre elas São Luiz do Paraitinga, Franca e Ubatuba.

Bahia passa a exigir comprovante de vacinação para uso de transporte intermunicipal

24 novembro 2021 | 18:55

Foto: Reprodução / GOVBA

Em decreto que será publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) nesta quinta-feira (25) o governo do estado passará a exigir a comprovação de vacinação contra a Covid-19 para uso do transporte público intermunicipal. A medida, que passará a valer a partir do dia 10 de dezembro de 2021, foi anunciada no final da tarde desta quarta (24) pelo governador Rui Costa. 

De acordo com o governador, “obrigatoriamente, as pessoas terão que apresentar o atestado de vacinação das duas doses, exceto as crianças, que ainda não estão no período de se vacinarem. E para as pessoas que já estão na condição da dose de reforço, também será exigido a comprovação da terceira dose”, disse.

 Na oportunidade, Rui aproveitou ainda para chamar atenção para o alto número de pessoas que, mesmo já tendo chegado a data, ainda não completaram o esquema vacinal contra a Covid-19. São quase 3 milhões de baianos com a segunda dose ou dose de reforço em atraso. 

Para aumentar o número de baianos completamente imunizados contra a doença, Rui voltou a pedir o esforço de todos os municípios do estado. “A batalha ainda não foi vencida, o vírus continua circulando. Vamos fazer uma corrente do bem para salvar vidas, cuidar da saúde, cuidar das pessoas”, disse o governador.