MENU

O transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário será suspenso, em toda a Bahia, no período junino. A medida, que tem o objetivo de evitar a disseminação da covid-19, será publicada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (15).
O decreto prevê que ficam suspensas, a partir da meia-noite do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho.
A circulação, a saída e a chegada de ferry boats, catamarãs, lanchinhas e balsas também ficam proibidas das 20h do dia 21 de junho até as 5h de 28 de junho, em todo território baiano.
Já desta terça-feira (15) até domingo (20) e de 28 de junho a 4 de julho, a circulação, a saída e a chegada dos transportes serão permitidas desde que a ocupação seja limitada a 70% da capacidade. Não haverá disponibilização de transportes extras.
A fiscalização do decreto é de responsabilidade da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações (Agerba).

O governo da Bahia renovou o decreto que proíbe a comercialização de bebidas alcoólicas para este final de semana. O decreto assinado pelo governador Rui Costa (PT) nesta segunda-feira (14) também estabelece a proibição entre 23 e 28 de junho – portanto, durante o São João. As informações serão publicadas na próxima edição do Diário Oficial do Estado, nesta terça (15).
O texto também estabelece que o toque de recolher em Salvador e na Região Metropolitana terá início às 20h entre esta sexta-feira (18) domingo (20). O mesmo acontecerá durante o período junino. A proibição da venda de bebidas alcoólicas também terá início às 20h durante ambos os períodos.
Também está proibida a circulação do transporte metropolitano, das lancinhas e do ferry-boat de 20h30 às 5h. Nos dias 19 20, 26 e 27 o ferry não vai poder funcionar. No restante do estado, o toque de recolher será realizado entre 21h e 5h até 29 de junho.

O vereador Nivaldo Balbino da Silva (PSD), “Niva”, representou na justiça contra a prefeita de Aracatu, Braulina Lima (Republicanos), por liberar a máquina perfuratriz de propriedade do Município para serviços privados. Em nota a imprensa, o parlamentar disse que a máquina foi localizada após 70 dias em um condomínio particular na região de Barra do Choça.
Ela tentou nos enganar com essa portaria falsa”, rebateu. O parlamentar reforçou que o equipamento, com custo de mais de R$ 1 milhão, é de fundamental importância para Aracatu, principalmente tendo em vista o período de estiagem pelo qual passa a cidade. “A máquina perfura em torno de dois poços artesianos por dia. Além de amenizar a situação da seca, a perfuratriz acelera a agricultura familiar.
Depois da denúncia, a prefeitura publicou uma portaria autorizando o uso da referida máquina em favor do Consórcio Intermunicipal do Vale do Rio Gavião ( Veja aqui ). No entanto, o vereador declarou que o município de Barra do Choça não faz parte do consórcio. “Depois que eu denunciei na Câmara, a prefeita forjou uma portaria cedendo a máquina para o consórcio. A portaria foi com data retroativa.
Não tem terra boa sem água e a máquina é para captar água. A prefeitura não apresentou nenhum documento até a data da denúncia cedendo essa máquina para o consórcio”, afirmou.

por Francis Juliano
Um novo tremor de terra foi registrado em Jacobina, no Piemonte da Diamantina. O abalo ocorreu na tarde desta segunda-feira (7), no horário de 14h38, e registrou magnitude 1.8, índice que representa baixa magnitude. O fato foi registrado pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Labsis) da UFRN.
Ao Bahia Notícias, o superintendente da Defesa Civil do Estado [Sudec], Paulo Luz, informou que não houve registro de problemas com moradores e imóveis. Ainda segundo o Labsis, antes do evento dessa segunda, o último abalo tinha ocorrido no dia 25 de maio. No dia, o fenômeno teve magnitude de 1.2, também de baixa magnitude, sem risco para a população.

por Francis Juliano
Vai até o próximo domingo (13) o lockdown [fechamento] em Iuiu, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano. Em comunicado oficial, a prefeitura declarou que a medida visa “conter o avanço assustador do coronavírus no município”. No período, poderão funcionar apenas o chamado comércio essencial, e entre as 7h e 19h30.
Esses locais também precisarão cumprir algumas ordenações: até quatro clientes para supermercados e agências bancárias e até dois clientes para mercearias e outros estabelecimentos. A partir das 20h, só poderão funcionar farmácias, postos de gasolina e hospital, além do delivery de alimentos. Em relação à venda de bebidas alcoólicas, a gestão municipal foi mais rigorosa.
Fica proibido em todo município o comércio desses produtos até o dia 1° de julho. Ainda segundo a prefeitura, estão vetadas de circular no município distribuidoras de bebidas, bem como empresas de transporte de passageiros, vans do transporte alternativo e veículos de particulares.
O toque de recolher vigora entre 20h e 5h do dia seguinte. Cidade de cerca de 11 mil habitantes, segundo o IBGE, Iuiu acumula 457 casos confirmados de Covid-19 com cinco óbitos, conforme a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab).

O governador Rui Costa (PT) decidiu renovar medidas adotadas para frear a disseminação de Covid-19 em municípios da região oeste e instituem restrições para cidades do nordeste baiano. Os decretos serão publicado nesta terça-feira (8), no Diário Oficial do Estado.
No oeste, as medidas atingem 36 municípios: Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Canápolis, Catolândia, Cocos, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Ibotirama, Ipupiara, Jaborandi, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Morpará, Muquém do São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, Santa Rita de Cássia, Santana, São Desidério, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho e Wanderley.
Na região nordeste são 15 municípios onde valem a restrições: Adustina, Antas, Banzaê, Cícero Dantas, Cipó, Coronel João Sá, Fátima, Heliópolis, Nova Soure, Novo Triunfo, Olindina, Paripiranga, Ribeira do Amparo, Ribeira do Pombal e Sítio do Quinto.
Leia mais »

O governador Rui Costa esteve na região da Chapada Diamantina, nesta sexta-feira (4), onde cumpriu agenda de entregas nos municípios de Tanhaçu e Ituaçu. Primeiro em Tanhaçu, o chefe do executivo baiano entregou a requalificação de mais de 24 quilômetros da BA-142 entre as duas cidades.
O investimento de R$ 10 milhões beneficia 235 mil habitantes que vivem nos municípios de Andaraí, Mucugê, Barra da Estiva, Ibicoara, Ituaçu, Tanhaçu, Itaberaba, Iaçu, Marcionílio Souza e Itaetê. A estimativa é de que 1.900 veículos circulem diariamente pela via.
“Hoje estamos entregando mais um trecho de uma grande obra, que é um sistema viário de toda a região da Chapada”, explicou o governador.
Ainda em Tanhaçu, o governador Rui Costa visitou a Escola Estadual Antônio Carlos Magalhães e esteve acompanhado pelo secretário de Educação, Jerônimo Rodrigues. “Durante visita ao município, recebemos demandas de outras obras. Por isso, anunciei a ampliação e modernização do colégio e o início da obra de uma adutora que vai trazer água da Barragem de Cristalândia para resolver, definitivamente, o abastecimento de Tanhaçu e das comunidades do entorno da sede da cidade. O investimento para a obra da adutora será de R$ 24 milhões”, revelou o governador.
Leia mais »

Em meio à crise econômica instaurada no país nesse momento de pandemia, a atividade mineral tem contribuído para o avanço socioeconômico de diversas regiões do estado da Bahia. Com o alto preço das commodities, principalmente o minério de ferro, a mineração apresentou crescimento de 60% no ano passado, diante de uma média de 20% nos anos anteriores.
Na busca pelo desenvolvimento de todo território baiano, o Governo do Estado, através da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), vem fazendo uma varredura do traçado da Fiol (Ferrovia de Integração Oeste Leste), descobrindo todos os minerais de Ilhéus até Barreiras, numa extensão de 100km em cada margem da ferrovia. Outra área que tem ganhado atenção da CBPM é o norte do estado.
A empresa vem reforçando também pesquisas na macroregião de Juazeiro, com destaque para municípios como Pilão Arcado, Remanso e Campo Alegre de Lourdes. Através dessas pesquisas, a CBPM lança licitações para que novas empresas venham para o estado desenvolver projetos mínero-industriais, o que impulsiona o desenvolvimento socioeconômico das cidades. Os estudos realizados pela CBPM já identificaram depósitos para produção de ferro, titânio e vanádio (Fe-Ti-V); níquel, cobre e cobalto (Ni-Cu-Co); e fosfato (P2O5), nesta região.
Um ponto importante a ser mencionado é a obrigação socioambiental que as mineradoras assumem ao iniciar parceria com a CBPM, se comprometendo a operar em consonância com as ODS (Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável), que são uma coleção de 17 metas globais, estabelecidas pela Assembleia Geral das Nações Unidas.
Leia mais »

A ordem de serviço para o início de mais uma obra de ampliação da Adutora do Algodão foi autorizada pelo governador Rui Costa, nesta quarta-feira (02), durante visita ao município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Esta é a terceira etapa de ampliação, na qual serão investidos R$ 29 milhões.
Além de Lagoa Real, o distrito de Ibitira, pertencente à cidade de Rio do Antônio, também será beneficiado. “Esta é a última etapa dessa obra que traz água do Rio São Francisco para abastecer a região. Com isso, várias comunidades passarão a ser atendidas com água potável e mais qualidade de vida”, destacou Rui.
A intervenção será coordenada pela Embasa, entidade vinculada à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado da Bahia (SIHS). O projeto prevê a implantação de mais de 74 mil metros de adutora e beneficiará mais de 23 mil habitantes da região.
O prazo previsto para a conclusão da obra é de 24 meses. Ainda durante a agenda em Lagoa Real , o governador visitou a ala de enfrentamento à Covid-19 da Unidade de Saúde de Retaguarda Dr. Jairo Pontes. Rui Costa ainda foi até o Colégio Estadual Luís Prisco Viana e à Cooperativa de Produtores de Leite e Cereais de Lagoa Real.

por Francis Juliano
A prefeitura de Guanambi, no Sertão Produtivo, Sudoeste baiano, resolveu aumentar as restrições para conter a Covid-19. A partir desta quarta-feira (2), a venda de bebida alcoólica, incluindo por entrega em domicílio, ficará suspensa. A medida vale das 19h30 desta quarta até as 5h da próxima segunda-feira (7). No mesmo decreto, a prefeitura também vetou o funcionamento de bares, lanchonetes e restaurantes.
Esses estabelecimentos poderão trabalhar na forma de entrega em domicílio. O restante do comércio poderá abrir. A gestão também vedou a prática de qualquer atividade esportiva coletiva. No caso das academias, elas podem funcionar desde que limitada a ocupação máxima de 50%. Eventos que gerem aglomeração seguem suspensos. Em Guanambi, o toque de recolher vai das 20h às 5h.
Até a noite desta terça-feira (1°), o município acumulava 7.909 casos confirmados de novo coronavírus, sendo que 326 ativos – aqueles que podem infectar outras pessoas – e 82 óbitos.