MENU

Após a morte de Herzem Gusmão (MDB) na noite de quinta-feira (18) por complicações do coronavírus, a vice-prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), de 48 anos, assume definitivamente o cargo de prefeita da cidade.
No dia 1º de janeiro, Sheila tomou posse no cargo de prefeita, porém, uma semana depois, Herzem assumiu a prefeitura em cerimônia virtual, promovida pela Justiça Eleitoral.
Nesta sexta-feira (19), a democrata postou um vídeo em suas redes sociais lamentando o falecimento de Gusmão. Para ela, o emedebista foi um “grande líder”.
“Nós perdemos o nosso líder, nosso grande gestor. Nosso Herzem Gusmão, um homem de muita fé, um homem que trabalhou até o último momento para que Conquista se tornasse essa cidade maravilhosa. Estou muito emocionada”, disse.

Em reunião com o governador da Bahia Rui Costa (PT) agendada para a tarde desta sexta-feira (19), o prefeito de Salvador Bruno Reis (DEM) vai defender a prorrogação da suspensão do funcionamento de serviços considerados não essenciais.
“Diante dos números, a minha posição é pela prorrogação por mais sete dias das medidas em rigor. Óbvio que vamos discutir, mas diante do cenário em que estamos enfrentando, com soma de mais problemas, não há outra decisão a ser tomada”, disse, durante coletiva à imprensa.

O governador Rui Costa (PT) fez um novo apelo para que prefeitos do interior cumpram os decretos estaduais de toque de recolher e que proíbem o funcionamento de atividades não essenciais durante o fim de semana. Embora as medidas contra o avanço da Covid-19 estejam em vigor na maioria dos municípios baianos, alguns gestores decidiram liberar o comércio de rua, shoppings, academias, igrejas e bares e restaurante no pior momento da pandemia.
“Eu volto a reiterar o meu pedido, o comércio precisar dar a sua contribuição, sei do sacrifício do esforço. Mas nessas cidades são apenas dois dias sem funcionar pra que a gente tenha dois dias distanciamento. Ontem, no Rio Grande do Sul, tivemos 502 óbitos.
Uma população muito menor que a Bahia: 502 óbitos. Então a tragédia se anuncia no Brasil. O colapso se anuncia. Ontem chegamos à quase 3 mil óbitos por dia no Brasil. Então a situação é muito grave, e eu reitero aqui que nós temos que contribuir nessas medidas”, pediu o governado em entrevista à RecordTV Itapuã na manhã desta quarta (17).
“É melhor isso do que a situação se agrave e ter que fechar a semana inteira”, reiterou Rui Costa.
A determinação do governo baiano é que apenas segmentos como saúde, supermercados e postos de gasolina, por exemplo, possam funcionar entre 20h e 5h. A medida, que foi prorrogada no último fim de semana, visa desafogar o sistema de saúde e, sobretudo, a fila de doentes à espera de vagas de UTI – hoje, 86% dos leitos estão ocupados, conforme atualização mais recente.
Em um alerta divulgado na terça-feira (16), o secretário estadual Saúde, Fábio Vilas-Boas, apontou um risco de colapso nos municípios que vêm flexibilizando restrições. Segundo o secretário, casos os prefeitos não recuem de suas decisões, terão de enfrentar uma situação ainda mais dramático.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-BA) encaminhou ofício ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) solicitando a suspensão dos prazos dos processos de habilitação e veículos na Bahia, com efeito retroativo a 1º de março, por causa do momento crítico da Covid-19 no estado.
No documento, foram informadas as medidas restritivas adotadas pelo governo baiano para conter o avanço da doença, inclusive a interrupção dos serviços do Detran-BA em Salvador e região metropolitana, até sábado (20).
Como o Detran-BA deixou de funcionar, o cumprimento dos prazos da carteira de habilitação (CNH) e do registro de veículos ficou comprometido, o que levou o órgão estadual a provocar o Denatran, com o objetivo de evitar que os baianos sejam prejudicados.
“Já tínhamos manifestado nossa posição por meio da Associação Nacional dos Detrans (AND), mas achamos melhor reforçar com um documento próprio, o pedido de suspensão dos prazos na Bahia. Seria uma medida temporária, neste período em que precisamos unir esforços contra a pandemia. Se foi feito no ano passado, pode ser repetido agora. Esperamos que o Denatran seja sensível à nossa solicitação”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Rodrigo Pimentel.

O Governo do Estado atualizou o decreto que suspende os eventos e atividades, independentemente do número de pessoas, em toda a Bahia. A publicação, que venceria neste domingo (14), passa a valer até 1º de abril de 2021. A prorrogação foi publicada em edição online do Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (13).
Segue proibida a realização de atividades que envolvam aglomeração de pessoas, como cerimônias de casamento, solenidades de formatura, feiras, circos, passeatas, eventos desportivos, científicos e religiosos, bem como aulas em academias de dança e ginástica.
O decreto também estabelece a volta às aulas na rede estadual de ensino, exclusivamente de forma remota, a partir de segunda-feira (15).

Em publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado (13), o governador Rui Costa (PT) decretou situação de emergência nas cidades de Boa Nova, Juazeiro, São Domingos e Vitória da Conquista. Segundo a publicação, o decreto tem validade de 180 dias.
De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (SUDEC), osm municípios sofrem danos decorrentes da estiagem que está afetando as atividades econômicas das quatro cidades.

Durante o período, o decreto ainda estabelece que, das 18h da desta sexta-feira (05) até as 5h de segunda-feira (08), poderão funcionar somente serviços essenciais, a medida vale para toda Bahia. A restrição da venda de bebidas alcoólicas seguirá valendo a partir das 18h de sexta (05) até as 5h de segunda-feira (08), inclusive por sistema de entrega em domicílio (delivery).
São considerados serviços essenciais às atividades relacionadas à saúde e ao enfrentamento da pandemia, como transporte, serviço de entrega de medicamentos e demais insumos necessários para manutenção das atividades de saúde, bem como à comercialização de gêneros alimentícios e feiras livres, à segurança e a atividades de urgência e emergência.
Os atos religiosos litúrgicos poderão ocorrer na Bahia, respeitados os protocolos sanitários estabelecidos, especialmente o distanciamento social adequado e o uso de máscaras, bem como com capacidade máxima de lotação de 30%.

O governador Rui Costa (PT) voltou a criticar nesta segunda-feira (1º) a atuação do presidente da República, Jair Bolsonaro, durante a pandemia do coronavírus no país. Para ele, no Brasil não houve uma orientação correta do governo, uma “orientação única” para lidar com a covid-19.
“Aqui no Brasil não houve uma orientação única, tinha gente dizendo que essa pandemia era coisa de marica. O Brasil brinca com a doença, com a vida humana. Eu faço um apelo: quando decidiriem ir para barzinho, para balada, pensem na vida dos outros. Para mudar o cenário, depende das pessoas, da sociedade”, salientou em entrevista à RecordTV Itapoan.
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador Rui Costa,anunciaram no domingo (28)) que, em consenso com demais prefeitos da Bahia, as medidas restritivas que foram anunciadas na última sexta-feira (26), que valeriam até as 5h da manhã de segunda-feira (1), como a suspensão de atividades não-essenciais, serão prorrogadas por mais 48 horas e passam a valer até as 5h de quarta-feira (3).

por Eduardo Dias
O prefeito de Salvador, Bruno Reis, e o governador Rui Costa, anunciaram neste domingo (28) que, em consenso com demais prefeitos da Bahia, as medidas restritivas que foram anunciadas na última sexta-feira (26), que valeriam até as 5h da manhã de segunda-feira (1), como a suspensão de atividades não-essenciais, serão prorrogadas por mais 48 horas e passam a valer até as 5h de quarta-feira (3).
Neste domingo, a Bahia registrou 90 óbitos e 3.133 casos por coronavírus em 34horas. Com isso, com 83% de ocupação de leitos de UTI, ficou decidido pelos gestores pela prorrogação das medidas restritivas até a quarta-feira (3), exceto nas regiões Oeste, Norte e Nordeste, onde a ocupação de leitos de UTI é inferior a 80%. Além disso, o toque de recolher continua valendo4ntre 20h e 5h..
“A situação permanece grave. Hoje temos 85% de ocupação dos leitos de UTI e cerca de 60 pacientes aguardando para regulação. Por conta disso, vamos prorrogar as medidas por mais 48h em Salvador e apenas atividades essenciais poderão funcionar. Nenhuma restrição será suficiente se as pessoas não entenderem a gravidade do momento. Conto com o apoio de vocês”, disse Bruno Reis.
“As medidas contra o coronavírus funcionaram neste fim de semana, mas vamos precisar manter. Nas últimas 24h, foram 90 mortes por Covid-19 na Bahia. Temos 83% de ocupação de leitos de UTI na Bahia e 20,5 mil casos ativos da doença. Neste domingo, em diálogo com prefeitos da capital e do interior do estado, tomamos a decisão conjunta de manter medidas restritivas mais duras na Bahia até 5h de quarta-feira (03), com exceção das regiões Oeste, Norte e Nordeste, onde a ocupação de leitos de UTI é inferior a 80%. O toque de recolher continua valendo entre 20h e 5h”, escreveu o governador.

Em virtude do decreto estadual que endurece as medidas de restrição em combate ao novo coronavírus, 19 postos da Rede SAC vão suspender o atendimento ao público que seria realizado no sábado (27). A medida abrange nove postos na capital, nove no interior, e uma carreta do SAC Móvel, que está em Feira de Santana. Os atendimentos que estavam agendados para esta data foram desmarcados. Os cidadãos podem acessar o SAC Digital e realizar nova marcação.
Em Salvador os postos que vão fechar são: SAC Barra, Bela Vista, Shopping da Bahia, Salvador Shopping, Pituaçu, Pernambués, Pau da Lima, Comércio e Cajazeiras. No interior do Estado, o atendimento será suspenso nas unidades: SAC Alagoinhas, Barreiras, Eunápolis, Feira II, Jequié, Juazeiro, Senhor do Bonfim, Conquista I e II. Vale ressaltar que os postos do interior não atendem normalmente aos sábados. Iriam abrir para uma ação pontual de atendimento exclusivo para RG e CNH.
Para ter acesso ao SAC Digital e realizar a marcação de novo agendamento, é só baixar o aplicativo SAC Digital ou acessar o endereço do SAC Digital na internet. Para outras informações, a Secretaria da Administração (Saeb) ainda disponibiliza o site institucional do SAC e o call center: 4020-5353 (ligação de celular) ou 0800 071 5353 (ligação de telefone fixo).