MENU

Conhecida como a Suíça baiana, seja pelo frio e também pela qualidade de vida que os moradores desfrutam, Vitória da Conquista fez jus ao apelido e foi considerada a melhor cidade para viver na Bahia e a segunda no Nordeste, de acordo com o Índice de Desafios da Gestão Municipal elaborado pela consultoria Macroplan.
O município de aproximadamente 341 mil pessoas ficou a frente até mesmo de Salvador somando a taxa de 0,639 em uma escala que vai até 1,000.
No ranking nacional, Conquista aparece como o 51º melhor lugar para morar no Brasil. Já no Nordeste, a cidade baiana ficou atrás apenas de Petrolina-PE que ocupou a 48ª posição nacional com a avaliação de 0,645. O índice classificou as 100 maiores cidades do Brasil segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança.

A construção da Nova Rodoviária de Salvador, no bairro de Águas Claras, já está sendo executada. A obra realizada pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), foi iniciada na última semana e tem a previsão de durar 24 meses. Atualmente, os serviços como terraplanagem e limpeza do terreno estão em andamento no local, às margens da BR-324.
O novo espaço será mais moderno e integrado ao sistema de transporte da capital baiana. A estação do metrô de Águas Claras, o terminal de transporte de ônibus metropolitano e urbano, e o corredor de BRT, que será implantado em breve na Avenida 29 de março, terão ligação com o equipamento. O terminal vai ocupar uma área total de 120.000m². O investimento previsto é de R$ 120 milhões.
“Após a conclusão dos serviços de terraplanagem, em um prazo de três meses, a estrutura da nova rodoviária começará a ser erguida. O novo terminal está localizado na região de Cajazeiras, que possui aproximadamente 200 mil habitantes, e que integra bairros como Águas Claras, Castelo Branco, Fazenda Grande II, Cajazeiras XI e Cajazeiras VIII. A obra contribuirá para o desenvolvimento econômico da região, principalmente no setor de comércio e serviços”, destaca o secretário de Infraestrutura, Marcus Cavalcanti.

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), decidiu prorrogar o decreto que suspende os shows e as aulas nas unidades de ensino das redes pública e privada em todo o estado até o dia 7 de fevereiro. A medida será publicada no Diário Oficial do Estado neste sábado (30).
O decreto ainda proíbe a realização de atividades com público superior a 200 pessoas, como passeatas, feiras, circos, eventos científicos, desportivos e religiosos. Já as cerimônias de casamento e solenidades de formatura podem ser realizadas desde que limitadas a até 200 pessoas. No entanto, as festas tradicionais desses eventos não estão permitidas.

O prefeito da cidade de Guanambi, Nilo Coelho (DEM) foi enfático ao falar do momento delicado que atravessamos, gerado pela pandemia do novo coronavírus. Para ele, a solução para a crise atual está na força do trabalho. “Não há crise que resista à força do trabalho”, defendeu em entrevista ao site Jornal A Tarde.
No aspecto social, Coelho garantiu que doará o seu salário como prefeito para ações sociais. “O salário do prefeito eu não vou receber, eu vou passar todos para os trabalhos de ação social. Então, isso é um gesto, não é querendo ser melhor do que os outros, mas no meu caso não influencia, então eu prefiro que isso vá para as ações sociais, que ajude.
Aqui na gestão passada nós tivemos um trabalho muito importante na ação social, tinha feiras no município que fazíamos sempre, até para Salvador nós levamos. Isso incentiva muito a produção dessa arte, de trabalhar”, declarou, destacando que seu objetivo maior é servir a sua terra.

A micareta de Feira de Santana, no interior da Bahia, foi oficialmente suspensa nesta quarta-feira (27) em virtude da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pelo prefeito da cidade, Colbert Martins Filho, durante coletiva de imprensa.
“Abril não vai ter micareta de forma nenhuma e nós vamos analisar, quando essa vacina começar reduzir internamento e morte. Temos a possibilidade de pensar nesse assunto assim que tivermos no mínimo essa situação delimitada”, afirmou.
Conforme o mandatário, o assunto pode voltar a ser discutido também quando pelo menos 50% dos moradores da cidade já tiverem sido vacinados contra a Covid-19. Enquanto isso não ocorrer, a micareta continuará sem data para ser realizada.

Os proprietários de veículos baianos têm até o dia 10 de fevereiro quitar o IPVA deste ano com desconto de 10%. O abatimento só ocorre quando o pagamento em cota única. A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) divulgou a tabela com os prazos para quem pagar em três vezes ou na data limite. O cronograma é baseado no último ano das placas do veículo.
Segundo a Sefaz, os débitos anteriores do IPVA ainda não notificados também podem ser divididos em três vezes, juntamente com o IPVA 2021. Quem perder o prazo da primeira cota deixa de ter o direito ao parcelamento em três vezes.
Os contribuintes vão pagar em 2021, em média, cerca de 3,2% a menos no valor do IPVA. A redução mais significativa é de 5% para os automóveis.
Leia mais »

por Bruno Luiz
A retomada das aulas presenciais na Bahia continua sem prazo para acontecer. Segundo o governador Rui Costa (PT), com o aumento de casos e óbitos provocados pela Covid-19 no estado, não é possível estimar data para volta das atividades.
“Eu pretendia voltar desde o mês de outubro, mas o técnicos da secretaria de Saúde nos chamaram atenção de grandes aglomerações do período eleitoral, e um certo relaxamento por parte da juventude, e que isso poderia gerar uma alta na contaminação. Infelizmente, os técnicos tinham razão, e o que vimos, não só na Bahia, foi um crescimento acelerado da doença”, disse o governador, em entrevista ao “Isso é Bahia”, programa da rádio A TARDE FM em parceria com o Bahia Notícias.
O petista afirmou concordar com a necessidade de retorno urgente das aulas, mas ponderou que a pandemia continua em trajetória de crescimento, sem perspectiva de estabilização ou baixa.
Leia mais »

Matheus Morais / Rayllanna Lima
Depois de suspender o ponto facultativo dos feriados relacionados ao Carnaval de Salvador, o prefeito Bruno Reis (DEM) revelou que pode decretar novos feriados caso seja possível realizar a folia ainda este ano.
Mas reforçou que, em fevereiro, os dias que tradicionalmente são tomados por uma multidão de folga nos circuitos serão normais. “A Prefeitura e o Estado decretavam pontos facultativos na sexta e na segunda-feira que antecedem o Carnaval. Nesse ano não vamos decretar. Portanto, será uma semana normal de trabalho”, disse em coletiva à imprensa nesta quarta-feira (27).
A folga do período, contudo, poderá ser aproveitada em outro momento. “A Terça-Feira de Carnaval não é um feriado nacional. É um decreto do governo da Bahia de 1981.
O governador hoje de manhã estaria publicando no Diário Oficial com um novo decreto tirando seus efeitos. Essa decisão foi tomada em conjunto, por todas as razões e, especialmente, para que se houve condições de fazer em outro momento a gente decreta os devidos pontos facultativos e devidos feriados”, afirmou.

Em decisão conjunta, o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciam, nesta terça-feira (26), que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano.
Um decreto estadual de 1981 estabelece como ponto facultativo a segunda, terça e quarta-feira, até meio-dia. Entretanto, em 2021, em razão da pandemia e cancelamento da festa em fevereiro, o Estado e a Prefeitura da capital entendem que não há motivo para decretar ponto facultativo nos dias mencionados acima.
Com essa decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração e influenciar no aumento do número de vítimas da Covid.
“Desde o início da pandemia, a nossa prioridade é salvar vidas. Já temos uma luz no fim do túnel: a vacina. Mas, enquanto não houver a imunização de todos, precisamos evitar aglomerações, redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras. Graças a Deus, ao trabalho das nossas equipes e à conscientização da população, estamos muito próximos de vencer a batalha contra a Covid-19 e virar essa página da nossa história, voltando à normalidade com total segurança”, declarou o prefeito Bruno Reis.

por Mauricio Leiro
O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) suspendeu por 90 dias as atividades de duas empresas estampadoras de placas veiculares. A medida foi publicada no diário oficial deste sábado (23), após portaria da última sexta-feira (22).
A medida foi tomada baseada no Art. 183, da Lei nº 12.209/2011. “São admitidas medidas cautelares inominadas, não positivadas em lei, em caso de risco iminente da ocorrência de fatos que possam comprometer o resultado final do processo administrativo, trazer prejuízo ao erário ou lesão ao interesse público de difícil ou impossível reparação”, diz a lei.
Entre as empresas suspensas está a SOL Placas Ltda. localizada em Salvador. A outra é a JT Placas, localizada no município de Feira de Santana.