MENU

Cinco estados brasileiros já podem quitar os valores das contas de luz por meio do Pix, sistema de pagamento instantâneo do Banco Central. A primeira distribuidora a adotar a medida foi a Neoenergia, que atende Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Desde novembro do ano passado, as faturas digitais começaram a ser enviadas com um QR Code e um link que redireciona o cliente para a tela de pagamento. O grupo agora busca ampliar a ferramenta para que quem recebe a fatura impressa também possa pagar as contas da mesma forma.
O sistema também deve ser adotado pelas distribuidoras CPFL e Enel. Com isso, outros seis estados passariam a ter acesso à nova forma de pagamento. Este é o caso do Paraná, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e novamente São Paulo, que são atendidos pela CPFL, e ainda Rio de Janeiro, Goiás, Ceará e, mais uma vez, São Paulo, que recebem energia da Enel.
Para utilizar o Pix, o consumidor só precisa ter uma conta bancária, seja corrente ou poupança, e um celular com acesso à internet.

Presente no evento que marcou o início da vacinação na capital baiana, na manhã desta terça-feira (19), o governador Rui Costa (PT) não poupou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de críticas. Ao falar com a imprensa, Rui disse que o chefe do Executivo nacional tenta agora se apropriar de uma vacina que antes ele criticava.
Bolsonaro disse que a Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e que será produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, é do Brasil e não do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). No entanto, o próprio presidente dizia que não iria adquirir doses do imunizante que vinculava ao governo paulista.
“Um absurdo. Devia, pelo menos, ser um momento de reflexão e dizer: ‘olhe, faço uma avaliação, errei. Quero daqui pra frente ajudar’. Seria um bom começo”, avalia o governador durante o evento nas Obras Sociais Irmã Dulce, no Largo de Roma. Bolsonaro, no entanto, não dá sinais de que vai mudar a postura negacionista.

por Lula Bonfim
A prefeitura de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo, proibiu, nesta sexta-feira (15), a realização de shows, festas públicas, privadas e afins, independente do número de participantes pelo período de 30 dias. Também fica vedado o acontecimento de eventos desportivos, cerimônias de casamento, feiras, circos, eventos científicos e solenidades de formatura.
O decreto publicado pela gestão municipal, por outro lado, permite a realização de atividades religiosas, desde que respeitando o limite máximo de 200 pessoas ou 30% da capacidade do salão, o que for maior, bem como o distanciamento mínimo de 1,5 metro. O uso de máscara é obrigatório e deve ser disponibilizado álcool gel ou líquido 70%.
Também impondo medidas de distanciamento, a prefeitura liberou ainda o funcionamento de academias, cinemas, teatros, cursos de qualificação profissional, hotéis, motéis, pousadas, pensões, clubes recreativos, shoppings, centros comerciais, galerias, restaurantes, lanchonetes, bancos e lotéricas.
O descumprimento das normas apontadas no decreto municipal poderá ensejar multa, em valores que podem variar de R$ 1 mil a R$ 30 mil, a depender da gravidade avaliada pela prefeitura. Conforme o boletim da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) nesta sexta-feira (15), Santo Antônio de Jesus é o sexto município baiano com mais casos ativos da Covid-19, na frente de cidades maiores, como Feira de Santana, Camaçari, Ilhéus e Lauro de Freitas.

MSR, do setor de metalurgia, e San Marcus, de utensílios de limpeza, confirmaram novos investimentos na Bahia que totalizam R$ 10 milhões. Os protocolos de intenções foram assinados com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), nesta sexta-feira (15).
“Atrair investimentos e gerar emprego e renda para o povo baiano tem sido uma meta do Governo do Estado. Para os próximos anos temos um total de 412 empreendimentos que assinaram protocolo sendo acompanhados, com previsão R$ 68,5 bilhões em investimentos e previsão de gerar 52,4 mil vagas de empregos diretos”, destaca o vice-governador João Leão, secretário da SDE.
A empresa MSR pretende fabricar chapas diversas, telas metálicas, reservatórios e tanques de ferro ou aço. Serão aplicados R$ 8 milhões na nova planta, a ser instalada em Brumado. Já a empresa San Marcus vai aplicar cerca de R$ 2 milhões para a reativação da unidade localizada em Feira de Santana. Com a capacidade de produção de até 24,3 mil dúzias por mês, a empresa tem a previsão de gerar 42 novos postos de trabalho.
De acordo com o sócio da empresa MSR, Marley Mark Lobo, as obras já foram iniciadas com previsão de início da operação em outubro deste ano. “A maior parte das operações das compras de insumos e vendas dos produtos acabados serão realizadas com contribuintes baianos, o que irá, da mesma forma, gerar um maior aquecimento da economia regional”, explica Marley Lobo.

Será publicado neste sábado (16), no Diário Oficial do Estado, o decreto que prorroga a suspensão de aulas e shows na Bahia, em decorrência da pandemia de Covid-19. A medida passa a valer até 30 de janeiro, pelo menos. O ensino segue sem atividade presencial tanto na rede pública como nas unidades particulares.
O decreto proíbe ainda a realização de atividades com público superior a 200 pessoas. Estão incluídas nesta proibição passeatas, feiras, circos, casamentos, formaturas, eventos científicos, desportivos e religiosos.
Nesta sexta-feira (15), o governo estadual revelou a estrutura montada paravacinar até 5 milhões de pessoas até maio. O governador Rui Costa informou que a Bahia está entrando com um recurso no Supremo Tribunal Federal para obter liminar autorizando a compra de 50 milhões de doses da vacina Sputnik V.

por Raphael Minho
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), culpou o governo federal pelo fechamento das fábricas da Ford no Brasil. Em discurso, nesta terça-feira (12), em Capim Grosso, no interior do estado, o petista disse que os investidores possuem grande receio de aplicar os seus fundos financeiros no Brasil devido ao alto risco de investimento, causado pela insegurança política, econômica e jurídica no país.
“Tiraram a Dilma e colocaram aquele outro lá [Michel Temer], que eu não gosto de falar, porque coisa ruim a gente não pode ficar citando. Depois sai a coisa ruim e vem a coisa pior [Jair Bolsonaro]. Infelizmente o povo brasileiro vai pagando um preço alto, porque a pobreza está aumentando, o desemprego está aumentando, as fábricas como a Ford estão fechando no Brasil, várias empresas fechando porque o Brasil está desmoralizado no mundo”, afirmou.
Segundo Rui, ele conversou com um representante da multinacional em uma tentativa de convencê-los a permanecer com as atividades em Camaçari, mas revelou que a empresa não está otimista com a retomada econômica do Brasil.
“Lembro que em inglês, ele me disse, ‘governador, na avaliação mais otimista da Ford, o Brasil só vai retomar a demanda em 2023’. A economia do Brasil em 2020 estava menor do que em 2014. Isso é o que eles [Michel Temer e Jair Bolsonaro] fizeram com o país”, pontuou.
Rui também criticou a postura truculenta do presidente Jair Bolsonaro e da falta de habilidade em negociações e articulações políticas.
“Um país não se governa com bravata. Um país não se governa com picuinha. Um país não se governa com fofoca, com disse me disse, com ações de pirotecnia. Um país não se governa assim. É preciso serenidade, competência, trabalho, capacidade de gestão. Você precisa saber o que vai fazer com o país”, completou.

Ex-prefeito de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, Paulo Dapé, 64, recebeu alta hospitalar no último sábado (9) após ter ficado internado por infecção da Covid-19. A informação é do portal Radar64.
Dapé estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, e desembarcou no aeroporto de Porto Seguro no último sábado, ao lado da sua esposa, a atual prefeita de Eunápolis, Cornélia Torres (DEM). Ele foi recepcionado por familiares.
Na chegada a cidadã da qual foi prefeito, Dapé foi recebido por correligionários, que o receberam com fogos de artifício e tocando seu jingle de campanha.
Durante o tratamento contra o novo coronavírus, o político foi submetido a um procedimento de instalação de um pulmão artificial, que fez a oxigenação por membrana extracorpórea.
Internado com coronavírus em 19 de novembro do ano passado, no Hospital Ames, em Eunápolis, Dapé teve falência respiratória e precisou da ajuda da máquina para a troca de oxigênio necessária para a manutenção das funções vitais.

O governo do Estado da Bahia, através da Fundação CEFETBAHIA, abre hoje as inscrições para o processo seletivo visando a contratação de vários cargos na área da saúde para trabalharem na Policlínica Regional de Brumado. As inscrições foram abertas hoje e vai até o dia 17/01/2021. São vários cargos: MÉDICO, ENFERMEIRO, PSICÓLOGO, FARMACÊUTICO, NUTRICIONISTA, OUVIDOR, ASSESSOR TÉCNICO, ASSISTENTE SOCIAL, TÉCNICO EM ENFERMAGEM, TÉCNICO EM RADIOLOGIA, ASSISTENTE ADMINISTRATIVO.

Inscrições no site:
www.fundacaocefetbahia.org.br/policlinica/brumado/selecao.asp

Quem não mora em Canavieiras, no Litoral Sul, pode ter uma surpresa desagradável caso pense em ir para a cidade neste período de fim e começo de ano. É que um decreto municipal proibiu a entrada de pessoas que não tenha residência na cidade. A medida faz parte das ações para conter a propagação da Covid-19.
Até esta terça-feira (29), Canavieiras tinha 1.129 casos confirmados [128 ativos] de novo coronavírus, com 34 mortes provocadas, conforme boletim da prefeitura. O decreto que proíbe a entrada de não moradores na cidade não se aplica a quem já tinha reservado vaga em hotel, pousada ou casa alugada.
Em Canavieiras, os bairros com maior número de casos da Covid-19 são Centro [413], Sócrates Rezende [117] e Tancredão [98]. A prefeitura não informou até quando a medida vai ser mantida no município.

A Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA) divulgou nesta sexta-feira (18) que o repasse aos municípios do ICMS arrecadado nos dias 28 e 29 deste mês, que aconteceria em janeiro, será creditado no dia 30 deste mês. A medida foi determinada pelo governador Rui Costa, após pedido da União dos Municípios da Bahia (UPB).
“Num ano atípico como 2020, em que todos os entes federativos sofreram com os impactos da pandemia e ainda arcam com as despesas exigidas pela área de saúde, a antecipação é um alívio no caixa dos municípios”, avalia o governador Rui Costa, que abordou a medida em postagem no twitter.
O cronograma de repasses para os próximos dias, definido após entendimento com o Banco do Brasil, prevê ainda que o imposto arrecadado entre os próximos dias 21 e 25 estará nas contas dos municípios no dia 29. A participação no tributo relativa ao dia 30 será depositada em 5 de janeiro.
Titular da Sefaz-BA, o secretário Manoel Vitório ressalta que, “mesmo com as pesadas perdas do início da pandemia”, o Estado conseguiu aos poucos retomar o ritmo da arrecadação. O total do ano não deve superar 2019, mas alcançará patamar próximo ao do ano passado, o que se reflete nas transferências aos municípios.