MENU

O governador Rui Costa criticou nesta quarta-feira (30) a indefinição do governo federal quanto ao programa de transferência de renda. Em entrevista à CNN, o gestor baiano ressaltou que a falta de uma ação neste sentido pode ser agravada pelo aumento do desemprego. “Podemos ter um ano de 2021 pior do que 2020”, destacou.
Segundo Rui, “não há um planejamento nacional. Portanto pode se somar as duas coisas: a ausência dessa transferência de renda mínima e a ausência de retomada do emprego”. O governador baiano criticou a proposta de retirar recursos do Fundeb e do pagamento de precatórios para custear o Renda Cidadã. A fórmula já foi descartada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.
“Estou vendo vários tipos de vai e volta”, condenou Rui. “O governo não se encontra. Isso não é novidade. O governo não tem conteúdo. Não sabe como fazer as coisas, não tem demonstrado capacidade de gestar programas novos. Tanto é que não gestou nenhum programa em nenhuma área de governo. Eu espero que, pelo menos, eles consigam gerar um programa de renda mínima.”
Perguntado pelas apresentadoras Daniela Lima e Carol Nogueira, Rui Costa deixou claro que defende a adoção da transferência de renda. “Está mais do que comprovado o impacto, o efeito dinâmico, o efeito dominó que a renda mínima faz na economia. Ela é fortemente geradora de emprego. Ajuda a manter a atividade econômica nas pequenas cidades, nas regiões mais empobrecidas do Brasil”, esclareceu.
Na Bahia, exemplificou o governador, os cerca de 2 milhões de beneficiários do bolsa família elevaram as compras em supermercados durante a pandemia. O setor de material de construções também foi afetado.

por Matheus Caldas
O governador Rui Costa (PT) reconheceu situação de emergência decretada pelas prefeituras de oito municípios baianos em decorrência da estiagem. A informação consta na edição do último sábado (26) do diário oficial do estado.
Os municípios foram os seguintes: Quijingue, Nordestina, Queimadas, Barro Alto, Coronel João Sá, Barrocas, Teofilândia e Macururé. Destas, cinco estão na região do Sisal – Quijingue, Nordestina, Queimadas, Barrocas e Teofilândia.
Todos os decretos são válidos por 180 dias e retroagem até as datas assinadas pelos prefeitos de cada cidade.

A proibição de aulas e de eventos com mais de 100 pessoas será prorrogada na Bahia até o dia 12 de outubro, no mínimo. A medida, anunciada no final da tarde desta sexta-feira (25) pelo governo estadual, será publicada no Diário Oficial do Estado do sábado. O decreto anterior sobre o tema, de nº 19.586, venceria neste domingo (27).
A volta do ensino e de eventos, incluindo a autorização para torcida em jogos de futebol, esteve entre as principais polêmicas na semana. Em Salvador, tanto o governador Rui Costa como o prefeito ACM Neto avaliaram não ser o momento para esta retomada.
O decreto 19.586 proíbe as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.
Mais cedo, o governo estadual confirmou a volta a transporte intermunicipal em mais 114 municípios baianos.Essa decisão também será publicada no D.O. neste sábado.

O governador Rui Costa anunciou que vai autorizar a retomada do transporte coletivo intermunicipal, a partir da próxima segunda-feira (28), em 114 cidades do Sul, Extremo Sul e parte do Sudoeste. Com esta decisão, que será publicada na edição de sábado (26) do Diário Oficial, todos os 417 municípios baianos poderão reabrir os terminais rodoviários.
Apesar da autorização, concedida devido à redução dos casos de contaminação da Covid-19 e desocupação dos leitos nas regiões, o governador salientou a importância de preservar as medidas de segurança necessárias, tais como uso de máscaras, medição de temperatura dos funcionários e passageiros, ocupação de até 50% da capacidade, entre outras providências.
“Eu, infelizmente, tenho percebido que, com o decréscimo dos números, muita gente vem relaxando. Um mês, dois meses atrás, nós, praticamente, não víamos ninguém na rua sem máscara. Hoje já vemos em algumas cidades da Bahia”, alerta o governador.
Conforme o secretário de infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, caso a liberação do transporte não apresente um impacto negativo, existe a previsão de ampliar a capacidade de passageiros para 70% no próximo mês.
Os outros 303 municípios, pertencentes a seis das nove macrorregiões de saúde do estado da Bahia, tiveram o transporte coletivo intermunicipal liberado desde o dia 14 deste mês.

O governo da Bahia, através da Bahiafarma, formalizou a parceria com o laboratório ucraniano Indar para a construção da primeira fábrica de insulina do hemisfério sul. A reunião foi realizada nesta quinta-feira (24). Na quarta (23), o governador havia discutido a parceria com a presidente da Indar, Liubov Vishnevska.
“Todo o ciclo fabril será realizado aqui no município, o que envolve a fabricação do insumo farmacêutico ativo da insulina e o envase. É um projeto de três a quatro anos, e pretendemos iniciar a parte de implementação fabril já no início de 2021”, explica o diretor-presidente da Bahiafarma, Tiago Moraes.
A Bahiafarma é detentora da Parceria para o Desenvolvimento Produtivo (PDP) de insulina humana e tem como desafio tecnológico nacionalizar a produção deste insumo essencial. Essa PDP garante que o Ministério da Saúde adquira da Bahiafarma 50% da demanda nacional do SUS.
A fábrica será construída na cidade de Dias D’Ávila e a expectativa é que sejam gerados 400 empregos. A lei que institui a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina) foi sancionada pelo governador Rui Costa, no último mês de agosto.

A greve dos Correios chegou ao fim após 35 dias e agora os funcionários vão realizar mutirões para entregar encomendas e cartas na Bahia, a partir desta quarta-feira (23). A nova medida vai funcionar como forma de compensar as horas não trabalhadas por causa da greve, em cumprimento a uma determinação do Tribunal Superior do Trabalho (TST).
Conforme a estatal, a recomendação é que os clientes evitem ir às agências para evitar aglomerações. O ideal é aguardar a chegada da encomenda em casa. As postagens com hora marcada ainda permanecem suspensas. Esta atividade parou de ser realizada como medida de proteção aos avanços do novo coronavírus.
Outras informações podem ser acessadas através do site ou em contato pelos telefones 3003-0100 e 0800 725 0100.

Com frequências às segundas, quartas e sextas-feiras, a companhia Azul voltou a operar no aeroporto de Barreiras, no oeste baiano. A pausa foi causada pela pandemia do novo coronavírus. Os primeiros voos ocorreram na última quarta-feira (09).
Nos três dias da rota, o voo parte de BH às 10h35, chegando em Barreiras às 12h5. A linha da cidade baiana à capital de Minas Gerais decola às 13h40. A ligação da cidade com a capital mineira Belo Horizonte é feita com a aeronave ATR 72-600.
De julho para cá, a Azul voltou a atuar em Porto Seguro, Ilhéus, Vitória da Conquista e Salvador. Em todo o Brasiil, a companhia realiza 407 voos diários, em mais 83 destinos.

O governador Rui Costa (PT) entregará na terça-feira (08) a nova Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Academia de Saúde do bairro de Pirajá, em Salvador.
O ato vai acontecer às 9h. A implantação da nova unidade e da academia foi coordenada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab). Entre obras físicas e equipamentos, foi investido um total de, aproximadamente, R$ 3,4 milhões.

Cerca de 15 mil pessoas devem ser atendidos pelo sistema de abastecimento de água entregue nesta quinta-feira (3), em Rio do Antônio. O serviço, inaugurado pelo governador Rui Costa, abrangerá também habitantes da cidade vizinha de Guajeru, também no sudoeste baiano.
O novo sistema tem o suporte da barragem de Truvisco. “Hoje nós estamos entregando mais de 41 km de adutora, pegando águas de vários mananciais diferentes, para reforçar e garantir o fornecimento pra todas as comunidades. Junto a isso entregamos a rede e estação de tratamento de esgoto”, acrescentou o governador.
Foram investidos R$ 6,8 milhões, destinados ao sistema de captação flutuante, 41.393 metros de adutora de água bruta, dois reservatórios e a implantação de um filtro russo.
O governador ainda vistoriou o andamento das obras do sistema de esgotamento sanitário de Rio do Antônio, pois município ainda não dispõe de esgotamento sanitário operado pela Embasa. Essa obra recebeu um aporte de R$ 9,4 milhões e beneficiará mais de 4.600 moradores.

Interrompida em razão da pandemia de Covid-19, a ligação aérea de Salvador para Portugal será retomada nesta quinta-feira (03). O retorno das duas frequências semanais foi confirmada pela companhia aérea TAP, que volta a operar também em Brasília.
Brasília e Salvador são os dois destinos brasileiros que terão suas atividades retomadas pela TAP em setembro. Neste mês, a companhia portuguesa vai realizar 23 voos semanais de ida e volta, abrangendo oito destinos brasileiros.
O regresso dos voos para a capital baiana será realizado por um Airbus A330neo. O regresso deste avião a Lisboa será no dia 05 de setembro, com partida de Salvador agendada para as 20h20, horas locais.
Segundo a TAP, até a segunda-feira (07) os clientes poderão comprar suas passagens aéreas com 15% de desconto, “conforme condições que podem ser consultadas com o agente de viagens da preferência do passageiro.”