Arquivos Bahia — Página 51 de 114 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Bahia — Página 51 de 114 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Instituto de Geociências da UFBA explica tremor que atingiu Recôncavo Baiano

31 agosto 2020 | 0:03

Segundo o IGEO, os relatos de terremotos na região são descritos desde o início do século passado. Foto: Divulgação

Após um tremor de terra de 4.6 de magnitude na Escala Richter ter sido sentido nas cidades de Santo Antônio de Jesus, Varzedo, Amargosa, Muritiba, São Miguel das Matas, Laje, Cruz das Almas, Mutuípe e algumas regiões de Salvador, na manhã deste domingo (30), o Instituto de Geociências (IGEO) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) veio a público para explicar o ocorrido no Recôncavo Baiano.

Em nota encaminhada à imprensa,  o IGEO informou que, segundo a Rede Sismográfica Mundial, a profundidade do foco do tremor foi de 10km. No entanto, apesar de ser considerado raso, o sismo ocasionou abalo com tremor notório em habitações, no entanto, não atingiu magnitudes suficientes para ocasionar danos maiores.

O IGEO explica ainda que a região onde ocorreu o tremor está posicionada geologicamente na Bacia do Recôncavo, a qual se constitui em uma área sismogênica (propensa à ocorrência de sismos), cujos relatos de terremotos são descritos desde o início do século passado.

Itaberaba: Com ajuda de cadela, policiais apreendem drogas na BR-242

30 agosto 2020 | 15:21

Foto: Divulgação/SSP

Com ajuda de uma cadela farejadora, policias militares e rodoviários federais apreenderam drogas e uma arma falsa em Itaberaba, no Piemonte do Paraguaçu. Segundo o comandante da Rondesp Chapada, capitão Eduardo Neves, a unidade foi acionada pela PRF para dar suporte em abordagens com foco no combate ao tráfico de drogas na BR-242.

Durante as buscas, a cadela Keith, do canil das Rondas Especiais (Rondesp) da Chapada, sinalizou a presença de materiais ilícitos.

Na averiguação a um veículo Voyage, as equipes encontraram meio tablete de maconha, porções de cocaína, um simulacro de arma de fogo e uma balança. Por volta das 20h, a mesma equipe da PM, também em apoio à PRF, conseguiu flagrar um acusado com mandado de prisão em aberto.

O caso também ocorreu na BR-242. O homem foi encontrado em um ônibus que fazia a rota Alta Floresta – MT / Recife-PE. As duas ocorrências foram registradas na 12ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), em Itaberaba na última sexta-feira (28).

Tags:

Usina Eólica da ENGIE na Bahia fica entre os dez parques mais eficientes do Brasil

30 agosto 2020 | 12:04

Foto: Divulgação

Os recordes na geração eólica registrados no mês de agosto tiveram forte contribuição das usinas da ENGIE, localizadas na Bahia e Ceará. Na Bahia, dois parques eólicos ocuparam a 2ª e 4ª colocação no ranking dos 10 projetos mais eficientes do Brasil.

Além da operação dos Conjuntos Eólicos Campo Largo 1 e Umburanas, localizados em Umburanas e Sento Sé, a ENGIE está implantando a segunda fase do Conjunto Eólico Campo Largo, também nestes municípios.

No dia 06 de agosto, o sistema atingiu um fator de capacidade de aproximadamente 71,6%, produzindo cerca de 9.049 MW médio, o suficiente para abastecer 94% da demanda de energia elétrica de toda a região, segundo dados do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

A empresa fez parte deste marco com suas Usinas localizadas no Ceará e na Bahia, as quais somam 899,3MW de capacidade instalada. Neste dia, a ENGIE, através das suas eólicas do Nordeste, produziu cerca de 754 MW médio, o que representou 8,3% de toda energia eólica gerada na região. O Conjunto Eólico de Umburanas da ENGIE atingiu um fator de capacidade de 94% no dia do recorde.

No 22 de agosto houve um novo recorde, com pico de geração de 10.169 MW, a um fator de capacidade de 81%, o suficiente para abastecer 97% da demanda de toda a região Nordeste – mais de 18 milhões de domicílios.

“Nossa equipe local de operação e manutenção têm a missão de manter a alta disponibilidade dos aerogeradores para aproveitar a força dos ventos. O resultado do desempenho dos parques é fruto do planejamento que aloca as paradas de manutenção preventiva para momentos com menor intensidade de vento, além de contar com sistemasde análise preditiva de falhas e boas práticas visando a excelência operacional”, disse o gerente da Regional Nordeste da ENGIE Brasil Energia, Mario Cusatis.

Na Bahia, dois parques eólicos se posicionaram no ranking operacional dos 10 projetos mais eficientes do Brasil no mês de maio, entre os 633 parques medidos para o período. Os parques Umburanas 6 e Umburanas 8 ocuparam a 2º e 4º posição do ranking, respectivamente. Os dados são da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), compilados e divulgado pelo portal e PowerBay, formando o Ranking Operacional Eólico.

Tags:

Rui Costa sanciona lei que cria primeira fábrica de insulina do Hemisfério Sul

29 agosto 2020 | 10:34

Bahiainsulina será braço da Bahiafarma para produção de insulina para o SUS; fábrica deve gerar até 300 empregos diretos e mil indiretos. Foto: Divulgação

O governador Rui Costa sancionou neste sábado (29) a lei que institui a Companhia Baiana de Insulina (Bahiainsulina). A criação da primeira fábrica de insulina do Hemisfério Sul foi aprovada pela Assembleia Legislativa da Bahia.

“Este projeto belíssimo é uma parceria internacional, com implantação da fábrica e cooperação para transferir em dez anos a tecnologia para produção de insulina, algo tão necessário para o povo brasileiro e a Bahia. Isso é bom para a ciência, a saúde e também para a economia da Bahia, porque vai gerar emprego”, comemorou Rui.

A Bahiainsulina será o braço fabril da Bahiafarma para produção de insulina para o SUS. Por outro lado, a companhia tem como características sociedade de economia mista, personalidade jurídica de direito privado, patrimônio e receitas próprios e autonomias administrativa, orçamentária e financeira.

A fábrica demanda investimento estimado em R$ 200 milhões e prevê a geração de até 300 empregos diretos e mil indiretos. O laboratório ucraniano Indar é o responsável pela transferência de tecnologia.

Tags:

Bahia confirma mais 1.147 contaminados e 2.305 pacientes curados em 24 horas

21 agosto 2020 | 17:43

Desde o início da pandemia, Salvador diagnosticou 71.223 infectados; interior e RM registraram 154.576. Foto: Divulgação

A Bahia confirmou nas últimas 24 horas mais 1.147 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas, período em que 2.305 pacientes foram considerados recuperados. Desde o início da pandemia, a Bahia diagnosticou 229.743 contaminados, o que deixa o estado com coeficiente de 1.544,69 infectados/100 mil habitantes.

Dentre os casos totais registrados, 211.237 estão curados e 13.749 permanecem em tratamento e monitoramento, pois vírus ativo além de ainda estarem com a Covid-19 ainda podem transmitir a doença para terceiros. O total de óbitos soma 4.757 registros.

Da quinta-feira (20) para esta sexta, 74 mortes foram cadastrada nos sistemas da Sesab. Destas, de acordo com a secretária, 12 ocorreram na quinta-feira. Os outros 60 falecimentos aconteceram desde o final de junho e foram confirmadas agora.

Durante o dia, o secretário da Saúde, Fábio Vilas-Boas, explicou a diferença entre data do falecimento e quando ela é confirmada como Covid-19.Cerca de 43% do volume de mortes registradas diariamente acontecem há mais de duas semanas..

Salvador diagnosticou 71.223 contaminados (31,30% do total). Os outros 154.576 casos são referentes ao interior e Região Metropolitano (67,93%). O coronavírus circulou em 413 municípios baianos. Há ainda 1.747 (0,77%) casos de outros estados que foram atendidos na Bahia. O levantamento desconsidera diagnósticos que esperam validação dos municípios.

Tags:

Prefeitura decreta toque de recolher no município, a partir desta sexta (21)

21 agosto 2020 | 15:02


Cidade tem 31 casos ativos. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Itambé, no sudoeste da Bahia, decretou toque de recolher na cidade para tentar combater a propagação da Covid-19. A medida entra em vigor a partir desta sexta-feira (21).

De acordo com o decreto, no horário de 21h às 5h, a circulação de pessoas será restrita. Bares, casas noturnas e atividades esportivas estarão proibidas. Além disso, restaurantes e lanchonetes estão proibidos de vender bebidas alcoólicas.

Itambé já registrou 139 casos de Covid-19, com três mortes e 105 pessoas curadas. No momento, a cidade possui 31 casos ativos.

Tags:

ACM Neto e Rui concordam em criminalizar festas paredão durante pandemia

20 agosto 2020 | 14:09

Foto: Divulgação

O prefeito ACM Neto (DEM) endossou, nesta quinta-feira (20), a determinação do governador Rui Costa para que a Polícia Militar atue com mais vigor nas ações contra as “festas paredão” durante a pandemia de Covid-19 na capital baiana.

Nas rede sociais, o petista sugeriu enquadrar como crime contra saúde pública quem organizar ou participar das festas que geram aglomerações em regiões habitacionais da cidade. “Veículo será apreendido e feito o enquadramento dos seus proprietários junto à delegacia como crime. Além dos aspectos das multas de trânsito, das multas de som, será aberto procedimento criminal para essas pessoas”, escreveu o chefe do Executivo estadual.

O prefeito ACM Neto disse concordar em gênero, número e grau com o gesto do governador. “Expressei todo meu pesar pelo que vem acontecendo no Nordeste de Amaralina, com a reincidência permanente desses paredões. Se tratam de pessoas insensíveis. A PM tem um papel imprescindível nesse combate desse tipo de aglomeração criminosa”, disse o gestor municipal. 

A prefeitura tem mantido diálogo entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo e a PM para traçar ações contra as festas, que estão proibidas por decreto municipal e estadual.

Tags:

Ibiquera e Rio do Pires têm transporte intermunicipal suspenso

19 agosto 2020 | 7:55

Foto: Divulgação

Os municípios de Ibiquera, no Piemonte do Paraguaçu; e Rio do Pires, na Bacia do Paramirim, Sudoeste baiano, entram na lista de transporte intermunicipal suspenso. Com foco na contenção do novo coronavírus, a interrupção do serviço começa a partir desta quinta-feira (20). Ao todo são 355 municípios com transporte suspenso, o que representa 85,13% dos 417 do estado.

Pelo decreto desta quarta-feira (19), nas duas cidades é permitido sair até a 1h desta quinta, enquanto que para chegar o limite é as 9h do mesmo dia. A medida diz que transporte intermunicipal é qualquer coletivo público ou privado, rodoviário ou hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans.

Segundo boletim da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), a Bahia registra 221.041 casos confirmados de Covid-19 com 4.542 óbitos.

Tags:

Rui Costa entrega obras de requalificação no Sudoeste do estado

18 agosto 2020 | 15:37

Foto: Divulgação

O governador Rui Costa entregou, nesta terça-feira (18), requalificação de 24 quilômetros da BA-634, que liga Itambé ao distrito do Tomba, em Ribeirão do Largo. A obra no Sudoeste baiano custou R$ 5,8 milhões aos cofres públicos.

Na ocasião, o petista entregou também a pavimentação intertravada de seis ruas no bairro Durvalina. Os R$ 600 mil em recursos foram dados pelo governo do estado para execução do município, por meio de convênio com a Companhia de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Conder). A obra incluiu instalação de dois quilômetros de meio-fio e passeios.

O governador aproveitou a viagem para oficializar outros atos. Também em parceria com a prefeitura de Itambé, inaugurou a Unidade Regional do Serviço de Acolhimento para Crianças e Adolescentes, com capacidade para 20 crianças.

O equipamento é parte da expansão dos serviços de Proteção Social Especial da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social da Bahia (SJDHDS). Com investimento de R$ 180 mil, a unidade atenderá ainda os municípios de Barra do Choça, Encruzilhada e Macarani.

Leia mais »

Tags:

Governo prorroga até 30 de agosto suspensão de aulas nas escolas da Bahia

14 agosto 2020 | 9:52

Foto: Divulgação

O governador da Bahia, Rui Costa, prorrogou até 30 de agosto o decreto que proíbe aulas nas escolas das redes pública e privada de todo o estado. A medida se estende também para realização de eventos com mais de 50 pessoas, que continua vedada na Bahia devido à pandemia do novo coronavírus. A norma foi publicada na edição desta sexta-feira (14) do Diário Oficial do Estado (DOE). 

O decreto proíbe todas as atividades que envolvem aglomeração de pessoas, como shows, feiras, apresentações circenses, eventos científicos, passeatas, bem como abertura e funcionamento de zoológicos, museus, teatros, dentre outros.

CANCELAMENTO DO ANO LETIVO DESCARTADO
Na última segunda, o governador Rui Costa descartou a possibilidade de cancelar o ano letivo por causa da pandemia.

Mesmo sem previsão para retomada das aulas, suspensas desde março, o petista já anunciou que o ano letivo de 2020 deve se estender até fevereiro de 2021, com aulas aos sábados sendo incluídas na carga horária, como forma de cumprir o calendário escolar.

Tags: