MENU

A fim de conter o avanço da contaminação por coronavírus na população baiana, o governador Rui Costa (PT) prorrogou até 15 de abril o decreto que suspende o transporte interestadual e intermunicipal em algumas cidades baianas. A medida iria expirar neste domingo (5).
No mesmo ato, o governador incluiu cinco municípios na restrição: Conde, Uruçuca, Itapetinga, Conceição do Coité e Utinga, onde ocorreu a sexta morte do estado.
Com elas, o número de cidades atingidas com a medida chega a 49. As demais são Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos, Canarana, Ipiaú, Itagibá, Itamaraju, Itororó, Pojuca, Dias D’Ávila, Alagoinhas, Barra, Candeias, Coaraci, Itajuípe, Medeiros Neto, Santa Cruz Cabrália, Barra do Rocha, Eunápolis e Belmonte.
Ficam suspensas nesses municípios a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte coletivo interestadual e intermunicipal, público e privado, rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. Em algumas cidades sem casos de coronavírus, o sistema de transporte intermunicipal foi suspenso porque está integrado ao de municípios com registros da doença.

Um projeto de autoria do deputado Capitão Alden (PSL) proíbe a suspensão do fornecimento de água, energia elétrica, telefone móvel ou fixo e internet pelos próximos 90 dias por motivo de inadimplência. O parlamentar alega impacto econômico causado pela pandemia do novo coronavírus.
“Além de refletir sobre aspectos da saúde pública e da economia, também é preciso pensar medidas para proteger os direitos essenciais dos cidadãos. Fundamenta-se dignidade da pessoa humana”, argumenta o deputado no projeto.
Esse não é o primeiro projeto que trata do assunto na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado Júnior Muniz (PP) apresentou um projeto de indicação ao governador Rui Costa para suspender o corte de energia elétrica, água, telefonia e gás de canalizado que sejam realizados por concessionárias de serviço público.
Em âmbito federal, o deputado José Medeiros (Podemos-MT) pediu que o presidente Jair Bolsonaro determine a mesma suspensão enquanto durar a pandemia.

O prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, prorrogou por mais 15 dias o fechamento de cinemas e casas de shows, além de parques infantis privados e academias de ginástica.
O descumprimento da medida pode culminar na cassação de licença de funcionamento do local, ainda de acordo com o decreto que suspendeu essas atividades no dia 17 de março.
Como noticiado pelo Bahia Notícias, em Barreiras podem funcionar mercados, supermercados, hipermercados, padarias, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e demais comércios de gêneros alimentícios; hotéis e pousadas; estabelecimentos bancários, para a realização de serviços essenciais; casas lotéricas; casas agropecuárias e estabelecimentos congêneres e etc.

A prefeita de Nazaré, no Recôncavo, Eunice Peixoto, autorizou a abertura do comércio na cidade pelos próximos dez dias, a partir desta quarta-feira (1°). Segundo decreto, publicado nesta quarta, Eunice Peixoto, estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços devem manter as atividades até o meio-dia.
Dentro dos locais, diz o decreto, é permitido apenas três pessoas, com distância mínima de dois metros entre elas. Sábados e domingos o comércio ficará fechado.
Peixoto declarou que a medida visa atender pedido da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e vereadores da cidade. Seguem em funcionamento supermercados, bancos, distribuidora de gás, revendedoras de água mineral, postos de combustível, hotéis, farmácias, entre outros.
Mesmo com as medias de afrouxo, a prefeitura não liberou a abertura de academias, clubes, cultos e outras atividades que envolvam aglomerações. Essas últimas medidas reforçam o primeiro decreto que sinaliza ações contra a disseminação do novo coronavírus na cidade.

A capital baiana celebra neste domingo (29) seus 471 anos de um jeito diferente. Em meio à pandemia de coronavírus que já deixou 81 pessoas com a Covid-19, Salvador passa por uma espécie de quarentena voluntária.
Nem mesmo praia é uma opção para esse dia de festa, já que as principais praias da cidade estão fechadas. Todas as celebrações deverão ser feitas de casa, sem a aglomeração de pessoas.
Foi essa preocupação, inclusive, que levou o prefeito ACM Neto a anunciar o adiamento do Festival da Cidade no último dia 13. A festa acontece há sete anos, com programação gratuita de música, shows e outras manifestações culturais.
Em seu lugar, a prefeitura anunciou que o perfil turístico @visitsalvadordabahia montará uma live com cantores baianos a partir das 12h, no Instagram. A ação será comandada pela cantora Ju Moraes, com participações de Margareth Menezes, Pedro Pondé, Armandinho, Alexandre Peixe e Guga Meyra.
Salvador em casa
A condição de estar confinando em casa chama a atenção para as características dos domicílios da capital baiana. Dados da PNAD Contínua de 2018, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, indicam que Salvador tem 1,041 milhão de domicílios, dos quais a cada 10 deles, 7 são casas e 3 são apartamentos.
Na mesma dinâmica, 7 a cada 10 são próprios, cerca de 746 mil domicílios. E quase metade dos domicílios são chefiados por mulheres (49,6%), mas são também as mulheres a maioria dos 196 mil que vivem sozinhos (53%).
Os dados divulgados nesta semana também indicam que 99,7% dos domicílios soteropolitanos têm água encanada, e 98,4% têm esgoto coletado. No entanto, 31,4% não têm coleta direta de lixo.

Conforme noticiado, a Embasa estava estudando suspender o corte de água de usuários carentes, seguindo o exemplo da Coelba. Nesta sexta-feira (27), a empresa acolheu a recomendação feita pela Defensoria Pública do Estado da Bahia (DPE/BA).
Sendo assim, o prazo para suspensão do corte do serviço de abastecimento de água por falta de pagamento foi integralmente suspenso, sem prazo ainda definido. A Defensoria propôs que esta medida aconteça enquanto perdurar o estado de pandemia causado pela Covid-19.

O aeroporto Glauber Rocha, na cidade de Vitória da Conquista, ficará fechado por cerca de dois meses com suspensão dos voos em meio a pandemia da Covid-19. Apenas seguranças, agentes de limpeza e locadoras de veículos permanecerão trabalhando no local.
Com 16 linhas aéreas, entre embarques e desembarques, a administração do aeroporto informou que o funcionamento do terminal está suspenso. Como os voos precisaram ser cancelados por falta de demanda, as companhias aéreas suspenderam os pousos e decolagens na cidade por um tempo médio de dois meses.
A última viagem do aeroporto, inaugurado no ano passado, foi na última sexta-feira (27) com destino para o estado de São Paulo. Atualmente, de acordo com último boletim da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, a cidade de Vitória da Conquista não apresenta casos de Covid-19.

A Bahia passa a ter 29 cidades com transporte intermunicipal suspenso até o dia 5 de abril. O decreto de nº 19.585, foi ratificado e publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (28). A nova medida inclui o município de Ipiaú, que tem um caso confirmado do novo coronavírus.
As outras 28 cidades com transporte suspenso são: Salvador, Feira de Santana, Porto Seguro, Prado, Lauro de Freitas, Simões Filho, Vera Cruz, Itaparica, Itabuna, Ilhéus, Itacaré, Camaçari, Luís Eduardo Magalhães, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Guanambi, Vitória da Conquista, Santa Maria da Vitória, Correntina, Entre Rios, Jequié, Brumado, Conceição do Jacuípe, Juazeiro, Teixeira de Freitas, Nova Soure, São Domingos e Canarana
O objetivo da suspensão dos transportes é proteger a população contra a disseminação da doença. Está proibida a circulação, a saída e a chegada de qualquer transporte intermunicipal rodoviário e hidroviário, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans nesses municípios, até o dia 5 de abril.
Também assinado pelo governador Rui Costa e publicado no DOE deste sábado (29), o decreto nº 19.586 ratifica medidas já determinadas pelo Governo do Estado para o enfrentamento do novo coronavírus, a exemplo da declaração de situação de emergência em todo o território baiano e da suspensão pelo período de 30 dias, a partir de 17 de março, de eventos e atividades com público superior a 50 pessoas e das atividades letivas, nas unidades de ensino, públicas e privadas.

A Polícia Militar (PM) foi acionada, nesta sexta-feira (27), no Hospital Manoel Novaes, em Itabuna para conter uma mulher com aparentes sintomas da Covid-19 que desobedeceu orientação de isolamento. A mulher de 30 anos está gestante e havia se deslocado da cidade de Pau Brasil para a unidade de saúde em Itabuna.
De acordo com relato do site Políticos do Sul da Bahia, após ser reforçada da a necessidade de permanecer em isolamento, a mulher insistiu em circular nas imediações sem uso de máscara e apresentando tosse. Para conter a paciente, os policiais militares utilizaram algemas. A paciente foi conduzida para o Hospital de Base de Itabuna/BA.

O governador Rui afirmou nesta sexta-feira (27), que vai apoiar todas as decisões dos prefeitos baianos na luta contra o coronavírus. Inclusive, no que diz respeito a abertura de comércio local.
“Respeito e respeitarei as decisões municipais de cada prefeito. Quem sabe onde está a goteira é quem está embaixo do telhado. Os prefeitos terão todo o meu apoio. Prefeitos de qualquer partido político”, explicou.
O governador declarou ainda ser favorável a manutenção das feiras livres. “Feira significa distribuição de alimentos. Eu pedi a Fábio, inclusive, que faça uma nota técnica junto com à Adab e hoje a Sesab irá publicar uma orientação técnica de como pode ser realizada a feira livre.
Afinal de contas, a feira é o lugar onde as pessoas compram pra sua sobrevivência. Se você tirar o alimento das pessoas, ao invés de morrer por vírus, vão morrer com fome”. As declarações foram dadas durante o Papo Correria desta quinta (26).