MENU

Os decretos com medidas restritivas anunciadas pelo governador Rui Costa nesta segunda-feira (16) foram publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (17). A restrição determinada pelo governo da Bahia suspende eventos religiosos, esportivos e culturais com mais de 50 pessoas nas cidades de Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro.
Em um dos trechos do decreto estadual fica determinado o isolamento domiciliar obrigatório para pessoas com quadro de covid-19 confirmado laboratorialmente. Os pacientes, segundo o decreto, não poderão sair do isolamento sem liberação explícita da autoridade sanitária local, representada por médico ou equipe técnica da vigilância epidemiológica.
Fica autorizada também a realização de despesas para a contratação de profissionais e pessoas jurídicas da área de saúde, aquisição de medicamentos, leitos de UTI e outros insumos.

O governador Rui Costa (PT) anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão das aulas na rede estadual de ensino por 30 dias. De acordo com o comunicado, a medida será publicada em edição extra do diário oficial. A medida é válida para Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro já a partir desta terça-feira (17).
“Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, disse Rui.
Além da medida, o gestor determinou a suspensão dos eventos que reúnam mais de 50 pessoas nas três cidades, sejam de cunho religioso, político ou cultural.
Na manhã desta segunda, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já havia decretado a suspensão na rede municipal. No entanto, no decreto do município, a suspensão foi de 15 dias para as aulas.

Na manhã desta segunda-feira (16), o governador Rui Costa esteve em Brumado e assinou a ordem de serviço para a construção de uma Policlínica Regional de Saúde que servirá aos habitantes do município e de outras 17 cidades da região. O equipamento de média e alta complexidade que já assiste oito milhões de baianos que vivem em 16 regiões da Bahia.
A intervenção conta com um investimento superior a R$11,7 milhões e tem previsão de conclusão prevista para cerca de dez meses. O governador Rui Costa fez a assinatura do documento no bairro São José, que futuramente abrigará o equipamento de saúde. “As policlínicas vêm se juntar às unidades básicas de saúde, com o objetivo de fortalecer a prevenção. Antes das policlínicas, as pessoas que moram no interior tinham que se deslocar para municípios distantes ou para a capital, em busca de uma especialidade ou exame que não era ofertado na sua cidade.
Com esse novo modelo de regionalização da saúde, a população dispõe de uma estrutura confortável, inclusive no deslocamento, para um atendimento de qualidade”.

São mais de 3.200 metros quadrados de área construída, com isso a Policlínica em Brumado ofertará atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia, por meio de exames como raio-X, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma e eletroencefalograma.
Ainda há espaços destinados ao tratamento do pé diabético, coletas laboratoriais e procedimentos ambulatoriais. Os municípios beneficiados, que integram o Consórcio Interfederativo de Saúde da Região de Brumado, são, além da cidade que dá nome à entidade, Barra da Estiva, Boquira, Botuporã, Caturama, Contendas do Sincorá, Dom Basílio, Érico Cardoso, Ibicoara, Ibipitanga, Ituaçu, Jussiape, Livramento de Nossa Senhora, Macaúbas, Paramirim, Rio de Contas, Rio do Pires e Tanhaçu.

A entrada do público externo no Plenário Cosme de Farias, na Biblioteca Manuel Querino, no Centro de Cultura da Câmara e no Memorial, está suspensa temporariamente.
A medida foi tomada após a assinatura de uma portaria na última sexta-feira (13) pelo presidente da Câmara de Vereadores de Salvador Geraldo Júnior (SD), como protocolo de prevenção ao novo coronavírus.
O acesso ao público aos gabinetes dos vereadores ficará a cargo de cada edil, que conduzirá o controle do fluxo. Os eventos culturais e comemorativos na Câmara também estão suspensos.
Além desta, foram adotadas outras medidas de prevenção, como a liberação dos funcionários acima dos 60 anos ou portadores de doenças crônicas, em comum acordo com a administração do setor, e a determinação de todas as pessoas que apresentarem os sintomas, procurarem uma unidade de saúde e tiverem com um atestado médico, poderá entregar de maneira digital.
Para o presidente, não é necessário pânico, mas medidas protetivas a saúde de todos precisam ser tomadas. “A Câmara é a Casa do Povo e por assim como seu nome já diz, há uma grande fluxo de pessoas. Pensando no bem estar e na prevenção não só dos servidores, mas do público em geral, seguindo as recomendações dos setores de saúde, foram necessárias, temporariamente, essas medidas”, afirmou Geraldo Júnior.

Um idoso, de 60 anos, veio a óbito após ser arrastado por uma correnteza na zona rural de Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Segundo informações, Diolino Pires Santos teria caído no Rio Ribeirão e foi levado pela forte correnteza formada com as chuvas que caíram na região. O fato ocorreu na comunidade de Engenho Velho, zona rural do município.
O corpo do idoso foi localizado nesta sexta-feira (13), por volta das 15h, a cerca de três quilômetros do local onde desapareceu um dia antes. As buscas pela vítima foram realizadas por familiares e amigos. A Polícia Militar foi acionada para registrar a ocorrência, e o corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado. Não há informações de sepultamento do idoso.

A prefeitura de Feira de Santana decretou, nesta sexta-feira (13), estado de emergência por conta dos casos de coronavírus. O decreto, assinado pelo prefeito Colbert Martins, estabelece medidas de enfrentamento a doença, entre elas isolamento, quarentena, realização compulsória de exames, exumação, necropsia e até requisição de bens e serviços e de pessoas naturais e jurídicas, se necessário.
A cidade diagnosticou o primeiro caso da COVID-19 na Bahia, há cerca de 15 dias.O paciente em questão foi liberado da quarentena nesta sexta. Hoje também foi confirmado o quarto caso da doença na cidade.
Como medida de prevenção, a gestão municipal decidiu pelo adiamento da micareta. O período da tradicional festa coincidia com a curva ascendente exponencial de casos prevista para ocorrer no Brasil.

O governo do estado decretou, nesta quarta-feira (11), situação de emergência nos municípios de Irecê, Queimadas e Capela do Alto Alegre. A publicação no diário oficial atende a decretos das prefeituras locais.
No caso de Irecê, o decreto se dá por conta das intensas chuvas que atingem o município e afetam as atividades econômicas. A prefeitura declarou situação de emergência por 60 dias nesta terça (10), rapidamente homologada pelo governo estadual.
Em Queimadas, na região do Sisal, e em Capela do Alto Alegre, na Bacia do Jacuípe, o problema é oposto: a estiagem. Os municípios sertanejos sofrem com a seca, que também abala as atividades econômicas locais. As prefeituras declararam situação de emergência por 180 dias, respectivamente, em 13 e 10 de fevereiro.

O prefeito de Serrinha, Adriano Lima, está sendo acusado de contratar, sem licitação, o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento das Cidades (Ibradesc) para prestar cursos para 500 servidores na área de educação.
Uma ação popular protocolada no início da semana tem como alvo o prefeito e a ex-secretária de educação, Débora Assunção.
A empresa contratada sem licitação teria recebido pagamento adiantado, no valor de R$ 725.274 mil, para a suposta aquisição de eletrônicos como tabletes, computadores Apple, notebooks Intel, impressoras a laser, scanners de mesa, projetores Epson, e máquinas fotográficas Canon e Nikon.
A ex-secretária teria assinado a ordem de serviço para a obra, enquanto o prefeito autorizou o pagamento.
A peça aponta que o pagamento para aquisição dos equipamentos, sem a especificação de quantidade, possivelmente financiou a aquisição de bens a serem incorporados ao patrimônio da empresa contratada ou para o patrimônio próprio, violando o princípio de obrigatoriedade à realização de licitação para a aquisição de tais equipamentos.

O motorista de uma ambulância veio a óbito após um acidente em um trecho da BR-030 de Guanambi, no sudoeste baiano. O condutor, identificado como Neimar de Carvalho Souza, chegou a ser levado para o hospital da cidade, mas não resistiu neste domingo (1°). Ele era funcionário da prefeitura de Caetité, na mesma região, e iria até Guanambi buscar um paciente. Segundo a Polícia, informações iniciais dão conta que outro veículo teria atingido o fundo da ambulância, causando o acidente.
Em nota, a prefeitura lamentou o ocorrido e decretou luto oficial de três dias. Neimar Souza, conhecido como Cocão, trabalhava como motorista de ambulância de Caetité desde 2009. Abaixo veja trecho da nota oficial da prefeitura: “É com profunda tristeza e imenso pesar que a Prefeitura de Caetité declara luto oficial de 03 dias pelo falecimento do Servidor Municipal e grande amigo Neimar de Carvalho Souza. Carinhosamente conhecido como Cocão, o servidor trabalhava como motorista de ambulância no município desde 2009, ajudando a salvar centenas de vidas”.