MENU

O senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) anunciou que vai disputar a Presidência do Senado na próxima eleição da Mesa, em fevereiro de 2025.
“Venho assistindo ao desenrolar dos acontecimentos nesta Casa com um forte sentimento de urgência e de indignação. Precisamos ouvir a voz do povo, que clama por mudança. Estamos vendo o nosso Brasil, pelo qual juramos lutar, se perder em uma espiral de valores invertidos, onde criminosos são soltos e pessoas simples são condenadas a penas desproporcionais”, disse ele.
Pontes disse também que sua decisão é independente de apoio partidário ou articulações. Em tempo, o ex-presidente Jair Bolsonaro declarou ontem ao lado do senador potiguar Rogério Marinho que o seu grupo deverá apoiar o senador Davi Alcolumbre , do União Brasil, para comandar a Casa a partir de 2025.

O senador Flávio Bolsonaro (PL) diz apostar na reversão do processo de inelegibilidade do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).Em entrevista nesta terça-feira (29), ele afirmou ter certeza que o pai será candidato na próxima eleição à presidência. Além disso, acrescentou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também concorrerá à reeleição.
“É tudo muito precipitado, tanta coisa pode mudar até 2026. Realmente confiamos que Bolsonaro vai reverter a inelegibilidade dele e que o papel do Tarcísio é o de ser candidato a governador em 2026. É até desrespeitoso com o Bolsonaro atropelar essa discussão, e não que Tarcísio o faça. Ele vem sempre reafirmando que virá para a reeleição“, disse a O Globo.
Bolsonaro não sai do jogo – Mesmo declarado inelegível pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até 2030, Bolsonaro afirmou que será “o candidato da direita” na próxima eleição, em almoço da campanha do prefeito eleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), na terça-feira (22).

Um jovem de 16 anos foi assassinado a tiros nesta terça-feira (29) no bairro São José (Urbis 1). O crime ocorreu no Caminho 2, do referido bairro por volta das 19h30. A vítima foi identificada como Arthur, 16 anos, morador do bairro Baraúnas, ele foi atingido por vários disparos de arma de fogo.
A polícia acredita que Arthur foi abordado por suspeitos que executaram a vítima próximo a Avenida Lidolfo Azevedo Brito, na saída para Livramento de Nossa Senhora, na BA-148. Ele chegou a percorrer uma curta distância, mas foi baleado próximo à um poste de iluminação.
Os suspeitos fugiram do local rapidamente antes da chegada da polícia. O crime é investigado pela Delegacia de Territorial de Brumado. O 24º Batalhão de Polícia Militar foi acionado e aguarda a chegada do Departamento de Polícia Téhegadacnica (DPT).

Os proprietários de veículos com placas de final 7 devem ficar atentos para quitar por completo o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) até a próxima quarta-feira, dia 30 de outubro. É possível pagar a quinta e última parcela ou a cota única sem desconto.
Já para as placas terminadas em 8, o prazo para quitação vence na quinta-feira, dia 31 de outubro. Também neste mês, terminam alguns prazos de parcelamentos para as placas terminadas em 9 e 0. Nos dias 30 e 31 de outubro, estão previstos os vencimentos da quarta parcela para as placas 9 e 0, respectivamente.
O pagamento pode ser feito pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba): o Banco do Brasil, o Bradesco e o Sicoob. Os demais prazos de pagamento em cota única ou da quinta e última cota no decorrer do ano são os seguintes: 28/11 para final 9 e 29/11 para final 0.

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) precisam estar sempre atentos a fim de não serem ludibriados em tentativas de fraudes. Entre as diversas modalidades de golpes a que os segurados do instituto correm risco de sofrer, eles devem prestar a atenção em uma nova possibilidade de serem passados para trás: a da informação de terem sido incluídos em uma suposta lista de pedidos de concessão de benefícios negados pelo INSS.
A tentativa de fraude acabou descoberta quando um segurado do Rio de Janeiro foi notificado por oficial de Justiça sobre uma ação judicial em seu nome. O processo visava reverter um suposto “indeferimento” do pedido de concessão de benefício. A alegação na ação era de que o pedido de benefício do segurado foi negado pelo INSS e que haveria uma suposta lista que relacionava solicitações não liberadas pelo instituto.
Leia mais »

Após a aprovação do reajuste salarial para o próximo prefeito pela Câmara Municipal de Itapetinga na última quarta-feira (24), o prefeito eleito Eduardo Hagge (MDB) – foto – estará entre os mais bem remunerados do país em 2025.
O salário atual, recebido pelo prefeito Rodrigo Hagge, sobrinho do futuro gestor, é de R$ 18 mil, mas passará a R$ 28.400 a partir de 2025.
Com esse aumento, o salário de Eduardo Hagge superará o dos prefeitos de 17 capitais brasileiras, incluindo Fortaleza, João Pessoa, Aracaju, Manaus, Belém, Salvador, São Luís, Recife, Porto Velho, Porto Alegre, Campo Grande, Rio Branco, Maceió, Natal, Macapá, Vitória e Teresina.
Esse novo valor só é inferior ao dos prefeitos de São Paulo – Ricardo Nunes, Florianópolis – Topazio Neto, Rio de Janeiro – Eduardo Paes (PSD), Belo Horizonte – Fuad Noman (PSD), Curitiba – Rafael Greca (PSD), Goiânia – Rogério Cruz (Solidariedade), Cuiabá – Emanuel Pinheiro (MDB), Palmas – Cinthia Ribeiro (PSDB) e Boa Vista – Arthur Henrique.
Para efeito de comparação, o prefeito de Teresina recebe R$ 17 mil, o que coloca o salário de Eduardo Hagge R$ 10.709,43 acima desse valor. O reajuste aprovado pela Câmara de Itapetinga representa um aumento superior a 57%.

No segundo turno das eleições municipais 2024, três deputados federais foram eleitos prefeitos de cidades brasileiras. Ao todo, 10 parlamentares conseguiram se eleger, sendo sete na primeira rodada do pleito. Todos eles deixarão o Congresso para os suplentes assumirem a partir de 2025.
Quem levou a disputa, no último domingo (27), foram os deputados Abílio Brunini (PL-MT), em Cuiabá, Paulinho Freire (União-RN), em Natal, e Ricardo Silva (PSD-SP), em Ribeirão Preto. Com a saída deles, as vagas deles na Câmara serão ocupadas por Rodrigo Lugli (PL-MT), Carla Dickson (União-RN) e Ribamar Silva (PSD-SP), respectivamente.
Neste domingo, dois suplentes que assumiram mandato na Câmara nesta legislatura também foram eleitos. São eles: Naumi Amorim (PSD-CE), eleito prefeito de Caucaia (CE), e Márcio Corrêa (PL-GO), que venceu em Anápolis (GO). Como eles não exercem mandato atualmente na Casa, não haverá transferência de vagas no Congresso.
Leia mais »

Um vereador de Queimadas (BA) morreu após se envolver em um acidente de trânsito na noite de sábado (26) em Itiúba, no centro norte do estado. José Ariel Rodrigues de Oliveira, 43, pilotava uma motocicleta quando perdeu o controle e colidiu na traseira de uma outra moto.
Segundo o jornal Correio, ele chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, mas não resistiu aos ferimentos. A ocorrência foi registrada pelo irmão da vítima na Delegacia Territorial de Senhor do Bonfim.
Mais conhecido como Ariel da Martins, José Ariel era vereador e ex-secretário de Infraestrutura em Queimadas. Ele também era empresário e produtor de eventos. Ariel foi eleito neste ano pelo partido MDB com 1.077 votos. A prefeitura do município publicou uma nota lamentando a perda.

A Polícia Federal prendeu em flagrante na manhã de sábado (26) dois pastores em Manaus por suposta compra de votos, informou a assessoria de comunicação da instituição. Eles poderão responder pelo crime de corrupção eleitoral (art. 299 do Código Eleitoral), com pena de até quatro anos de reclusão. A dupla pagou fiança no valor de R$ 15 mil cada um e responderá em liberdade.
A ação ocorreu depois de denúncia de uma convocação para reunião na igreja da zona norte da capital manauara restrita aos que votam na cidade. Com eles, os agentes encontraram diversos envelopes com R$ 200 que, somados, chegaram a R$ 21,6 mil. Havia também uma lista com assinatura de 50 pessoas. As informações são do Estadão, que busca contato com a defesa dos acusados.
Em depoimento à PF, os pastores alegaram que o dinheiro se tratava de oferta recebida na sexta-feira, 25, no valor total de R$ 38 mil originário de um homem chamado “Eliezer”, supostamente ligado ao atual prefeito da capital, David Almeida (Avante), candidato à reeleição. O Estadão tenta contato com o político e com sua campanha.
Flaviano Paes Negreiros, um dos detidos, disse aos policiais “que o montante seria distribuído entre pastores e obreiros para ajudá-los com despesas relacionadas à convenção da igreja, marcada para a semana seguinte”, diz trecho do depoimento obtido pelo Estadão. Negreiros negou que tenha comprado votos para Almeida.

As prefeitas eleitas Emília Corrêa (Aracaju-SE), do PL, e Adriane Lopes (Campo Grande-MS), do PP, são as únicas mulheres que estarão à frente das administrações municipais entre todas as capitais brasileiras a partir de 2025. Elas venceram as eleições em segundo turno, neste domingo (27).
Outras seis candidatas chegaram à disputa em segundo turno em capitais: Rose Modesto (em Campo Grande), do União, Natália Bonavides (em Natal), do PT, Janad Valcari (em Palmas), do PL, Maria do Rosário (em Porto Alegre), do PT, Cristina Graeml (em Curitiba), do PMB, e Mariana Carvalho (em Porto Velho), do União. O número representa queda com relação a 2020, quando as candidatas em segundo turno eram 20.
Leia mais »