MENU
Por Nete Freitas
A academia Power Gym já percebeu que a responsabilidade social não é apenas uma questão de Marketing, mas sim um compromisso para com a sociedade. E como parceiros da unidade, a Power Gym, na pessoa de Perilson Souza, alunos, atletas e esportistas compareceram nesta sexta-feira (17), para fazer doação de sangue ao Hemoba de Brumado. Quando você doa sangue, acaba queimando algumas calorias do corpo. Portanto, quem busca uma vida saudável, além de malhar, correr ou fazer outra atividade física qualquer, também pode ver a doação de sangue como prática para emagrecer. Enfim, doar sangue é um ato de amor, solidariedade e responsabilidade social. Que mais empresas venham a aderir a essa causa. Doar sangue é doar vida!

Deputado Federal Cláudio Cajado, autor da emenda parlamentar da Praça do Jurema. Foto: Reprodução/Brumado Verdade
Muita polêmica em torno da Praça Pompílio Leite (Praça do Jurema), conhecida como a praça da paquera nos idos dos anos 80, e na era da divulgadora de Zé Maria. O tempo foi passando e a cidade foi crescendo e o progresso chegando, e a praça ficou abandonada pelos últimos gestores, Geraldo Azevedo, Edmundo Pereira e Eduardo Vasconcelos. Após décadas de abandono, através da atual gestão, em 2014 se conseguiu uma emenda parlamentar de nº 31660010, de autoria do Deputado Federal Cláudio Cajado (DEM-BA), foi disponibilizado em uma conta na Caixa Econômica Federal, convênio 808291/2014, conforme decreto 6170/07 do Ministério do Turismo, o repasse no valor de R$ 243.750,00. Tendo como contrapartida da prefeitura o valor de R$ 14.586,87 para e execução da tão sonhada obra. Depois de tudo concretizado há dois anos atrás, aparecem espertalhões em véspera de eleição dizendo ser o grande benfeitor da obra. Vamos ficar de olho, em época de eleição muitos espertinhos cara de pau irão aparecer dando uma de salvador da pátria. A referida praça foi inaugurada no dia 10 de junho de 2016, dentro da programação do aniversário do município.
Domingão, dia de feijoada. “Só que não!”, como se diz na gíria. O feijão, que junto com o arroz integra o prato mais popular do país, passou a ser visto como artigo de luxo. Comercializado em Salvador por até R$ 15 (o quilo), o grão ganhou as redes sociais em memes (vídeos e áudios de humor que circulam na internet) que agora também já tomam conta das conversas entre amigos. As piadinhas estão presentes inclusive nos mercados onde o produto é vendido, sempre em meio a trocadilhos que o associam a jóias, fortunas e prêmios milionários de loteria. Não é para menos: só nos primeiros cinco meses do ano, o preço do feijão subiu 43,13% em Salvador, segundo pesquisa feita pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). “Do jeito que está, feijoada agora só mesmo para quem está pagando promessa para Ogum, ainda assim reduzindo a quantidade”, diz o feirante Valter Mendes, que vende o produto em boxe no mercado das Sete Portas, em Salvador. Na capital baiana, o quilo do feijão já chega a R$ 15 nos mercados de bairro, alimentando cada vez mais apenas os memes da internet e as piadinhas na feira, onde o produto é vendido cru ou cozido nas barraquinhas de comida “popular”. Elas são as preferidas de boa parte dos baianos que já se acostumou a “bater o feijão” no domingo: ou seja, deliciar-se com uma boa feijoada para recarregar as energias.
Dando prosseguimento no cronograma de inaugurações no mês do aniversário do município, O prefeito Aguiberto Lima Dias, entregou ao munícipes o Serviço de Acolhimento em Família da Família Acolhedora (Serafa). O equipamento foi inaugurado no final da tarde desta quinta-feira (16), o mesmo fica localizado na Rua Gutemberg Leal, Bairro da Flores, Brumado. Estiveram presentes além do prefeito Aguiberto Lima Dias, vereadores, secretários municipais, convidados e funcionários dos órgãos que promovem ações sociais a famílias e jovens carentes. O principal objetivo do Serafa será cuidar de crianças e adolescentes, afastados da família por medida de proteção e encaminhar para um novo lar de famílias acolhedoras cadastradas. O órgão é responsável por selecionar, capacitar, cadastrar e acompanhar as famílias acolhedoras, bem como realizar o acompanhamento da criança e/ou adolescente acolhido e sua família de origem. O serviço segue diretrizes e orientações do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
O concurso 1.829 da Mega-Sena pode pagar um prêmio de R$ 13 milhões neste sábado (18) para o apostador que acertar as seis dezenas. O sorteio acontece na cidade de Caratinga, em Minas Gerais, às 20h. As apostas podem ser feitas até 19h de hoje em qualquer casa lotérica do país. A aposta mínima custa R$ 3,50.
O presidente interino Michel Temer quer que os integrantes do primeiro escalão do seu governo peçam demissão em caso de envolvimento na Operação Lava Jato. Segundo o jornal O Globo, ele pediu nesta sexta-feira (17) para os ministros Eliseu Padilha (Casa Civil) e Geddel Vieira Lima (Secretaria de Governo) que conversem com os demais membros da gestão para evitar novas saídas. A intenção é que os seus principais auxiliares façam um exame de consciência. O Palácio do Planalto também estaria preocupado com a delação premiada de Fábio Cleto, que era vice-presidente da Caixa Econômica Federal. Nesta quinta-feira (16), o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, pediu exoneração por conta da investigação do esquema de corrupção na Petrobras. Em pouco mais de um mês de governo, ele foi o terceiro ministro a cair em razão da Lava Jato.
Fazendo parte dos festejos juninos, tradição no nordeste e algumas cidades do Brasil, a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), há 41 anos atuando com competência e dedicação na área de educação no município, realizou uma grande festa com a participação dos alunos, professores, pais e convidados, nesta sexta-feira (17). O espaço foi todo decorado com motivo temático referente ao São João, com barracas, comidas típicas, bandeirolas e muito forró. Dentro da programação aconteceram várias atividades como: quadrilhas, trança fitas, apresentação do Rei e Rainha do milho, e teve também sorteio de um balaio, que teve como vencedor Antônio Ferreira, do Bairro Baraúnas. Também participaram da festa, alunos, pais e professores do Castelinho. Confira as Fotos: “Arraiá da ENSF 2016“.
O governo do Estado do Rio de Janeiro decretou, a 49 dias dos Jogos Olímpicos, estado de calamidade pública nesta sexta-feira, 17, no Diário Oficial Estadual. O texto assinado pelo governador em exercício, Francisco Dornelles (PP), aponta para a crise econômica que afeta o Estado e a queda na arrecadação, citando o ICMS e os royalties do petróleo, como fatores do decreto. De acordo com o governo, “a referida crise vem impedindo o Estado do Rio de Janeiro de honrar com os seus compromissos para a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016”, que começarão em menos de 50 dias. O governo também argumenta que a crise econômica “vem acarretando severas dificuldades na prestação dos serviços públicos, na saúde, na educação, na mobilidade e na gestão ambiental”. Pelo artigo 2º do decreto, as autoridades competentes ficam autorizadas a “adotar medidas excepcionais necessárias à racionalização de todos os serviços públicos essenciais” para a realização das Olimpíadas do Rio.
O ator mexicano Rubén Aguirre, que ficou famoso ao interpretar o Professor Girafales no seriado Chaves, morreu aos 82 anos, na manhã desta sexta-feira (17). A informação foi confirmada pelo ex-colega de elenco, Edgar Vivar, que fez o Senhor Barriga. “Meu professor favorito descansa em paz… Hoje meu grande amigo Rubén Aguirre parte deste plano. Sentirei muito sua falta”, escreveu Vivar em sua conta pessoal no Twitter. Rubén Aguirre, que sofria de diabetes, foi hospitalizado por 11 dias recentemente com um quadro de pneumonia.
A ex-rainha de bateria Quitéria Chagas mudou completamente de vida após o nascimento de seu filho. De acordo com informações do colunista Leo Dias, do jornal ‘O Dia’, a ex-dançarina, agora, tem dado apoio emocional e ensina métodos não farmacológicos para ajudar as mulheres no trabalho de parto. Quitéria, por sinal, está ajudando Antonia Fontenelle, que já está na reta final da gestação. A ex-rainha de bateria tem tentado convencer a atriz a fazer parto normal e a comer a própria placenta. “Eu comi a minha placenta. É bom pro pós-parto, diminui sangramento e a depressão”, afirmou Quitéria.