MENU

Mais um reajuste vai pesar no bolso no baiano.Além do reajuste de 5,8 nas tarifas de água anunciado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). O gás de cozinha também fica mais caro para o consumidor final. Isso porque o preço do GLP passará por reajuste de 10,16% para as distribuidoras. Ambos os reajustes começam a vigorar partir desta quinta-feira (1º).
O aumento foi confirmado pela Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador. Em nota, a empresa lembrou que os produtos “seguem critérios de mercado, considerando variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo”. Na prática, isso significa maior custo para a população.
Atualmente, o preço médio do gás em Salvador é de R$ 134,00. Com o reajuste, a estimativa do Sindicato dos Revendedores de Gás do Estado da Bahia (Sinrevgas) é de que o valor ultrapasse a marca de R$ 140,00. “O aumento foi bastante expressivo”, classificou a entidade.
Cerca de quatro meses atrás, em março, a Acelen havia registrado outro aumento. Na ocasião, o preço para as distribuidoras subiu 8%, com reajuste entre R$ 5 e R$ 6 para os consumidores finais.

Um carro foi localizado pela polícia com cerca de R$ 1 milhão dentro do porta-malas. O veículo estava abandonado no bairro Renascença, em São Luís, e foi encontrado pela Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), nesta terça-feira (30).
Na ocasião, foram localizadas notas de R$ 50, 100 e 200. A Polícia Militar informou que algumas delas estavam espalhadas pelo interior do automóvel. Já outras estavam escondidas dentro de malas e caixas.
O coronel Paulo Fernando, comandante-geral da PM, disse que o veículo, modelo Clio, foi abandonado há cerca de 15 dias, em frente a um condomínio, na Rua das Andirobas, no bairro Renascença, na capital.
Moradores desconfiaram da situação e acionaram a polícia para averiguar. Quando chegaram ao local indicado, os PMs abriram o porta-malas do carro e encontraram o dinheiro, que foi levado para a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
De acordo com a PM, as notas recolhidas foram armazenadas em três sacos e devem ser contadas pelos agentes, com o apoio de contadores de cédulas. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) informou nesta terça-feira (30) que vai liberar a ativação do sinal de internet 5G para mais 506 municípios. A medida ocorrerá a partir de 5 de agosto, quando as operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz poderão solicitar o licenciamento e a ativação do sinal.
Segundo a agência, a liberação das faixas não garante que as redes serão instaladas automaticamente nos municípios. O funcionamento do serviço depende do planejamento individual de cada operadora.
Com as novas autorizações, 19 estados passam a ter todos seus municípios liberados para o serviço de 5G. O sinal chegará a 4.808 municípios, onde vivem 197 milhões de pessoas, número equivalente a 92% da população do país.
Conforme dados da Anatel, o sinal estará liberado nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.
Interferências – A Anatel alerta que o 5G pode causar interferências no sinal de TV Aberta captado por antena parabólica, sendo necessárias adaptações para manter a qualidade da imagem. Para mais informações, os interessados podem acessar o site do Programa Siga Antenado.

Um dos diplomatas mais respeitados do país, Milos Alcalay, 78, ex-embaixador no Brasil (1997-2000), diz estar preocupado com as declarações do presidente Lula (PT) sobre as eleições na Venezuela.
“Nos preocupa muito o giro de Lula”, afirma ele à reportagem da Folha. “Parece que Lula agora é o porta-voz de Celso Amorim, não o contrário.São declarações muito pró-CNicolás) Maduro, que praticamente deixam para as calendas regas o problema. Segue Alcala. “Os tribunais estão cooptados na Venezuela. Aqui não há Justiça. Dizer isso é permitir Maduro e não insistir que se contem os votos.”
“Todos aplaudimos a posição inicial de Lula, que de maneira muito clara e categórica disse para que Maduro entregasse o poder a quem ganhasse e que não se podia ameaçar a situação com ‘banhos de sangue’. Uma posição que teve uma incidência muito grande em outros setores da esquerda democrática na América Latina”, afirma Alcalay.
Alcalay compõe a comissão de política internacional da campanha opositora e, por ter sido representante no Brasil, é uma voz importante no tema das relações bilaterais.

Nicolás Maduro foi reeleito presidente da Venezuela em votação realizada no último domingo (28). No entanto, a oposição não aceita o resultado e Caracas começa a ser tomada por protestos. O opositor Edmundo González voltou a afirmar que foi o vencedor nas ruas. Ele e María Corina Machado convocaram atos por toda a Venezuela para esta terça (30).
“Queremos anunciar a todos os venezuelanos e todos os democratas do mundo: já temos como provar a verdade. Conseguimos”, disse María Corina. “A diferença foi enorme, em todos os estados da Venezuela.”
Leia mais »

Dez milhões de brasileiros já têm a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), segundo o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). O documento começou a ser emitido em julho deste ano e atualiza o Sistema de Identidade Nacional, determinando o número do CPF como o único número de Registro Geral (RG) – uma forma de evitar que cada estado emita um documento com número diferente por cidadão.
“Estamos trabalhando em conjunto com os estados para ampliar a emissão da CIN, recomendamos aos cidadãos que têm interesse em ter a sua carteira que procurem o posto de atendimento de seu estado”, disse o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, em nota.
Leia mais »

O levantamento do instituto Paraná Pesquisas divulgado nesta segunda-feira (29) aponta que a A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), teriam as maiores chances contra o petista, além do próprio Bolsonaro, que segue inelegível até 2030. No entanto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria contra qualquer candidato apoiado por Jair Bolsonaro (PL) nas eleições presidenciais de 2026.
Em um dos cenários estimulados, em que os nomes dos possíveis concorrentes são listados aos entrevistados, Lula aparece com 38,7% frente a 30,3% de Michelle, no melhor resultado da oposição. Os outros concorrentes que aparecem na sequência são: Ciro Gomes (PDT), com 9,1%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), com 4,5%; o governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), com 2,3%, e o governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), com 0,6%.
Leia mais »

O PSDB diz que vai à Justiça contra o pronunciamento do presidente Lula (PT) em rede nacional de rádio e TV na noite deste domingo (28). Segundo a legenda tucana, Lula usou espaço para “fazer propaganda”.
“O presidente usou desse expediente para fazer propaganda da divisão do país da qual ele é um dos protagonistas e espalhar dados eleitoreiros para subsidiar o discurso de seus candidatos a prefeito e vereador neste ano”, afirmou em nora.
Para o PSDB, o discurso não trouxe “informação relevante” que justificasse fala à nação. “Por não ser justificável, o PSDB irá à Justiça contra o governo federal por uso indevido da convocação da rede nacional de rádio e TV”, acrescentou o partido, em nota assinada Marconi Perillo, presidente do partido. O Planalto, por sua vez, diz que fala de Lula foi “prestação de contas”.
Leia mais »

Durante a abordagem de um veículo no km 585 da BR 242, na cidade de Ibotirama, a Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar da Bahia, apreenderam 50 tabletes de substância análoga à cocaína, em um total de 50 kg da substância.
Segundo a PRF, durante os procedimentos de fiscalização, as equipes localizaram 30 tabletes da substância ilícita em uma mala que estava no banco traseiro.
Ao aprofundar a fiscalização, ainda foi possível encontrar, em compartimento abaixo do assoalho do veículo, mais 20 tabletes com a mesma substância, além de três armas de fogo: uma pistola G3C Taurus Cal. 9mm, uma pistola TS9 Taurus Cal.9mm e um revólver Taurus Hunter de Cal.357.
Diante da constatação dos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, o condutor foi preso em flagrante e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil local.

A “fadinha, a skatista Rayssa Leal, levou o bronze nas Olimpíadas de Paris 2024. A disputa foi neste domingo (28). Na final da categoria skate street, a atleta conseguiu o 3º lugar, depois de uma disputa bastante acirrada.
Durante as eliminatórias, após duas voltas abaixo do esperado, a brasileira precisou se esforçar para se classificar entre as oito finalistas. A reação que levou à medalha começou na segunda manobra, quando Rayssa alcançou a nota de 92.88, recolocando-se na disputa pelo pódio.
Com uma pontuação de 88.83 na última rotação, ela garantiu seu lugar entre as três melhores das Olimpíadas pela segunda vez consecutiva. A atleta de apenas 16 anos conquistou sua segunda medalha olímpica. Nos Jogos de Tóquio-2020, Rayssa ficou com a prata também na categoria street.
No início da qualificação, Rayssa assumiu ter sido afetada pela pressão do evento, mas logo depois conseguiu se recuperar nas provas, e conquistou a vaga na final. Rayssa é a primeira atleta na história a conquistar duas medalhas olímpicas antes dos 17 anos em duas Olimpíadas diferentes.
Quem é a skatista – Jhulia Rayssa Leal nasceu em Imperatriz, a segunda maior cidade do Maranhão, em 4 de janeiro de 2008. Com 16 anos e 1,60 m de altura, a jovem promessa brasileira começou a praticar skate aos seis anos de idade, após ganhar um shape de presente de aniversário de um amigo de seu pai.
Veja pódio:
Coco Yoshizawa – 272,75
Rizu Akama – 265,95
Rayssa Leal – 253,37