MENU

por Matheus Morais
O Vitória desencantou e conquistou seu primeiro triunfo no Campeonato Brasileiro, na tarde deste domingo (16), por 2 a 1, no estádio Manoel Barradas, contra o Internacional.
Os gols do Leão foram marcados por William Oliveira, aos 10 minutos do primeiro tempo, e Wagner Leonardo, de pênalti, em lance revisado pelo VAR, nos acréscimos. O gol do Internacional marcou com Wesley, no segundo tempo.
Com a vitória, o rubro-negro ocupa, temporariamente, a 18ª posição na tabela do campeonato. O time do treinador Thiago Carpini volta a campo na próxima quinta-feira (20), às 18h30, novamente no Barradão, contra o Atlético Mineiro, pela 10ª rodada da Série A.

por Matheus Morais
O Ministério da Educação (MEC) registrou 5.055.699 inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2024. O número ainda pode aumentar porque o governo federal vai garantir um período extra para os candidatos do Rio Grande do Sul se inscreverem, entre 16 e 21 de junho.
O número definitivo de inscrições confirmadas e do perfil do participante será divulgado após a compensação de todos os pagamentos da taxa de inscrição de R$ 85. O prazo se encerrará na quarta-feira (19). O pagamento é feito por meio de boleto do Banco do Brasil, disponibilizado ao inscrito após acesso ao sistema do exame, por meio do login único do Gov.br.
Mais inscritos
Mais da metade dos inscritos (2.731.757) não vão precisar pagar a taxa de inscrição porque tiveram a solicitação de isenção aprovada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os concluintes, ou seja, aqueles que estão na última série do ensino médio, correspondem a 1.655.721 inscritos, sendo que 1.330.364 inscrições desse grupo foram gratuitas e 325.357 deverão ser pagas.
Leia mais »

No próximo domingo, 16, o pré-candidato à prefeitura de Brumado, Fabrício Abrantes, participará da Primeira Corrida de Rua – Brumado 147 anos. A corrida, organizada pelo Instituto Bahia Solidária, com o apoio de Abrantes e do pré-candidato a vereador Agno Meira acontecerá nas principais ruas do centro da cidade, terá início às 7:30 da manhã com saída da Praça Armindo Azevedo (em frente ao mercado de Artes) e haverá percurso de 5Km e 10km com premiação para as duas distâncias.
“O esporte, além de ser um mecanismo de transformação social e promoção de entretenimento, é indispensável na geração de qualidade de vida da coletividade. E nossa Brumado precisa desse incentivo e investimento.” Declara o pré-candidato.
A corrida de rua é uma modalidade do atletismo que vem despertando grande interesse da população em geral. Por ser uma atividade sem grandes limitações de espaço, pode ser realizada tanto ao ar livre quanto na esteira em dias de chuva e o corredor iniciante não precisa dispor de habilidades atléticas, basta apenas ter força de vontade.
Leia mais »

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou com o Papa Francisco nesta sexta-feira (14), na cúpula do G7, na Itália, cumprindo agenda internacional do evento. A primeira-dama brasileira, Janja da Silva, também participou da reunião. O presidente brasileiro disse em uma postagem no X que discutiu sobre fome e desigualdades sociais com o papa, no encontro.
“Encontro com Sua Santidade, o Papa Francisco. Conversamos sobre paz, combate à fome e a necessária redução das desigualdades no mundo.”, afirmou Lula. “Uma campanha por um mundo mais humano e menos desigual”, acrescentou o líder brasileiro.
O Papa Francisco tornou-se o primeiro pontífice a se dirigir a uma cúpula do G7 nesta sexta-feira (14), alertando os líderes mundiais de que a Inteligência Artificial nunca deve ser autorizada a obter a vantagem sobre a humanidade.
O chefe da Igreja Católica discursou diante de chefes de Estado e de governo das sete maiores potências mundiais e a União Europeia. “Nenhuma máquina deve escolher tirar a vida de um ser humano”, disse mais cedo nesta sexta-feira (14), acrescentando que as pessoas não devem deixar algoritmos superpoderosos decidirem seu destino.

por Matheus Morais
A cidade de Bom Jesus da Lapa, no Norte da Bahia, terá disputa entre dois membros da base de apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) nas eleições de outubro: o deputado estadual Eures Ribeiro (PSD), e o atual prefeito Fábio Nunes (PT).
Ligado ao senador Otto Alencar, presidente estadual do PSD, Ribeiro já foi prefeito do município por duas vezes e apadrinhou politicamente Nunes, que rompeu com o ex-aliado e se filiou ao PT. Com o rompimento, Eures teve que abandonar seus planos de disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em 2026, para tentar retomar o comando de Bom Jesus da Lapa.
Na eleição de 2022, dos pouco mais de 81 mil votos que Eures Ribeito teve, 22.384 foram de eleitores do município. O número representa quase 30% do total de votos do parlamentar. Ele foi o candidato a deputado estadual mais votado da cidade.
Já Nunes, que lançou sua pré-candidatura à reeleição na semana passada, conta com o apoio de caciques petistas, como o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, e possivelmente do ministro da Casa Civil, Rui Costa.
“Essa terra que fica à beira do Velho Chico, considerada uma cidade sagrada pela nossa tradicional romaria e tradições religiosas. O evento foi um sucesso, marcado pela presença de muitas famílias e crianças, que reafirmaram o desejo da cidade de continuar um trabalho consistente que Fábio vem realizando à frente da prefeitura”, disse Jaques Wagner durante discurso no lançamento da pré-campanha de Nunes.

A prefeita Sheila Lemos (União Brasil) “bateu o martelo” na tarde desta segunda-feira (10) e anunciou seu pré-candidato a vice para disputar a reeleição em Vitória da Conquista: o nome escolhido é o do médico Aloísio Alan, presidente do Republicanos no município. Ele já integrava o grupo político de Sheila desde a época do ex-prefeito Herzem Gusmão, e agora segue como companheiro de chapa dela nas eleições 2024.
O anúncio foi feito em presença de apoiadores, lideranças, vereadores e presidentes dos partidos que compõem a base aliada da gestora e pré-candidata à reeleição. Além do União Brasil, o grupo é formado pelo PSDB-Cidadania, PDT, PL, PP, Republicanos e PRD.
Segundo a prefeita Sheila Lemos, Aloísio Alan tem uma vasta experiência na área de saúde e compromisso com a qualidade de vida da população, que é a principal bandeira do Governo Municipal. “Tenho certeza que a nossa escolha trará muitos benefícios a Vitória da Conquista”, disse em coletiva de imprensa.
Já Aloísio Alan, disse ter ficado honrado por participar dessa caminhada ao lado da prefeita Sheila Lemos. “Somos amigos de longa data e não escondo minha admiração pelo trabalho dela, que é, de longe, o mais importante nome político do Sudoeste Baiano e referência para todo o estado. Temos um importante caminho a percorrer para continuar mantendo o desenvolvimento de Vitória da Conquista e ampliar ainda mais a qualidade de vida da nossa população”, destacou.
Aloísio Alan é filho de caminhoneiro e de uma dona de casa. Formado em medicina há 24 anos, tem especializações nos EUA, na França e na Itália. É mestre pela Universidade Nova de Lisboa, foi professor da Uesb e da FTC e atuou como médico da Seleção Brasileira sub-15.

Uma idosa foi “engolida” por uma cratera se abriu nesta terça-feira (10) na Avenida Crescêncio Silveira, em Vitória da Conquista. Ela estava em um canteiro central aguardando o trafego diminuir para atravessar, quando a pista cede após a passagem de um caminhão.
A vítima foi sorrida pelo Esquadrão Falcão, que a levou para o Pronto Atendimento da Santa Casa de Misericórdia. De acordo com a Prefeitura de Vitória da Conquista, ela sofreu pequenas escoriações e já teve alta após ficar em observação com uso de medicamento para dor.
Equipes da Prefeitura se deslocaram ao local e interditaram parte da pista. Técnicos da Defesa Civil e da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) estiveram no local para averiguar a causa do afundamento e decidir o que será feito para resolver o problema.
Leia mais »

A cantora baiana Maria Bethânia será homenageada com o título de doutora Honoris Causa da Universidade Federal do Ceará (UFC). A informação foi confirmada por Custódio Almeida, reitor da UFC, durante a cerimônia de assinatura do termo de adesão ao Ceará 2050 pelo O Povo, nesta quarta-feira (12).
Na ocasião, o reitor da UFC afirmou que a artista baiana receberá comenda durante a programação que integra as atividades de 70 anos da Universidade.
A cerimônia com presença da cantora e compositora está programada para acontecer no dia 15 de novembro deste ano na Concha Acústica, no Benfica. Além da cantora, o presidente Lula também receberá o título da instituição neste mês.

O presidente do colegiado, deputado Leur Lomanto Jr. (União-BA), defendeu o projeto apresentado pelo presidente da asa, Arthu Lira (PP-AL), que busca regras mais severas para deputadas brigões. O projeto de resolução que aumenta os poderes da Mesa Diretora na punição a parlamentares que quebrarem o decoro. O projeto aprovado na sessão plenária contou com apoio da maioria, tendo 400 votos.
Durante a sessão do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara, nesta quarta-feira (12), Leur disse que alguns deputados estão transformando o Congresso em um ringue.
“Não podemos permitir mais que esse Congresso se torne um ringue. Se algum parlamentar quiser trocar murro, trocar tapa, esse não é o lugar. Que ele chame um colega para um tatame, para um octógono. Eu vou até sugerir isso. Eu vejo tanto deputado atrás de rede social, de like, era só fazer um grande anúncio, daqui a 30 dias teremos um grande duelo entre deputado A e deputado B, e lá eles se matam. Se quiser se bater, trocar murro, se quiser brigar, lá é o lugar”, disse Leur.
O presidente do Conselho de Ética disse que o colegiado tem recebido uma “chuva de representações” contra parlamentares de diferentes partidos, e a grande maioria das reclamações trata de assuntos comportamentais.
“Até às vias de fato já chegamos. Onde vamos parar se não impusermos limites?”, questionou Lomanto Jr. “Se não tomarmos medidas mais duras com relação aos desvios de comportamento, amanhã poderemos estar chorando a morte de um deputado ou um acidente grave”, completou o deputado Leur Lomanto Jr.

As distribuidoras de combustíveis estão avisando as respectivas redes de postos sobre aumento dos preços a partir desta terça-feira (11), segundo sindicatos que representam os revendedores. O motivo do aumento seriam os efeitos da Medida Provisória 1.227, enviada ao Congresso na semana passada pelo Ministério da Fazenda, que restringe as compensações de créditos de PIS e Cofins e está sendo chamada de “MP do Fim do Mundo”.
A informação é de uma matéria do Metrópoles. O Metrópoles aponta que o Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás (IBP) calculou a variação da gasolina entre 4% a 7%, o que representaria de R$ 0,20 a R$ 0,36 a mais no preço, e a do diesel entre 1% a 4%, de R$ 0,10 a R$ 0,23 por litro. O IBP projetou em R$ 10 bilhões o impacto da MP somente nas empresas de distribuição de combustíveis.
Ainda segundo o Metrópoles, os postos de combustíveis têm a liberdade de formação do preço final, então podem repassar totalmente a alta para o consumidor, segurar parte dela ou até recompor margem de lucro, aumentando ainda mais o preço na bomba.
Leia mais »