MENU

A partir de 2026, as mulheres também vão poder se alistar para atuar nas Forças Armadas brasileiras na carreira de soldado. A decisão inédita foi autorizada pelo ministro da Defesa, Múcio Monteiro.
O alistamento feminino, diferente do masculino, não será obrigatório. De acordo com a Defesa, o alistamento será de forma voluntária e deve ser permitido às mulheres que completarem 18 anos em 2025. O modelo de atuação será semelhante ao serviço militar masculino.
Atualmente as vagas para soldado são, em maioria, destinadas ao Exército (75 mil), acompanhado da Aeronáutica (7.000) e da Marinha (3.000). Deste total, o Ministério da Defesa quer 25% reservado às mulheres.
O serviço militar tem duração de 12 meses prorrogáveis até o limite de 96 meses. O jovem ingressa como soldado e, com o tempo máximo permitido, pode deixar a Força como 3º sargento.

O governador Jerônimo Rodrigues esteve neste domingo (02) no município de Malhada de Pedras, onde entregou obras nas áreas de saúde, desenvolvimento rural e desenvolvimento urbano. Ele ainda autorizou a pavimentação de ruas e a implantação de abastecimento de água na cidade, quem tem cerca de 9 mil habitantes.
“É uma alegria estar aqui, hoje, para tantas inaugurações. Convênios serão publicados esta semana, o prefeito vai cuidar de licitar e eu espero que a gente possa correr, juntos, para vir fazer novas entregas. Me comprometi com a entrega de móveis para escolas, me comprometi com água, essa parceria é muito importante, Malhada das Pedras modificou muito para melhor, bairros pavimentados, escola de grande porte. Eu saio animado com o que estou vendo”, disse o governador.
O valor de quase R$ 900 mil foi aplicado na requalificação do Mercado Municipal. As obras incluíram serviços de reforma geral, pintura, instalações elétrica e hidráulica, ampliação da área coberta, piso, fachada e substituição de todas as portas dos boxes internos e externos. A intervenção é uma parceria da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) com a prefeitura.
Leia mais »

O Flamengo foi implacável no primeiro Clássico dos Milhões no Campeonato Brasileiro ao derrotar o arquirrival Vasco por 6 a 1 no Maracanã, pela sétima rodada. Os cruzmaltinos começaram na frente, abrindo o placar com um golaço do argentino Vegetti. Depois virou passeio: o Rubro-Negro virou o placar ainda no primeiro tempo, com gols de Everton Cebolinha, Pedro e David Luiz. Na etapa final, a rede balançou mais três vezes, com gols de Arrascaeta, Bruno Henrique e Gabigol.
Foi a maior goelada do Rubro-Negro no Clássico dos Milhões, que marcou a estreia do técnico português Álvaro Pacheco no comando do Vasco. Com o triunfo, o Flamengo assumiu, provisoriamente, a liderança do Brasileirão com 14 pontos. O time carioca ainda pode ser ultrapassado pelo Athletico-PR, que joga no momento contra o Fortaleza, no Castelão. Já o Vasco segue na 13ª posição com seis pontos.
O jogo começou intenso como o Vasco abrindo o placar aos oito minutos, com gol de voleio de Vegetti, aproveitando a bola levantada por Galdamés. Mas o ímpeto cruzmaltino parou por aí. O Rubro-Negro colocou pressão em busca do empate, que saiu aos 27 minutos. Após bobeada do zagueiro Maicon, a bola sobrou para De la Cruz que tocou para Arrascaeta, e o meia rolou pra Everton Cebolinha marcar um golaço de fora da área.
Leia mais »

Neste domingo (02), o vereador Wanderley (Nem), entregou a comunidade de Formosa um poço artesiano que irá beneficiar 26 famílias trazendo mais qualidade de vida aos moradores da região. Mais uma conquista do vereador Vanderlei (Nem) e do pré – candidato a prefeito Fabrício Abrantes.
A comunidade marcou presença em massa para agradecer o vereador Wanderley (Nem) e o Pré-candidato a prefeito de Brumado Fabrício Abrantes por mais esse feito tão importante para a comunidade e adjacências que custou R$ 150.000,00.

O Esporte Clube Vitória amargou mais uma derrota no sábado (1º), desta vez, contra o Atlético-GO. Mesmo com a pressão dos torcedores para que o Leão abrisse o placar no Barradão, em Salvador, o time não deu resultado e sofreu 2 gols do Dragão, e não balançou a rede em nenhum momento do confronto.
Com este placar, o Vitória, que está sob os comandos de Thiago Carpini, está na zona de rebaixamento e segue há dois meses sem vencer. Após a conclusão do confronto, a tabela do Brasileirão foi atualizada e o time Rubro-Negro continuou com apenas 1 ponto conquistado em sete jogos e ocupa a 19ª posição.
O próximo jogo do Leão está marcado para a próxima quarta-feira (5), na Arena Pantanal, às 20h, quando enfrenta o Cuiabá. Este jogo é válido pela 2ª rodada do Brasileirão, que teve os jogos suspensos na semana passada.
Leia mais »

Na noite deste sábado (01), Guilherme Bonfim (PT) reuniu diversas autoridades no lançamento de sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado. O governador Jerônimo Rodrigues (PT), o senador Jaques Wagner (PT), secretários estaduais, deputados estaduais e federais, além de pré-candidatos a vereador, marcaram presença no evento.
Uma caminhada saiu da Praça Coronel Zeca Leite até a Câmara Municipal de Brumado, onde aconteceu o evento de lançamento da pré-candidatura de Guilherme que teve duas horas de atraso para ter início ao evento.

O governo do estado reforçará a segurança de mais de 300 municípios baianos durante os festejos juninos de Santo Antônio, São João e São Pedro. O anúncio foi feito nesta sexta (31) pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT), em evento festivo na cidade de Tanquinho, localizada na Região Metropolitana de Feira de Santana.
“Segurança pública, o São João anunciado aqui na área de saúde, de estrada, de turismo. Esperamos receber quase 2 milhões de pessoas no interior do Estado. Estamos felizes, está aberto o São João do interior da Bahia em Tanquinho”, disse o chefe do executivo baiano.
Para garantir mais segurança para baianos e turistas durante as festas, o efetivo será reforçado em todo o estado, com ações de policiamento preventivo e ostensivo, atendimentos e investigações especializados, e Centro Integrado de Comando e Controle com 16 órgãos em plantão.
Leia mais »

Os equipamentos eletromecânicos que movimentam as bombas na captação de água bruta da Barragem de Cristalândia e a adutora que transporta água bruta até a estação de tratamento vão passar por manutenção preventiva. De acordo com a Embasa, para a realização dos serviços programados, será preciso interromper o fornecimento de água em Brumado e Malhada de Pedras, a partir de 21h da próxima segunda-feira (03).
A conclusão dos trabalhos está prevista para o início da noite de terça-feira (04), quando será iniciada a retomada gradativa da distribuição de água. A expectativa de normalização do abastecimento é na noite de quarta-feira (05). A empresa explicou que a manutenção vai garantir segurança operacional para o sistema integrado de abastecimento de Brumado e evitar uma maior incidência de paradas emergenciais.
O gerente regional da Embasa, Manuel Mateus, orientou que a população deixe suas caixas d´água cheias. “Até a regularização do abastecimento, é importante também fazer o uso econômico da água reservada no domicílio”, afirmou.

A Prefeitura Municipal de Feira de Santana irá lançar um edital de concurso público para preenchimento de 582 vagas em diversos setores da administração pública. Dentre as vagas oferecidas, estão administrador, advogado, agente de trânsito, analista de sistemas, assistente social, contador, engenheiro, intérprete de libras, jornalista, médico veterinário, dentista e programador.
Para realização de todas as etapas do processo seletivo, a Prefeitura de Feira de Santana contratou Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC). A contratação foi realizada conforme o art. 75 da Lei Federal 14.133/2021, que permite a dispensa de licitação.
Os próximos passos do processo seletivo, que incluirá a divulgação do edital completo, com todas as informações sobre inscrições, dados das provas e conteúdos programáticos, ainda serão divulgados.
O secretário de Administração, José Marcondes de Carvalho, enfatiza a importância desse certame para a cidade. “Estamos muito empenhados em realizar esse concurso público, que contemplará uma variedade de cargos em diferentes níveis de escolaridade”, afirmou o secretário.

O pré-candidato a vereador pelo partido (PMB), Professor da rede municipal de ensino e mestre na língua inglesa, com grande conhecimento na área de esportes e cultura com trabalhos realizados na comunidade brumadense, chegando a ser campeão como treinador.
Professor Peninha que é cantor e compositor está escrevendo um livro contando a história da sua família, principalmente da sua avó Carolina que era parteira muito solicitada em toda cidade e região, muitas vezes tendo que viajar no lombo de cavalos para atender seus clientes, pois naquela época era o único meio de transporte acessível.
Como pré-candidato a vereador no partido da pré-candidata a prefeita Isadora Pereira (PMB), Peninha vai lutar pela preservação do meio ambiente, principalmente do Rio do Antônio. No momento está construindo um museu na casa que pertenceu a sua vó e terá um gasto de quase meio milhão de reais, transformando na casa mais atrativa e cultural do bairro.