MENU

A atriz Regina Duarte aceitou nesta segunda-feira (20) a indicação para a Secretaria Especial de Cultura do governo de Jair Bolsonaro. Ela disse que começa amanhã o “período de testes” à frente da pasta.
À coluna de Mônica Bergamo, da Folha, ela disse que vai “noivar” com o governo. “Quero que seja uma gestão para pacificar a relação da classe com o governo. Sou apoiadora deste governo desde sempre e pertenço a classe artística desde os 14 anos”, afirmou a atriz.
A decisão da atriz se deu após uma reunião com o presidente Bolsonaro. Nesta segunda (20), Regina usou sua conta no Instagram para celebrar o dia de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro. Ela relacionou a data com o encontro presencial marcado pelo presidente.
“Sou cristã. Católica. O feriado de hoje no Rio é dedicado a São Sebastião. Nada acontece por acaso . Olha só, querido seguidor, que dia importante pra ter sido chamada ao Rio pra uma conversa ‘olho no olho’ do nosso Presidente da República”, escreveu a “Namoradinha do Brasil” na legenda.
Segundo ela, grata pelos aprendizados, há uma simbologia por trás das duas situações. Por fim ela completou: “vambora! Com muito amor no coração”.

A atriz Regina Duarte pediu uma conversa “olho no olho” com o presidente Jair Bolsonaro, na segunda-feira (20), para decidir se assumirá a Secretaria de Cultura do governo.
De acordo com a colunista da TV Globo, Natuza Nery, Regina quer entender melhor os planos do presidente para a pasta e garantir liberdade para atuar à frente da Cultura.
Uma ala do governo enxerga a ida da atriz global para a pasta como uma forma de reduzir a crise com o setor cultural.
Outro grupo, porém, torce para que ela diga não como forma de abrir espaço para alguém de perfil “mais ideológico”, semelhante ao de Roberto Alvim, demitido na última sexta.

Na última terça-feira (17), o Senador Jaques Wagner recebeu em seu escritório político na capital o pré-candidato a prefeito de Brumado pelo PT o vereador Zé Ribeiro. Na oportunidade Ribeiro esteve acompanhado de uma comitiva brumadense para discutir a atual conjuntura política e as eleições municipais de 2020.
Estiveram acompanhando o pré-candidato, o ex-vice-governador da Bahia, Edmundo Pereira Santos, o presidente eleito da legenda Márcio Aguiar dos Santos, o ex-vereador José Luiz Alves Ataíde e Luiz Frederico Rêgo (Fredinho). Os dirigentes petistas expuseram ao senador o atual cenário político municipal e as perspectivas de uma futura candidatura do vereador Zé Ribeiro ao cargo de prefeito de Brumado.
Na reunião, foi unânime a avaliação de que Brumado é um município estratégico para o PT estadual – é o município com a 31ª maior população da Bahia, rivaliza com Guanambi a condição de polo regional do Sertão Produtivo e é um importante tronco rodoferroviário no Sudoeste da Bahia – e que terá prioridade no acompanhamento a ser feito pelo Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT baiano.
Os dirigentes brumadenses também destacaram a importância de construir uma frente ampla das oposições à gestão do atual prefeito e a necessidade de propor em Brumado uma alternativa de governo municipal focada no desenvolvimento socioeconômico sustentável, com gestão transparente, participativa e democrática.

Em agenda positiva durante todo o final de semana, o pré-candidato a prefeitura de Brumado, o empresário Fabrício Abrantes participou de reuniões e eventos na sexta-feira (10), sábado (11) e domingo (12), atendendo a convites de pré-candidatos a vereador e líderes de comunidades tanto na zona rural, quanto urbana do município.
Na sexta-feira (11), o pré-candidato participou de reunião em Itaquaraí com integrantes dos grupos “Parque de Vaquejada Nossa Senhora Aparecida” e o de vaquejada “Grupo da Amizade”, na companhia do vereador Elias Piau (PV).
Fabrício defendeu a necessidade de renovação na política brumadense com um representante capaz de dialogar e buscar resolver os problemas da população como um todo, e não de minorias privilegiadas, discutindo o interesse das comunidades, urbanas e rurais. Ressaltou, que um gestor deve ser participativo, democrático, e, por esse motivo, colocou o seu nome a disposição.
Leia mais »

Podemos articula o nome do médico oftalmologista, Aurino Rocha Silva Filho, como provável pré-candidato a prefeito de Brumado pelo partido.
Rocha tem o apoio do deputado federal João Carlos Bacelar Batista (Podemos), que está acelerando o processo de consolidação de nomes mirando candidaturas a prefeito em grandes cidades do Estado da Bahia.
Esse é o indicativo de Bacelar, que lidera nos bastidores a construção da legenda na Bahia. No estado estará muito presente nos grandes e médios municípios nesta primeira eleição.
Dr. Aurino vem realizando encontros e reuniões com as comunidades como pré-candidato a prefeito, debatendo os problemas e as soluções do município.

Presidente do Pros na Bahia, o deputado federal Uldurico Júnior anunciou, nesta quarta-feira (8), que o ex-boxeador e ex-deputado federal Acelino “Popó” Freitas é pré-candidato a prefeito de Salvador.
“Meu amigo e ídolo Popó acaba de aceitar o convite de se filiar no Pros pra ser o nosso pré-candidato a prefeito de Salvador com o apoio de peso de Felipe Manassés. Tenho certeza que com muita dedicação levaremos aos quatro cantos de Salvador a esperança de uma cidade ainda melhor! Vamos com tudo”, declarou Uldurico, em sua conta no Instagram.
Também pelas redes sociais, Popó afirmou que “chegou a hora de lutar o bom combate para tirar a sua gente das injustiças sociais que fazem sofrer crianças, homens e mulheres que moram nas periferias esquecidas da sua cidade amada”.

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta (8) a lei que institui a Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, de expedição gratuita. Com o documento, essa população passa a ter prioridade de atendimento em serviços públicos e privados, em especial nas áreas de saúde, educação e assistência social.
O Projeto de Lei (PL) 2.573/2019, que criou a carteira, foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 11 de dezembro do ano passado. A proposta foi apresentada pela deputada federal Rejane Dias (PT-PI) e alterou dispositivos da Lei 12.764, de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
O PL ficou conhecido como Lei Romeo Mion, que é portador de autismo e filho do apresentador de TV Marcos Mion, um dos principais entusiastas da medida. Em postagem divulgada no Twitter para informar a sanção do projeto, o presidente Jair Bolsonaro aparece em foto ao lado do apresentador e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
“Sancionada hoje a Lei 13.977 (Romeo Mion), que cria Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea). A referida carteira é gratuita e garante prioridade nas áreas de saúde, educação e assistência social”, escreveu Bolsonaro. A sanção deverá ser publicada na edição desta quinta-feira (9) do Diário Oficial da União.

O presidente do Republicanos na Bahia, o pastor e deputado federal Márcio Marinho, afirmou nesta segunda-feira (6) respeita a decisão de ACM Neto de oficializar Bruno Reis como o seu pré-candidato na disputa pela Prefeitura de Salvador.
Em conversa com jornalistas no evento que ungiu o nome do auxiliar de ACM Neto, Marinho disse que, embora sua presença ali represente apoio à escolha do prefeito, ele pretende discutir a composição da chapa, a julgar sobretudo pela pretensão do deputado João Roma (Republicanos) de se cacifar como vice de Bruno.

O anúncio oficial ocorrerá somente na próxima segunda-feira (06), mas boa parte dos caciques de partidos aliados ao prefeito ACM Neto (DEM) já foi informada que Bruno Reis (DEM) será o nome anunciado como seu candidato.
As reuniões de Neto com aliados se estenderam por toda esta semana – em todas, o prefeito sinalizou que Bruno será o candidato que terá o seu apoio na eleição municipal deste ano. O vice-prefeito também confirmou a decisão para a sua tropa de choque, consultada.
Bruno já era favorito na disputa com Léo Prates desde o final do ano passado. Levantamentos internos contratados por Neto, no entanto, confirmaram seu crescimento exponencial nas intenções de voto do eleitorado soteropolitano – ele aparece empatado com Sargento Isidório (Avante) nas primeiras colocações.
Foi justamente a missão sugerida por Neto ao pupilo em 2019, antes dele assumir a Secretaria de Infraestrutura de Salvador: Caberia a ele, com a estrutura que lhe seria dada, se cacifar para a missão. E Bruno cumpriu.
O próximo passo de Bruno Reis será consolidar nos próximos meses o grupo de partidos de sua coligação. Até o momento, PSDB, PRB e PSL estão garantidos; PDT e PL, apalavrados.

O prefeito ACM Neto (DEM) estimou, durante coletiva no Festival Virada Salvador nesta terça-feira (31), que até seis colaboradores devem deixar o secretariado da gestão para disputar a eleição municipal de 2020. Quatro nomes dos seis já são conhecidos. São eles os vereadores e secretários Felipe Lucas (MDB), Rogéria Santos (Republicanos), Alberto Braga (PSC) e Claudio Tinoco (DEM), que devem deixar a administração no final de março para tentar a reeleição na Câmara Municipal de Salvador (CMS).
As outras duas vagas podem ser preenchidas pelo vice-prefeito Bruno Reis, atual secretário municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra) e possível candidato de sucessão do grupo governista, pelo secretário municipal de Saúde Leo Prates (DEM), que ensaia candidatura à prefeitura de Salvador pelo PDT, e pela secretária Ana Paula, ventilada como postulante à Câmara de Vereadores. O coordenador-geral da Defesa Civil de Salvador, Sosthenes Macedo, também tem candidatura ventilada.
Pelas contas de Neto, pelo menos dois desses nomes devem ficar de fora da eleição municipal do próximo ano. Nesta terça, o vice-prefeito Bruno Reis (DEM) reforçou que ele e o secretário de Saúde Leo Prates (sem partido) não vão integrar uma mesma chapa para as eleições municipais de 2020. Candidatos à prefeitura da capital, pela lei, tem até junho para deixarem os cargos.