Arquivos Política — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Sábado, 27 de Abril de 2024
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia

26 abril 2024 | 0:04

Eleitoras e eleitores têm até o dia 8 de maio para tirar a primeira via do título, regularizar pendências de títulos cancelados, coletar dados biométricos, incluir o nome social e transferir o domicílio eleitoral. Foto: Divulgação/TSE

Mais de 1,6 milhão de títulos eleitorais estão cancelados na Bahia. Os dados foram anunciados na manhã desta quinta-feira (25), pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto, durante coletiva de imprensa. Na ocasião, o presidente destacou a importância de os baianos comparecerem aos postos de atendimento da Justiça Eleitoral para fazerem a regularização dos títulos e salientou o prazo para acessar os serviços, “estamos envidando esforços para que o eleitor consulte, através do nosso site www.tre-ba.jus.br ou telefone e WhatsApp (71) 3373-7000, a sua situação eleitoral. Temos até o dia 8 de maio para que o eleitorado possa regularizar seu título e esse prazo não será prorrogado”.

O cancelamento de título eleitoral ocorre nos casos de ausência em 3 eleições consecutivas, onde cada turno é considerado uma eleição, na falta à revisão do eleitorado onde o eleitor é circunscrito, ocorre também por óbito, por duplicidade ou pluralidade de inscrição (eleitor que possui mais de uma inscrição registrada na Justiça Eleitoral).

Leia mais »

Ciro Gomes volta a atacar senadora do PT e diz que ela é ‘uma cortesã’

25 abril 2024 | 0:26

A senadora Janaína Farias (PT-CE) ainda não se posicionou em relação às falas de Ciro. Foto: José Cruz/Agência Brasil

A senadora Janaína Farias (PT-CE) voltou a ser alvo dos ataques do ex-ministro e ex-governador do Ceará Ciro Gomes (PDT). Ele afirmou nesta quarta-feira (24) que a parlamentar é “uma cortesã”. A declaração foi dada durante entrevista ao programa Jornal Jangadeiro.

“Ela é simplesmente a pessoa que organizava as farras de Camilo Santana. O que tenho a ver com a vida particular de Santana? Nada. E dela? Nada. Agora, botar no Senado. A voz do Ceará no Senado, a mulher cearense é representada por uma cortesã”, disse Ciro Gomes, citando também o atual ministro da Educação e ex-governador. A senadora ainda não se posicionou em relação às falas de Ciro.

Janaína Farias é a segunda suplente de Camilo Santana, licenciado do Senado para exercer o cargo de ministro no governo Lula, e assumiu o mandato de senadora no dia 2 de abril. Anteriormente, quem ficou na função foi Augusta Brito (PT), a partir de fevereiro de 2023.

Leia mais »

Tags:

Lula vira ‘Lulinha paz e amor’ com Centrão e diz que ‘BC é vilão da crise’

24 abril 2024 | 0:01

“O mercado está ganhando muito com essa taxa de juros e o presidente do Banco Central tem que saber que quem perde dinheiro é o povo brasileiro”, disse Lula. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula encarou mais uma vez o figurino de “Lulinha paz e amor” para o Centrão e colocou na conta do Banco Central a culpa da crise econômica enfrentada pelo país. Durante uma hora e quinze minutos de café da manhã com jornalistas, no Palácio do Planalto, o presidente estendeu a bandeira branca para o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e transformou o mercado e o BC em vilões do governo.

Logo que entrou no Salão Leste do Palácio do Planalto, às 10h24, Lula foi logo dizendo que neste 23 de abril é celebrado o “Dia de São Jorge”, padroeiro do Corinthians, seu time do coração. Discorreu ali sobre novos programas do governo, como o Acredita, que incentiva os pequenos negócios, usou o velho bordão “Nunca antes na história deste País”, mas, ao contrário de outras vezes, passou pano para a crise política que atormenta o Planalto.

Leia mais »

Tags:

‘Mais esse aumento na gasolina porque o Estado só quer aumentar arrecadação’, diz deputado

23 abril 2024 | 0:10

Segundo Tiago Correia (PSDB), a administração estadual poderia ter mantido o valor da arrecadação de ICMS. Foto: Assessoria/deputado estadual Tiago Correia (PSDB)

O novo reajuste da gasolina na Bahia foi duramente criticado pelo deputado estadual Tiago Correia (PSDB). Segundo Correia, a administração estadual poderia ter mantido o valor da arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos últimos anos, assim baratearia o preço final da gasolina.

“O Estado quer bater recordes de arrecadação. Ano passado atingiu aproximadamente R$ 34,5 bilhões, superando a meta ideal prevista, e quer mais. Fiz um projeto sugerindo ao governo a redução da alíquota do ICMS a um percentual que mantivesse a arrecadação de anos anteriores, de maneira que o Estado não perdesse receita e o consumidor não fosse penalizado”, afirmou.

A gasolina subiu 5,1% para as distribuidoras na Bahia, conforme anunciado pela refinaria Acelen na última sexta-feira (22). Em alguns postos, o valor da gasolina já chega a R$ 6,89.

‘O Brasil é do senhor’, diz frase em camisa usada por Michelle Bolsonaro em ato no Rio

22 abril 2024 | 0:13

A manifestação reuniu uma legião de apoiadores do ex-presidente. Foto: Reprodução/Redes Sociais

por Vitor Silva

A presidente do PL Mulher, Michelle Bolsonaro, não poderia faltar na manifestação encabeçada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), realizada neste domingo (21), em Copacabana no Rio de Janeiro. A ex-primeira-dama chamou atenção com a camisa usada na ocasião, com a seguinte frase: “O Brasil é do senhor.” 

De acordo com o Monitor do Debate Político, da Escola de Artes, Ciências e Humanidades USP, o ato reuniu cerca de 32 mil pessoas, em seu pico, às 12h. O momento contou com discursos de Bolsonaro, Michelle, os pastores Silas Malafaia e Marco Feliciano, a cubana nacionalizada brasileira Zoe Martínez, os deputados federais Nikolas Ferreira e Gustavo Gayer, ambos do PL . A ocasião reuniu uma legião de apoiadores do ex-presidente. 

Tags:

Brumado: PMB lança pré- candidatura de Prefeita, vice e Vereadores

20 abril 2024 | 17:01

Foto: Divulgação

Aconteceu nesta sexta-feira (20), no Espaço Amaral no Bairro das Baraúnas, uma reunião com convidados, militantes, simpatizantes para o pré- lançamento de seus candidatos para o pleito de 2024.

Foto: Divulgação

Na oportunidade o presidente estadual do partido do PMB Dr. Vanderlei chancelou a pré-candidatura da presidente do partido PMB em Brumado, Isadora Pereira como prefeita da legenda, tendo como seu vice Dr. Joseval, tendo em seu bojo 16, pré candidatos ao legislativo brumadense, a maioria mulheres.

Foto: Divulgação

Em sua fala Isadora destacou a força da mulher na política, para defender seus ideais e os interesses da população tão carente de ações públicas. Isadora é a única mulher pré-candidata a prefeita neste pleito de 2024 na cidade de Brumado.

Tags:

Ato de Bolsonaro no Rio terá ‘vaquinha’ e palanque com Ramagem e Cláudio Castro

16 abril 2024 | 0:27

O próximo encontro de rua sob o comando do ex-presidente será domingo (21), no Rio de Janeiro. Foto: Reprodução/Facebook

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) fará um nova manifestação no próximo domingo (21), no Rio de Janeiro. Já são presenças confirmadas no palanque o governador Cláudio Castro (PL) e o deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ).

O comparecimento de Castro é visto como uma chance de ele mostrar lealdade ao ex-chefe do Executivo. Já a ida de Ramagem é considerada uma oportunidade de aumentar a visibilidade do pré-candidato à prefeitura da capital fluminense ao lado do seu principal cabo eleitoral.

O governador do Rio não esteve no ato convocado por Bolsonaro na Avenida Paulista, em fevereiro, justificando uma viagem a Portugal. Por isso, o envolvimento dele, desta vez “em casa”, é uma expectativa entre bolsonaristas.

De acordo com o pastor evangélico Silas Malafaia, um dos organizadores do evento, o governador do Rio ficará livre para discursar, “se quiser”. Diferentemente da manifestação em São Paulo, o religioso não bancará os custos do evento, que serão cobertos por uma “vaquinha” feita por deputados.

Tags:

Janja: ‘Lula me dá total autonomia, não tem hierarquia entre nós’, diz

15 abril 2024 | 0:10

Segundo ela, desde a campanha eleitoral já vinha ressignificando o posto de primeira-dama. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

A primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, casada com o presidente Lula, diz ter um papel de articuladora. Segundo ela, desde a campanha eleitoral já vinha ressignificando o posto de primeira-dama, por não ter o perfil tradicional de anfitriã de eventos de caridade e que visita instituições filantrópicas.

As declarações estão em uma reportagem da BBC sobre primeiras-damas. “Meu papel é de articuladora, que fala sobre política pública. Nós podemos estar em espaços diferentes e falando a públicos diferentes quando necessário”, afirma.

Janja cita o episódio em que foi criticada por ir ao Rio Grande do Sul durante as fortes chuvas que atingiram o estado —opositores disseram que, como ela não tinha cargo público, a primeira-dama estaria indo além de seu papel.

“Lula me dá total autonomia para eu fazer o que faço”, ressalta, acrescentando não haver hierarquia entre ela e o presidente. Ela diz se tratar de escolhas. “É sobre quebrar a caixa na qual as primeiras-damas são forçadas a entrar”, disse. “É sobre não ter essa caixa. É sobre fazer o que quiser”, disse a primeira-dama durante a entrevista.

Tags:

Silvio Santos aparece filiado ao PT e assessoria se posiciona

13 abril 2024 | 0:20

A assessoria do apresentador se pronunciou após ver que uma certidão de filiação viralizou nas redes sociais. Foto: Presidência da Pública

Um documento de filiação partidária de Silvio Santos ao Partido dos Trabalhadores (PT) viralizou nas redes sociais nesta sexta-feira (12). O documento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que ele estaria ligado a sigla desde 2020. No entanto, a assessoria do SBT nega e diz que é fake news.

Segundo a equipe de Silvio Santos, a suspeita é de que os dados tenham sido vazados na época da filiação, em junho de 2020. “Isso é fraude, já mandamos para o nosso jurídico, ninguém está sabendo dessa filiação direito. Alguém pegou os dados dele e o filiou ao partido”, pontuou a assessoria.

A equipe do apresentador está analisando a situação com o auxílio do jurídico para esclarecer os detalhes dessa polêmica filiação. Vale lembrar que Silvio Santos se candidatou à presidência da República em 1989, mas não teve a candidatura deferida pelo TSE.

Tags:

Governador anuncia obras de requalificação de estradas em cidade do interior

7 abril 2024 | 22:49

Jerônimo Rodrigues assina ordem de serviço para pavimentação de 75 quilômetros de rodovias no município. Foto: João Souza/GOVBA

O município de Malhada recebeu neste domingo (07) uma série de investimentos em infraestrutura para aprimorar a mobilidade e a segurança dos moradores e visitantes. Durante visita a cidade, o governador Jerônimo Rodrigues autorizou serviços de pavimentação de 75 quilômetros de rodovias, totalizando R$ 100 milhões. Um dos destaques foi a assinatura da ordem de serviço para as obras no acesso ao distrito de Canabrava, no entroncamento com BR-030, garantindo a requalificação de 38,5 quilômetros.

O pintor José da Silva, morador de Malhada, disse que a obra proporciona mais segurança para todos que entram e saem da cidade. “Agora, o deslocamento pela região está mais ágil. Anteriormente, as condições da estrada dificultavam o tráfego, especialmente em dias de chuva intensa. Com essa melhoria, todos vão se sentir mais seguros, o que é crucial. Além disso, o distrito vai crescer ainda mais”.

Leia mais »