Arquivos Política — Página 87 de 261 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Política — Página 87 de 261 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Quarta, 24 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

‘Ficha criminal de Bolsonaro atingiu nível máximo’, diz Ciro Gomes

25 junho 2022 | 10:07

Foto: Reprodução/Facebook

por Matheus Miranda

O pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes (PDT), voltou a criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), nesta sexta-feira (24), após o áudio de uma ligação telefônica apontar que o ex-ministro, Milton Ribeiro, foi informado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a operação da Polícia Federal que resultou em sua prisão.

“A ficha criminal de Bolsonaro atingiu seu nível máximo, com os indícios de que ele agiu deliberadamente para obstruir as investigações contra Milton Ribeiro, em várias etapas. Até quando os poderes vão assistir isso passivamente?”, escreveu Ciro no Twitter.

De acordo com uma gravação obtida pelo portal G1, Ribeiro conta à filha que o presidente achava que fariam uma busca e apreensão em sua casa. “Hoje o presidente me ligou… ele tá com um pressentimento, novamente, que eles podem querer atingi-lo através de mim, sabe?[…] Ele acha que vão fazer uma busca e apreensão… em casa”, disse o ex-ministro.

“A gravação do telefonema do ex-ministro à filha, quando diz, sem rodeios, que fora informado pelo presidente da operação contra ele, é a prova mais contundente de um crime desta espécie já praticado por um presidente. Este crime clama Justiça!”, concluiu o pedetista.

Tags:

ACM Neto promete ‘impulsionar geração de emprego e renda com calendário de eventos’

25 junho 2022 | 0:17

Foto: assessoria/ACM Neto

O pré-candidato a governador do estado pelo União Brasil, ACM Neto, participou de três festas de São João na quinta-feira (23), em Senhor do Bonfim e em Campo Formoso, e comentou sobre “a alegria dos baianos em ter o calendário junino de volta” e sobre “a importância dele para movimentar a economia do interior do estado.”

“A gente tem que aproveitar a força da nossa cultura, das nossas festas. Esse é um patrimônio nosso, da Bahia e dos baianos. O Carnaval é um exemplo do que um grande evento pode representar para a movimentação da economia, para a geração de empregos. Mais do que isso, movimenta a economia durante o ano todo, porque não é apenas no momento da festa, gera também eventos antes e depois”, disse ACM Neto em entrevista coletiva em Campo Formoso.

Em Senhor do Bonfim, ele se encontrou com o prefeito Laércio Júnior (União Brasil), e em Campo Formoso, se reuniu com o prefeito Elmo Nascimento e o deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).

ACM Neto afirmou que, “assim como ocorreu” na sua gestão em Salvador, “quando a cidade ganhou uma rotina de eventos ao longo do ano”, a Bahia pode ter um “calendário perene”, movimentando vários municípios.

“Carnaval e São João são dois grandes exemplos do que é possível fazer pela cultura da Bahia. No caso do São João, a gente vê a festa espalhada por todo o estado. Então, que isso sirva de motivação para que a gente tenha um ano inteiro de calendário de eventos do nosso estado não só vinculados ao carnaval, mas a toda essa expectativa de festas que o interior da Bahia pode ter”, disse o pré-candidato.

Tags:

Moro agora avalia disputa a governador e prepara plano

24 junho 2022 | 19:24

O ex-juiz prepara um documento que tem sido chamado de “República do Paraná”, com propostas ao estado. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

O ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) avalia se candidatar a governador do Paraná. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, Moro prepara um documento que tem sido chamado de “República do Paraná”, com propostas na área de segurança pública, economia, educação e saúde para o estado.

A corrida pelo Governo do Paraná entrou no radar de Moro e do partido após uma onda de derrotas nos planos do ex-juiz para a eleição de 2022 —no início do mês, a Justiça Eleitoral barrou a transferência de título dele para se candidatar em São Paulo. Ele também já desistiu do projeto de concorrer à presidência da República.

Apesar do documento a ser formulado pela pré-campanha de Moro ser chamado de plano de governo, aliados dizem que a iniciativa não deve ser interpretada como um pré-anúncio da decisão do ex-juiz pela candidatura ao Executivo estadual.

“O plano pode servir também em caso de uma candidatura ao Senado, por exemplo”, disse o presidente do União Brasil no Paraná, deputado Felipe Francischini. A apresentação de um plano de governo, porém, é uma tarefa tradicionalmente associada a campanhas por cargos do Executivo.

Tags:

Datafolha: Lula abre 19 pontos sobre Bolsonaro e venceria no 1º turno

24 junho 2022 | 0:45

O petista registrou 47% dos votos contra 28% do atual presidente. Fotos: Marcelo Camargo e Valter Campanato/Agência Brasil

A nova pesquisa Datafolha, encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e divulgada nesta quinta-feira (23), mostrou como está o cenário eleitoral para o pleito de outubro de 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu 19 pontos percentuais sobre o principal opositor, Jair Bolsonaro (PL). O petista chegou a 47% e o atual presidente, que tenta a reeleição, marcou 28%. Deste modo, Lula venceria as eleições no primeiro turno, já que apresenta uma intenção de voto maior do que a de todos os concorrentes juntos.

A amostragem reforçou também o cenário de polarização. O segundo pelotão, liderado por Ciro Gomes (PDT), está 20 pontos percentuais abaixo dos lideres. O pedetista marcou 8%. O postulante do Avante ao Palácio do Planalto, André Janones, tem 2%. A emedebista Simone Tebet caiu um ponto percentual e marcou apenas 1% — mesmo percentual de Pablo Marçal (Pros) e Vera Lúcia (PSTU).

Estavam ainda na pesquisa os nomes de Felipe d’Avila (Novo), Sofia Manzano (PCB), Leonardo Péricles (UP), Eymael (Democracia Cristã), Luciano Bivar (União Brasil) e General Santos Cruz (Podemos). Estes candidatos não pontuaram.

A pesquisa mostrou poucas alterações em relação ao cenário exibido na última amostragem do Datafolha, divulgada em 26 de maio. Lula e Tebet caíram um ponto, enquanto Bolsonaro e Ciro subiram um ponto percentual.

A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 09088/2022. Foram ouvidos 2.556 eleitores em 181 cidades nesta quarta (22) e quinta-feira. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Tags:

Uauá: TSE cassa mandato de todos vereadores do PDT

22 junho 2022 | 14:43

Foto: Reprodução / Câmara de Uauá

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu, nesta terça-feira (21), que quatro vereadores de Uauá, membros do PDT, terão seus votos na eleição de 2020 anulados. A decisão unânime dos ministros reformou outra, do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e reconheceu que houve fraude na cota de gênero.

Os diplomas dos membros do PDT foram cassados, assim como os quocientes eleitoral e partidário foram recalculados. O TSE determinou o imediato cumprimento da decisão independentemente da publicação. No pleito, o partido concorreu com 15 candidaturas, elegendo Mário Oliveira, Bruno Lima, Rodrigo de Zé Mário (presidente da Casa) e Leila de Jorge Lobo.

Uma das candidatas, Carla Daiane da Silva Capistrano foi “laranja”, segundo o Tribunal Eleitoral. A “inexpressiva votação, ausência de movimentação financeira e a quase inexistente campanha eleitoral própria, uma vez que a candidata fez campanha explícita para outro candidato”, foram alguns dos indícios, apontaram os ministros.

A decisão do colegiado considerou o pedido de impugnação ajuizado pelo diretório municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB), junto com a coligação Uauá Seguindo em Frente.

A petição inicial, a qual a imprensa teve acesso, dão conta que o PDT não atingiu o quantitativo mínimo de nomes femininos necessário, já que a postulante Carla Daiane da Silva tinha uma candidatura “fictícia e fraudulenta”.

“De fato, desconsiderando a referida candidatura feminina fictícia, tem-se que 71,4% das candidaturas ao cargo de vereador pelo PDT em Uauá foram de postulantes do gênero masculino, enquanto apenas 28,5% das candidaturas àquele cargo eletivo pelo PDT em Uauá foram de candidatas do gênero feminino”, sustentou o pedido.

TSE divulga valores do fundo eleitoral de 2022 destinados para cada partido

17 junho 2022 | 0:08

Foto: Reprodução / TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibilizou nesta quarta-feira (15), a divisã do valor a que cada partido político terá direito na distribuição dos R$ 4,9 bilhões do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), o Fundo Eleitoral, destinado às legendas para as Eleições Gerais de 2022. O montante também será divulgado na edição extra do Diário de Justiça Eletrônico do TSE de sexta-feira (17) e é disciplinado por meio da Portaria nº 579/2022.

O montante de R$ 4.961.519.777,00 representa a maior soma de recursos já destinada ao Fundo desde a criação, em 2017, e foi distribuído entre os 32 partidos políticos registrados no TSE com base em critérios específicos. Mais uma vez, o Partido Novo (Novo) renunciou ao repasse dos valores para financiar as campanhas políticas de candidatos e sua cota será revertida ao Tesouro Nacional.

O União Brasil (União), sigla resultante da fusão do Democratas (DEM) com o Partido Social Liberal (PSL), receberá o maior montante, com mais de R$ 782 milhões. Em seguida, estão o Partido dos Trabalhadores (PT), com pouco mais de R$ 503 milhões, o Movimento Democrático Brasileiro (MDB), com R$ 363 milhões, o Partido Social Democrático (PSD), com R$ 349 milhões e o Progressistas, com aproximadamente R$ 344 milhões. Juntas, essas cinco legendas respondem por 47,24% dos recursos distribuídos.

Os recursos do Fundo Eleitoral ficarão à disposição do partido político somente depois de a sigla definir critérios para a distribuição dos valores. Esses critérios devem ser aprovados pela maioria absoluta dos membros do órgão de direção executiva nacional e precisam ser divulgados publicamente. Veja lista abaixo:

Leia mais »

Tags:

ACM Neto visita Rio de Contas e recebe apoio do prefeito Dr. Cristiano

16 junho 2022 | 17:01

Foto: Divulgação

Pré-candidato a governador, ACM Neto (União Brasil) foi a Rio de Contas nesta quinta-feira (16) a convite do prefeito da cidade, Dr. Cristiano de Azevedo (PSB), para participar da festa do Santíssimo Sacramento. O gestor municipal aproveitou a visita de Neto para manifestar publicamente o seu apoio à pré-candidatura ao Palácio de Ondina do ex-prefeito de Salvador.

“Um prazer imenso receber essa autoridade, o futuro governador da Bahia, ACM Neto, e reafirmar o compromisso com Rio de Contas. Tenho certeza que o Santíssimo Sacramento irá abençoar o nosso grupo e que, juntamente com ACM Neto, vamos fazer uma administração brilhante a partir de 2023. Quero aqui, juntamente com o nosso grupo, reafirmar o compromisso dele com Rio de Contas. Ele já demonstrou esse compromisso em Salvador e tenho certeza que fará o mesmo pela Bahia”, disse o prefeito, Dr. Cristiano.

Em seu discurso, Neto agradeceu a adesão: “Você terá um grande aliado, muito mais do que um governador. A porta da Governadoria estará sempre aberta para você e para Rio de Contas. Eu quero, logo no início da nossa gestão, sentar com você e com a sua equipe de trabalho para pensar num plano econômico para a região, que tenha Rio de Contas como uma base de geração de emprego. Para realizar a expansão do turismo, tão importante, a dinamização dos serviços, do comércio, da agricultura. A chapada hoje é uma fronteira agrícola importantíssima para a Bahia”.

Leia mais »

Lula lidera com 44%, e Bolsonaro mantém 32% em nova pesquisa BTG/FSB

13 junho 2022 | 14:42

Fotos: Ricardo Stuckert | Ascom/PR

A nova rodada de pesquisas da FSB/BTG Pactual, divulgada nesta segunda-feira (13), mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com 44% das intenções de voto, contra 32% do presidente Jair Bolsonaro (PL). A pontuação foi registrada no cenário estimulado, quando o nome dos candidatos são apresentados aos entrevistados.

O petista caiu dois pontos em relação ao levantamento passado, enquanto Bolsonaro manteve os mesmos 32% registrados em maio e abril. Entre os demais candidatos, Ciro Gomes (PDT) registrou 9% – mesmo percentual das duas últimas pesquisas da FSB/BTG. A senadora Simone Tebet (MDB) marcou 2%; André Janones (Avante), apareceu com 1%.

Nas simulações de segundo turno, o petista continua liderando com uma ampla vantagem em todos os cenários. Na disputa com Bolsonaro, o ex-presidente marcou 54% das intenções de voto, enquanto o conservador apresentou 36%.

O levantamento encomendado pelo BTG Pactual e realizado pelo Instituto FSB Pesquisa, ouviu 2 mil eleitores entre os dias 10 e 12 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o número BR-03958/2022.

Tags:

Confusão na família Bolsonaro atrapalha a campanha presidencial, diz colunista

11 junho 2022 | 0:28

Foto: Divulgação

O colunista Ricardo Noblat, apurou que uma confusão familiar abalou a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) na última semana. O problema seria a condução da campanha do chefe do Executivo.

Carlos Bolsonaro (Republicanos), que assume as redes do pai, teria criticado as peças da equipe coordenada pelo irmão Flávio Bolsonaro (PL).

Michelle Bolsonaro, a primeira-dama, seria a co-protagonista da campanha, por sugestão da ala política próxima do ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP).

Carlos e a esposa do presidente não se dão bem, segundo Noblat. Além disso, adepta de costumes conservadores, Michelle não estaria se sentindo bem na posição, que exige a reprodução de palavras escritas por terceiros e a sua exposição.

Eleições: Artistas perdem contratos por declararem votos

10 junho 2022 | 19:30

Deolane Bezerra perdeu contratos após publicar fotos com Lula. Foto: Reprodução/Instagram/dr.deolanebezerra

Em ano eleitoral muitos artistas estão fazendo campanha para políticos e declarando publicamente o seu voto com objetivo de influenciar o seu público. 

A Dr. Bezerra, apoiadora declarada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perdeu contratos após publicar fotos com o político nas suas redes sociais. As informações são da coluna Léo Dias, do “Metrópoles”. 

Também em entrevista a Léo Dias, a apresentadora Antônia Fontenelle revelou que chegou a ser barrada de uma campanha de uma marca de geladeiras por apoiar o presidente Jair Bolsonaro. 

Em uma publicação no Twitter, a cantora Luísa Sonza compartilhou que a empresa que cuida da publicidade dela informou que recebeu mensagens de algumas marcas afirmando que iriam cancelar trabalhos com artistas que se posicionam sobre política. 

Tags: