MENU

Segundo Fábio Vilas-Boas, “pela primeira vez, todas as regiões estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos”. Foto: Divulgação
por Rayllanna Lima
O cenário do novo coronavírus na Bahia é preocupante e já está mais crítico que o registrado entre os meses de junho e julho, período em que o estado atingiu seu pico no número de casos de Covid-19.
O alerta é do secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas. “Pela primeira vez, todas as regiões estão com número alto de incidência, internação e ocupação de leitos. A sobrecarga no sistema é muito maior: laboratório, transporte, regulação”, disse nesta quinta-feira (3), em publicação no Twitter.
Na postagem, Vilas-Boas apresenta duas tabelas com um gráfico que mostra uma crescente no número de casos ativos da Covid-19. É possível observar que o índice dispara a partir do dia 19 de novembro. “Antes, tivemos um revezamento de surtos. Agora é todo o estado”, sinaliza o secretário.

A jornalista Fátima Bernardes, de 58 anos, foi diagnosticada com câncer de útero em estágio inicial. A informação foi divulgada por ela, nas redes sociais, nesta quarta-feira (02). A apresentadora do “Encontro” disse que está bem e que irá se afastar do trabalho para passar por uma cirurgia.
“Depois de uma série de exames de rotina, hoje recebi o diagnóstico de um câncer de útero em estágio inicial. Vou me afastar por uns dias do trabalho pra fazer a cirurgia. Como sempre usei minhas redes com total franqueza e verdade, preferi eu mesma passar essa informação para todos que me acompanham”, escreveu.
“Enquanto isso, aproveito o aconchego dos meus pais, filhos, do meu amor e dos amigos próximos. E já agradeço pelo carinho, pelas boas energias de todos aqui. Logo, logo estarei de volta para nossos encontros”, completou.
O namorado da jornalista, o deputado federal Túlio Gadelha, publicou uma mensagem de apoio para ela, no Instagram. “Você é mais forte do que pensa. Tudo será mais fácil do que imagina. Estamos juntos nessa, meu amor”, escreveu.

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 30/11: 20 novos casos
👉🏻 Terça-feira, 01/12: 08 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 02/12: 60 novos casos

Aos 89 anos, o cantor e compositor paraibano Genival Lacerda está internado na UTI do Hospital Unimed I, em Recife (PE). O artista está com Covid-19, segundo o filho João Lacerda. As informações são do G1.
“Ele está respirando com a ajuda de aparelhos”, disse João Lacerda. Em 26 de maio deste ano, Genival Lacerda sofreu um Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVC). Naquela ocasião, ele teve alta três dias depois de ser internado.
Natural de Campina Grande, Genival Lacerda reside no Recife há mais de 25 anos. Ele é autor de músicas como “De quem é esse jegue?” e “Severina Xique-Xique”.

Por Andreia Verdélio
Uma equipe de inspetores, designados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), já está na China em missão para vistoriar as empresas Sinovac e Wuxi Biologics, envolvidas nas pesquisas de vacinas contra a covid-19. A viagem será até 11 de dezembro.
Ontem (30), no primeiro dia de inspeção, eles verificaram as práticas de fabricação da vacina CoronaVac, da Sinovac, que está em fase de testes no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan. Caso seja eficaz, o órgão passará a fabricar a vacina com os insumos da Sinovac e, posteriormente, com insumos próprios.
Foram analisados os pontos do sistema de gestão da qualidade farmacêutica da empresa, como o gerenciamento de risco, gerenciamento de documentos e plano mestre de validação, além dos requisitos técnicos dos bancos de sementes e celulares (partículas virais e células hospedeiras utilizadas na fabricação da vacina).
Leia mais »

A atriz Claudia Rodrigues se sentiu mal e foi internada em estado grave no hospital Albert Einstein, em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da artista, nesta segunda-feira (30), ao programa “Melhor da Tarde”.
Conforme Adriane Bonato, assessora da atriz, ela se sentiu mal na noite de domingo (29), no Rio de Janeiro. Claudia foi levada às pressas de carro para São Paulo e passa por exames médicos.
A internação aconteceu em decorrência de complicações da esclerose múltipla, doença descoberta pela comediante em 2000.

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 30/11: 20 novos casos

A atriz Nicette Bruno, de 87 anos, foi internada no CTI da Casa de Saúde São José, no Humaitá, Zona Sul do Rio de Janeiro no último domingo (29), após testar positivo para o novo coronavírus. A informação foi confirmada pela filha da veterana, Bárbara Bruno, de 64 anos, em um vídeo compartilhado no Facebook. Segundo a filha da atriz, o quadro de Nicette não é grave, mas a ex-global precisou receber ventilação não invasiva.
“Estou aqui para dizer que, infelizmente, a Covid bateu à nossa porta. Mamãe está com Covid, está internada, mas está passando bem, está com uma ventilação não invasiva. Eu tenho certeza e confiança e pela luz e pela força dela, Nicette Bruno, eu tenho certeza que ela vai vencer a Covid. Me solidarizo, como todas as pessoas que estão passando por esse processo, use máscara. Salva vidas”. Beth Goulart, também filha de Nicette, pediu orações dos seguidores e admiradores da mãe para que ela possa atravessar esse momento delicado.
“Conto com a sua oração, com o seu pensamento positivo que isso é o que a gente mais pode fazer para ajudar as pessoas que estão nessa situação. Não é só ela, estamos todos vivendo uma situação como essa, então desejo força e fé para todos que estão passando por isso nesse momento. Agradeço o seu carinho. Ela vai se recuperar. Eu creio. Deus tudo pode, ela vai sair dessa com muita luz e muita saúde”.

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 23/11: 28 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Terça-feira, 24/11: 34 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 25/11:
10 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 26/11: 14 novos casos
👉🏻 Sexta-feira, 27/11: 21 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Sábado, 28/11: 12 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Domingo, 29/11: 19 novos casos

Thelma Assis, 35, teve diagnóstico positivo para a Covid-19. A informação foi dada pela própria médica, que venceu o BBB 20 (Globo), nas redes sociais. Além dela, o marido, Denis, também está com a doença. “Gente, eu e Denis infelizmente testamos positivo pra Covid-19”, afirmou. “Estamos bem e isolados os dois em casa. O mais importante é ressaltar a importância de que todos devem continuar atentos e se cuidando.”
Thelminha, como é conhecida, não participou da edição ao vivo deste sábado (28) do É de Casa (Globo). Nos últimos meses, ela vinha apresentando um quadro no programa e, no último dia 21, participou do programa como apresentadora em homenagem ao Dia da Consciência Negra.
Ela recebeu o apoio de outros ex-BBBs, como Gabi Martins e Victor Hugo. Os ex-colegas de confinamento desejaram melhoras para a médica. Aliás, essa não foi a única baixa por Covid-19 na televisão. O apresentador Phelipe Siani, 35, também informou aos seguidores que recebeu diagnóstico positivo para a doença.
Ele foi afastado do trabalho no Live CNN Brasil. O jornalista estaria envolvido na cobertura do segundo turno das eleições, no domingo (29). Porém, teve de ser substituído pelo colega Daniel Adjuto, 31. Nas redes sociais, Siani demonstra estar sem sintomas. Em março, a namorada dele, Mari Palma, também teve a doença.
Outro famoso que também está com a doença é o ator Eduardo Galvão, 58. De acordo com informações de amigos, ele está internado na UTI, com 50% de comprometimento dos pulmões. O hospital da Unimed-Rio não está divulgando informações sobre a internação e diz não ter autorização da família para passar informações sobre o estado de saúde do paciente.