MENU

Um estudo com roedores feito nos Estados Unidos aponta que a cannabis, por meio de um derivado da maconha, é vantajoso quando usado para combater os sintomas do novo coronavírus. Pesquisadores da Augusta University, na Geórgia (EUA), afirmam terem encontrado evidências que mostraram que o uso do CBD (canabidiol) ajuda no tratamento de severas inflamações pulmonares causadas pela Covid-19, segundo o portal UOL.
De acordo com a publicação, foi observado um impacto positivo do uso da substância para tratar Sars (síndromes respiratórias agudas graves) e o que é chamado muitas vezes de “tempestade inflamatória”, uma resposta acima do normal do sistema imunológico de uma pessoa contaminada.
Os autores afirmam que “atualmente, além de medidas de auxílio, não há cura definitiva para Sars, ilustrando que é urgente que se encontre modalidades de terapia criativa e eficientes para tratar essa complexa condição”.
Eles sugerem que o CBD consegue auxiliar reduzindo a produção de citocinas pró-inflamatórias e, assim, combatendo a tempestade. Ao reduzir citocinas específicas, é possível diminuir a inflamação e, assim, acabar com o desconforto e os danos respiratórios. Os resultados dos experimentos desses pesquisadores apoiaram essa teoria. Citocinas são proteínas produzidas pelo sistema imunológico.
A pesquisa foi feita com roedores, que foram induzidos artificialmente a ter uma síndrome respiratória, com sintomas similares aos da covid-19. Isso criou nos ratos uma tempestade inflamatória, com redução de oxigenação no sangue e problemas pulmonares. Neste momento, foi dado o CBD.
“Os sintomas foram totalmente ou parcialmente revertidos e retomaram os níveis normais após o tratamento com CBD”, dizem os autores.

Na Bahia, 91 municípios já receberam bolhas de contenção e de intubação. O equipamento é confeccionado com material acrílico transparente, e tem o objetivo de reduzir os casos de intubação entre paciente portadores da Covid-19, bem como os riscos de contaminação entre os profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à pandemia.
Nesta quarta-feira (15), um lote com 134 destes equipamentos foi enviado para hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) que atendem pacientes com a Covid-19 em 72 municípios, que também receberam 72.000 máscaras de tecido e 1.380 protetores faciais de acrílico. Ao todo já foram entregues 450 bolhas de contenção e de entubação para unidades de Saúde da Bahia.
“Estamos ampliando a segurança dos profissionais de Saúde com estes equipamentos desenvolvidos pelo Senai Cimatec em parceria com o Governo da Bahia e com o apoio das empresas Unigel, que fez a doação de chapas acrílicas, e a Klabin, que doou caixas de papelão para o transporte dos equipamentos”, destaca o secretário estadual do Planejamento, Walter Pinheiro.
Os 72 municípios atendidos com o lote são: Amélia Rodrigues, América Dourada, Apuarema, Aurelino Leal, Barra do Choça, Barra Preto, Belmonte, Brumado, Buerarema, Cachoeira, Cafarnaum, Camamu, Campo Formoso, Capela do Alto Alegre Capim Grosso, Caravelas, Casa Nova, Catu, Conceição do Almeida, Conceição do Coité, Conceição do Jacuípe, Cruz das Almas, Filadélfia, Gandu, Gentio do Ouro, Guaratinga, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibotirama, Igrapiúna, Iguaí, Ipiaú, Iraquara, Itanhém, Itapetinga, Ituberá, Jaguaquara, João Dourado, Luís Eduardo Magalhães, Macururé, Maragogipe, Medeiros Neto, Mucuri, Muritiba, Nazaré, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Nova Soure, Paulo Afonso, Piraí do Norte, Pojuca, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Queimadas, Riachão do Jacuípe, Ruy Barbosa, Santa Bárbara, Santa Cruz Cabrália, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta, Sobradinho, Taperoá, Terra Nova, Uauá, Ubaitaba, Ubatã, Una, Valença e Wenceslau Guimarães.
“Através desse novo projeto, estamos expandindo as ações de combate à Covid-19. Agora atuaremos com equipamento que busca diminuir a intubação precoce de pacientes, ampliando a possibilidade de tratamentos com suportes ventilatórios não invasivos e diminuindo as possibilidades de infecções”, explica Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

A secretária de Saúde de Feira de Santana, Denise Lima Mascarenhas, foi diagnosticada com o novo coronavírus, após resultado de exame nesta segunda-feira (13). Segundo a prefeitura, a titular da pasta passa bem e está sendo monitorada.
Denise é enfermeira de formação e encontra-se em isolamento domiciliar, dando continuidade às suas atividades de secretária municipal a partir de sua casa (home office).
É o segundo membro do secretariado municipal feirense que testa positivo para a Covid-19. O secretário de Planejamento, Carlos Brito, foi diagnosticado com a doença no fim de junho. Ele chegou a ser internado em um leito de terapia intensiva, mas já encontra-se em um leito clínico.

A Bahia confirmou 1.128 casos de Covid-19 nas últimas 24 horas. No mesmo período, houve 52 óbitos e 405 curados, conforme boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab). Dos 106.891 casos confirmados desde o início da pandemia, 74.135 estão curados, e 11.385 profissionais da saúde foram contaminados.
Ainda no total de pacientes, 30.221 encontram-se com vírus ativos e 2.535 morreral.Os casos confirmados ocorreram em 398 municípios baianos, com maior proporção em Salvador (40,73%).
Os municípios com os maiores coeficientes de incidência por 100.000 habitantes foram Gandu (2.709,63), Itajuípe (2.337,61), Ipiaú (2.012,08), Lauro de Freitas (1.760,23) e Itabuna (1.713,70).
Segundo a Sesab, a taxa de ocupação de UTI adulto está em 79% nesta segunda-feira (13). São 926 leitos exclusivos para pacientes Covid-19, 732 dos quais ocupados. A região Extremo-Sul da Bahia tem a maior taxa de ocupação (96%), seguida da região Sul (88%). Entre os leitos do SUS, 1522 atendem a algum doente, 64% dos 2.378 abertos até o momento.

O Ministério da Saúde atualizou, na noite deste domingo (12), os dados acerca da Covid-19 no Brasil. Com 24.831 novos casos confirmados da doença, o país alcançou a marca de 1.864.681 registros da doença.
Também foram registrados 631 novos óbitos nas últimas 24h, fazendo o país chegar a 72.100 mortos por Covid-19 desde o início da pandemia. Os dados são por data de notificação, podendo tais mortes terem ocorrido em dias anteriores. A taxa de letalidade da doença no Brasil é de 3,9%.
A região Nordeste possui a maior incidência de casos (1.104) e de mortes (40,8) pelo novo coronavírus a cada 100 mil habitantes. Em números absolutos, o Sudeste ainda tem os piores dados, com 640.331 casos confirmados e 32.842 óbitos.
No boletim estadual deste domingo, a Bahia registrou 1.575 casos e 47 óbitos. A região extremo-sul do estado atingiu 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva.