MENU

Mais de 118.824.057 brasileiros, o que equivale a 55,70% da população, estão com o ciclo de imunização contra a Covid-19 completo.
De acordo com dados do consórcio de veículos de imprensa, os estados com a maior porcentagem da população imunizada são: São Paulo (69,23%), Mato Grosso do Sul (65,01%), Rio Grande do Sul (61,88%), Santa Catarina (59,79%) e Paraná (58,56%).
A Bahia não aparece no ranking, no entanto, de acordo com o vacinômetro disponível no site Pela Vacina Pela Vida, do Governo da Bahia, é informado que o estado já tem 7.085.818 pessoas vacinadas com a segunda dose, e 259.340 com a dose única. A capital baiana tem 1.585.354 imunizadas.
O relatório aponta que 72,85% da população, cerca de 155.408.698 pessoas, receberam a primeira dose da vacina contra a doença. Até o momento, somando a primeira, a segunda e a dose única da vacina, o Brasil já aplicou 283.760.650 doses do imunizante.

Chove de forma constante em Brumado desde a manhã desta quinta-feira (4). Até as 9h desta sexta-feira (05), o acumulado registrado na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na saída para Livramento de Nossa Senhora, chegou a 112,2 mm às 9h.
No acumulado do mês de novembro já são 129 mm. A título de comparação, o volume é mais de quatro vezes maior do que o registrado em Guanambi no mesmo período, que foi de 31 mm até 9h. As chuvas mais fortes caíram nesta madrugada. Entre 1h e 3h, foram registrados 64 mm e a precipitação seguiu de forma contínua até o início da manhã.
De acordo com o Inmet, Brumado foi a cidade do país onde há monitoramento do órgão que mais choveu nas últimas 24 horas, 112,2 mm. Na sequencia aparece mais dois municípios baianos, Valença com 94,8 mm e Itiriçu, com 91,6 mm.
Com tanta chuva acumulada, as ruas da cidade amanheceram alagadas, no entanto, não há registro de danos a imóveis, queda de árvores ou falta de energia. De acordo com os institutos de meteorologia, as chuvas devem seguir intensas em Brumado nos próximos cinco dias. Neste período, o pode chover mais de 70 mm.

O Paxlovid, medicamento experimental da farmacêutica Pfizer contra a Covid-19, reduziu o risco de hospitalização ou morte pela doença em 89%, conforme dados divulgados pela empresa nesta sexta-feira (05). Os dados são resultados preliminares de testes de fase 2 e 3, conduzidas ao mesmo tempo.
Conforme o G1, o remédio é um antiviral experimental que bloqueia uma enzima que o coronavírus precisa para se replicar. O Paxlovid é de uma classe de medicamentos chamada de inibidores de protease, que revolucionaram o tratamento do HIV e da hepatite C, traz a reportagem.
O estudo conduzido pela Pfizer contou com 389 pacientes que foram submetidos ao tratamento com o comprimido Paxlovid, em até 3 dias após o início dos sintomas. A matéria destaca que desse total, três foram hospitalizados em até 28 dias após o início dos testes – o equivalente a 0,8% dos pacientes. Nenhum paciente morreu.
Um outro grupo formado por 385 pacientes não recebeu o comprimido. Desses, 27 foram hospitalizados, e, entre esses, sete morreram. A redução na hospitalização entre os dois grupos foi de 89%, constatou o estudo.
Nesta quinta-feira (04) uma pílula antiviral contra a Covid-19 foi aprovada pelo governo do Reino Unido. O medicamento molnupiravir, produzido pelas farmacêuticas MSD (Merck Sharp &Dohme) e Ridgeback Biotherapeutics, teve a primeira autorização mundial para ser utilizado contra a infecção pandêmica

Após denúncia anônima, policiais civis do Núcleo de Inteligência e Operações do Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Operações Especiais (COE), localizaram, na noite desta quinta-feira (4), 13 tabletes de cocaína avaliados em R$ 300 mil. A droga estava sendo transportada em um veículo Fiat Mobi para a cidade de Simões Filho.
O homem que estava transportando o carregamento foi preso em flagrante por tráfico de drogas. Ele já tinha passagem por prática de transporte de entorpecentes. “Montamos uma blitz próximo ao pedágio da BA-526, abordando diversos veículos, com as características. Contamos com a ajuda da cadela K9 Jade, do canil da COE, que nos ajudou a identificar o material ilícito”, disse a diretora do DHPP, delegada Andreia Ribeiro.
O homem e o material apreendido foram encaminhados para o DHPP onde seguem custodiado à disposição do Poder Judiciário.

Integrante da base do governador Rui Costa (PT), o prefeito de Caldeirão Grande, Candinho Guirra (PP), anunciou oficialmente na noite desta quinta-feira (4) apoio à pré-candidatura de ACM Neto (DEM) ao governo da Bahia.
Em discurso na principal praça do município, Candinho Guirra disse que vai trabalhar muito para garantir a eleição do ex-prefeito de Salvador. “A Bahia quer um governador que olhe para todos os municípios, que enfrente a bandidagem de frente, que tenha coragem de revolucionar a educação e que traga esperança para toda a população. E esse candidato é ACM Neto”, disse Guirra.
Em seu pronunciamento, ACM Neto elogiou a decisão do prefeito de Caldeirão Grande. “Na noite de hoje, os baianos de todos os cantos de nosso Estado, vão saber que o prefeito de Caldeirão Grande teve coragem de assumir a posição que acredita e defende, que o prefeito dessa cidade teve coragem de dizer que acredita em futuro muito melhor para a Bahia”.
Nesta quinta-feira, ACM Neto iniciou mais uma caminhada pelo interior da Bahia, visitando as cidades de Monte Santo, Filadélfia e Caldeirão Grande. Nesta sexta-feira (5), o ex-prefeito de Salvador estará em Senhor do Bonfim e Jaguarari.

Após a chuva que caiou na cidade nesta quinta-feira (04), barreira deslizaram na rodovia BA-148 Brumado Livramento, após o cemitério Santa Inês, causando grande perigo aos motoristas que trafegam pela rodovia, é bom que reduzam a velocidade principalmente nesta noite chuvosa.
Chamamos atenção do setor de Infraestrutura da prefeitura que está fazendo o alargamento da rodovia para que faça retirada imediata do material que se encontra na pista, para evitar acidentes graves.

A capital do minério está sendo atingida por chuvas e trovoadas, nesta quinta-feira (04). Segundo o clima tempo, a tendência é de que a instabilidade referente ao tempo se mantenha nesta sexta-feira (05) e no final de semana.
O órgão apontou que a razão dessa instabilidade é a zona de convergência do Atlântico Sul/ZCAS, associada a um sistema de baixa pressão são as causas das pancadas de chuvas, relâmpagos e trovoadas. Para evitar acidentes com raios, se possível, não saia para a rua ou não permaneça na rua durante a tempestade, a não ser que seja absolutamente necessário.
A tendência é que todo o sertão baiano seja contemplado com a chegada da chuva nesse início do mês de novembro, revitalizando os mananciais e o plantio das lavouras tradicionais.

A cantora Celine Dion, que adiou os shows que faria em Las Vegas por problemas de saúde, não estaria mais conseguindo sair da cama. A informação foi dada por um familiar da cantora à revista “Here”.
“Ela não consegue mais se levantar da cama, nem se mover, nem andar. Ela sofre de dores nas pernas e pés que a paralisam. Ela está muito fraca e perdeu muito peso”, disse a fonte.
“É uma doença que pode exigir uma longa convalescença. Se as coisas não melhorarem, ela pode ficar afastada por vários meses ou até um ano. Porque seus sintomas são mais preocupantes do que o esperado”, confirmou o informante.
Celine Dion se apresentaria em Las Vegas, a partir de 5 de novembro.Em outubro, ela usou seu perfil no Instagram para comunicar o adiamento dos shows. “Meu coração está partido por esta situação. Minha equipe e eu estamos trabalhando em nosso novo show há oito meses e não poder subir ao palco em novembro me entristece além das palavras.”
O comunicado oficial informava que Celine Dion sofria de “espasmos musculares graves e persistentes”, localizados nas pernas e nos pés. Em seguida, sua irmã Claudette deu notícias amenizando o estado de saúde da cantora, explicando que esses problemas estavam relacionados ao “palco íngreme em que ela se apresentava” no Caesars Palace.

A atriz Fernanda Montenegro, de 92 anos, foi eleita em unanimidade na tarde desta quinta-feira (04) à cadeira de número 17 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela recebeu 32 votos dos acadêmicos, 2 votos foram brancos e 1 nulo. A informação foi confirmada ao portal G1 pela assessoria do órgão
Por norma da ABL, candidatos não podem participar da sessão, então Fernanda não esteve presencialmente no local.
“A Academia Brasileira de Letras é um referencial cultural de 125 anos. Abrigou e abriga representantes que honram a diversidade da nossa criatividade em várias áreas. Vejo a academia como um espaço de resistência cultural. Agradeço a oportunidade”, escreveu a atriz em seu perfil no Instagram.
No mês passado, a atriz oficializou a candidatura ao posto antes ocupado pelo diplomata Affonso Arinos de Mello Franco, que morreu no dia 15 de março de 2020.

Na manhã de quinta-feira, 04 de novembro de 2021, a Vereadora Presidente da Casa Legislativa de Brumado, Verimar do Sindicato, visitou a comunidade de São Lourenço, que a recebeu com muita alegria e agradecimento.
“Esse benefício que é um sonho de todos os moradores, foi uma busca incansável dessa Vereadora, que muito lutou e correu atrás”, disse Maria Lúcia, residente da comunidade. “Quero parabenizar a todos da comunidade, por essa conquista e fruto de um trabalho conjunto, que fizeram essa reivindicação para que eu buscasse essa extensão de rede de energia elétrica.
Foram vários anos de muita cobrança desde 2005, muitas viagens em Salvador, audiências com os diretores da SEINFRA cobrando essa demanda e outras que já saíram. Quero agradecer de forma especial, Celson Rodrigues superintendente de energia e comunicação, Rosilval Leite, Deputado Estadual e coordenador da FETRAF Bahia e o Afonso Florence, Deputado Federal, que muito nos ajudou a tornar o sonho dessa comunidade em realidade.
Esse é meu trabalho na busca inconstante das políticas públicas para a melhoria da qualidade de vida do nosso povo”, destacou a Vereadora Verimar Dias.