MENU

por Mauricio Leiro
A sustentabilidade é tema na COP 26, a 26ª Conferência das Nações Unidas para o Clima, em Glasgow, na Escócia. Entre os tópicos estão a produção de energia. No Brasil, a Bahia é líder em produção de energia eólica e esteve em segundo lugar na produção de energia solar em 2020, segundo dados do Ministério da Economia.
Líder desde 2018 em produção eólica no Brasil, a Bahia produziu em 2020, 16.765,32 GWh. Em segundo lugar está o Rio Grande do Norte com uma produção em 2020 de 16.099,28 GWh, seguido do Piauí com 6.353,83 GWh. Além da energia eólica, as principais energias renováveis são a energia solar e a energia hídrica.
Em energia solar, em 2020 a Bahia ficou em segundo lugar na produção brasileira. O estado registrou 1.979,16 GWh, atrás apenas de Minas Gerais que produziu 2.127,45 GWh. Completando o pódio entre os maiores produtores de energia solar no ano, ficou o estado de São Paulo com 1.310,88 GWh.

Ciro Gomes (PDT) anunciou que sua pré-candidatura à presidência da República está suspensa. O ex-ministro revelou a informação, na manhã desta quinta-feira (4), através das redes sociais.
O anúncio veio após boa parte da bancada do PDT apoiar a PEC dos Precatórios, em em votação realizada na madrugada desta quinta-feira (04). Dos 24 deputados pedetistas na Câmara, 15 votaram a favor da proposta.
“Há momentos em que a vida nos traz surpresas fortemente negativas e nos coloca graves desafios. É o que sinto, neste momento, ao deparar-me com a decisão de parte substantiva da bancada do PDT de apoiar a famigerada PEC dos Precatórios”, disse Ciro.
O texto-base do relator Hugo Motta (Republicanos-PB), da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 23/21, conhecida como PEC dos Precatórios, limita o valor de despesas anuais com precatórios, corrige seus valores exclusivamente pela Taxa Selic e muda a forma de calcular o teto de gastos.
“A mim só me resta um caminho: deixar a minha pré-candidatura em suspenso até que a bancada do meu partido reavalie sua posição. Temos um instrumento definitivo nas mãos, que é a votação em segundo turno, para reverter a decisão e voltarmos ao rumo certo.
Não podemos compactuar com a farsa e os erros bolsonaristas. Justiça social e defesa dos mais pobres não podem ser confundidas com corrupção, clientelismo grosseiro, erros administrativos graves, desvios de verbas, calotes, quebra de contratos e com abalos ao arcabouço constitucional.”, acrescentou o ex-ministro.

Começa nesta quinta-feira (04), com 15 empresas participantes, o leilão da internet móvel de quinta geração, ou 5G. Devido ao número de competidores, o certame deve ser concluído apenas na sexta (5). Os envelopes com as propostas e a documentação que habilita as candidatas acontece na sede da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Serão ofertadas quatro faixas de frequência em lotes nacionais e regionais, são elas: 700 MHz; 2,3 GHz; 3,5 GHz; e 26 GHz. De acordo com a Anatel, na internet 5G o tempo de resposta vai cair de 50 a 70 para 1 a 5 milissegundos.
Dentre as 15 empresas candidatas, três dispensam apresentações: Claro, TIM e Telefônica (dona da marca Vivo) dominam o mercado de telefonia móvel no país. A Oi não participará, pois vendeu seu segmento em internet móvel para um consórcio formado por Claro, TIM e Telefônica. Falta apenas o aval dos órgãos reguladores para o negócio ser selado.
A Algar Telecom é operadora de telefonia fixa e móvel e internet banda larga, com atuação em 16 estados, já Brisanet atua como provedora de internet via fibra óptica, TV por assinatura, streaming de música, telefonia fixa e móvel. A empresa atende mais de 200 municípios no Nordeste. Brasil Digital Telecomunicações é provedora de serviços de telecomunicações através de cabos de fibra óptica.
Leia mais »

“Em busca de ações que viabilizem a proteção animal e repressão aos ilícitos ambientais”, o deputado federal baiano Márcio Marinho (Republicanos) solicitou ao Ministério do Meio Ambiente e ao Ministério de Justiça e Segurança Pública, por meio da apresentação da Indicação 1214/2021, a crição da Delegacia Eletrônica de Proteção Animal em instância nacional.
De acordo com o texto, a medida contribuirá para maior celeridade e eficiência na apuração das infrações praticadas contra o meio ambiente, como os crimes de maus-tratos e crueldade contra animais, bem como outros atos lesivos à fauna e à flora.
“Apesar de a iniciativa já ser uma realidade em vários estados do país, entendo que a implementação em instância nacional especializada garantirá mais segurança e praticidade na comunicação de ocorrências”, diz Marinho.
Ele destaca ainda que a denúncia por infração pode ser realizada por qualquer pessoa através do portal eletrônico. “Tenho certeza que minha solicitação será atendida pelo Poder Executivo, dada a relevância da implantação desse órgão.”
Dos crimes
Várias condutas podem caracterizar crimes contra animais, tais como: abandonar, ferir, mutilar, envenenar, manter em locais pequenos sem possibilidade de circulação e sem higiene; não abrigar do sol, chuva ou frio, não alimentar, não dar água, negar assistência veterinária, dentre outros.

Um homem que seguia em uma viagem de Goiânia para Salvador de ônibus foi preso nesta terça-feira (2) com drogas avaliadas a R$ 5,6 milhões.
A Polícia Rodoviária Federal, durante abordagem ao veículo, notou que o passageiro apresentava um nervosismo incomum. Após vistoria, foram encontrados 1 Kg de cocaína, 1.944 comprimidos de ecstasy e mais 10 gramas de skunk, droga produzida em laboratório através de vários cruzamentos de tipos de maconha. Segundo os agentes, as drogas apreendidas poderiam render milhões ao crime organizado.
De acordo com o portal Achei Sudoeste, o homem confessou que era o responsável pelo transporte das drogas e que adquiriu os produtos em São Paulo e levaria para comercializar na cidade baiana de Ipiaú. Ele foi preso por tráfico de drogas e encaminhado com os ilícitos para a Polícia Civil de Seabra.

De acordo com o monitoramento feito pelo Imperial College de Londres, a taxa de transmissão da covid-19 voltou a subir no Brasil e agora está em 1,04. Esse índice significa que cada 100 pessoas infectadas com a doença infectam outras 104 e representa que o ritmo de contágio está acelerando. Na semana passada, o índice era de 0,68, o menor desde abril de 2020.
O governador da Bahia, Rui Costa, chegou a fazer uma alerta sobre o aumento de casos em suas redes sociais.
“Me preocupa muito o relaxamento na prevenção à Covid. O número de contaminados e pessoas internadas não cai na Bahia há mais de 45 dias, ou seja, o coronavírus continua circulando entre os baianos. A Europa enfrenta um novo surto em alguns países. O perigo continua”, pontuou.

Uma descoberta recente sobre a doença de Alzheimer anima a comunidade científica. Um estudo identificou grupos de proteínas tóxicas que se acredita serem responsáveis pelo declínio cognitivo associado à doença. Essas substâncias chegam a diferentes regiões do cérebro precocemente e se acumulam ao longo de décadas. Os dados da pesquisa foram publicados na última sexta-feira (29) na revista Science Advances.
De acordo com reportagem do Estadão, a pesquisa é a primeira a usar dados humanos para quantificar a velocidade dos processos moleculares da doença neurodegenerativa e, eventualmente, pode ter implicações importantes para o planejamento de tratamentos.
Outro fato exposto pelo estudo é a alteração na teoria de que aglomerados se formam em um local do cérebro quando uma reação em cadeia ocorre em outras áreas; um padrão visto em ratos. Essa disseminação pode acontecer, mas não é o principal motivador, traz a matéria do Estadão.
Para chegar aos resultados, foram analisadas pelos pesquisadores 400 amostras de cérebro post-mortem de pacientes com Alzheimer. Os cientistas também observaram 100 tomografias PET de pessoas que vivem com a doença para rastrear o acúmulo de tau, uma das duas proteínas-chave envolvidas na doença.
A matéria esclarece que no Alzheimer, a tau e outra proteína chamada beta amilóide se acumulam em nós e placas – ambas conhecidas como agregados – que matam as células cerebrais e encolhem o cérebro. Isso, por sua vez, resulta em perda de memória, alterações de personalidade e incapacidade de realizar funções cotidianas. Estima-se que 44 milhões de pessoas sofram da doença em todo o mundo.

O Brasil registrou no mês de outubro o menor número de mortes por Covid-19 desde abril de 2020. Dados divulgados pela Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde, mostram que 11 mil pessoas morreram pela doença no mês passado. O levantamento foi feito na segunda-feira (1º).
Em abril de 2020, o Brasil registrou 5,7 mil mortes pela doença. O número de outubro também é inferior ao totalizado em abril deste ano, quando a pandemia atingiu o pico de casos e óbitos, e 82,2 mil brasileiros perderam a vida para a Covid-19.
O Ministério da Saúde destacou que a queda no número de óbitos é registrada desde junho, quando o Programa Nacional de Imunizações (PNI) avançou na vacinação dos grupos prioritários previstos no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO). A leitura da pasta é de que os dados apontam a eficácia da campanha de vacinação no combate à crise pandêmica.
Atualmente, o Ministério da Saúde já enviou doses suficientes para imunizar todos os grupos prioritários, todos os brasileiros adultos com ao menos uma dose e segue nas novas etapas da campanha, com a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, pessoas imunossuprimidas e profissionais de saúde, além da imunização de adolescentes e a segunda dose da população.
Ao todo, 334,9 milhões de vacinas Covid-19 foram distribuídas para todos os estados e o Distrito Federal. E mais de 275,9 milhões foram aplicadas.
O balanço do Ministério da Saúde aponta que cerca de 155,1 milhões de brasileiros já tomaram a primeira dose da vacina, o que equivale a 87,6% do público-alvo de 177 milhões de brasileiros. E mais de 120,7 milhões tomaram a 2ª dose ou dose única, o que representa 68,1% da população vacinável.
A vacinação também reflete na queda da média móvel de casos e óbitos. O índice registrado na segunda era de 324,43. O valor representa uma queda de 14,5% em comparação a 14 dias atrás. A média móvel de casos também diminuiu. Em duas semanas caiu 3,9% e está em 11,89 mil. Desde abril de 2021, a média móvel de casos e óbitos registra queda de cerca de 90%.

Uma pessoa ficou ferida após um ataque de abelhas no Cemitério do Basílio, em Ilhéus, no sul da Bahia, nesta terça-feira (02). O local precisou ser fechado temporariamente para visitas e sepultamentos. As informações são do G1.
De acordo com a publicação, uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi ao local para atender a vítima do ataque, mas ela já havia ido a um hospital da região em busca de atendimento. Não há detalhes sobre o estado de saúde dela.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as abelhas estavam espalhadas e, por isso, não foi possível identificar o local exato da colmeia. Os bombeiros isolaram parte do cemitério e vão retornar ao local na quarta-feira (3) para tentar identificar de onde as abelhas surgiram.

Aguarda votação em Plenário o projeto de lei que altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503, de 1997) para permitir a condução de veículos automotores a partir dos 16 anos de idade. O projeto determina, ainda, que aos atos infracionais cometidos por adolescentes na direção de veículos automotores serão aplicadas as normas do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069, de 1990).
Autor do PL 3.775/2021, o senador Jorginho Mello (PL-SC), alega que a proibição de que pessoas entre 16 e 18 anos conduzam automóveis ou motocicletas “parece injusta”.
“A sociedade moderna já impõe aos adolescentes muitas dificuldades na transição para a vida adulta. São cidadãos que, se já não são produtivos, estão buscando qualificação para tal. E, infelizmente, na maioria dos casos, o transporte coletivo e as opções não motorizadas não têm a rapidez e a confiabilidade necessárias para um cotidiano atribulado, tornando os anos finais da adolescência ainda mais desafiadores. Sabemos que, há muito tempo e em muitos países, os jovens são autorizados a conduzir veículos automotores em idades até menores do que os 16 anos completos, que aqui propomos como limite mínimo para obtenção da permissão para dirigir”, ressalta na justificativa do projeto.
A título de comparação, Jorginho Mello ressalta que, nos Estados Unidos, “que têm números de mortes no trânsito próximos aos do Brasil, foi constatado que as mortes de adolescentes ao volante são pouco mais de 2 mil por ano, ou cerca de 6% do total de fatalidades”.
“Contudo, a imensa maioria dessas mortes não tem nenhuma relação com a idade do condutor, e sim, com comportamentos de risco como estar sem cinto de segurança (48%), com excesso de velocidade (31%) ou sob o efeito de álcool e outras drogas (24%)”, conclui Jorginho Mello. Da Agência Senado