Arquivos Sem categoria — Página 173 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 173 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Câmara Municipal retoma atividades presenciais nesta quarta-feira (04)

3 agosto 2021 | 19:55


As sessões voltarão a ser realizadas no Plenário da Casa, que só poderá abrigar o equivalente a 50% da capacidade de público. Foto: Divulgação Câmara Municpal de Conquista

A Câmara Municipal Vitória da Conquista, no sudoeste do estado, anunciou que retomará na quarta-feira (04), às 8h30, as sessões ordinárias presenciais, com a abertura dos trabalhos do segundo semestre. O público limitado poderá assistir as sessões presencialmente.

As sessões serão realizadas no Plenário da Casa, que só poderá abrigar o equivalente a 50% da capacidade de público. Além disso, será exigido distanciamento entre as pessoas, uso de máscara, higienização das mãos, limite de atendimento de no máximo três pessoas por gabinete, entre outras medidas.

A primeira sessão do segundo semestre contará com a apresentação de diversos projetos de lei (PL) e requerimentos. Destacam-se o PL que cria o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR) e o Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR), o que autoriza o Executivo Municipal a conceder reajuste salarial para os servidores, e o que dispõe sobre as diretrizes orçamentárias para o exercício de 2022 (LDO).

Bolsonaro sinaliza que Bolsa Família pode chegar a R$ 400

3 agosto 2021 | 19:38

Foto: Divulgação

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou nesta terça-feira (3) que o novo valor médio do Bolsa Família pode chegar ao dobro do valor médio atual, passando de R$ 192 para cerca de R$ 400. 

“Estamos aqui ultimando esforços e estudos no sentido de dar um aumento de no mínimo 50% para o Bolsa Família, podendo chegar até 100% em média”, disse Bolsonaro à TV Asa Branca, afiliada da Globo em Caruaru (PE), conforme divulgação do portal Metrópoles.

Até então, Bolsonaro vinha defendendo que o ticket aumentasse para R$ 300, mas nos últimos dias começou a ganhar força uma proposta de aumento ainda maior, impulsionada pela ala política do governo, que ganhou peso com a chegada do senador Ciro Nogueira (PP-PI) à Casa Civil.

A reformulação do programa é tratada pelo governo federal como uma forma de impulsionar a campanha à reeleição do presidente. O governo finalizou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para abrir espaço no Orçamento de 2022.

O texto estipula que as despesas com sentenças da Justiça poderão ser pagas com uma fração do valor em 2022 e mais nove parcelas anuais. São os chamados precatórios, dívidas do governo reconhecidas pela Justiça e para as quais não é mais possível recorrer. As mudanças previstas na PEC criam uma margem de cerca de R$ 40 bilhões no Orçamento de 2022.

MEC abre inscrições para Sisu nesta terça-feira (03)

2 agosto 2021 | 19:54

Foto: Divulgação

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estarão abertas a partir desta terça-feira (3) para estudantes de todo o país que participaram da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e que querem se candidatar a uma vaga em uma universidade pública.

O prazo de inscrições para o segundo processo seletivo de 2021 se encerra na próxima sexta-feira (6). Para participar da seleção, os interessados devem ter obtido nota maior que zero na redação do Enem e não ter participado do exame na condição de treineiro.

Na página do sistema é possível consultar as vagas disponíveis, pesquisando por cidades, cursos e instituições. No momento da inscrição, o candidato poderá escolher até duas opções de curso. Será possível alterar as opções durante o período das inscrições.

Conforme o cronograma divulgado pelo ministério, o resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto. As matrículas serão abertas no dia 11, se estendendo até o dia 16 de agosto. De 10 a 16 de agosto, estarão abertas as inscrições para a lista de espera por vagas remanescentes, cujos contemplados serão anunciados no dia 18.

Médicos apontam aumento da miopia durante a pandemia

2 agosto 2021 | 12:10

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Sete em cada dez médicos entrevistados em um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) identificaram progressão de miopia em crianças durante a pandemia. Outros três em cada dez não constataram esse problema entre pacientes. A informação foi divulgada pela Agência Brasil.

A pesquisa entrevistou 295 médicos oftalmologistas com diversas subespecialidades, como pediatria, córnea, catarata, glaucoma e retina. O estudo foi realizado em abril e junho deste ano.

Entre os que verificaram aumento dos graus de miopia, 6% apontaram o problema em 75% dos pacientes, 27% relataram a situação em 50% dos pacientes e 67% registraram o quadro em cerca de 25%.

Dos profissionais ouvidos, 75,6% avaliaram que o uso de diversos dispositivos eletrônicos pode agravar o quadro de miopia. Outros 22% entenderam que esse fator pode influenciar, mas apenas com uso de tablets e celulares. Apenas um pequeno percentual não viu relação entre os dois fenômenos.

Quase todos os profissionais ouvidos (98,6%) disseram que a redução do tempo gasto em telas (como celular, televisão e videogames) pode ajudar no caso de crianças míopes. Seis em cada dez entrevistados defenderam as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) sobre o tema.

Farmacêutica dará início a testes clínicos de vacina contra Covid-19 em forma de pílula

2 agosto 2021 | 8:04

Foto: Reprodução/Pixabay

A empresa farmacêutica israelense Oramed vai iniciar testes clínicos de uma vacina Covid-19 em forma de pílula. Os ensaios estão previstos para ser iniciados nos primeiros dias deste mês de agosto, conforme informou o CEO da empresa, Nadav Kidron, em entrevista a Agência AFP.

Caso se confirma a eficácia da vacina nesse novo método, as pessoas seriam imunizadas sem agulhas e sem necessidade de profissionais da saúde para administrar. Diante disso, o argumento de Kidron é que este tipo de vacina oral seria atraente para o mundo em desenvolvimento porque reduz a carga logística das campanhas de imunização.

Além disso, a visão da farmacêutica é de que esse tipo de vacina também interessaria aos países mais ricos, onde a aversão às agulhas é um fator frequentemente esquecido, destaca matéria do jornal O Globo. Uma pesquisa recente descobriu que quase 19 milhões de americanos que recusam as vacinas as tomariam se tivessem a opção de pílula.

Outro ponto positivo apontado pelo CEO da Oramed é a redução do desperdício de plástico e seringa e, potencialmente, menos efeitos colaterais.

Bahia registra 627 novos casos de Covid-19 e mais nove óbitos pela doença

1 agosto 2021 | 21:00

Foto: Paula Fróes / GOVBA

Na Bahia, nas últimas 24 horas, foram registrados 627 casos de Covid-19 e 1.125 recuperados. O boletim epidemiológico deste domingo (1º) também registra nove óbitos.

Dos 1.194.316 casos confirmados desde o início da pandemia, 1.162.989 já são considerados recuperados, 5.568 encontram-se ativos e 25.759 tiveram óbito confirmado.

Com 6.338.146 vacinados contra o coronavírus (Covid-19) com a primeira dose, dos quais 2.559.626 receberam também a segunda aplicação, e mais 249.627 vacinados com o imunizante de dose única, até as 17 horas deste domingo, a Bahia já vacinou 59,08% da população baiana com 18 anos ou mais (estimada em 11.148.781) com, pelo menos, a primeira dose.

Juazeiro: PRF cumpre mandado de prisão e prende motorista na BR 407

1 agosto 2021 | 17:28

Foto: Divulgação / PRF-BA

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-BA) prendeu na manhã deste sábado (31), um homem que possuía mandado de prisão em aberto por roubo qualificado e associação criminosa.

Segundo a PRF, a abordagem foi feita no Km 10 da BR 407, trecho do município baiano de Juazeiro. Em consulta ao banco de dados e sistemas policiais utilizados pela PRF, foi constatado que o homem, de 33 anos, possuía um mandado de prisão em aberto decorrente de processo por crime de roubo qualificado (art. 157) e associação criminosa (art. 288), ambos do Código Penal Brasileiro.

O documento foi expedido pela Segunda Vara Criminal de Timon (MA) e tem validade até 2033. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao motorista, sendo este encaminhado à autoridade competente para a Delegacia de Polícia Civil, para as providências cabíveis.

Brasil supera marca de 100 milhões de pessoas vacinadas com a 1ª dose

1 agosto 2021 | 9:45

Mais de 62% da população já foi imunizada com ao menos uma dose. Foto: André Carvalho/Smed

O Brasil chegou, neste sábado (31), a 100 milhões de pessoas vacinadas com, ao menos, a primeira dose das vacinas contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 62% da população já recebeu pelo menos a primeira parcela dos imunizantes.

“Estamos cada vez mais próximos de chegar na nossa meta: até setembro, 100% dos adultos estarão vacinados com a primeira dose. E, até o final do ano, todos estarão imunizados”, afirmou o ministério, em nota à imprensa.

Ao mesmo tempo, o governo tem alertado a população sobre a importância da segunda dose. O ministério lançou no início de julho uma campanha para incentivar as pessoas que já tomaram a primeira dose a procurarem os postos de saúde para completar o esquema vacinal.

Rebeca salta para o ouro e vira 1ª brasileira com 2 medalhas em uma edição das Olimpíadas

1 agosto 2021 | 9:09

Foto: Miriam Jeske / COB

Três dias após conquistar a primeira medalha da ginástica artística feminina do Brasil, a prata no individual geral, Rebeca Andrade deu continuidade à história que está escrevendo nas Olimpíadas de Tóquio. Num capítulo ainda mais emblemático, ela ganhou a medalha de ouro na disputa do salto neste domingo (1º).
 

Rebeca é a primeira brasileira a ganhar duas medalhas na mesma edição olímpica. E ela ainda poderá conquistar a terceira. Nesta segunda-feira (2), disputará a final do solo, às 5h57 (de Brasília). O único brasileiro a somar três medalhas no mesmo evento foi o canoísta Isaquias Queiroz na Rio-2016.
 

O recorde total de medalhas entre as brasileiras é da judoca Mayra Aguiar e da ex-levantadora Fofão, com três conquistas em três edições. Em menos de uma semana, Rebeca também poderá igualar essa marca.
 

Se na última quinta (29) a brasileira precisou mostrar que era uma das ginastas mais completas do mundo para ficar com a prata na competição que envolve os quatro aparelhos (salto, solo, trave e barras assimétricas), a medalha deste domingo também permitiu que ela brilhasse em sua maior especialidade.
 

A média dos seus dois saltos foi 15.083, abaixo do que apresentou na classificação, mas o suficiente para garantir a conquista histórica. A americana Mykayla Skinner ficou com a prata (14.916), e a sul-coreana Yeo Seojeong, com o bronze (14.733).
 

Faz tempo que os saltos de Rebeca estão entre os melhores do mundo, mas as três cirurgias que ela precisou fazer para reconstituir o ligamento cruzado anterior do joelho direito a impediram de obter nos últimos anos uma medalha nas principais competições. O salto preocupa especialmente por forçar essa parte do corpo nas aterrissagens.
 

A última operação foi antes do Mundial de 2019, que pôs em dúvida sua participação nos Jogos de Tóquio, quando eles ainda ocorreriam em 2020. O adiamento provocado pela pandemia de Covid-19 se mostrou benéfico para a atleta recuperar o ritmo de treinos e a confiança.
 

Ausente do individual geral e do salto, a americana Simone Biles também abriu mão do solo, sob a justificativa de que precisa preservar sua saúde mental. A última chance de a grande estrela dos Jogos competir será na trave, na terça-feira (3). A brasileira Flavia Saraiva está classificada para essa final.