MENU

Um veículo de passeio capotou e pegou fogo no início da tarde do último sábado (29), na BR-030, no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, a 50 km de Brumado. A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Estadual (PRE). A causa do acidente ainda é desconhecida.
De acordo com a PRE, a condutora do carro identificada como Mayara Luz, 29 anos, teve ferimentos graves e foi encaminhada pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para a Unidade Básica de Saúde (UBS) em Ibitira.

O Brasil registrou 79.670 novos casos do novo coronavírus e 2.012 mortes em resultado da infecção no sábado (29), de acordo com dados divulgados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).
No total, o Brasil acumula 16.471.600 casos confirmados da Covid-19 e 461.057 mortes pela doença desde o início da pandemia, que chegou ao país, segundo dados oficiais, em fevereiro de 2020.

Pesquisa divulgada nesta quinta-feira (20) pela Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) mostra que, em média, ao menos um profissional da área morre vítima de Covid-19 no Brasil. Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre deste ano.
De acordo com números compilados, de 1º de janeiro a 30 de abril e 2021, 124 jornalistas morreram em decorrência do novo coronavírus no país. Na média, isso representa uma média de 31 óbitos por mês — registros que mostram crescimento no comparativo com 2020. No ano passado, no recorte para profissionais da imprensa, a média mensal de mortes foi de 8,3.
Com a aceleração de vítimas no primeiro quadrimestre, a Fenaj contabiliza 213 jornalistas mortos por causa do novo coronavírus. No geral, o país contabiliza mais de 441 mil mortes em decorrência da doença viral — ficando somente atrás dos Estados Unidos no total absoluto de óbitos.

O presidente da República, Jair Bolsonaro, sancionou, nesta quarta-feira (13), lei que dispõe sobre o afastamento da empregada gestante das atividades de trabalho presencial durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com o projeto, a empregada grávida deverá permanecer afastada das atividades presenciais, sem prejuízo de sua remuneração, ficando à disposição para exercer as atividades em seu domicílio, por meio de teletrabalho, trabalho remoto ou outra forma de tarefa a distância.
O projeto de lei sobre o assunto, de autoria da deputada federal Perpétua Almeida (PCdoB-AC), foi aprovado pelo Congresso Nacional no dia 15 de abril.
Ações estratégicas
Em abril, uma portaria do Ministério da Saúde já previa incentivo financeiro federal de custeio para desenvolvimento de ações estratégicas de apoio à gestação, pré-natal e puerpério. A iniciativa foi tomada com vistas ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Segundo o ministério, R$ 247 milhões serão destinados, por meio do FNS (Fundo Nacional de Saúde), aos fundos municipais e Distrital de Saúde, de modo automático e em parcela única. Os recursos serão aplicados, por exemplo, na identificação precoce, no monitoramento de gestantes e puérperas com síndrome gripal, síndrome respiratória aguda grave ou com suspeita ou confirmação de covid-19.
A portaria prevê, ainda, que o auxílio extraordinário possa fomentar a realização dos exames preconizados pela Rede Cegonha até a 20ª semana de gestação promovendo a identificação de doenças preexistentes em tempo oportuno.FONTE: Com informações da Agência Brasil

Na primeira semana do fim de isenção de tributos, o preço médio do diesel subiu 5% nos postos de combustíveis do Brasil, segundo apontou uma pesquisa publicada na sexta-feira (7) pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e divulgada pelo jornal Folha de São Paulo.
De acordo com a publicação, o levantamento da agência reguladora mostra que o valor do combustível, que é o mais utilizado no país, disparou 5% em relação à semana anterior, atingindo média de R$ 4,405 por litro.
Apesar do aumento, na última sexta-feira (7), o presidente Jair Bolsonaro afirmou, ao ser questionado por um apoiador, que o preço dos combustíveis no país vai “baixar de novo”, após a recente queda do dólar.
“O dólar caiu de novo, pode deixar que nos próximos dias [o preço do combustível] vai baixar de novo”, disse Bolsonaro, na entrada do Palácio da Alvorada, em transmissão pelas redes sociais.
Ainda conforme a Folha, o movimento de alta do diesel ocorre após o fim do prazo pelo qual vigorou um decreto editado no início de março pelo presidente, que zerou por dois meses as alíquotas do PIS/Cofins incidentes sobre o óleo diesel, visando conter as sucessivas altas dos preços do produto.
A pesquisa da ANP, além do diesel, apontou para aumentos nos preços da gasolina e do etanol. O valor médio da gasolina comum atingiu R$ 5,515 por litro, alta de 0,9% na comparação semanal, enquanto o biocombustível —seu concorrente nas bombas— subiu 2,1% no período, a R$ 3,99/litro.

A AABB Brumado parabeniza todos os trabalhadores
“Todo trabalho honesto sustenta, honra e dignifica o ser humano.” – Autor desconhecido.
Feliz dia do Trabalhador!

Lotes da vacina Oxford/AstraZeneca extrapolam previsões iniciais. Foto: Divulgação
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou nesta quarta-feira (21) que vai entregar, na próxima sexta-feira (23), 5 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra covid-19 produzidas pelo Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos). A quantidade supera a previsão inicial para esta semana em 300 mil doses.
Por questões logísticas relacionadas à distribuição das vacinas, a Fiocruz passará a liberar os lotes para o Programa Nacional de Imunizações (PNI) sempre às sextas-feiras. Segundo a fundação, a decisão foi tomada em conjunto com o Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Na semana passada, Bio-Manguinhos também liberou 5 milhões de doses, porém em duas remessas, na quarta-feira e na sexta-feira. Para a semana que vem, o cronograma prevê mais 6,7 milhões de doses, o que fará com que a fundação entregue mais de 18 milhões de doses no mês de abril.
Para os próximos meses, a programação é que as entregas cresçam em volume e cheguem a 21,5 milhões, em maio; 34,2 milhões, em junho; e 22 milhões, em julho. Desse modo, a fundação cumprirá a meta de produzir 100,4 milhões de doses a partir do ingrediente farmacêutico ativo (IFA) importado, conforme acordo de encomenda tecnológica firmado com a farmacêutica AstraZeneca. No segundo semestre, a Fiocruz prevê produzir 110 milhões de doses com IFA fabricado no Brasil.
Já foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações 14,8 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca, sendo 10,8 milhões produzidas por Bio-Manguinhos. As outras quatro milhões foram importadas prontas da Índia nos meses de janeiro e fevereiro.

Uma ação interagências entre as polícias Militar e Federal resultou na apreensão de três cargas de cocaína pesando aproximadamente uma tonelada. O flagrante ocorreu no fim da tarde de segunda-feira (5), na cidade de Santo Estêvão.
Segundo o comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Polo Industrial, major Moisés Travessa, os levantamentos entre as forças de segurança permitiram a localização de três caminhões. “Esse veículos transportavam drogas por rodovias baianas. Montamos as diligências e, na abordagem, as equipes perceberam nervosismo entre os motoristas”, disse o oficial.
Os condutores foram conduzidos para a sede da PF, em Feira de Santana, e, durante as buscas, encontrados os entorpecentes. Participaram da ação integrada guarnições do COPPM e das Companhias Independentes de Policiamento Especializado (Cipes) Polo Industrial, Cacaueira e Caatinga.

por Adriano Villela
Com acréscimo de 90 mortes no boletim desta segunda-feira (29), a Bahia alcançou 15.050 mortes causadas pelo novo coronavírus durante toda a pandemia. No período, foram confirmados 795.505 infecções e 765.663 pacientes foram curados. Em 24 horas, foram diagnosticados mais 1.068 casos e 2.159 recuperados (+0,3%).
O boletim epidemiológico contabiliza ainda 1.117.694 casos descartados e 181.883 em investigação. No combate à doença, 45.324 profissionais da saúde testaram positivo para Covid-19.
Às 15h desta segunda-feira, a Central Estadual de Regulação contabilizava 198 solicitações de internação em UTI Adulto Covid-19 . Outros 69 pedidos para internação em leitos clínicos adultos Covid-19 estavam no sistema.
Desde 19 de janeiro, quando começou a campanha de imunização, 1.412.664 pessoas foram vacinadas contra o coronavírus na Bahia, dos quais 309.629 receberam também a segunda dose.