Arquivos Sem categoria — Página 188 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 188 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Segunda, 22 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Morre de covid prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela

13 janeiro 2021 | 8:39

O Político tinha 71 anos e estava internado em São Paulo. Foto: Divulgação

Morreu nesta quarta-feira (13), aos 71 anos, o prefeito licenciado de Goiânia, Maguito Vilela (MDB). Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra uma infecção pulmonar, em decorrência da Covid-19, da qual já havia se recuperado. A informação foi confirmada pelo secretário de Comunicação da capital, Bruno Rocha Lima.

Segundo o portal G1, a nota divulgada pela Secretaria de Comunicação da capital informou que “a família está providenciando o traslado do corpo de São Paulo para Goiás e ele deve ser sepultado em Jataí, sua terra natal”.

O Hospital Albert Einstein confirmou a morte do político. Segundo a unidade de saúde, ele faleceu às 4h10 desta quarta-feira e estava internado na unidade de saúde “desde o dia 27 de outubro para tratamento da Covid-19”. Maguito Vilela passou por vários cargos públicos em Goiás: vereador, prefeito, governador e senador. Ele ainda foi professor e advogado.

PM: nomeação do novo comandante geral é publicada no Diário Oficial

12 janeiro 2021 | 10:30

Substituição de Anselmo Brandão por Paulo Coutinho foi anunciada na segunda-feira (11) pelo governador Rui Costa. Foto: Divulgação

A exoneração do ex-comandante geral da Polícia Militar da Bahia Anselmo Brandão e a nomeação do Coronel Paulo José Coutinho para o cargo foram publicadas na edição desta terça-feira (12) do Diário Oficial do Estado.

Coutinho foi exonerado do cargo de Comandante de Policiamento Regional da Capital e será substituído pelo Tenente Coronel Samuel Moreno, Subcomandante de Policiamento. O anúncio da substituição de Brandão por Coutinho no comando da PM baiana foi feito na segunda-feira (11) pelo governador Rui Costa(PT) em suas redes sociais.

Além do BOPE, o coronel Paulo Coutinho já comandou o Batalhão de Polícia Choque e o Esquadrão de Motociclistas Águia; foi subcomandante do 14º Batalhão de Santo Antônio de Jesus e assistente militar do vice-governador da Bahia. Também atuou como comandante do 3º Pelotão da Companhia de Ronda Tática Móvel (Rotam), foi chefe da Unidade Discente do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP) e também oficial de Guerra Química da Choque.

Brumado: Boletim Informativo Covidd-19 (10)

10 janeiro 2021 | 21:25

Foto: Divulgação

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 04/01: 02 novos casos
👉🏻 Terça-feira, 05/01: 24 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 06/01: 31 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 07/01: 36 novos casos
👉🏻 Sexta-feira, 08/01: 36 novos casos
👉🏻 Sábado, 09/01: 38 novos casos
👉🏻 Domingo, 10/01: 02 novos casos

Tags:

Brumado: Boletim Informativo Covid-19 (07)

7 janeiro 2021 | 21:34

Foto: Divulgação

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 04/01: 02 novos casos
👉🏻 Terça-feira, 05/01: 24 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 06/01: 31 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 06/01: 36 novos casos

Internado em SP, Herzem Gusmão tomará posse em sessão virtual nesta sexta

7 janeiro 2021 | 10:11

Foto: Divulgação

Reeleito para um segundo mandato consecutivo em Vitória da Conquista, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) será empossado em cerimônia virtual, na próxima sexta-feira (8). O emedebista não pôde tomar posse no último dia 1º porque estava e ainda está internado por complicações decorrentes da Covid-19, no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.

Como seu quadro de saúde melhorou, ele protocolou um requerimento na Câmara Municipal da cidade, na terça (5), para pedir que a sessão fosse remota e foi atendido pelos vereadores.

De acordo com o Legislativo conquistense, a sessão deliberativa será às 14h30 através do Sistema de Deliberação Remota (SDR) da Casa. A vice-prefeita Sheila Lemos (DEM), que governa a cidade temporariamente, e os vereadores já foram empossados na semana passada.

Internado há mais de 15 dias, Herzem Gusmão tem obtido avanços na recuperação. Seu filho, o médico Danilo Gusmão, o acompanha em São Paulo e compartilha as novidades sobre o caso. “Ontem o prefeito foi submetido a uma tomografia, que demonstrou que houve redução do processo inflamatório pulmonar.

Além disso, ele teve melhora dos parâmetros respiratórios, continua na UTI usando um cateter nasal de alto fluxo, mas a equipe, inclusive, fez redução da oferta de oxigênio por ter considerado que houve melhora do quadro”, informou Danilo, em mensagem de áudio reproduzida pelo Blog do Anderson. Ele acrescenta que o prefeito “continua lúcido” e está na expectativa da cerimônia de posse.

São Paulo confirma imunização com duas doses da CoronaVac a partir do dia 25

6 janeiro 2021 | 14:37

Reunião marcada para a quinta-feira (7) pode apresentar à Anvisa a eficácia da vacina. Foto: Divulgação

O secretário de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, confirmou, em uma reunião com prefeitos que assumiram a gestão de cidades paulistas no último dia 1º, o início da imunização contra a Covid-19 em São Paulo com a CoronaVac, em duas doses, para o próximo dia 25 de janeiro.

Para que o prazo se concretize, é preciso obter a autorização de uso emergencial ou registro da vacina desenvolvida pela chinesa Sinovac, em parceria com o Instiututo Butantan, junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

De acordo com a revista Veja, uma reunião para tratar da apresentação de documentos para a agência – e também dos dados de eficácia do imunizante – está marcada para a próxima quinta-feira (7). Outro encontro para discutir questões técnicas deve ocorrer nesta quarta-feira (06).

Leia mais »

Queda na doação de sangue devido à pandemia preocupa hemocentros

6 janeiro 2021 | 9:34

Ministério da Saúde estima redução de 15% a 20%.Foto: Divulgação

Preocupados com os níveis dos estoques de sangue e de hemoderivados, hemocentros de diferentes regiões do Brasil estão tentando sensibilizar a população para a importância da doação de sangue.

A habitual preocupação com os estoques, principalmente durante o período de festas de fim de ano e férias de verão, este ano foi potencializada pelas mudanças comportamentais impostas pela pandemia da covid-19, que afastou muitos doadores ao longo do ano passado.

O Ministério da Saúde ainda não tem os números consolidados, mas estima que, em 2020, o medo da doença que, no Brasil, matou 197,7 mil pessoas até essa terça-feira (5), pode ter causado uma diminuição da ordem de 15% a 20% no total de doações de sangue em comparação a 2019.

No Rio de Janeiro, mesmo com todos os esforços e campanhas para atrair novos voluntários, o HemoRio (Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti) contabilizou uma queda de 4,4% no número de bolsas de sangue coletadas: foram cerca de 78.400 unidades, em 2020, contra aproximadamente 82 mil bolsas, em 2019.

Leia mais »

Com 14 milhões de famílias na miséria, Brasil retoma patamar de 2014

6 janeiro 2021 | 0:14

Foto: Divulgação

O número de famílias em extrema pobreza cadastradas no Cadastro Único para programas sociais do governo federal (CadÚnico) superou a casa de 14 milhões e alcançou o maior número desde o final de 2014. Segundo dados do Ministério da Cidadania, esse total de famílias equivale a cerca de 39,9 milhões de pessoas na miséria no Brasil. 

As famílias de baixa renda, de acordo com a descrição da pasta, são aquelas que têm renda de até R$ 89 por pessoa (renda per capita). Além das famílias na miséria, dados do mês de outubro revelam outras 2,8 milhões de famílias em situação de pobreza, com renda per capita média de moradores entre R$ 90 e R$ 178. 

Os dados do cadastro são atualizados constantemente pelos seus integrantes e refletem as mudanças na condição de vida no país. Ele serve para que o governo saiba a renda das famílias e pague um valor complementar para superação da extrema pobreza no valor de R$ 41 a R$ 205, caso a família esteja inscrita e aprovada no Bolsa Família.   

Durante o governo Bolsonaro, o número de famílias cadastradas em extrema pobreza saltou em 1,3 milhão. Eram 12,7 milhões em dezembro de 2018, último mês do governo de Michel Temer. 

Segundo os dados mais atualizados do Bolsa Família, em novembro eram 14,3 milhões de famílias aptas e aprovadas no programa. A média do valor pago naquele mês foi de R$ 329,19. Agora, com o fim do auxílio emergencial (com valores que variaram de R$ 300 a R$ 1.200 por mês), essa média vai baixar para R$ 190, como era antes da pandemia. Com informações do UOL. 

Bolsonaro edita MP que pode impedir acesso de idosos e deficientes a benefício

2 janeiro 2021 | 9:42

Dinheiro é pago a pessoas que ganham até um quarto do salário mínimo.
Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

A poucas horas do fim de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) editou uma medida provisória restringindo novamente a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pago a idosos e para pessoas com deficiência de baixa renda, que ganham até um quarto do salário mínimo.

Segundo reportagem do Estadão, o texto tem vigência imediata e, como antecipou o Broadcast (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado), pode excluir cerca de 500 mil brasileiros que teriam acesso à assistência, caso o critério de renda fosse ampliado, como vinha sendo estudado anteriormente. Essas pessoas terão de recorrer à Justiça para obter o benefício.

Ainda de acordo com a publicação, a medida não era unânime no governo, gerou embate entre ministérios e deve provocar polêmica no Congresso, sobretudo com o fim do auxílio emergencial a vulneráveis, o temor de aumento nas taxas de pobreza no país e uma demanda maior por programas sociais.

Um aumento gradual do valor, como queriam o Ministério da Cidadania e uma ala da área econômica, teria custo adicional de R$ 5,8 bilhões ao ano. A área que cuida da parte fiscal dentro da Economia foi contra e saiu vitoriosa. O texto foi assinado por Bolsonaro, pelo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, e pelo secretário executivo do Ministério da Economia, Marcelo Guaranys, ministro em exercício durante as férias de Paulo Guedes.

A MP restringe o BPC novamente a quem tem renda domiciliar até 25% do salário mínimo por pessoa (equivalente a R$ 275 a partir do novo piso de R$ 1.100 que passou a valer na sexta-feira). Essa regra já estava em vigor em 2020, mas um artigo da lei do auxílio emergencial permitia elevar a linha de corte a 50% do salário mínimo, conforme o grau de vulnerabilidade. O decreto de regulamentação, porém, não foi editado, o que tornou o dispositivo sem efeito.

Anvisa muda regras para uso emergencial de vacina contra o coronavírus

30 dezembro 2020 | 11:30

Nota da agência esclarece procedimentos. Foto: Divulgação

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) alterou na terça-feira (29) dois pontos dos requisitos mínimos para submissão de pedido de autorização de uso emergencial de vacinas para covid-19. “A publicação foi alterada em pontos específicos referentes aos documentos a serem submetidos à agência”, disse a Anvisa, em nota.

A mudança foi divulgada um dia depois da farmacêutica Pfizer informar, em comunicado, que não solicitará o uso emergencial de sua vacina no Brasil. O imunizante foi desenvolvido em parceria com a empresa alemã BioNtech e já é utilizado em países como Reino Unido, Estados Unidos, Alemanha e França, entre outros.

A Anvisa modificou um dos pontos destacados pela Pfizer como entrave para o uso emergencial. O dispositivo exigia a apresentação de um cronograma de distribuição da vacina específico para o Brasil, bem como a informação precisa da quantidade de produto acabado disponível para compra. Segundo a multinacional farmacêutica, tais pontos “só poderão ser definidos na celebração do contrato definitivo”.

Leia mais »