MENU

Vem de muito tempo às reclamações da população pelo péssimo serviço realizado no município de Brumado pela empresa Lig Lixo. São mais de 10 anos que essa empreiteira vem prestando serviços de retirada de terras e entulhos, poda de árvores, cuidado com as plantas das praças e varrição das ruas do município, com um contrato de quase R$ 400,000,00 por mês.

Praça Heráclito Cardoso, Praça Dr. Nelson Lula, são molhadas 2 vezes por semana e as plantas menores estão morrendo devido ao forte calor. Na Praça Maria Deuza Gomes Leite, recém inaugurada só não esta pior, porque o Sr. Joldete Queioz, esposo da homenageada da praça vem cuidando constantemente desde a inauguração, tendo inclusive ajudado na construção da mesma.
Seu Joldete informou ao site Brumado Verdade, que seu filho e alguns comerciantes do entorno vêm molhando as plantas todos os dias, pois o serviço da Lig Lixo deixa muito a desejar. A equipe de reportagem do site Brumado Verdade, entrou em contato com o empresário Davi Ferreira para esclarecer as denúncias, e o mesmo se recusou a prestar esclarecimentos.

Ministério Público da Bahia, comarca de Brumado, através do Membro Titular da 1ª Promotoria de Justiça de Brumado, Millen Castro Medeiros de Moura, abre INQUÉRITO CIVIL contra a Prefeitura de Brumado.
O motivo da ação é resultado de uma denúncia feita pela AUCIB– Auditoria Pública Cidadã Baiana, que buscando fazer o seu papel de fiscalização não estaria recebendo as informações detalhadas dos gastos públicos no município conforme solicitações feitas via sistema E-SIC do portal da transparência do município de Brumado.
O Promotor de justiça entende que essa negativa de informação por parte do prefeito e seus secretariados configura uma violação ao princípio da transparência e dificultaria a fiscalização externa.
Além da abertura do INQUÉRITO CIVIL, o Promotor de Justiça publicou um Portaria Ministerial com RECOMENDAÇÃO ao prefeito Eduardo Vasconcelos e seu secretariado para que forneça integralmente no prazo máximo de 30 dias, as informações requerida pela AUCIB, bem como, que proceda a responsabilização dos servidores que incorrerem em alguma situação disposta no art. 32 da Lei 12.527/2011(medidads disciplinares dispostas no art. 33).
Segundo o presidente da AUCIB, Genivaldo Azevedo, o município de Brumado sempre tem criado dificuldades em fornecer o acesso aos documentos públicos que facilitariam a fiscalização da entidade. Azevedo questiona: PORQUE ESSE MEDO DE PASSAR AS INFORMAÇÕES PARA A AUCIB? e finaliza dizendo “QUEM NÃO DEVE NÃO TEME!“.
Leia mais »

Em decisão conjunta, o Governo do Estado e a Prefeitura de Salvador anunciam, nesta terça-feira (26), que não haverá ponto facultativo nas datas em que seria comemorado o Carnaval deste ano.
Um decreto estadual de 1981 estabelece como ponto facultativo a segunda, terça e quarta-feira, até meio-dia. Entretanto, em 2021, em razão da pandemia e cancelamento da festa em fevereiro, o Estado e a Prefeitura da capital entendem que não há motivo para decretar ponto facultativo nos dias mencionados acima.
Com essa decisão, o poder público pretende desestimular a ocorrência de qualquer evento que possa gerar aglomeração e influenciar no aumento do número de vítimas da Covid.
“Desde o início da pandemia, a nossa prioridade é salvar vidas. Já temos uma luz no fim do túnel: a vacina. Mas, enquanto não houver a imunização de todos, precisamos evitar aglomerações, redobrar os cuidados com a higiene e usar máscaras. Graças a Deus, ao trabalho das nossas equipes e à conscientização da população, estamos muito próximos de vencer a batalha contra a Covid-19 e virar essa página da nossa história, voltando à normalidade com total segurança”, declarou o prefeito Bruno Reis.

O governador paulista, João Doria (PSDB), utilizou o Twitter para rebater o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que também utilizou a rede social para dizer que a negociação do governo federal garantiu o envio de insumos de produção da CoronaVac pelo governo chinês ao Brasil (reveja). Em postagem, Bolsonaro chegou a agradecer ao ministro de Relações Internacionais, Ernesto Araújo, e ao da Saúde, Eduardo Pazuello.
“Não é verdade o que disse o presidente Bolsonaro em suas redes, de que a importação de insumos da China foi uma realização do gov. federal. Todo o processo de negociação com a China para liberação de insumos para a vacina do Butantan foi realizado pelo Instituto e pelo Gov. de SP”, rebateu Doria.
A CoronaVac se transformou em assunto de acirramento das disputas políticas entre os gestores. Inicialmente, Bolsonaro negou o imunizante e gerou repercussão ao chamar de “vacina chinesa”, endossado todo o peso ideológico que membros do governo dedicam ao país asiático desde o início do mandato.
O comportamento desses gestores e do próprio presidente se transformou em impasse diante da necessidade de negociar a exportação de insumos para produção das vacinas, que no Brasil é feita pelo Instituto Butantan.

O secretário estadual de Saúde, Fábio Vilas-Boas, vai participar da chegada das doses da vacina de Oxford que foram enviadas pela Índia, na manhã deste domingo (24), no Aeroporto de Salvador. Também estará no ato acompanhando o secretário municipal de Saúde de Salvador, Léo Prates.
A expectativa é que chegue a Salvador mais 120 mil doses, o que para Vilas-Boas “ainda é pouco”.
“Ainda é pouco para imunizar toda a nossa gente, mas nos enche de motivação para seguirmos imbuídos na missão de salvar vidas” escreveu o secretário nas redes sociais, neste domingo.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) recomendou que a vacina produzida pela AstraZeneca com a Universidade de Oxford seja aplicada em dose única no primeiro momento, diferente do que é indicado pelo fabricante, que orienta duas aplicações. A intenção da Fiocruz é ampliar o número de imunizantes para atingir mais pessoas. O Ministério da Saúde, por sua vez, diz ser a favor de seguir a orientação da AstraZeneca/Oxford.
Em entrevista à GloboNews, o vice-presidente de Produção e Inovação em Saúde da Fiocruz, Marco Krieger, falou sobre o assunto e se apoiou na eficácia do imunizante para sugerir a dose única. Na fala, ele sustentou que a ideia é a de “diminuir a carga viral populacional” e, consequentemente, a transmissão da doença.
“Nós já temos uma comprovação da eficácia de 73% por 120 dias a partir da primeira dose. Tratamos a segunda dose quase como um reforço. (…) Nossa recomendação, e é um programa que está sendo utilizado pela Inglaterra e pela maioria dos países, é realmente aproveitar essa característica da vacina e fazer uma vacinação mais rápida, para distribuir doses para mais pessoas num primeiro momento”, afirmou.
Em ofício enviado ao Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (Conass) e ao Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasem) na terça-feira (19), o Ministério da Saúde frisou a necessidade de cumprimento das diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI). Em uma das diretrizes existe a previsão de que sejam aplicadas “as duas doses previstas neste primeiro ciclo”.

Produtor das vacinas da AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, o Instituto Serum, que fica em Pune (Índia), pegou fogo nesta quinta-feira (21), de acordo com o jornal Times Of India.
Informações iniciais indicam que o incêndio atingiu dois andares do Terminal 1, onde está sendo construída uma nova fábrica. Bombeiros foram encaminhados ao local para tentar conter as chamas. O Brasil está em negociação com o Instituto Serum para garantir a importação de 2 milhões de doses da Covishield, vacina desenvolvida pela AstraZeneca.
Na semana passada, o governo federal preparou um avião para buscar esses imunizantes, mas o governo indiano não liberou as doses, então o avião não decolou. Nesta semana, a Índia anunciou que ia começar a exportação de vacinas, mas não colocou o Brasil entre as prioridades. Com informações do portal UOL.

Acumulada em R$ 17 milhões, a Mega-Sena pode fazer mais um novo milionário nesta quarta-feira (20). O sorteio do concurso 2336 será realizado às 20h, mas as apostas só podem ser feitas até as 19h.
Segundo a Caixa Econômica Federal, caso apenas um apostador leve o prêmio da Mega-Sena e aplique todo o valor na poupança, receberá R$ 19.703,00 de rendimento no primeiro mês.
O dinheiro do prêmio seria suficiente para adquirir uma frota de 425 carros populares de R$ 40 mil cada. A aposta simples, de seis dezenas, custa R$ 4,50.

por Raphael Minho
O governador da Bahia, Rui Costa (PT), ligou na tarde desta quinta-feira (14), para o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e disponibilizou 30 leitos hospitalares para os pacientes em estado menos grave. O estado vive uma grave crise sanitária, registrando mortes por falta de oxigênio em decorrência da Covid-19.
“Acabei de ligar para o governador do Amazonas, Wilson Lima, manifestando solidariedade. Coloquei 30 leitos à disposição dos pacientes amazonenses menos graves. Responsabilidade e solidariedade são palavras de ordem para vencermos esta guerra que já vitimou mais de 200 mil brasileiros”, escreveu Rui nas redes sociais.

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) manteve decisão da Justiça Federal em São Paulo que negou o adiamento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (17) e no próximo, 24. No entendimento do desembargador Antonio Carlos Cedenho, a aplicação do exame não foi decidida de maneira isolada pelo Ministério da Educação, mas houve também a participação dos setores interessados, incluindo estados e municípios.
Inicialmente, as provas do Enem aconteceriam em novembro do ano passado, mas foram adiadas para janeiro. De acordo com informações do G1, o desembargador admitiu o aumento das infecções por coronavírus, mas considerou que a observância das normas sanitárias minimiza o risco de transmissão durante as provas.
“Similarmente às eleições para prefeitos e vereadores, o Enem sintetiza um interesse público de difícil postergação”, entendeu o desembargador.
Na decisão, o desembargador afirmou ainda que a suspensão do exame poderá causar desestabilização da educação básica e do ensino superior e prejuízos ao planejamento de realização das provas, aos programas de governo de cunho assistencial e afirmativo, como Sisu, ProUni e Fies, e à vontade do que chamou de “parte significativa do corpo discente”.
Cerca de 5,78 milhões de candidatos deverão fazer as provas do Enem, distribuídos em 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país.
Apesar da manutenção da data do exame em todo o país, a Justiça do Amazonas suspendeu a realização das provas, devido ao estado de calamidade pública decorrente da crise sanitária causada por coronavírus.