MENU

Como forma de intensificar o enfrentamento ao coronavírus, o Governo da Bahia vai abrir 130 leitos de UTI Covid em hospitais de Salvador e mais 40 no interior baiano. A medida foi anunciada pelo secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, na manhã desta segunda-feira (7).
“O governador Rui Costa autorizou a Sesab a reabrir leitos que haviam sido desativados temporariamente em unidades da capital e do interior, assim como a ampliar os leitos do Hospital Espanhol para a capacidade máxima” disse Vilas-Boas, em texto enviado à imprensa.
Os leitos de UTI serão abertos nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20) para atender pacientes da capital e do interior através do sistema de regulação. A Sesab também abriu leitos em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20).
Leia mais »

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 30/11: 20 novos casos
👉🏻 Terça-feira, 01/12: 08 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 02/12: 60 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 03/12: 79 novos casos
👉🏻 Sexta-feira, 04/12: 27 novos casos

O governo do estado entregou nesta sexta-feira (04) a recuperação de 136,29 quilômetros da BA-160, na saída de Bom Jesus da Lapa, no Oeste baiano. O trecho tem como destino Ibotirama, passando por Paratinga. A requalificação da estrada é parte de pacote de obras que engloba investimentos da ordem de R$ 73 milhões.
Durante viagem ao município de Bom Jesus da Lapa, o governador Rui Costa entregou também a Unidade de Hemodiálise Wilson Pinto de Oliveira, no Hospital Municipal Carmela Dutra. A unidade deverá oferecer à população acesso à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica com Hemodiálise e Diálise Peritoneal, por meio de 34 pontos de hemodiálise.
A expectativa é que a unidade de saúde atenda 210 pacientes por mês, nos municípios de Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.
“Fizemos um roteiro grande de visitas e entrega de obras. São obras importantes, como a do hospital de Bom Jesus da Lapa, com mais de R$ 10 milhões aplicados em obra e equipamentos. Assim como obras de infraestrutura. Estamos entregando o trecho da estrada até Ibotirama. Temos o aeroporto, que está com as obras em andamento e que ano que vem está pronto. Enfim, é um leque grande de investimentos para melhorar a vida do povo de Bom Jesus da Lapa”, declarou o governador.
Ainda no município, Rui Costa participou do ato de entrega de um Centro de Enfermaria com 18 leitos, no Hospital Municipal, e da Base Operacional do 20º Grupamento de Bombeiros Militar. A unidade contará com viatura autotanque com bomba, capaz de armazenar 12 mil litros.
Também foi inaugurado o Centro de Atenção Psicossocial (Caps 3) e entregues a Praça do Largo da Esplanada e do Mercado do Peixe, com 51 boxes. Outra ação realizada na visita do governador baiano foi a entrega da quadra poliesportiva coberta do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Rui ainda visitou as obras do novo aeroporto do município, que devem ser concluídas em 2021.

A prefeita eleita da cidade de Santo Antônio das Missões-RS, Izalda Boccacio (PP), morreu na noite quinta-feira (3) em decorrência da Covid-19. Izalda tinha 72 anos e venceu o pleito nas eleições municipais de 2020 com 53,47% dos válidos.
De acordo com informações da Agência Brasil, ela foi diagnosticada com a Covid-19 logo depois do encerramento da campanha e estava internada no município gaúcho de São Borja, junto com o marido, Lauro Boccacio.
Izalda era professora de formação e diretora de escolas na cidade. Atualmente, ela ocupava o cargo de vice-prefeita. Na política, ela acumulava passagens pela funções de secretária municipal de Educação de Santo Antônio das Missões em 2001 a 2004 e dirigiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) local.
Em nota, a prefeitura lamentou a morte de Izalda. “Não existem palavras para descrever tamanha tristeza que assola a todos neste momento. Uma perda irreparável”, diz a nota publicada nas redes sociais. O atual prefeito Puranci Barcelos decretou luto oficial de três dias.

Três ex-presidentes dos Estados Unidos, Barack Obama, George W. Bush e Bill Clinton se ofereceram para receber imunização por meio da vacina contra a Covid-19 diante das câmeras. O objetivo da ação é gerar confiança na população.
De acordo com O Globo, Obama declarou a disponibilidade em entrevista ao apresentador de rádio Joe Madison. “Eu prometo que quando estiver disponível para pessoas que correm menos risco, eu irei tomar. Eu posso acabar sendo vacinado na TV ou sendo filmado para que as pessoas saibam que eu confio na ciência e o que eu não arrisco é ser infectado pela Covid”, disse.
Obama fez ainda uma referência pontual à comunidade negra americana, afirmando entender porque há uma resistência por parte de algumas minorias.
“Eu entendo porque, historicamente, a comunidade dos afro-americanos teria algum ceticismo. Mas o que importa é que vacinas são a razão de não termos mais poliomielite, são a razão de não termos mais um monte de crianças morrendo por sarampo, varíola e outras doenças que dizimavam populações e comunidades inteiras.”
Leia mais »

Paloma Teixeira / Adriano Villela
O Esporte Clube Bahia garantiu a classificação nas quartas de final da Copa Sul-Americana após empatar em 0x0 contra o Unión Santa Fé, em uma partida que aconteceu na noite desta terça-feira (1º), no estádio 15 de Abril, na Argentina.
No sufoco, o Esquadrão chegou a tomar um gol aos 48 minutos do segundo tempo, mas o lance foi anulado pelo árbitro e pelo VAR. Com o resultado, o time repete a campanha de 2018, quando também chegou às quartas.
Pela Sul-Americana, o tricolor vai enfrentar o vencedor da partida entre Vasco e Defensa y Justicia. A data ainda será divulgada pela Conmebol.
Já pelo Campeonato Brasileiro, o time entra em campo no próximo sábado (05), quando enfrenta o Ceará, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Nesta terça, o Esquadrão confirmou a venda dos direitos federativos do zagueiro Tiago para o time adversário, por R$ 1,2 milhão. Com isso, o jogador pode enfrentar o Bahia já no próximo jogo.

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 30/11: 20 novos casos
👉🏻 Terça-feira, 01/12: 08 novos casos

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 23/11: 28 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Terça-feira, 24/11: 34 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 25/11:
10 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 26/11: 14 novos casos
👉🏻 Sexta-feira, 27/11: 21 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Sábado, 28/11: 12 novos casos (Mais uma morte)

Casos confirmados de COVID-19 nas últimas 24h em Brumado.
.
👉🏻 Segunda-feira, 23/11: 28 novos casos (Mais uma morte)
👉🏻 Terça-feira, 24/11: 34 novos casos
👉🏻 Quarta-feira, 25/11:
10 novos casos
👉🏻 Quinta-feira, 26/11: 14 novos casos
👉🏻 Sexta-feira, 27/11: 21 novos casos (Mais uma morte)

O cantor e compositor Neguinho da Beija-Flor é mais uma celebridade a ser infectada pelo novo coronavírus. Ele fez o exame da Covid-19 na semana passada, mas, nessa quinta-feira (26), precisou ser internado em decorrência da doença.
À TV Globo, o filho dele, Jr. Beija-flor, disse que o pai passa bem e que a hospitalização foi necessária por conta de um quadro de desidratação. “Daqui a pouco estará de volta”, declarou, ao pedir orações para o artista.
Depois de divulgar que havia feito um teste para detectar a doença, Neguinho anunciou o adiamento do evento “Vozes do Samba”, que seria realizado no último sábado (21) na quadra da União da Ilha, no Rio de Janeiro. A medida foi motivada para não colocar outras pessoas em risco no momento em que a taxa de transmissão do vírus volta a dar sinais de crescimento.