Arquivos Sem categoria — Página 82 de 251 — Brumado VerdadeBrumado Verdade Arquivos Sem categoria — Página 82 de 251 — Brumado Verdade
MENU
Seja Bem-vindo! Hoje é Terça, 23 de Junho de 2026
Publicidade:
Publicidade:

No Banner to display


Acessar
BLOG antigo


Nosso Whatsapp
77 99837-3618

Ao som de ‘Evidências’, equipe brasileira conquista a prata no Mundial de ginástica rítmica, no Rio

24 agosto 2025 | 0:07

Foto: Reprodução / CazéTV

O conjunto brasileiro de Ginástica Rítmica conquistou a medalha de prata no conjunto geral no Campeonato Mundial disputado no Rio de Janeiro, na noite deste sábado (23). Essa é a primeira vez que o país conquista o pódio na competição e a primeira vez que a disputa ocorre na América do Sul. 

A equipe comandada pela técnica Camila Ferezin foi desbancada pelo Japão durante as últimas apresentações do dia. Em terceiro lugar está a Espanha. Com nota total de 55.250, o país assumiu a liderança de seu grupo, à frente da atual campeã olímpica, China. 

A apresentação da equipe na série mista, com o uso de três bolas e dois arcos, foi acompanhada de um remix com a música “Evidência”, de Chitãozinho e Xororó e o hino nacional brasileiro. Na série simples, com o uso de fitas, a equipe foi acompanhada das canções “O Que É o Que É?”, “Aquarela do Brasil”, “Come to Brazil” e “Samba do Brasil”. 

Outros países também tiveram suas apresentações embaladas por músicas que representaram o Brasil, como a Austrália e a Bélgica. O Mundial, considerada a competição mais importante do esporte atrás apenas das Olimpíadas, segue no próximo domingo (24), com as finais do conjunto – arco e bola e fitas – e individual de arco e bola.

Tags:

Brumado: ENSF Celebra a Semana do Folclore neste dia 22 com várias atividades

23 agosto 2025 | 7:18

Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Nesta sexta-feira (22), a Escola Nossa Senhora de Fátima (ENSF), celebrou o dia do Folclore (22), junto ao seus alunos do ensino fundamental, I, II e Médio o dia nacional do Folclore com atividades em alusão ao grande dia. Para tanto, recebeu os alunos da APAE para participarem da programação, além do professor Abenilson Pina, (Palhaço Zebrinha) que fez uma bela apresentação.

Alunos da APAE fazendo a sua apresentação Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Gostaríamos de compartilhar que realizamos com grande sucesso, a apresentação do “Projeto Pé da Alegria” no Auditório da ENSF, com a participação especial do palhaço Zebrinha. A atividade encantou nossos alunos e proporcionou um momento de muita alegria, riso e interação. O espetáculo reforçou valores importantes como o respeito, a solidariedade e a convivência harmoniosa, além de contribuir para o desenvolvimento emocional e social dos alunos.

Palhaço Zebrinha em ação no auditório da ENSF Foto: Nildo Freitas/Brumado Verdade

Tags:

Governistas veem “cereja no bolo” da trama golpista

22 agosto 2025 | 0:22

Governistas veem “cereja no bolo” da trama golpista. Foto: Divulgação

O novo indiciamento pela Polícia Federal do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de seu filho, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), é interpretado pela base governista como um elemento significativo que fortalece a narrativa sobre a suposta trama golpista. O relatório, por si só, já é considerado um fator complicador para a situação do ex-mandatário. A apuração é de Clarissa Oliveira para o Bastidores CNN.

A base aliada mantém uma postura cautelosa e evita manifestações públicas sobre o assunto, considerando que o próprio indiciamento já representa um desgaste significativo para Bolsonaro. O momento é visto como especialmente delicado, considerando o julgamento da trama do golpe previsto para setembro.

O cenário atual revela um componente político expressivo, com a divulgação das trocas de mensagens mencionadas no relatório da PF contribuindo para uma percepção de fragilização da imagem de Bolsonaro. A situação é observada com atenção especial pela base governista, que avalia os desdobramentos políticos do caso.

Outro ponto de atenção para os governistas é o possível fortalecimento do governador de SP, Tarcísio de Freitas (Republicanos), no campo da direita. Há uma avaliação de que ele poderia representar um adversário mais desafiador em futuras disputas eleitorais, em comparação com membros da família Bolsonaro.

O momento político atual demanda cautela na avaliação dos governistas, que optam por não intensificar as críticas publicamente. A estratégia adotada é de observar os desdobramentos do caso, mantendo um posicionamento discreto diante dos acontecimentos.

Tags:

Governo entrega 400 Unidades Odontológicas Móveis para reforço no atendimento

21 agosto 2025 | 14:17

O investimento é de R$ 152 milhões via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) entregou, nesta quinta-feira (21), 400 Unidades Odontológicas Móveis (UOMs). O equipamento permite levar atendimento de saúde bucal a populações que têm dificuldade de acesso a esse serviço, como indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua e assentadas. O investimento é de R$ 152 milhões via Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Segundo matéria da Agência Brasi, a entrega é ação estratégica do Brasil Sorridente, o programa de assistência odontológica do governo, criado em 2004, no primeiro mandato de Lula na Presidência. Lula defende que saúde bucal também deve ser prioridade para o Estado.

“É muito fácil você ser governante para fazer uma ponte. Agora é muito difícil você ser governante para fazer aquilo que o povo tem necessidade prática, rápida e muito necessária. E a questão odontológica é uma delas”, disse o presidente em evento em Sorocaba (SP).

“Tem muita gente que não sabe que isso [saúde bucal] é necessidade. Tem muita gente que não se dá conta, que não faz falta, até acha bonito: ‘Nossa, que moça bonita sem dente’. Não é possível, não é bonito, não é moral, não é decente. Não para pessoa, mas para o Estado que deixa a pessoa ser daquele jeito”, afirmou.

Lula ressaltou ainda que as ambulâncias do Brasil Sorridente atendem os locais mais distantes, mas também as periferias das cidades. “A gente pensa que a miséria está longe, mas, às vezes, ela está vizinha da gente e a gente não enxerga. Não é todo mundo que mora na cidade que tem dinheiro para pagar um dentista”, disse.

Leia mais »

Bahia bate o Corinthians fora de casa e segue firme no G-4 do Brasileirão

17 agosto 2025 | 0:39

Foto: Divulgação

por Rodrigo Fernandes

Bahia começou o segundo turno do Brasileirão com o pé direito. Na noite deste sábado (16), o Esquadrão venceu o Corinthians por 2 a 1, na Neo Química Arena, em São Paulo, e manteve a boa fase no campeonato. Michel Araujo, logo no início, e Willian José, de pênalti, marcaram os gols do triunfo. Gui Negão descontou para os donos da casa.

O resultado fora de casa mantém o time de Rogério Ceni firme no G-4, agora com 33 pontos em 18 jogos, e aumenta a invencibilidade para oito partidas. Com mais uma atuação sólida e eficiente, o Bahia segue se aproximando dos líderes da competição e mostra força na reta decisiva da temporada. Do outro lado, o Corinthians se afunda em crise. Sem vencer há seis rodadas, a equipe comandada por Dorival Júnior estaciona nos 22 pontos e segue apenas na 13ª colocação.

Agora, o Tricolor vira a chave e volta as atenções para a Copa do Nordeste. Na próxima quarta-feira (20), às 21h30, o time recebe o Ceará na Arena Fonte Nova, em jogo único que vale vaga na final da competição regional. Pelo Brasileirão, o Bahia reencontra a sua torcida diante do Santos no domingo (24), às 16h. O Corinthians, por sua vez, encara o Vasco no mesmo dia e horário.

Leia mais »

Ônibus pega fogo na BR-030 e fica completamente destruído entre Guanambi e Caetité

14 agosto 2025 | 0:16

Foto: Reprodução / Redes Sociais

Um ônibus da empresa Novo Horizonte foi totalmente destruído por um incêndio na manhã desta quarta-feira (13) na BR-030, no trecho que liga Guanambi a Caetité, no sudoeste da Bahia. O incidente causou grande apreensão entre motoristas que passavam pela rodovia, mas não há registro de feridos.

Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros foram acionadas e agiram rapidamente para controlar as chamas. O fogo consumiu completamente a estrutura do veículo, e as imagens registradas por testemunhas impressionam pela intensidade das chamas.

Tags:

Gilberto Gil revela últimos pedidos de Preta e faz relato emocionante

12 agosto 2025 | 6:36

O cantor Gilberto Gil abriu o coração ao falar, pela primeira vez, sobre os últimos momentos ao lado da filha, Preta Gil (1974-2025). Em entrevista ao Fantástico, exibida no domingo (10), o artista revelou que ele e família estão “se acostumando” com a falta da empresária. 

“Nós estamos naturalmente tristes. Estamos tristes, naturalmente tristes, ainda tendo que nos acostumar com a falta. Preta era uma menina muito cheia de vida, muito intensa no sentido afetivo. Ao mesmo tempo, ela já vinha com um sofrimento prolongado, de três anos, quase”, disse Gilberto Gil.

O ex-ministro da Cultura revelou que Preta Gil fez uma série de pedidos antes de morrer. De acordo com ele, a filha pediu para que fosse cremada e que as cinzas fossem distribuídas entre familiares e amigos. O cantor relatou ainda que retornará aos palcos com os shows da turnê “Tempo Rei” para atender a mais um dos pedidos da herdeira. 

Leia mais »

Embaixada dos EUA critica Moraes e governo Lula reage

10 agosto 2025 | 7:43

O vice-chefe do Departamento de Estado dos EUA, Christopher Landau, e a Embaixada americana no Brasil publicaram no sábado (9) mensagens no X acusando “um juiz” de “usurpar o poder” da Corte, em referência indireta ao ministro do STF Alexandre de Moraes.

“O que está acontecendo agora no Brasil ressalta esse ponto: um único ministro do STF usurpou poder ditatorial ao ameaçar líderes dos outros poderes, ou suas famílias, com detenção, prisão ou outras penalidades. Essa pessoa destruiu a relação histórica de proximidade entre Brasil e os Estados Unidos, ao tentar, entre outras coisas, aplicar extraterritorialmente a lei brasileira para silenciar indivíduos e empresas em solo americano”, diz um trecho do texto da embaixada.

O Itamaraty reagiu, classificando as declarações como “ataque frontal à soberania brasileira” e “falsas”, reforçando que o país “não se curvará a pressões”. As postagens foram feitas um dia após o encarregado de Negócios da embaixada, Gabriel Escobar, ter sido convocado pelo governo brasileiro para explicar nota anterior com ameaças a aliados de Moraes.

Pedido de pizza ao 190 ajuda a salvar vítima de violência doméstica em Vitória da Conquista

6 agosto 2025 | 7:48

Um simples pedido de pizza feito para o número de emergência 190 foi a chave para que uma vítima de violência doméstica fosse resgatada e o agressor preso, na noite da última quarta-feira (30/7), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. O caso foi atendido pelo Centro Integrado de Comunicações da Segurança Pública (Cicom), onde o atendente percebeu rapidamente que se tratava de um código silencioso utilizado pela vítima para pedir ajuda sem levantar suspeitas do agressor.

O major Valmari Nogueira Júnior, coordenador do Cicom local, relatou que a ligação durou apenas 1 minuto e 12 segundos — tempo suficiente para que a situação fosse compreendida e uma equipe da Polícia Militar acionada. A ação rápida resultou no envio imediato de uma viatura da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), que chegou ao endereço informado. Ao chegar ao local, os policiais encontraram a vítima na frente do imóvel e o agressor ainda dentro da residência. O homem, que resistiu à prisão, teve que ser contido com balas de borracha.

Segundo informações da PM, ele não aceitava o fim do relacionamento e vinha ameaçando a ex-companheira. “Estamos realizando instruções constantemente para o atendimento de ocorrências como essa. Por isso, nosso atendimento conseguiu identificar o risco e agir de forma eficaz”, afirmou o major Valmari.

Após ser detido, o agressor foi conduzido à Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam), onde o caso foi formalizado. A situação reforça a importância do treinamento contínuo dos atendentes do 190 e do uso de estratégias de comunicação por vítimas que, muitas vezes, não têm liberdade para pedir ajuda de forma direta.

Brumado: Alunos do EJA denunciam atraso em auxílio financeiro aprovado pelo prefeito Fabrício Abrantes

6 agosto 2025 | 7:42

Aprovado no dia 27 de fevereiro de 2025 pela Câmara de Vereadores de Brumado, o Projeto de Lei nº 02/2025, que institui um auxílio financeiro de R$ 1.000,00 (um mil reais) para alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA), ainda não saiu do papel. Apesar da previsão legal e do anúncio da Secretaria Municipal de Educação, nenhum dos beneficiários recebeu até agora qualquer parcela do valor prometido — nem mesmo os R$ 300,00 referentes à matrícula confirmada e à frequência mínima exigida nos primeiros 45 dias de aula.

A lei prevê o pagamento em três parcelas: R$ 300,00 após matrícula confirmada e 75% de frequência nos primeiros 45 dias; R$ 300,00 mediante manutenção da mesma frequência até a segunda unidade escolar; R$ 400,00 ao final do ano letivo, condicionada à frequência mínima e aprovação do estudante. Contudo, mesmo com o ano letivo já avançando para o segundo semestre, os alunos afirmam que nenhum repasse foi feito até o momento.

Leia mais »