MENU
A Câmara dos Deputados e Senado Federal voltam aos trabalhos nesta segunda-feira (4). Os parlamentares estavam em período de gozo do recesso. A Casa tem uma série de temas para debater no retorno aos trabalhos.
Entre as pautas, está a possível cassação do mandato de Carla Zambelli (PL-SP), deputada federal licenciada que está presa na Itália.
O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pode ser outro parlamentar a ter uma possível cassação colocada em pauta.
Para o Congresso Nacional, Eduardo Bolsonaro tem usado do título conquistado nas urnas nas duas últimas eleições para “tumultuar” o ambiente político brasileiro no exterior.
O filho do ex-presidente é apontado como o mentor do plano que culminou na taxação de 50% dos produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos, que passa a valer a partir da próxima quinta-feira (7), além de falado abertamente sobre outras retaliações da Casa Branca ao Brasil.
Confira a lista do que pode ser pautado pelos parlamentares:
Dezesseis novas viaturas para a Polícia Militar reforçarão as ações preventivas e repressivas na Região Norte da Bahia. O ato de entrega das chaves ocorreu na cidade de Juazeiro, na tarde desta quarta-feira (16). O governador Jerônimo Rodrigues, o secretário Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, coronel Antônio Carlos Silva Magalhães, participaram da solenidade.
Os veículos modelo pick-up serão destinados ao 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Senhor do Bonfim) e para as 25ª, 45ª, 54ª, 74ª e 96ª Companhias Independentes da PM (CIPMs).
As viaturas atenderão as cidades de Andorinha, Caldeirão Grande, Campo Alegre de Lourdes, Campo Formoso, Casa Nova, Curaçá, Jaguarari, Juazeiro, Pilão Arcado, Pindobaçu, Ponto Novo, Remanso, Sento Sé, Antônio Gonçalves.
“Em dois anos e meio removamos a frota das Forças Policiais e de Bombeiros com pouco mais de 5.600 novos veículos. Modernos e alguns deles semiblindados, os carros e motos garantem mais mobilidade no atendimento à população e também melhores condições de trabalho para os profissionais da Segurança”, destacou o secretário Werner.
Um adolescente de 16 anos, invadiu uma escola armado de uma faca, matando uma criança e deixando outras três feridas, entre as vítimas, uma professora. O caso aconteceu nesta terça-feira (8), na Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, em Estação, no Rio Grande do Sul. O autor do crime foi apreendido logo após o crime. A Polícia Civil informou que caso ocorreu por volta das 10h. Os estudantes, incluindo a criança, são alunos do 3º ano do ensino fundamental.
A vítima fatal foi identificada como Vitor André Kungel Gambirazi, de 9 anos, que mesmo após ser socorrida, não resistiu aos ferimentos. Vitor André foi atingido nas costas.
Duas meninas de 8 anos foram levadas a hospitais da região. Uma delas já recebeu alta médica. Já a professora, de 34 anos, está internada no Hospital Santa Terezinha, em Erechim. A docente tentou impedir o ataque e acabou sendo atingida pelo adolescente. A Prefeitura disponibilizou suporte psicológico e assistência social para estudantes, familiares e profissionais da educação, com uma equipe de acolhimento mobilizada.
Ainda de acordo com a polícia, o adolescente é de Estação e não possui antecedentes criminais. Ele precisou ser contido por populares até a chegada da polícia e está sob custódia na Delegacia de Getúlio Vargas. As motivações do ataque ainda não foram esclarecidas. No entanto, a apuração afirma que o adolescente passava por acompanhamento psiquiátrico há mais de um ano. A Polícia Civil investiga o caso.
O primeiro dia dos festejos de São Pedro 2025, em Brumado, foi marcado por uma série de imprevistos que frustraram parte do público presente na Praça Coronel Zeca Leite. Além da baixa adesão popular, o evento enfrentou atrasos na programação e problemas técnicos que comprometeram as apresentações. A primeira atração da noite, prevista para as 21h, começou com cerca de 30 minutos de atraso. O cantor Bell Lima, que subiria ao palco às 23h, iniciou seu show apenas às 23h30.
O maior atraso, no entanto, foi registrado na apresentação de Léo Magalhães, que demorou aproximadamente 40 minutos para iniciar seu show. Durante a apresentação de Léo Magalhães, um dos momentos mais aguardados da noite, o evento enfrentou um problema ainda mais grave: a queda de energia no palco.
O apagão ocorreu logo após o cantor convidar o prefeito Fabrício Abrantes para se pronunciar ao público. A falha foi atribuída a problemas nos geradores, o que voltou a se repetir durante o show de Fann Original, que precisou ser interrompido antes do encerramento. Diante das falhas e do clima de insatisfação da população, parte do público deixou o local antes do término das festividades da noite.
Vai até esta sexta-feira (27) o prazo para pagamento do IPVA com desconto de 8% para veículos com placas de final 7. O abatimento vale para quem quitar o tributo em cota única. Se a opção for pelo pagamento em cinco parcelas, sem desconto, a primeira cota também vence no dia 27 de junho. Para as placas de final 8, estes prazos vão até segunda (30). O calendário do IPVA 2025 está disponível no site www.sefaz.ba.gov.br, no canal “Inspetoria eletrônica”, “IPVA”, “Calendário”.
O pagamento em cota única com desconto de 8% pode ser realizado via Pix, por meio do portal www.ba.gov.br. Para isso, basta entrar com usuário, senha e solicitar o serviço “Pagar licenciamento cota única – emissão do DAE”. Também é possível pagar o IPVA pelos canais das instituições parceiras da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba): Banco do Brasil, Bradesco ou Bancoob.
Caso o contribuinte prefira quitar o imposto em cota única, sem desconto, o prazo para a placa 7 é até 30 de outubro. Em caso de descumprimento dos prazos, o proprietário do veículo perde o direito ao parcelamento ou ao desconto e deverá quitar o valor integral no dia do vencimento da última cota.
Leia mais »

Após fazer a entrega da reforma do aeródromo de Mucugê, o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT) seguiu na região da Chapada Diamantina e curtiu a noite deste domingo (22) prestigiando a festa junina de Seabra. A prefeitura do município contou com o apoio do estado para promover a festa com quadrilhas juninas, brincadeiras e atrações musicais, que vai até esta terça (24).
“É uma alegria estar aqui em Seabra, celebrando esse São João tão animado. A programação está completa, com atrações culturais, atividades infantis, apresentações de forró. Além de promover cultura e arte, garantimos infraestrutura, segurança, saúde e cobertura televisiva em várias regiões. Aqui em Seabra, por exemplo, temos uma nova sede da Polícia Militar, que está monitorando todo o evento”, afirmou o chefe do Executivo estadual.
Dentre as atrações da noite, o destaque foi o cantor Zé Vaqueiro. A programação de shows da cidade ainda incluiu outros nomes do forró, como Luana Matos, Forrozão das Tops, Zé Miranda e Seu Desejo.
Para a realização da festa, Seabra teve reforço na segurança com a atuação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Técnica, tecnologias de monitoramento e outros serviços.

O Bahia venceu o São Paulo por 2 a 1 na noite do último sábado (31), na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Willian José foi o destaque ao marcar os dois gols do Tricolor Baiano, que controlou o jogo.
No primeiro tempo, o Bahia criou as melhores chances, mas parou no goleiro Rafael e na trave. Na etapa final, abriu o placar com uma cabeçada de Willian José aos 53 minutos, após jogada de Erick Pulga. Pouco depois, Kayky sofreu pênalti e Willian converteu, ampliando o resultado aos 73 minutos. O São Paulo ainda descontou com Luciano, em cobrança de pênalti aos 85 minutos, mas o Bahia segurou o resultado até o fim.
O próximo compromisso do Bahia será na quarta-feira, às 19h (de Brasília), contra o Confiança, no Estádio Batistão, em Sergipe. A partida é válida pela quinta rodada da Copa do Nordeste, que estava atrasada.

O prefeito Fabrício Abrantes (AVANTE) mandou derrubar o palco de alvenaria que existia na praça Zeca Leite para fazer a montagem de outro palco móvel para realizar a festa de comemoração dos 148 de emancipação política do município.
O palco existia desde a construção da praça pelo prefeito Dr. Juracy, que construiu a praça que até há pouco tempo foi cartão postal de Brumado, com suas palmeiras imperiais e fonte luminosa que encantava os adultos e as crianças de Brumado e região.
Segundo informações, a sede da prefeitura será também demolida, pelo atual gestor, que pretende construir outro prédio no local, onde se encontra o centro administrativo municipal. O evento irá acontecer nos dias 09, 10, 11 e 12 de junho, são quatro dias de festa.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) tem um novo comandante. Samir Xaud foi eleito presidente da entidade neste domingo (25), com mandato válido até 2029. A escolha, feita por meio da Assembleia Eleitoral, confirmou o favoritismo do roraimense, que já havia inscrito sua chapa com o apoio de 25 das 27 federações estaduais de futebol, o que inviabilizou a candidatura de qualquer adversário.
A chapa de Xaud contou com o apoio de clubes importantes, como Botafogo, Grêmio, Palmeiras e Vasco (Série A), além de Amazonas, CRB, Criciúma, Paysandu e Volta Redonda (Série B). Ele recebeu 103 votos de um total de 141 possíveis. Xaud sucede Ednaldo Rodrigues, que foi afastado do cargo por determinação do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ), após suspeitas de fraude envolvendo a assinatura do ex-presidente da CBF, coronel Nunes, em um acordo que garantia a permanência de Ednaldo no comando da entidade.
“Nenhuma mudança ou transformação ocorre do dia para a noite, e levará algum tempo. Trabalharemos dia e noite para promover o desenvolvimento do nosso futebol. A imagem da CBF está associada à desconfiança. Vamos transformar essa constatação para que todos tenham orgulho. Desde o primeiro dia, assumirei a liderança dos temas estruturantes”, reforçou.
“O compromisso é implementar mudanças significativas no calendário. Então assumo o compromisso de promover a reorganização dos estaduais para, no máximo, 11 datas, sem comprometimento da qualidade e sustentabilidade financeira das instituições”, completou

Na noite deste sábado (03) em Pedra Preta, a Associação dos Moradores e Agricultores Familiares da Comunidade de Campo de Dentro e Adjacências (AMAFCCDA), realizou uma audiência com os representantes da autarquia Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), representado pela empresa Wakanda.
No encontro o presidente da instituição Sr. Zenildo Lima Correia, protocolou um ofício solicitando algumas reivindicações para a comunidade, já que essa empresa está trazendo uma adutora de gás que irá beneficiar a empresa RHI Magnesita.